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<BODY>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Caros Colegas,</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Caro Rubens, Caro Jorge, Caro Rodolfo, Caro Carlos, Cara 
Sandra, </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Vejo com entusiasmo que este assunto esteja suscitando 
nosso interesse.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Isso é muito importante sendo tal empreendimento 
fundamental para que alguma ação seja encetada.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Mais uma vez saliento que há necessidade de examinar o 
problema de uma posição distante, de modo que possamos ver o 
todo.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Foi por isso que chamei a atenção para o o fato de que 
"conjugar perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um 
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Justamente o que está suscitando esta discussão. 
</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>Todos os que nela estão envolvidos tem excelência reconhecida e se 
expressaram de forma coerente.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN 
class=849341601-09042007></SPAN> </DIV></FONT></SPAN>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Observo que todos consideram a mesma posição, somente que 
cada um está no dominio da área de sua 
abrangencia.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Pediria que considerassem que estamos diante de uma 
situação nova.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Há novos perfis de atividade na sociedade que não 
estão totalmente institucionalizados, estão em formação e, por isso, não estão 
sendo atendidos pelas instituições acadêmicas.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Em nenhum momento a formação do músico deve ser menos 
efetiva. Ao contrário, os alunos de música deveriam chegar na 
universidade</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>com capacitação mais avançada do que agora. Mas isso 
seria outra questão que não convém abordar neste âmbito.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>A formação do interprete, do compositor e do 
pesquisador em música é fundamental, certamente. Deve seguir e mesmo se 
aperfeiçoar.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left></FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT 
face=Arial color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Minha preocupação é centrada no fato de que 2.000 pessoas 
entram no Mercado de Trabalho e têm que "se virar de qualquer 
jeito".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Acho que seria melhor ter um Engenheiro de Som que fosse 
violinista, e que tivesse uma cultura musical ampla, do que um Engenheiro 
de Som somente centrado em um segmento especifico da música. Para garantir a 
diversidade, precisamos colocar no mercado pessoas com a mente aberta e com 
visão musical ampla.</FONT></SPAN></DIV></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff 
size=2>       </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Acho melhor que o pianista que acabou indo trabalhar no 
comércio, que pelo menos tenha a chance de atuar num campo onde a música esteja 
presente. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>O compositor que teve que ir para o mercado editorial, que 
pelo menos seja para o segmento de música e não que se ocupe com coisas alheias 
a seu mundo;</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>O pesquisador que acabou trabalhando na imprensa, que seja 
uma função onde expresse sua capacitação em arte e cultura e não num setor 
técnico básico.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Mas para isso os estudantes necessitam de pelo menos 
algumas ferramentas complementares.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Poderiamos talvez pensar em que disciplinas seriam 
desejáveis nos cursos de música para capacitar alunas e alunos em algumas 
técnicas exigidas nas demandas de trabalho: por exemplo, conhecer bem os 
repertorios musicais (estilos, épocas, generos); ter uma escuta trabalhada 
(saber analisar uma sensação sonora; e saber analisar uma expressão sonora) 
(saber fazer uma escuta técnica e alternar para uma escuta estética com o 
devido controle); ter senso crítico e saber se expressar diante do que acabou de 
ouvir (comentar com pertinencia); aprender a editar uma partitura de orquestra 
(isso é importante para todo músico, saber como preparar uma virada de 
página ...); saber como microfonar os instrumentos (hoje nos estudios se o 
interprete não souber como é o campo acustico de seu instrumento corre o risco 
de sair da gravação com um som de 'metálico' sem saber porque e sem saber o que 
fazer, pois há técnicos que não sabem isso); como fazer um Press Release 
para um evento seu; como funciona um roteiro de radio e de cinema; como 
captar recursos para projetos; como montar projetos claros e objetivos; como 
funciona acusticamente uma caixa cênica, qual a função de cada parte do palco na 
escuta dos músicos; etc...</FONT></SPAN></DIV></FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Sem REFLEXÃO sobre as especifidades de cada elemento da 
enorme MALHA DE ATIVIDADES que aqui se abre, sem considerar as hierarquias e 
categorias intrinsecas, acabam surgindo inevitavelmente imagens 
nebulosas.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>HÁ MÚSICOS, HÁ PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS Á 
MÚSICA, HÁ MÙSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES. São três coisas distintas. Se 
pudermos não refletir sobre uma pensando na outra vamos avançar 
positivamente.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>1) MÚSICA : interpretação, composição, 
pesquisa</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>2) PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS À MÙSICA: todos os 
que atuam para a atividade fim MUSICA ou que estudam a MUSICA à luz de 
outras áreas do conhecimento.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>3) MÚSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES: música aplicada, 
multimeios, intermidias.  </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>O Número 1), nós já temos na Universidade e precisamos 
melhorar.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Os Números 2) e 3): DOCENTES - Muitos fazem na 
academia e, para seguir, necessitam de adequações estruturais; ALUNOS 
- Muitos acabam "aprendendo no tranco" sem a devida preparação e sem algumas 
