<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3059" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro prof. Jorge Antunes,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>agradeço a atenção, e principalmente pela
manifestação deste seu espírito sempre radicalmente crítico (algo bastante
raro hoje em dia!),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas é bom ficar atento, pois ainda vão dizer
que vc está com "preconceito" contra o "companheiro Bush", contra
o Clinton (aquele outro que há dez anos não assinou o Protocolo de Kyoto)
etc.,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=rrrr@usp.br
href="mailto:rrrr@usp.br">Rubens Ricciardi</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, April 08, 2007 12:14
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Contratação de
Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo</DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV><FONT color=#bf1324><FONT
size=+1>Caro Rubens:</FONT></FONT><FONT color=#bf1324><FONT
size=+1></FONT></FONT>
<P><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Suas preocupações procedem.</FONT></FONT>
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>É preciso que nos mantenhamos sempre
atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de
onde vêm.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Quero analisar a
questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.</FONT></FONT>
<BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Existe um projeto supra-big-brother
comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro,
também pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências
sejam os únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os
subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de
consumidores, de mão de obra e de técnicos.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear
seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos
atômicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Na música esse
fenômeno se encontra em processo de implantação.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Então, é preciso que não caiamos na tentação da
submissão ao mercado que se espraia por aí.</FONT></FONT> <BR><FONT
color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de
luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de
sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as
músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros
suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de
som.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Por isso concordo com
você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons
músicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT
size=+1>Abraço,</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Jorge
Antunes</FONT></FONT> <BR> <BR>
<P>Rubens Ricciardi wrote:
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">caro Prof. Rodolfo Caesar,
<P>agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação
<BR>trocar boas idéias com vc,
<P>quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua
<BR>inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas"
<BR>conforme vc mesmo citou,
<P>eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de
<BR>como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a
<BR>relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito
maior, <BR>ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira
apressada, <BR>superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente,
como de costume <BR>acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das
"rebarbas" pode sim <BR>significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela
mesma,
<P>portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez
<BR>possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o
problema,
<P>e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao
<BR>problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini,
<P>aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos
<BR>cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente
correta", <BR>ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano
enquanto distorção <BR>ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita
mediana" sempre já se <BR>confundem),
<P>aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se
<BR>encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a
<BR>isso...
<P>por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando
<BR>violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para
alguns, <BR>mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o
caso recente <BR>da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos
brasileiros que tenham <BR>pele mais escura contra os outros brasileiros com
pela mais clara (e ela <BR>igualmente se justifica sempre através da
"exclusão" e do "preconceito"),
<P>portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que
o <BR>"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência
da <BR>música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o
"Johann <BR>Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk",
"Gabriel", <BR>"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton",
"Igor", "Béla", <BR>"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!),
"György" (e imaginem o <BR>Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da
gente como o "Gilberto", <BR>"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario",
"Rodolfos" (vc e o outro que trabalha <BR>aqui em RP), "Luís Carlos",
"Tato", "Roberto", "Silvio", "João Augusto", <BR>"Eli" etc. etc. etc.
<P>enfim, somos todos "Johann"...
<P>boa páscoa a todos!
<P>Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
<P>_______________________________________
<P>Falou, Carlos!
<P>Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina:
<BR>"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua
<BR>própria sujeira que precisa ser varrida." <BR>(O mal-estar da
pós-modernidade, pg 20)
<P>abs,
<P>Rodolfo
<P>carlos palombini wrote: <BR>> <BR>> A discussão da função das
escolas e departamentos de ensino superior <BR>> de música é realmente
importante. Mas ela não vai avançar, pelo menos <BR>> não aqui, enquanto
os usuários desta lista se utilizarem da mesma como <BR>> veículo seus
preconceitos religiosos, estéticos ou de classe. <BR>> <BR>> --
<BR>> cvp <BR>> <BR>>
<P>----- Original Message ----- <BR>From: "Rodolfo Caesar"
<caesar@acd.ufrj.br> <BR>To: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br>
<BR>Cc: "'anppom-l'" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "ja.mannis"
<BR><ja.mannis@uol.com.br> <BR>Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM
<BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica
e <BR>Violoncelo
<P>Meus caros,
<P>Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
<BR>nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
<BR>daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao
<BR>foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me. <BR>E meu caro Rubens:
nao entenda minha msg como pleito pela introduçao <BR>dessa ou daquela
materia. Foi só a constatação de uma tremenda <BR>desatualidade - a
associação de uma disciplina nascida para um mercado <BR>que morreu - com a
música que se pauta por um conhecimento sonológico. <BR>Agora: eu jamais
poderia conviver com a noção de que a única forma de <BR>alguma coisa
existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas <BR>estão ficando do
tamanho de uma faculdade.
