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<BODY>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Caros Colegas,</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Caro Rubens, Caro Jorge, Caro Rodolfo, Caro Carlos, Cara
Sandra, </FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>Vejo com entusiasmo que este assunto esteja suscitando
nosso interesse.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Isso é muito importante sendo tal empreendimento
fundamental para que alguma ação seja encetada.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Mais uma vez saliento que há necessidade de examinar o
problema de uma posição distante, de modo que possamos ver o
todo.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Foi por isso que chamei a atenção para o o fato de que
"conjugar perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Justamente o que está suscitando esta discussão.
</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>Todos os que nela estão envolvidos tem excelência reconhecida e se
expressaram de forma coerente.</FONT></SPAN></DIV>
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<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Observo que todos consideram a mesma posição, somente que
cada um está no dominio da área de sua
abrangencia.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Pediria que considerassem que estamos diante de uma
situação nova.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Há novos perfis de atividade na sociedade que não
estão totalmente institucionalizados, estão em formação e, por isso, não estão
sendo atendidos pelas instituições acadêmicas.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Em nenhum momento a formação do músico deve ser menos
efetiva. Ao contrário, os alunos de música deveriam chegar na
universidade</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>com capacitação mais avançada do que agora. Mas isso
seria outra questão que não convém abordar neste âmbito.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>A formação do interprete, do compositor e do
pesquisador em música é fundamental, certamente. Deve seguir e mesmo se
aperfeiçoar.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left></FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT
face=Arial color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Minha preocupação é centrada no fato de que 2.000 pessoas
entram no Mercado de Trabalho e têm que "se virar de qualquer
jeito".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Acho que seria melhor ter um Engenheiro de Som que fosse
violinista, e que tivesse uma cultura musical ampla, do que um Engenheiro
de Som somente centrado em um segmento especifico da música. Para garantir a
diversidade, precisamos colocar no mercado pessoas com a mente aberta e com
visão musical ampla.</FONT></SPAN></DIV></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff
size=2> </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Acho melhor que o pianista que acabou indo trabalhar no
comércio, que pelo menos tenha a chance de atuar num campo onde a música esteja
presente. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>O compositor que teve que ir para o mercado editorial, que
pelo menos seja para o segmento de música e não que se ocupe com coisas alheias
a seu mundo;</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>O pesquisador que acabou trabalhando na imprensa, que seja
uma função onde expresse sua capacitação em arte e cultura e não num setor
técnico básico.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Mas para isso os estudantes necessitam de pelo menos
algumas ferramentas complementares.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Poderiamos talvez pensar em que disciplinas seriam
desejáveis nos cursos de música para capacitar alunas e alunos em algumas
técnicas exigidas nas demandas de trabalho: por exemplo, conhecer bem os
repertorios musicais (estilos, épocas, generos); ter uma escuta trabalhada
(saber analisar uma sensação sonora; e saber analisar uma expressão sonora)
(saber fazer uma escuta técnica e alternar para uma escuta estética com o
devido controle); ter senso crítico e saber se expressar diante do que acabou de
ouvir (comentar com pertinencia); aprender a editar uma partitura de orquestra
(isso é importante para todo músico, saber como preparar uma virada de
página ...); saber como microfonar os instrumentos (hoje nos estudios se o
interprete não souber como é o campo acustico de seu instrumento corre o risco
de sair da gravação com um som de 'metálico' sem saber porque e sem saber o que
fazer, pois há técnicos que não sabem isso); como fazer um Press Release
para um evento seu; como funciona um roteiro de radio e de cinema; como
captar recursos para projetos; como montar projetos claros e objetivos; como
funciona acusticamente uma caixa cênica, qual a função de cada parte do palco na
escuta dos músicos; etc...</FONT></SPAN></DIV></FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Sem REFLEXÃO sobre as especifidades de cada elemento da
enorme MALHA DE ATIVIDADES que aqui se abre, sem considerar as hierarquias e
categorias intrinsecas, acabam surgindo inevitavelmente imagens
nebulosas.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>HÁ MÚSICOS, HÁ PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS Á
MÚSICA, HÁ MÙSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES. São três coisas distintas. Se
pudermos não refletir sobre uma pensando na outra vamos avançar
positivamente.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>1) MÚSICA : interpretação, composição,
pesquisa</FONT></SPAN></DIV>
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<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>2) PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS À MÙSICA: todos os
que atuam para a atividade fim MUSICA ou que estudam a MUSICA à luz de
outras áreas do conhecimento.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>3) MÚSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES: música aplicada,
multimeios, intermidias. </FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>O Número 1), nós já temos na Universidade e precisamos
melhorar.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Os Números 2) e 3): DOCENTES - Muitos fazem na
academia e, para seguir, necessitam de adequações estruturais; ALUNOS
- Muitos acabam "aprendendo no tranco" sem a devida preparação e sem algumas