bases que facilitariam sua vida;</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Se os 2.000 alunas e alunos que saem anualmente das escolas 
de música pudessem ter algumas ferramentas em 2) e 3) a vida deles seria muito 
melhor e hoje estariam muito mais felizes. Mais que isso, no setor em que 
estivessem trabalhando, teriamos aliados e pessoas que SABEM DO QUE ESTAMOS 
FALANDO. (Quantas vezes não precisamos explicar que o que fazemos não é o que 
grande parte dos profissionais pensam que é?)</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Reforçar os itens 2) e 3) é criar condições adequadas de 
que a SOCIEDADE tenha PESSOAS em vários setores CONSCIENTES dos valores nos 
quais todos nós acreditamos e queremos passar adiante.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Nós temos 2.000 pessoas que entram no mercado de trabalho 
POR ANO e estamos PERDENDO A MAIORIA DELAS.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Nos ultimos 10 anos dos 20.000 profissionais desovados me 
pergunto: Quantos ainda trabalham COM MÚSICA?; Quantos ainda podem 
considerar A MÚSICA algo importante em suas vidas?; Quantos tem em suas mãos 
poder para INCENTIVAR ou NÃO uma iniciativa musical? Quantos puderam 
desenvolver os valores que receberam em sua formação?</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Por isso, gostaria de expressar novamente que "conjugar 
perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um 
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Pessoalmente creio que estamos ao meio de uma 
articulação no processo histórico, portanto, vivendo um tempo importante e 
decisivo.   </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Estamos num MOMENTO DE EXPANSÃO, uma OPORTUNIDADE que cabe 
a nós, MÚSICOS, aproveitar ou não dela. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Apesar dessa oportunidade estar aí PARA TODOS, 
n</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>este momento está MUITO MAIS PROXIMA DE NÓS, mas não vai ficar 
estacionada eternamente onde está.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>Melhores saudações </FONT></SPAN><SPAN 
class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>e Boa Páscoa 
!</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2>José Augusto Mannis</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial 
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
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<P> </P></FONT></SPAN></DIV>
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<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
<HR tabIndex=-1>
<FONT face=Tahoma size=2><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br 
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <B>Em nome de </B>Jorge 
Antunes<BR><B>Enviada em:</B> domingo, 8 de abril de 2007 12:14<BR><B>Para:</B> 
Rubens Ricciardi<BR><B>Cc:</B> anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B>Assunto:</B> Re: 
[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e 
Violoncelo<BR></FONT><BR></DIV>
<DIV></DIV><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Caro Rubens:</FONT></FONT><FONT 
color=#bf1324><FONT size=+1></FONT></FONT> 
<P><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Suas preocupações procedem.</FONT></FONT> 
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>É preciso que nos mantenhamos sempre 
atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de 
onde vêm.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Quero analisar a 
questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.</FONT></FONT> 
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Existe um projeto supra-big-brother 
comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro, também 
pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências sejam os 
únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os 
subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de 
consumidores, de mão de obra e de técnicos.</FONT></FONT> <BR><FONT 
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear 
seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos 
atômicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Na música esse 
fenômeno se encontra em processo de implantação.</FONT></FONT> <BR><FONT 
color=#bf1324><FONT size=+1>Então, é preciso que não caiamos na tentação da 
submissão ao mercado que se espraia por aí.</FONT></FONT> <BR><FONT 
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de 
luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de 
sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as 
músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros 
suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de 
som.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Por isso concordo com 
você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons 
músicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT 
size=+1>Abraço,</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Jorge 
Antunes</FONT></FONT> <BR>  <BR>  
<P>Rubens Ricciardi wrote: 
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">caro Prof. Rodolfo Caesar, 
  <P>agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação 
  <BR>trocar boas idéias com vc, 
  <P>quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua 
  <BR>inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas" 
  <BR>conforme vc mesmo citou, 
  <P>eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de 
  <BR>como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a 
  <BR>relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito 
  maior, <BR>ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira apressada, 
  <BR>superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, como de costume 
  <BR>acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das "rebarbas" pode sim 
  <BR>significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela mesma, 
  <P>portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez 
  <BR>possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o problema, 

  <P>e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao 
  <BR>problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini, 
  <P>aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos 
  <BR>cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente correta", 
  <BR>ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano enquanto distorção 
  <BR>ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita mediana" sempre já se 
  <BR>confundem), 
  <P>aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se 
  <BR>encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a 
  <BR>isso... 