<P>Um abraço,
<P>Rodolfo
<P>Rubens Ricciardi wrote: <BR>> caríssimo Prof. Mannis, <BR>> meus
caros colegas da ANPPOM, <BR>> <BR>> muito boa a discussão, ainda mais
depois de ontem que deu no Jornal da <BR>> Globo - vcs viram? - "os
pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento <BR>> da Indústria
Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é <BR>> que é
mercado de trabalho! <BR>> <BR>> em todos os casos, a música por sorte
viabiliza toda uma série de <BR>> atividades profissionais que giram em
torno dela em seus mais diversos <BR>> desdobramentos (bilheteiros dos
teatros, faxineiras que limpam o palco, <BR>> eletricistas que consertam
a tomada quando queima o fusível etc., e todos <BR>> merecem nosso
carinho e atenção!) <BR>> <BR>> mas só seria bom também não se
esquecer que a música, enquanto cerne do <BR>> conceito, abrange três
atividades maiores e primevas (e estas atividades <BR>> ainda são sempre
já indissociáveis entre si): <BR>> <BR>> o compositor <BR>> o
intérprete <BR>> o pesquisador <BR>> <BR>> será que já estamos
dando conta bem dada na formação destes três ofícios <BR>> (com pelo
menos 2500 anos de história) nas universidades brasileiras??? <BR>>
<BR>> será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra
área de <BR>> apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três
áreas <BR>> fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de
promover uma <BR>> boa formação musical??? <BR>> <BR>> pelo que eu
saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister") nos <BR>> EUA,
Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades neste <BR>>
ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom músico! -
<BR>> aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente de
quase mais <BR>> ninguém no Brasil... <BR>> <BR>> não é por menos
que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da <BR>> Suécia e não
com uma firma brasileira!... então, será que não falta aqui <BR>> no
Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas <BR>>
atividades com interfaces tecnológicas? <BR>> <BR>> a quem interessa a
proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e sem <BR>> compromisso
com os conceitos fundamentais da música? não estaríamos assim <BR>>
tão-somente difundindo a estupidez? <BR>> <BR>> e repito pra concluir:
não é então o caso de se estudar música pra começo <BR>> de conversa???
(como dizia já o velho Mário de Andrade)... <BR>> <BR>> abraços do
Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) <BR>> <BR>> ----- Original
Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis@uol.com.br> <BR>> To:
"'Rodolfo Caesar'" <caesar@acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" <BR>>
<anppom-l@iar.unicamp.br> <BR>> Sent: Saturday, April 07, 2007
10:37 AM <BR>> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
Eletroacústica e <BR>> Violoncelo <BR>> <BR>> <BR>>> Colegas
da Anppom, <BR>>> <BR>>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar,
bem como mensagens anteriores de <BR>>> Silvio Ferraz sobre
<BR>>> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área
de <BR>>> música. <BR>>> <BR>>> Segundo o Banco de Dados
MUSICON existem atualmente pelo menos 408 órgãos <BR>>> institucionais
dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente <BR>>> devem
<BR>>> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS
SINFONICAS. <BR>>> <BR>>> Que atividades profissionais estão
exercendo essas pessoas, se o numero <BR>>> de <BR>>> concursos
e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, assim <BR>>>
como os concursos para docentes e oportunidades para professores de
<BR>>> música ? <BR>>> <BR>>> Há segmentos requerendo
profissionalmente conhecimento artistico, <BR>>> capacitação de escuta
e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos por <BR>>>
profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo
<BR>>> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos. <BR>>> Os
cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
<BR>>> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das
estruturas <BR>>> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um
credenciamento garantindo um <BR>>> padrão mínimo de funcionamento. Se
as entidades de ensino superior <BR>>> reconhedicas, credenciadas e
com credibilidade não se organizarem em <BR>>> torno <BR>>>
dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma liderança
<BR>>> que, <BR>>> potencialmente, ainda é possivel resgatar e
manter, mas não por muito <BR>>> tempo. <BR>>> <BR>>> Não
acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas
<BR>>> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma
atitude <BR>>> ativa <BR>>> neste processo. Porém, tentativas
isoladas, apesar de bem-intencionadas, <BR>>> devem ser consideradas
com prudencia pois neste momento estamos <BR>>> trabalhando
<BR>>> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos
<BR>>> estabelecendo <BR>>> os baldrames de futuras paredes e
estruturas de sustentação. <BR>>> <BR>>> Acredito que a
preocupação em definir novos perfis e novas formações seja <BR>>>
construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e
<BR>>> organizada <BR>>> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO
sobre esses novos setores que, no <BR>>> Exterior, são praticados
academicamente há muito tempo. <BR>>> <BR>>> Essa reflexão é
fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento <BR>>> de
<BR>>> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo
necessidade <BR>>> de <BR>>> discernimentos essenciais: o que é
da arte, o que é do metier, o que é <BR>>> técnico, o que é artistico.