bases que facilitariam sua vida;</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Se os 2.000 alunas e alunos que saem anualmente das escolas
de música pudessem ter algumas ferramentas em 2) e 3) a vida deles seria muito
melhor e hoje estariam muito mais felizes. Mais que isso, no setor em que
estivessem trabalhando, teriamos aliados e pessoas que SABEM DO QUE ESTAMOS
FALANDO. (Quantas vezes não precisamos explicar que o que fazemos não é o que
grande parte dos profissionais pensam que é?)</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Reforçar os itens 2) e 3) é criar condições adequadas de
que a SOCIEDADE tenha PESSOAS em vários setores CONSCIENTES dos valores nos
quais todos nós acreditamos e queremos passar adiante.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Nós temos 2.000 pessoas que entram no mercado de trabalho
POR ANO e estamos PERDENDO A MAIORIA DELAS.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Nos ultimos 10 anos dos 20.000 profissionais desovados me
pergunto: Quantos ainda trabalham COM MÚSICA?; Quantos ainda podem
considerar A MÚSICA algo importante em suas vidas?; Quantos tem em suas mãos
poder para INCENTIVAR ou NÃO uma iniciativa musical? Quantos puderam
desenvolver os valores que receberam em sua formação?</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Por isso, gostaria de expressar novamente que "conjugar
perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Pessoalmente creio que estamos ao meio de uma
articulação no processo histórico, portanto, vivendo um tempo importante e
decisivo. </FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>Estamos num MOMENTO DE EXPANSÃO, uma OPORTUNIDADE que cabe
a nós, MÚSICOS, aproveitar ou não dela. </FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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color=#0000ff size=2>Apesar dessa oportunidade estar aí PARA TODOS,
n</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>este momento está MUITO MAIS PROXIMA DE NÓS, mas não vai ficar
estacionada eternamente onde está.</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>Melhores saudações </FONT></SPAN><SPAN
class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>e Boa Páscoa
!</FONT></SPAN></DIV>
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color=#0000ff size=2>José Augusto Mannis</FONT></SPAN></DIV>
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<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
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<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT size=2>
<P> </P></FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV><BR>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
<HR tabIndex=-1>
<FONT face=Tahoma size=2><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <B>Em nome de </B>Jorge
Antunes<BR><B>Enviada em:</B> domingo, 8 de abril de 2007 12:14<BR><B>Para:</B>
Rubens Ricciardi<BR><B>Cc:</B> anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B>Assunto:</B> Re:
[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e
Violoncelo<BR></FONT><BR></DIV>
<DIV></DIV><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Caro Rubens:</FONT></FONT><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1></FONT></FONT>
<P><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Suas preocupações procedem.</FONT></FONT>
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>É preciso que nos mantenhamos sempre
atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de
onde vêm.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Quero analisar a
questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.</FONT></FONT>
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Existe um projeto supra-big-brother
comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro, também
pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências sejam os
únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os
subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de
consumidores, de mão de obra e de técnicos.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear
seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos
atômicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Na música esse
fenômeno se encontra em processo de implantação.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Então, é preciso que não caiamos na tentação da
submissão ao mercado que se espraia por aí.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de
luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de
sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as
músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros
suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de
som.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Por isso concordo com
você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons
músicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT
size=+1>Abraço,</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Jorge
Antunes</FONT></FONT> <BR> <BR>
<P>Rubens Ricciardi wrote:
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">caro Prof. Rodolfo Caesar,
<P>agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação
<BR>trocar boas idéias com vc,
<P>quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua
<BR>inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas"
<BR>conforme vc mesmo citou,
<P>eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de
<BR>como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a
<BR>relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito
maior, <BR>ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira apressada,
<BR>superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, como de costume
<BR>acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das "rebarbas" pode sim
<BR>significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela mesma,
<P>portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez
<BR>possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o problema,
<P>e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao
<BR>problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini,
<P>aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos
<BR>cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente correta",
<BR>ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano enquanto distorção
<BR>ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita mediana" sempre já se
<BR>confundem),
<P>aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se
<BR>encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a
<BR>isso...