  <P>por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando 
  <BR>violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para alguns, 
  <BR>mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o caso 
  recente <BR>da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos brasileiros que 
  tenham <BR>pele mais escura contra os outros brasileiros com pela mais clara 
  (e ela <BR>igualmente se justifica sempre através da "exclusão" e do 
  "preconceito"), 
  <P>portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que o 
  <BR>"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência da 
  <BR>música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o "Johann 
  <BR>Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", "Gabriel", 
  <BR>"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", "Igor", "Béla", 
  <BR>"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!), "György" (e imaginem 
  o <BR>Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da gente como o 
  "Gilberto", <BR>"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", "Rodolfos" (vc e o 
  outro que trabalha <BR>aqui em RP), "Luís Carlos", "Tato", "Roberto", 
  "Silvio", "João Augusto", <BR>"Eli" etc. etc. etc. 
  <P>enfim, somos todos "Johann"... 
  <P>boa páscoa a todos! 
  <P>Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) 
  <P>_______________________________________ 
  <P>Falou, Carlos! 
  <P>Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina: 
  <BR>"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua 
  <BR>própria sujeira que precisa ser varrida." <BR>(O mal-estar da 
  pós-modernidade, pg 20) 
  <P>abs, 
  <P>Rodolfo 
  <P>carlos palombini wrote: <BR>> <BR>> A discussão da função das escolas 
  e departamentos de ensino superior <BR>> de música é realmente importante. 
  Mas ela não vai avançar, pelo menos <BR>> não aqui, enquanto os usuários 
  desta lista se utilizarem da mesma como <BR>> veículo seus preconceitos 
  religiosos, estéticos ou de classe. <BR>> <BR>> -- <BR>> cvp <BR>> 
  <BR>> 
  <P>----- Original Message ----- <BR>From: "Rodolfo Caesar" 
  <caesar@acd.ufrj.br> <BR>To: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br> 
  <BR>Cc: "'anppom-l'" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "ja.mannis" 
  <BR><ja.mannis@uol.com.br> <BR>Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM 
  <BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e 
  <BR>Violoncelo 
  <P>Meus caros, 
  <P>Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem 
  <BR>nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado 
  <BR>daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao 
  <BR>foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me. <BR>E meu caro Rubens: 
  nao entenda minha msg como pleito pela introduçao <BR>dessa ou daquela 
  materia. Foi só a constatação de uma tremenda <BR>desatualidade - a associação 
  de uma disciplina nascida para um mercado <BR>que morreu - com a música que se 
  pauta por um conhecimento sonológico. <BR>Agora: eu jamais poderia conviver 
  com a noção de que a única forma de <BR>alguma coisa existir é excluindo, 
  limando as diferenças. As rebarbas <BR>estão ficando do tamanho de uma 
  faculdade. 
  <P>Um abraço, 
  <P>Rodolfo 
  <P>Rubens Ricciardi wrote: <BR>> caríssimo Prof. Mannis, <BR>> meus 
  caros colegas da ANPPOM, <BR>> <BR>> muito boa a discussão, ainda mais 
  depois de ontem que deu no Jornal da <BR>> Globo - vcs viram? - "os 
  pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento <BR>> da Indústria 
  Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é <BR>> que é 
  mercado de trabalho! <BR>> <BR>> em todos os casos, a música por sorte 
  viabiliza toda uma série de <BR>> atividades profissionais que giram em 
  torno dela em seus mais diversos <BR>> desdobramentos (bilheteiros dos 
  teatros, faxineiras que limpam o palco, <BR>> eletricistas que consertam a 
  tomada quando queima o fusível etc., e todos <BR>> merecem nosso carinho e 
  atenção!) <BR>> <BR>> mas só seria bom também não se esquecer que a 
  música, enquanto cerne do <BR>> conceito, abrange três atividades maiores e 
  primevas (e estas atividades <BR>> ainda são sempre já indissociáveis entre 
  si): <BR>> <BR>> o compositor <BR>> o intérprete <BR>> o 
  pesquisador <BR>> <BR>> será que já estamos dando conta bem dada na 
  formação destes três ofícios <BR>> (com pelo menos 2500 anos de história) 
  nas universidades brasileiras??? <BR>> <BR>> será que formaremos 
  profissionais competentes em qualquer outra área de <BR>> apoio sem que 
  estes estejam devidamente em casa nestas três áreas <BR>> fundamentais??? 
