<!doctype html public "-//w3c//dtd html 4.0 transitional//en">
<html>
<font color="#BF1324"><font size=+1>Caro Rubens:</font></font><font color="#BF1324"><font size=+1></font></font>
<p><font color="#BF1324"><font size=+1>Suas preocupações
procedem.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>É preciso que nos mantenhamos
sempre atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral,
não se sabe exatamente de onde vêm.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Quero analisar a questão
um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Existe um projeto supra-big-brother
comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é
claro, também pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que
as grandes potências sejam os únicos produtores de saber,
conhecimento, informação e tecnologia. Os subdesenvolvidos
ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de consumidores, de
mão de obra e de técnicos.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Assim, os únicos detentores
de tecnologia nuclear seriam eles. Nós seríamos apenas os
compradores de submarinos atômicos.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Na música esse fenômeno
se encontra em processo de implantação.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Então, é preciso
que não caiamos na tentação da submissão ao
mercado que se espraia por aí.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Assim, eles criariam e construiriam
as máquinas de luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós
formaríamos os técnicos de sonorização de espaços
públicos. Eles criariam os grandes compositores, as músicas
a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros
suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes
de som.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Por isso concordo com você,
quando você diz que se deve dar primazia à música e
à formação de bons músicos.</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Abraço,</font></font>
<br><font color="#BF1324"><font size=+1>Jorge Antunes</font></font>
<br> 
<br> 
<p>Rubens Ricciardi wrote:
<blockquote TYPE=CITE>caro Prof. Rodolfo Caesar,
<p>agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma
vez é uma satisfação
<br>trocar boas idéias com vc,
<p>quem aponta a exclusão de algo como problema é porque
tem em mente a sua
<br>inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a
inclusão das "rebarbas"
<br>conforme vc mesmo citou,
<p>eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia
ser efetuada, de
<br>como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem
a
<br>relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música
como conceito maior,
<br>ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira apressada,
<br>superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, como de costume
<br>acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das "rebarbas"
pode sim
<br>significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela mesma,
<p>portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado
que talvez
<br>possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente
o problema,
<p>e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis,
então vamos ao
<br>problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini,
<p>aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito"
são argumentos
<br>cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente
correta",
<br>ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano
enquanto distorção
<br>ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita mediana" sempre
já se
<br>confundem),
<p>aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro
lado talvez se
<br>encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto
a
<br>isso...
<p>por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz
tocando
<br>violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado
para alguns,
<br>mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como
o caso recente
<br>da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos brasileiros
que tenham
<br>pele mais escura contra os outros brasileiros com pela mais clara (e
ela
<br>igualmente se justifica sempre através da "exclusão"
e do "preconceito"),
<p>portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito
com que o
<br>"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside
a essência da
<br>música, ela se dá não só com o tal "Johann",
como também com o "Johann
<br>Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", "Gabriel",
<br>"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", "Igor", "Béla",
<br>"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!),
"György" (e imaginem o
<br>Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da gente
como o "Gilberto",
<br>"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", "Rodolfos" (vc e o outro que
trabalha
<br>aqui em RP), "Luís Carlos", "Tato", "Roberto", "Silvio", "João
Augusto",
<br>"Eli" etc. etc. etc.
<p>enfim, somos todos "Johann"...
<p>boa páscoa a todos!
<p>Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
<p>_______________________________________
<p>Falou, Carlos!
<p>Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação
pascoalina:
<br>"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza
tem sua
<br>própria sujeira que precisa ser varrida."
<br>(O mal-estar da pós-modernidade, pg 20)
<p>abs,
<p>Rodolfo
<p>carlos palombini wrote:
<br>>
<br>> A discussão da função das escolas e departamentos
de ensino superior
<br>> de música é realmente importante. Mas ela não
vai avançar, pelo menos
<br>> não aqui, enquanto os usuários desta lista se utilizarem
da mesma como
<br>> veículo seus preconceitos religiosos, estéticos ou
de classe.
<br>>
<br>> --
<br>> cvp
<br>>
<br>>
<p>----- Original Message -----
<br>From: "Rodolfo Caesar" <caesar@acd.ufrj.br>
<br>To: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br>
<br>Cc: "'anppom-l'" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "ja.mannis"
<br><ja.mannis@uol.com.br>
<br>Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM
<br>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
Eletroacústica e
<br>Violoncelo
<p>Meus caros,
<p>Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
<br>nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
<br>daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia.
Nao
<br>foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me.
<br>E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao
<br>dessa ou daquela materia. Foi só a constatação
de uma tremenda
<br>desatualidade - a associação de uma disciplina nascida
para um mercado
<br>que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico.
<br>Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que
a única forma de
<br>alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças.
As rebarbas
<br>estão ficando do tamanho de uma faculdade.
<p>Um abraço,
<p>Rodolfo
<p>Rubens Ricciardi wrote:
<br>> caríssimo Prof. Mannis,
<br>> meus caros colegas da ANPPOM,
<br>>
<br>> muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu
no Jornal da
<br>> Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto
evento
<br>> da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento
"just in time"! Isto é
<br>> que é mercado de trabalho!