<P>por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando
<BR>violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para alguns,
<BR>mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o caso
recente <BR>da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos brasileiros que
tenham <BR>pele mais escura contra os outros brasileiros com pela mais clara
(e ela <BR>igualmente se justifica sempre através da "exclusão" e do
"preconceito"),
<P>portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que o
<BR>"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência da
<BR>música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o "Johann
<BR>Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", "Gabriel",
<BR>"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", "Igor", "Béla",
<BR>"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!), "György" (e imaginem
o <BR>Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da gente como o
"Gilberto", <BR>"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", "Rodolfos" (vc e o
outro que trabalha <BR>aqui em RP), "Luís Carlos", "Tato", "Roberto",
"Silvio", "João Augusto", <BR>"Eli" etc. etc. etc.
<P>enfim, somos todos "Johann"...
<P>boa páscoa a todos!
<P>Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
<P>_______________________________________
<P>Falou, Carlos!
<P>Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina:
<BR>"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua
<BR>própria sujeira que precisa ser varrida." <BR>(O mal-estar da
pós-modernidade, pg 20)
<P>abs,
<P>Rodolfo
<P>carlos palombini wrote: <BR>> <BR>> A discussão da função das escolas
e departamentos de ensino superior <BR>> de música é realmente importante.
Mas ela não vai avançar, pelo menos <BR>> não aqui, enquanto os usuários
desta lista se utilizarem da mesma como <BR>> veículo seus preconceitos
religiosos, estéticos ou de classe. <BR>> <BR>> -- <BR>> cvp <BR>>
<BR>>
<P>----- Original Message ----- <BR>From: "Rodolfo Caesar"
<caesar@acd.ufrj.br> <BR>To: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br>
<BR>Cc: "'anppom-l'" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "ja.mannis"
<BR><ja.mannis@uol.com.br> <BR>Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM
<BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e
<BR>Violoncelo
<P>Meus caros,
<P>Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
<BR>nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
<BR>daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao
<BR>foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me. <BR>E meu caro Rubens:
nao entenda minha msg como pleito pela introduçao <BR>dessa ou daquela
materia. Foi só a constatação de uma tremenda <BR>desatualidade - a associação
de uma disciplina nascida para um mercado <BR>que morreu - com a música que se
pauta por um conhecimento sonológico. <BR>Agora: eu jamais poderia conviver
com a noção de que a única forma de <BR>alguma coisa existir é excluindo,
limando as diferenças. As rebarbas <BR>estão ficando do tamanho de uma
faculdade.
<P>Um abraço,
<P>Rodolfo
<P>Rubens Ricciardi wrote: <BR>> caríssimo Prof. Mannis, <BR>> meus
caros colegas da ANPPOM, <BR>> <BR>> muito boa a discussão, ainda mais
depois de ontem que deu no Jornal da <BR>> Globo - vcs viram? - "os
pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento <BR>> da Indústria
Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é <BR>> que é
mercado de trabalho! <BR>> <BR>> em todos os casos, a música por sorte
viabiliza toda uma série de <BR>> atividades profissionais que giram em
torno dela em seus mais diversos <BR>> desdobramentos (bilheteiros dos
teatros, faxineiras que limpam o palco, <BR>> eletricistas que consertam a
tomada quando queima o fusível etc., e todos <BR>> merecem nosso carinho e
atenção!) <BR>> <BR>> mas só seria bom também não se esquecer que a
música, enquanto cerne do <BR>> conceito, abrange três atividades maiores e
primevas (e estas atividades <BR>> ainda são sempre já indissociáveis entre
si): <BR>> <BR>> o compositor <BR>> o intérprete <BR>> o
pesquisador <BR>> <BR>> será que já estamos dando conta bem dada na
formação destes três ofícios <BR>> (com pelo menos 2500 anos de história)
nas universidades brasileiras??? <BR>> <BR>> será que formaremos
profissionais competentes em qualquer outra área de <BR>> apoio sem que
estes estejam devidamente em casa nestas três áreas <BR>> fundamentais???