Todos os perfis necessitam de capacitação <BR>>> artistica e técnica.
Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica <BR>>> varia
<BR>>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de
capacitação <BR>>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a
meu entender, o que <BR>>> foi <BR>>> justamente levantado por
Rodolfo Caesar. <BR>>> <BR>>> Se no Brasil ainda é motivo de
debate a pertinencia ou não dessas <BR>>> evidencias <BR>>>
reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é
<BR>>> tempo <BR>>> de atualizarmos nossos conhecimentos e
passarmos a olhar com mais atenção <BR>>> o <BR>>> que se passa
fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, pois <BR>>> aqui
<BR>>> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse
sentido. <BR>>> <BR>>> A ignorancia pode ser reflexo de
ingenuidade, mas fechar os olhos às <BR>>> evidências seria ignorancia
de má fé. <BR>>> <BR>>> Estou certo de que poderemos dar novo
impulso à formação musical, <BR>>> estarmos <BR>>> mais
presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos <BR>>>
perfis <BR>>> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho
certeza de que <BR>>> poderemos <BR>>> demonstrar que a
capacidade de inovação, de articulação e a excelencia do <BR>>> ensino
de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa <BR>>>
pronta reação. <BR>>> <BR>>> Melhores saudações <BR>>>
<BR>>> José Augusto Mannis <BR>>> <BR>>> <BR>>>
<BR>>> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp <BR>>>
<BR>>> Perfis profissionais identificados <BR>>> <BR>>>
PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO <BR>>> . Produtor
fonográfico <BR>>> . Músico-Engenheiro de Som <BR>>> . Técnico /
Assistente de som <BR>>> . Sonoplasta <BR>>> . Sonorizador /
Operador de som <BR>>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
<BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
<BR>>> . Restaurador de registros sonoros <BR>>> . Conservador
de acervo <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E
AUDIOVISUAL <BR>>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela
tomada de som <BR>>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização /
Pos-Produção <BR>>> . Criador de ruidagem <BR>>> . Sound
designer <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
<BR>>> . Designer sonoro <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio
da ACÚSTICA <BR>>> . Técnico de sonorização de espaços públicos
<BR>>> . Profissional em acústica arquitetural <BR>>> .
Profissional em Acústica Musical <BR>>> <BR>>> A acústica
musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo: <BR>>>
<BR>>> o acústica de instrumentos musicais; <BR>>> o construção
de instrumentos musicais; <BR>>> o manutenção de instrumentos
musicais; <BR>>> o voz cantada; <BR>>> o percepção dos sons
instrumentais/vocais e a percepção de músicas; <BR>>> o gesto e
execução instrumental <BR>>> o acústica de salas e percepção/controle
espacial dos sons; <BR>>> o dispositivos eletroacústicos para captar,
transformar e <BR>>> reconstituir/gerar sons; <BR>>> o
algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.