<br>>
<br>> em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série
de
<br>> atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos
<br>> desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o
palco,
<br>> eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível
etc., e todos
<br>> merecem nosso carinho e atenção!)
<br>>
<br>> mas só seria bom também não se esquecer que
a música, enquanto cerne do
<br>> conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas
atividades
<br>> ainda são sempre já indissociáveis entre si):
<br>>
<br>> o compositor
<br>> o intérprete
<br>> o pesquisador
<br>>
<br>> será que já estamos dando conta bem dada na formação
destes três ofícios
<br>> (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades brasileiras???
<br>>
<br>> será que formaremos profissionais competentes em qualquer
outra área de
<br>> apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três
áreas
<br>> fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de
promover uma
<br>> boa formação musical???
<br>>
<br>> pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação
("Tonmeister") nos
<br>> EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com
boas faculdades neste
<br>> ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom músico!
-
<br>> aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente
de quase mais
<br>> ninguém no Brasil...
<br>>
<br>> não é por menos que a OSESP grava com os profissionais
do selo BIS da
<br>> Suécia e não com uma firma brasileira!... então,
será que não falta aqui
<br>> no Brasil justamente a imprescindível boa formação
musical nestas
<br>> atividades com interfaces tecnológicas?
<br>>
<br>> a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano,
redutivo e sem
<br>> compromisso com os conceitos fundamentais da música? não
estaríamos assim
<br>> tão-somente difundindo a estupidez?
<br>>
<br>> e repito pra concluir: não é então o caso de
se estudar música pra começo
<br>> de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)...
<br>>
<br>> abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
<br>>
<br>> ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis@uol.com.br>
<br>> To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar@acd.ufrj.br>; "'anppom-l'"
<br>> <anppom-l@iar.unicamp.br>
<br>> Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM
<br>> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
Eletroacústica e
<br>> Violoncelo
<br>>
<br>>
<br>>> Colegas da Anppom,
<br>>>
<br>>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem
como mensagens anteriores de
<br>>> Silvio Ferraz sobre
<br>>> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área
de
<br>>> música.
<br>>>
<br>>> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408
órgãos
<br>>> institucionais dedicados à formação musical
no Brasil, que anualmente
<br>>> devem
<br>>> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS.
<br>>>
<br>>> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas,
se o numero
<br>>> de
<br>>> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa
cifra, assim
<br>>> como os concursos para docentes e oportunidades para professores
de
<br>>> música ?
<br>>>
<br>>> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
<br>>> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão
sendo preenchidos por
<br>>> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos
estão perdendo
<br>>> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
<br>>> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão,
estão
<br>>> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas
<br>>> acadêmicas. Porém, não há um controle
nem um credenciamento garantindo um
<br>>> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de
ensino superior
<br>>> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem
em
<br>>> torno
<br>>> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão
uma liderança
<br>>> que,
<br>>> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não
por muito
<br>>> tempo.
<br>>>
<br>>> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda
social nas
<br>>> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação
de uma atitude
<br>>> ativa
<br>>> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas,
<br>>> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos
<br>>> trabalhando
<br>>> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos
<br>>> estabelecendo
<br>>> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
<br>>>
<br>>> Acredito que a preocupação em definir novos perfis
e novas formações seja
<br>>> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação
conjunta e
<br>>> organizada
<br>>> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses
novos setores que, no
<br>>> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.
<br>>>
<br>>> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS:
estabelecimento
<br>>> de
<br>>> grades curriculares e prioridades de formação. Há
sobretudo necessidade
<br>>> de
<br>>> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é
do metier, o que é
<br>>> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam
de capacitação
<br>>> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia
artistica e técnica
<br>>> varia
<br>>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
<br>>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender,
o que
<br>>> foi
<br>>> justamente levantado por Rodolfo Caesar.
<br>>>
<br>>> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não
dessas
<br>>> evidencias
<br>>> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é
ainda discutido, é
<br>>> tempo
<br>>> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais
atenção
<br>>> o
<br>>> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após
os Andes, pois
<br>>> aqui
<br>>> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas
nesse sentido.
<br>>>
<br>>> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos
às
<br>>> evidências seria ignorancia de má fé.
<br>>>
<br>>> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação
musical,
<br>>> estarmos
<br>>> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo
os novos
<br>>> perfis
<br>>> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza
de que
<br>>> poderemos
<br>>> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação
e a excelencia do
<br>>> ensino de música no país serão reconhecidos
pela comunidade após nossa
<br>>> pronta reação.