ou seja, não se trata antes de mais nada de promover uma <BR>> boa formação
musical??? <BR>> <BR>> pelo que eu saiba, para atuar como diretor de
gravação ("Tonmeister") nos <BR>> EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de
países com boas faculdades neste <BR>> ramo), antes de mais nada este
profissional tem que ser um bom músico! - <BR>> aliás, como é o caso
justamente do Mannis, mas infelizmente de quase mais <BR>> ninguém no
Brasil... <BR>> <BR>> não é por menos que a OSESP grava com os
profissionais do selo BIS da <BR>> Suécia e não com uma firma
brasileira!... então, será que não falta aqui <BR>> no Brasil justamente a
imprescindível boa formação musical nestas <BR>> atividades com interfaces
tecnológicas? <BR>> <BR>> a quem interessa a proliferação de um
tecnicismo mediano, redutivo e sem <BR>> compromisso com os conceitos
fundamentais da música? não estaríamos assim <BR>> tão-somente difundindo a
estupidez? <BR>> <BR>> e repito pra concluir: não é então o caso de se
estudar música pra começo <BR>> de conversa??? (como dizia já o velho Mário
de Andrade)... <BR>> <BR>> abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão
Preto) <BR>> <BR>> ----- Original Message ----- From: "ja.mannis"
<ja.mannis@uol.com.br> <BR>> To: "'Rodolfo Caesar'"
<caesar@acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" <BR>>
<anppom-l@iar.unicamp.br> <BR>> Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37
AM <BR>> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
Eletroacústica e <BR>> Violoncelo <BR>> <BR>> <BR>>> Colegas da
Anppom, <BR>>> <BR>>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem
como mensagens anteriores de <BR>>> Silvio Ferraz sobre <BR>>> as
necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de <BR>>>
música. <BR>>> <BR>>> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem
atualmente pelo menos 408 órgãos <BR>>> institucionais dedicados à
formação musical no Brasil, que anualmente <BR>>> devem <BR>>>
desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS.
<BR>>> <BR>>> Que atividades profissionais estão exercendo essas
pessoas, se o numero <BR>>> de <BR>>> concursos e chamadas para
orquestras é muito inferior a essa cifra, assim <BR>>> como os concursos
para docentes e oportunidades para professores de <BR>>> música ?
<BR>>> <BR>>> Há segmentos requerendo profissionalmente
conhecimento artistico, <BR>>> capacitação de escuta e habilidades
musicais. Estão sendo preenchidos por <BR>>> profissionais de outras
áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo <BR>>> terreno desde,
pelo menos, os ultimos 10 anos. <BR>>> Os cursos informais de música e
tecnologia, em franca expansão, estão <BR>>> suprindo essas necessidades
crescentes diante do silencio das estruturas <BR>>> acadêmicas. Porém,
não há um controle nem um credenciamento garantindo um <BR>>> padrão
mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior <BR>>>
reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em
<BR>>> torno <BR>>> dessa área emergente e demorarem a se
estruturar perderão uma liderança <BR>>> que, <BR>>>
potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito
<BR>>> tempo. <BR>>> <BR>>> Não acreditro que tenhamos o
direito de entregar essa demanda social nas <BR>>> mãos do mercado pura
e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude <BR>>> ativa
<BR>>> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de
bem-intencionadas, <BR>>> devem ser consideradas com prudencia pois
neste momento estamos <BR>>> trabalhando <BR>>> NA RAIZ de uma
área do conhecimento bastante complexa. Estamos <BR>>> estabelecendo
<BR>>> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
<BR>>> <BR>>> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e
novas formações seja <BR>>> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça
uma ação conjunta e <BR>>> organizada <BR>>> de âmbito nacional em
torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores que, no <BR>>> Exterior, são
praticados academicamente há muito tempo. <BR>>> <BR>>> Essa
reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento
<BR>>> de <BR>>> grades curriculares e prioridades de formação. Há
sobretudo necessidade <BR>>> de <BR>>> discernimentos essenciais:
o que é da arte, o que é do metier, o que é <BR>>> técnico, o que é
artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação <BR>>> artistica e
técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica <BR>>> varia
<BR>>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de
capacitação <BR>>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a
meu entender, o que <BR>>> foi <BR>>> justamente levantado por
Rodolfo Caesar. <BR>>> <BR>>> Se no Brasil ainda é motivo de
debate a pertinencia ou não dessas <BR>>> evidencias <BR>>> reais
e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é <BR>>>
tempo <BR>>> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar
com mais atenção <BR>>> o <BR>>> que se passa fora de nossas
fronteiras, além mar e após os Andes, pois <BR>>> aqui <BR>>>
mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido.