<BR>>> <BR>>> Diversos: outras atividades profissionais e
setores <BR>>> <BR>>> . COMÉRCIO <BR>>> . ENSINO
<BR>>> . RÁDIO <BR>>> . CONSULTORIA <BR>>> . MUSEOLOGIA
<BR>>> . INTERNET <BR>>> . COPISTA <BR>>> <BR>>>
REFERENCIAS <BR>>> <BR>>> The Royal Conservatoire <BR>>>
<A href="http://www.koncon.nl/">http://www.koncon.nl/</A> <BR>>>
<BR>>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE <BR>>> <A
href="http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html">http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html</A>
<BR>>> <BR>>> physical models Peter Pabon Varèsezaal
1+2 <BR>>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6 1+2
<BR>>> digital studio techniques Johan van Kreij BEA 6 1+2
<BR>>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
<BR>>> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct <BR>>>
aesthetics and performance of electr. music Joel Ryan vergaderkamer
1+2 <BR>>> signals and systems 2 Peter Pabon Varèsezaal 1+2
<BR>>> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2 <BR>>>
the language of musical signal processing Paul Berg computer studio
1+2 <BR>>> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7 1+2 <BR>>>
computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio
1+2 <BR>>> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5 1(+2)
<BR>>> new theory Martijn Voorvelt Varèsezaal 1+2
<BR>>> <BR>>> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project
week <BR>>> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
<BR>>> <BR>>> discussion concerts <BR>>> <BR>>>
<BR>>> Gesellschaft für Sonologie <BR>>> <A
href="http://www.nbsonologie.net/">http://www.nbsonologie.net/</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk
Conservatorium <BR>>> <A
href="http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/">http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Escola Superior de Musica de
Catalunia <BR>>> <A
href="http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3">http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Centro di Sonologia computazionale
<BR>>> <A
href="http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm">http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Departamento de Musica y Sonologia -
Univ. de Chile <BR>>> <A
href="http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html">http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html</A>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> "Studio di Sonologia Computazionale
Edgard Varese". <BR>>> <A
href="http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html">http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html</A>
<BR>>> <BR>>> Studiekiezer Universiteit Gent <BR>>> <A
href="http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/">http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/</A>
<BR>>> 02000008/INDEX.HTM <BR>>> <BR>>> <BR>>>
<BR>>> -----Mensagem original----- <BR>>> De:
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br <BR>>> [<A
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>]
<BR>>> Em nome de Rodolfo Caesar <BR>>> Enviada em: sábado, 7 de
abril de 2007 08:43 <BR>>> Para: 'anppom-l' <BR>>> Assunto: Re:
[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e <BR>>>
Violoncelo <BR>>> <BR>>> Prezada Lista, <BR>>>
<BR>>> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos
pesquisadores <BR>>> começam a reconhecer um foco de trabalho na
sonologia, que tem muita <BR>>> relação <BR>>> com a música
eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma <BR>>>
'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao
<BR>>> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas
áreas) que <BR>>> faziam <BR>>> os 'sons' das peças,atividade
essa atualmente designada por 'foley' na <BR>>> indústria
cinematográfica. <BR>>> Uma qualificação que nao serve nem para a
pesquisa, e muito menos para o <BR>>> 'mercado', o alvo inicial.
<BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> abs,
<BR>>> <BR>>> <BR>>> Rodolfo Caesar <BR>>>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> Fernando José Silveira
wrote: <BR>>>> Caríssimos, <BR>>>> Foi publicado ontem no
Diário Oficial da União o Edital do Processo <BR>>>> Seletivo para
professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da <BR>>>> UNIRIO.
<BR>>>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição
Eletroacústica e <BR>>>> Sonoplastia - Nível de exigência:
Graduação em Música (Habilitação <BR>>>> Composição)
<BR>>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em
Música <BR>>>> (Habilitação Violoncelo). <BR>>>>
<BR>>>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO -
notícias: <BR>>>> www.unirio.br <<A
href="http://www.unirio.br">http://www.unirio.br</A>> <BR>>>> As
inscrições são até 17 de abril. <BR>>>> DIVULGUEM!!!
<BR>>>> <BR>>>> Atenciosamente, <BR>>>>
<BR>>>> Fernando José Silveira <BR>>>> IVL/UNIRIO
<BR>>>>
----------------------------------------------------------------------
<BR>>>> -- <BR>>>> <BR>>>>
________________________________________________ <BR>>>> Lista de
discussões ANPPOM <BR>>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>>> ________________________________________________
<BR>>> <BR>>> <BR>>>
________________________________________________ <BR>>> Lista de
discussões ANPPOM <BR>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>> ________________________________________________ <BR>>>
<BR>>> <BR>>> ________________________________________________
<BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>>> ________________________________________________ <BR>>>
<BR>>> <BR>>> <BR>>> -- <BR>>> Internal Virus
Database is out-of-date. <BR>>> Checked by AVG Free Edition.
<BR>>> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release
Date: <BR>>> 18/3/2007 <BR>>> <BR>>> <BR>> <BR>>
<P>-- <BR>Internal Virus Database is out-of-date. <BR>Checked by AVG Free
Edition. <BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release
Date: 18/3/2007
<P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões
ANPPOM <BR><A
href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A>
<BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE>
<P>
<HR>
<P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free
Edition.<BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
18/3/2007<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>