<br>>>
<br>>> Melhores saudações
<br>>>
<br>>> José Augusto Mannis
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp
<br>>>
<br>>> Perfis profissionais identificados
<br>>>
<br>>> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
<br>>> . Produtor fonográfico
<br>>> . Músico-Engenheiro de Som
<br>>> . Técnico / Assistente de som
<br>>> . Sonoplasta
<br>>> . Sonorizador / Operador de som
<br>>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
<br>>>
<br>>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO
E ACERVOS
<br>>> . Restaurador de registros sonoros
<br>>> . Conservador de acervo
<br>>>
<br>>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
<br>>> . Chefe de operação de audio / Responsável
pela tomada de som
<br>>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização /
Pos-Produção
<br>>> . Criador de ruidagem
<br>>> . Sound designer
<br>>>
<br>>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
<br>>> . Designer sonoro
<br>>>
<br>>> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
<br>>> . Técnico de sonorização de espaços
públicos
<br>>> . Profissional em acústica arquitetural
<br>>> . Profissional em Acústica Musical
<br>>>
<br>>> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar,
compreendendo:
<br>>>
<br>>> o acústica de instrumentos musicais;
<br>>> o construção de instrumentos musicais;
<br>>> o manutenção de instrumentos musicais;
<br>>> o voz cantada;
<br>>> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção
de músicas;
<br>>> o gesto e execução instrumental
<br>>> o acústica de salas e percepção/controle espacial
dos sons;
<br>>> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
<br>>> reconstituir/gerar sons;
<br>>> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese
de sons musicais.
<br>>>
<br>>> Diversos: outras atividades profissionais e setores
<br>>>
<br>>> . COMÉRCIO
<br>>> . ENSINO
<br>>> . RÁDIO
<br>>> . CONSULTORIA
<br>>> . MUSEOLOGIA
<br>>> . INTERNET
<br>>> . COPISTA
<br>>>
<br>>> REFERENCIAS
<br>>>
<br>>> The Royal Conservatoire
<br>>> <a href="http://www.koncon.nl/">http://www.koncon.nl/</a>
<br>>>
<br>>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
<br>>> <a href="http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html">http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html</a>
<br>>>
<br>>> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
<br>>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
<br>>> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
<br>>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
<br>>> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
<br>>> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer
1+2
<br>>> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
<br>>> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
<br>>> the language of musical signal processing Paul Berg computer studio 
1+2
<br>>> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
<br>>> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio 
1+2
<br>>> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
<br>>> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2
<br>>>
<br>>> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
<br>>> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
<br>>>
<br>>> discussion concerts
<br>>>
<br>>>
<br>>> Gesellschaft für Sonologie
<br>>> <a href="http://www.nbsonologie.net/">http://www.nbsonologie.net/</a>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
<br>>> <a href="http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/">http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/</a>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Escola Superior de Musica de Catalunia
<br>>> <a href="http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3">http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3</a>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Centro di Sonologia computazionale
<br>>> <a href="http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm">http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm</a>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
<br>>> <a href="http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html">http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html</a>
<br>>>
<br>>>
<br>>> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
<br>>> <a href="http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html">http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html</a>
<br>>>
<br>>> Studiekiezer Universiteit Gent
<br>>> <a href="http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/">http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/</a>
<br>>> 02000008/INDEX.HTM
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>> -----Mensagem original-----
<br>>> De: anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
<br>>> [<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>]
<br>>> Em nome de Rodolfo Caesar
<br>>> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43
<br>>> Para: 'anppom-l'
<br>>> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
Eletroacústica e
<br>>> Violoncelo
<br>>>
<br>>> Prezada Lista,
<br>>>
<br>>> Não é engraçado que, no momento em que muitos
e diversos pesquisadores
<br>>> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que
tem muita
<br>>> relação
<br>>> com a música eletroacústica, esta última apareça
acompanhada por uma
<br>>> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era
o nome que se dava ao
<br>>> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas
áreas) que
<br>>> faziam
<br>>> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por
'foley' na
<br>>> indústria cinematográfica.
<br>>> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa,
e muito menos para o
<br>>> 'mercado', o alvo inicial.
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>> abs,
<br>>>
<br>>>
<br>>> Rodolfo Caesar
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>>
<br>>> Fernando José Silveira wrote:
<br>>>> Caríssimos,
<br>>>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o
Edital do Processo
<br>>>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos
da
<br>>>> UNIRIO.
<br>>>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição
Eletroacústica e
<br>>>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação
em Música (Habilitação
<br>>>> Composição)
<br>>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação
em Música
<br>>>> (Habilitação Violoncelo).
<br>>>>
<br>>>> O Edital está disponível em link na página
da UNIRIO - notícias:
<br>>>> www.unirio.br <<a href="http://www.unirio.br">http://www.unirio.br</a>>
<br>>>> As inscrições são até 17 de abril.
<br>>>> DIVULGUEM!!!
<br>>>>
<br>>>> Atenciosamente,
<br>>>>
<br>>>> Fernando José Silveira
<br>>>> IVL/UNIRIO
<br>>>> ----------------------------------------------------------------------
<br>>>> --
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<br>>>> Lista de discussões ANPPOM
<br>>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
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<br>>> Lista de discussões ANPPOM
<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
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<br>>> Lista de discussões ANPPOM
<br>>> <a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
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<br>>> Internal Virus Database is out-of-date.
<br>>> Checked by AVG Free Edition.
<br>>> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
<br>>> 18/3/2007
<br>>>
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<br>Internal Virus Database is out-of-date.
<br>Checked by AVG Free Edition.
<br>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 18/3/2007
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<br>Lista de discussões ANPPOM
<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
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