<BR>>> <BR>>> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas
fechar os olhos às <BR>>> evidências seria ignorancia de má fé.
<BR>>> <BR>>> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à
formação musical, <BR>>> estarmos <BR>>> mais presentes e ativos
face às demandas sociais, incluindo os novos <BR>>> perfis <BR>>>
de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que
<BR>>> poderemos <BR>>> demonstrar que a capacidade de inovação,
de articulação e a excelencia do <BR>>> ensino de música no país serão
reconhecidos pela comunidade após nossa <BR>>> pronta reação.
<BR>>> <BR>>> Melhores saudações <BR>>> <BR>>> José
Augusto Mannis <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> Grupo de
Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp <BR>>> <BR>>> Perfis
profissionais identificados <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio de
MÚSICA E ESPETÁCULO <BR>>> . Produtor fonográfico <BR>>> .
Músico-Engenheiro de Som <BR>>> . Técnico / Assistente de som
<BR>>> . Sonoplasta <BR>>> . Sonorizador / Operador de som
<BR>>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical <BR>>>
<BR>>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS <BR>>> .
Restaurador de registros sonoros <BR>>> . Conservador de acervo
<BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
<BR>>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
<BR>>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
<BR>>> . Criador de ruidagem <BR>>> . Sound designer <BR>>>
<BR>>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL <BR>>> . Designer sonoro
<BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA <BR>>> .
Técnico de sonorização de espaços públicos <BR>>> . Profissional em
acústica arquitetural <BR>>> . Profissional em Acústica Musical
<BR>>> <BR>>> A acústica musical é um domínio vasto e
multidisciplinar, compreendendo: <BR>>> <BR>>> o acústica de
instrumentos musicais; <BR>>> o construção de instrumentos musicais;
<BR>>> o manutenção de instrumentos musicais; <BR>>> o voz
cantada; <BR>>> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção
de músicas; <BR>>> o gesto e execução instrumental <BR>>> o
acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons; <BR>>> o
dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e <BR>>>
reconstituir/gerar sons; <BR>>> o algoritmos e dispositivos para análise
e síntese de sons musicais. <BR>>> <BR>>> Diversos: outras
atividades profissionais e setores <BR>>> <BR>>> . COMÉRCIO
<BR>>> . ENSINO <BR>>> . RÁDIO <BR>>> . CONSULTORIA
<BR>>> . MUSEOLOGIA <BR>>> . INTERNET <BR>>> . COPISTA
<BR>>> <BR>>> REFERENCIAS <BR>>> <BR>>> The Royal
Conservatoire <BR>>> <A
href="http://www.koncon.nl/">http://www.koncon.nl/</A> <BR>>>
<BR>>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE <BR>>> <A
href="http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html">http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html</A>
<BR>>> <BR>>> physical models Peter Pabon Varèsezaal
1+2 <BR>>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6 1+2
<BR>>> digital studio techniques Johan van Kreij BEA 6 1+2
<BR>>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2 <BR>>>
capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct <BR>>> aesthetics and
performance of electr. music Joel Ryan vergaderkamer 1+2 <BR>>>
signals and systems 2 Peter Pabon Varèsezaal 1+2 <BR>>> psycho
acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2 <BR>>> the language of musical
signal processing Paul Berg computer studio 1+2 <BR>>> sound and
space Raviv Ganchrow BEA 7 1+2 <BR>>> computer-assisted
algorithmic composition Paul Berg computer studio 1+2 <BR>>>
voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5 1(+2) <BR>>> new
theory Martijn Voorvelt Varèsezaal 1+2 <BR>>> <BR>>>
musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week <BR>>> music
psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks <BR>>> <BR>>>
discussion concerts <BR>>> <BR>>> <BR>>> Gesellschaft für
Sonologie <BR>>> <A
href="http://www.nbsonologie.net/">http://www.nbsonologie.net/</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk
Conservatorium <BR>>> <A