  ou seja, não se trata antes de mais nada de promover uma <BR>> boa formação 
  musical??? <BR>> <BR>> pelo que eu saiba, para atuar como diretor de 
  gravação ("Tonmeister") nos <BR>> EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de 
  países com boas faculdades neste <BR>> ramo), antes de mais nada este 
  profissional tem que ser um bom músico! - <BR>> aliás, como é o caso 
  justamente do Mannis, mas infelizmente de quase mais <BR>> ninguém no 
  Brasil... <BR>> <BR>> não é por menos que a OSESP grava com os 
  profissionais do selo BIS da <BR>> Suécia e não com uma firma 
  brasileira!... então, será que não falta aqui <BR>> no Brasil justamente a 
  imprescindível boa formação musical nestas <BR>> atividades com interfaces 
  tecnológicas? <BR>> <BR>> a quem interessa a proliferação de um 
  tecnicismo mediano, redutivo e sem <BR>> compromisso com os conceitos 
  fundamentais da música? não estaríamos assim <BR>> tão-somente difundindo a 
  estupidez? <BR>> <BR>> e repito pra concluir: não é então o caso de se 
  estudar música pra começo <BR>> de conversa??? (como dizia já o velho Mário 
  de Andrade)... <BR>> <BR>> abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão 
  Preto) <BR>> <BR>> ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" 
  <ja.mannis@uol.com.br> <BR>> To: "'Rodolfo Caesar'" 
  <caesar@acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" <BR>> 
  <anppom-l@iar.unicamp.br> <BR>> Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 
  AM <BR>> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos 
  Eletroacústica e <BR>> Violoncelo <BR>> <BR>> <BR>>> Colegas da 
  Anppom, <BR>>> <BR>>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem 
  como mensagens anteriores de <BR>>> Silvio Ferraz sobre <BR>>> as 
  necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de <BR>>> 
  música. <BR>>> <BR>>> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem 
  atualmente pelo menos 408 órgãos <BR>>> institucionais dedicados à 
  formação musical no Brasil, que anualmente <BR>>> devem <BR>>> 
  desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS. 
  <BR>>> <BR>>> Que atividades profissionais estão exercendo essas 
  pessoas, se o numero <BR>>> de <BR>>> concursos e chamadas para 
  orquestras é muito inferior a essa cifra, assim <BR>>> como os concursos 
  para docentes e oportunidades para professores de <BR>>> música ? 
  <BR>>> <BR>>> Há segmentos requerendo profissionalmente 
  conhecimento artistico, <BR>>> capacitação de escuta e habilidades 
  musicais. Estão sendo preenchidos por <BR>>> profissionais de outras 
  áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo <BR>>> terreno desde, 
  pelo menos, os ultimos 10 anos. <BR>>> Os cursos informais de música e 
  tecnologia, em franca expansão, estão <BR>>> suprindo essas necessidades 
  crescentes diante do silencio das estruturas <BR>>> acadêmicas. Porém, 
  não há um controle nem um credenciamento garantindo um <BR>>> padrão 
  mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior <BR>>> 
  reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em 
  <BR>>> torno <BR>>> dessa área emergente e demorarem a se 
  estruturar perderão uma liderança <BR>>> que, <BR>>> 
  potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito 
  <BR>>> tempo. <BR>>> <BR>>> Não acreditro que tenhamos o 
  direito de entregar essa demanda social nas <BR>>> mãos do mercado pura 
  e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude <BR>>> ativa 
  <BR>>> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de 
  bem-intencionadas, <BR>>> devem ser consideradas com prudencia pois 
  neste momento estamos <BR>>> trabalhando <BR>>> NA RAIZ de uma 
  área do conhecimento bastante complexa. Estamos <BR>>> estabelecendo 
  <BR>>> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação. 