href="http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/">http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Escola Superior de Musica de Catalunia
<BR>>> <A
href="http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3">http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Centro di Sonologia computazionale
<BR>>> <A
href="http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm">http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Departamento de Musica y Sonologia -
Univ. de Chile <BR>>> <A
href="http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html">http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> "Studio di Sonologia Computazionale
Edgard Varese". <BR>>> <A
href="http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html">http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html</A>
<BR>>> <BR>>> Studiekiezer Universiteit Gent <BR>>> <A
href="http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/">http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/</A>
<BR>>> 02000008/INDEX.HTM <BR>>> <BR>>> <BR>>>
<BR>>> -----Mensagem original----- <BR>>> De:
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br <BR>>> [<A
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>]
<BR>>> Em nome de Rodolfo Caesar <BR>>> Enviada em: sábado, 7 de
abril de 2007 08:43 <BR>>> Para: 'anppom-l' <BR>>> Assunto: Re:
[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e <BR>>>
Violoncelo <BR>>> <BR>>> Prezada Lista, <BR>>> <BR>>>
Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores
<BR>>> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem
muita <BR>>> relação <BR>>> com a música eletroacústica, esta
última apareça acompanhada por uma <BR>>> 'sonoplastia'? Caso alguém não
se lembre, esse era o nome que se dava ao <BR>>> trabalho dos técnicos
de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que <BR>>> faziam
<BR>>> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por
'foley' na <BR>>> indústria cinematográfica. <BR>>> Uma
qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o
<BR>>> 'mercado', o alvo inicial. <BR>>> <BR>>> <BR>>>
<BR>>> <BR>>> abs, <BR>>> <BR>>> <BR>>> Rodolfo
Caesar <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>>
Fernando José Silveira wrote: <BR>>>> Caríssimos, <BR>>>>
Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo
<BR>>>> Seletivo para professores substitutos do Instituto
Villa-Lobos da <BR>>>> UNIRIO. <BR>>>> 1. DCR - Área de
Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e <BR>>>> Sonoplastia
- Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação <BR>>>>
Composição) <BR>>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência:
Graduação em Música <BR>>>> (Habilitação Violoncelo).
<BR>>>> <BR>>>> O Edital está disponível em link na página
da UNIRIO - notícias: <BR>>>> www.unirio.br <<A
href="http://www.unirio.br">http://www.unirio.br</A>> <BR>>>> As
inscrições são até 17 de abril. <BR>>>> DIVULGUEM!!! <BR>>>>
<BR>>>> Atenciosamente, <BR>>>> <BR>>>> Fernando
José Silveira <BR>>>> IVL/UNIRIO <BR>>>>
----------------------------------------------------------------------
<BR>>>> -- <BR>>>> <BR>>>>
________________________________________________ <BR>>>> Lista de
discussões ANPPOM <BR>>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>>> ________________________________________________ <BR>>>
<BR>>> <BR>>> ________________________________________________
<BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>> ________________________________________________ <BR>>>
<BR>>> <BR>>> ________________________________________________
<BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>> ________________________________________________ <BR>>>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> -- <BR>>> Internal Virus Database
is out-of-date. <BR>>> Checked by AVG Free Edition. <BR>>>
Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: <BR>>>
18/3/2007 <BR>>> <BR>>> <BR>> <BR>>
<P>-- <BR>Internal Virus Database is out-of-date. <BR>Checked by AVG Free
Edition. <BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
18/3/2007
<P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões
ANPPOM <BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>