  <BR>>> <BR>>> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e 
  novas formações seja <BR>>> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça 
  uma ação conjunta e <BR>>> organizada <BR>>> de âmbito nacional em 
  torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores que, no <BR>>> Exterior, são 
  praticados academicamente há muito tempo. <BR>>> <BR>>> Essa 
  reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento 
  <BR>>> de <BR>>> grades curriculares e prioridades de formação. Há 
  sobretudo necessidade <BR>>> de <BR>>> discernimentos essenciais: 
  o que é da arte, o que é do metier, o que é <BR>>> técnico, o que é 
  artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação <BR>>> artistica e 
  técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica <BR>>> varia 
  <BR>>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de 
  capacitação <BR>>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a 
  meu entender, o que <BR>>> foi <BR>>> justamente levantado por 
  Rodolfo Caesar. <BR>>> <BR>>> Se no Brasil ainda é motivo de 
  debate a pertinencia ou não dessas <BR>>> evidencias <BR>>> reais 
  e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é <BR>>> 
  tempo <BR>>> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar 
  com mais atenção <BR>>> o <BR>>> que se passa fora de nossas 
  fronteiras, além mar e após os Andes, pois <BR>>> aqui <BR>>> 
  mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido. 
  <BR>>> <BR>>> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas 
  fechar os olhos às <BR>>> evidências seria ignorancia de má fé. 
  <BR>>> <BR>>> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à 
  formação musical, <BR>>> estarmos <BR>>> mais presentes e ativos 
  face às demandas sociais, incluindo os novos <BR>>> perfis <BR>>> 
  de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que 
  <BR>>> poderemos <BR>>> demonstrar que a capacidade de inovação, 
  de articulação e a excelencia do <BR>>> ensino de música no país serão 
  reconhecidos pela comunidade após nossa <BR>>> pronta reação. 
  <BR>>> <BR>>> Melhores saudações <BR>>> <BR>>> José 
  Augusto Mannis <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> Grupo de 
  Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp <BR>>> <BR>>> Perfis 
  profissionais identificados <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio de 
  MÚSICA E ESPETÁCULO <BR>>> . Produtor fonográfico <BR>>> . 
  Músico-Engenheiro de Som <BR>>> . Técnico / Assistente de som 
  <BR>>> . Sonoplasta <BR>>> . Sonorizador / Operador de som 
  <BR>>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical <BR>>> 
  <BR>>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS <BR>>> . 
  Restaurador de registros sonoros <BR>>> . Conservador de acervo 
  <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL 
  <BR>>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som 
  <BR>>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção 
  <BR>>> . Criador de ruidagem <BR>>> . Sound designer <BR>>> 
  <BR>>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL <BR>>> . Designer sonoro 
  <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA <BR>>> . 
  Técnico de sonorização de espaços públicos <BR>>> . Profissional em 
  acústica arquitetural <BR>>> . Profissional em Acústica Musical 
  <BR>>> <BR>>> A acústica musical é um domínio vasto e 
  multidisciplinar, compreendendo: <BR>>> <BR>>> o acústica de 
  instrumentos musicais; <BR>>> o construção de instrumentos musicais; 
  <BR>>> o manutenção de instrumentos musicais; <BR>>> o voz 
  cantada; <BR>>> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção 
  de músicas; <BR>>> o gesto e execução instrumental <BR>>> o 
  acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons; <BR>>> o 
  dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e <BR>>> 
  reconstituir/gerar sons; <BR>>> o algoritmos e dispositivos para análise 
  e síntese de sons musicais. <BR>>> <BR>>> Diversos: outras 
  atividades profissionais e setores <BR>>> <BR>>> . COMÉRCIO 
  <BR>>> . ENSINO <BR>>> . RÁDIO <BR>>> . CONSULTORIA 
  <BR>>> . MUSEOLOGIA <BR>>> . INTERNET <BR>>> . COPISTA 
  <BR>>> <BR>>> REFERENCIAS <BR>>> <BR>>> The Royal 
  Conservatoire <BR>>> <A 
  href="http://www.koncon.nl/">http://www.koncon.nl/</A> <BR>>> 
  <BR>>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE <BR>>> <A 
  href="http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html">http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html</A> 
  <BR>>> <BR>>> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 
  1+2 <BR>>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2 
  <BR>>> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2 
  <BR>>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2 <BR>>> 
  capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct <BR>>> aesthetics and 
  performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2 <BR>>> 
  signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2 <BR>>> psycho 
  acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2 <BR>>> the language of musical 
  signal processing Paul Berg computer studio  1+2 <BR>>> sound and 
  space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2 <BR>>> computer-assisted 
  algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2 <BR>>> 
  voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2) <BR>>> new 
  theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2 <BR>>> <BR>>> 
  musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week <BR>>> music 
  psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks <BR>>> <BR>>> 
  discussion concerts <BR>>> <BR>>> <BR>>> Gesellschaft für 
  Sonologie <BR>>> <A 
  href="http://www.nbsonologie.net/">http://www.nbsonologie.net/</A> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk 
  Conservatorium <BR>>> <A 
  href="http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/">http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/</A> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> Escola Superior de Musica de Catalunia 
  <BR>>> <A 
  href="http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3">http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3</A> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> Centro di Sonologia computazionale 
  <BR>>> <A 
  href="http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm">http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm</A> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> Departamento de Musica y Sonologia - 
  Univ. de Chile <BR>>> <A 
  href="http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html">http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html</A> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> "Studio di Sonologia Computazionale 
  Edgard Varese". <BR>>> <A 
  href="http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html">http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html</A> 
  <BR>>> <BR>>> Studiekiezer Universiteit Gent <BR>>> <A 
  href="http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/">http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/</A> 
  <BR>>> 02000008/INDEX.HTM <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
  <BR>>> -----Mensagem original----- <BR>>> De: 
  anppom-l-bounces@iar.unicamp.br <BR>>> [<A 
  href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
  <BR>>> Em nome de Rodolfo Caesar <BR>>> Enviada em: sábado, 7 de 
  abril de 2007 08:43 <BR>>> Para: 'anppom-l' <BR>>> Assunto: Re: 
  [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e <BR>>> 
  Violoncelo <BR>>> <BR>>> Prezada Lista, <BR>>> <BR>>> 
  Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores 
  <BR>>> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem 
  muita <BR>>> relação <BR>>> com a música eletroacústica, esta 
  última apareça acompanhada por uma <BR>>> 'sonoplastia'? Caso alguém não 
  se lembre, esse era o nome que se dava ao <BR>>> trabalho dos técnicos 
  de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que <BR>>> faziam 
  <BR>>> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 
  'foley' na <BR>>> indústria cinematográfica. <BR>>> Uma 
  qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o 
  <BR>>> 'mercado', o alvo inicial. <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
  <BR>>> <BR>>> abs, <BR>>> <BR>>> <BR>>> Rodolfo 
  Caesar <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
  Fernando José Silveira wrote: <BR>>>> Caríssimos, <BR>>>> 
  Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo 
  <BR>>>> Seletivo para professores substitutos do Instituto 
  Villa-Lobos da <BR>>>> UNIRIO. <BR>>>> 1. DCR - Área de 
  Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e <BR>>>> Sonoplastia 
  - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação <BR>>>> 
  Composição) <BR>>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: 
  Graduação em Música <BR>>>> (Habilitação Violoncelo). 
  <BR>>>> <BR>>>> O Edital está disponível em link na página 
  da UNIRIO - notícias: <BR>>>> www.unirio.br <<A 
  href="http://www.unirio.br">http://www.unirio.br</A>> <BR>>>> As 
  inscrições são até 17 de abril. <BR>>>> DIVULGUEM!!! <BR>>>> 
  <BR>>>> Atenciosamente, <BR>>>> <BR>>>> Fernando 
  José Silveira <BR>>>> IVL/UNIRIO <BR>>>> 
  ---------------------------------------------------------------------- 
  <BR>>>> -- <BR>>>> <BR>>>> 
  ________________________________________________ <BR>>>> Lista de 
  discussões ANPPOM <BR>>>> <A 
  href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
  <BR>>>> ________________________________________________ <BR>>> 
  <BR>>> <BR>>> ________________________________________________ 
  <BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A 
  href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
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  <BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A 
  href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
  <BR>>> ________________________________________________ <BR>>> 
  <BR>>> <BR>>> <BR>>> -- <BR>>> Internal Virus Database 
  is out-of-date. <BR>>> Checked by AVG Free Edition. <BR>>> 
  Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: <BR>>> 
  18/3/2007 <BR>>> <BR>>> <BR>> <BR>> 
  <P>-- <BR>Internal Virus Database is out-of-date. <BR>Checked by AVG Free 
  Edition. <BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
  18/3/2007 
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  ANPPOM <BR><A 
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