<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3059" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro prof. Jorge Antunes,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>agradeço a atenção, e principalmente pela 
manifestação deste seu espírito sempre radicalmente crítico (algo bastante 
raro hoje em dia!),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas é bom ficar atento, pois ainda vão dizer 
que vc está com "preconceito" contra o "companheiro Bush", contra 
o Clinton (aquele outro que há dez anos não assinou o Protocolo de Kyoto) 
etc.,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=rrrr@usp.br 
  href="mailto:rrrr@usp.br">Rubens Ricciardi</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, April 08, 2007 12:14 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Contratação de 
  Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV><FONT color=#bf1324><FONT 
  size=+1>Caro Rubens:</FONT></FONT><FONT color=#bf1324><FONT 
  size=+1></FONT></FONT> 
  <P><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Suas preocupações procedem.</FONT></FONT> 
  <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>É preciso que nos mantenhamos sempre 
  atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de 
  onde vêm.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Quero analisar a 
  questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.</FONT></FONT> 
  <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Existe um projeto supra-big-brother 
  comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro, 
  também pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências 
  sejam os únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os 
  subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de 
  consumidores, de mão de obra e de técnicos.</FONT></FONT> <BR><FONT 
  color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear 
  seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos 
  atômicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Na música esse 
  fenômeno se encontra em processo de implantação.</FONT></FONT> <BR><FONT 
  color=#bf1324><FONT size=+1>Então, é preciso que não caiamos na tentação da 
  submissão ao mercado que se espraia por aí.</FONT></FONT> <BR><FONT 
  color=#bf1324><FONT size=+1>Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de 
  luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de 
  sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as 
  músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros 
  suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de 
  som.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Por isso concordo com 
  você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons 
  músicos.</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT 
  size=+1>Abraço,</FONT></FONT> <BR><FONT color=#bf1324><FONT size=+1>Jorge 
  Antunes</FONT></FONT> <BR>  <BR>  
  <P>Rubens Ricciardi wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">caro Prof. Rodolfo Caesar, 
    <P>agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação 
    <BR>trocar boas idéias com vc, 
    <P>quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua 
    <BR>inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas" 
    <BR>conforme vc mesmo citou, 
    <P>eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de 
    <BR>como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a 
    <BR>relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito 
    maior, <BR>ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira 
    apressada, <BR>superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, 
    como de costume <BR>acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das 
    "rebarbas" pode sim <BR>significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela 
    mesma, 
    <P>portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez 
    <BR>possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o 
    problema, 
    <P>e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao 
    <BR>problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini, 
    <P>aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos 
    <BR>cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente 
    correta", <BR>ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano 
    enquanto distorção <BR>ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita 
    mediana" sempre já se <BR>confundem), 
    <P>aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se 
    <BR>encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a 
    <BR>isso... 
    <P>por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando 
    <BR>violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para 
    alguns, <BR>mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o 
    caso recente <BR>da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos 
    brasileiros que tenham <BR>pele mais escura contra os outros brasileiros com 
    pela mais clara (e ela <BR>igualmente se justifica sempre através da 
    "exclusão" e do "preconceito"), 
    <P>portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que 
    o <BR>"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência 
    da <BR>música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o 
    "Johann <BR>Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", 
    "Gabriel", <BR>"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", 
    "Igor", "Béla", <BR>"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!), 
    "György" (e imaginem o <BR>Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da 
    gente como o "Gilberto", <BR>"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", 
    "Rodolfos" (vc e o outro que trabalha <BR>aqui em RP), "Luís Carlos", 
    "Tato", "Roberto", "Silvio", "João Augusto", <BR>"Eli" etc. etc. etc. 
    <P>enfim, somos todos "Johann"... 
    <P>boa páscoa a todos! 
    <P>Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) 
    <P>_______________________________________ 
    <P>Falou, Carlos! 
    <P>Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina: 
    <BR>"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua 
    <BR>própria sujeira que precisa ser varrida." <BR>(O mal-estar da 
    pós-modernidade, pg 20) 
    <P>abs, 
    <P>Rodolfo 
    <P>carlos palombini wrote: <BR>> <BR>> A discussão da função das 
    escolas e departamentos de ensino superior <BR>> de música é realmente 
    importante. Mas ela não vai avançar, pelo menos <BR>> não aqui, enquanto 
    os usuários desta lista se utilizarem da mesma como <BR>> veículo seus 
    preconceitos religiosos, estéticos ou de classe. <BR>> <BR>> -- 
    <BR>> cvp <BR>> <BR>> 
    <P>----- Original Message ----- <BR>From: "Rodolfo Caesar" 
    <caesar@acd.ufrj.br> <BR>To: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br> 
    <BR>Cc: "'anppom-l'" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "ja.mannis" 
    <BR><ja.mannis@uol.com.br> <BR>Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM 
    <BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica 
    e <BR>Violoncelo 
    <P>Meus caros, 
    <P>Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem 
    <BR>nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado 
    <BR>daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao 
    <BR>foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me. <BR>E meu caro Rubens: 
    nao entenda minha msg como pleito pela introduçao <BR>dessa ou daquela 
    materia. Foi só a constatação de uma tremenda <BR>desatualidade - a 
    associação de uma disciplina nascida para um mercado <BR>que morreu - com a 
    música que se pauta por um conhecimento sonológico. <BR>Agora: eu jamais 
    poderia conviver com a noção de que a única forma de <BR>alguma coisa 
    existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas <BR>estão ficando do 
    tamanho de uma faculdade. 
    <P>Um abraço, 
    <P>Rodolfo 
    <P>Rubens Ricciardi wrote: <BR>> caríssimo Prof. Mannis, <BR>> meus 
    caros colegas da ANPPOM, <BR>> <BR>> muito boa a discussão, ainda mais 
    depois de ontem que deu no Jornal da <BR>> Globo - vcs viram? - "os 
    pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento <BR>> da Indústria 
    Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é <BR>> que é 
    mercado de trabalho! <BR>> <BR>> em todos os casos, a música por sorte 
    viabiliza toda uma série de <BR>> atividades profissionais que giram em 
    torno dela em seus mais diversos <BR>> desdobramentos (bilheteiros dos 
    teatros, faxineiras que limpam o palco, <BR>> eletricistas que consertam 
    a tomada quando queima o fusível etc., e todos <BR>> merecem nosso 
    carinho e atenção!) <BR>> <BR>> mas só seria bom também não se 
    esquecer que a música, enquanto cerne do <BR>> conceito, abrange três 
    atividades maiores e primevas (e estas atividades <BR>> ainda são sempre 
    já indissociáveis entre si): <BR>> <BR>> o compositor <BR>> o 
    intérprete <BR>> o pesquisador <BR>> <BR>> será que já estamos 
    dando conta bem dada na formação destes três ofícios <BR>> (com pelo 
    menos 2500 anos de história) nas universidades brasileiras??? <BR>> 
    <BR>> será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra 
    área de <BR>> apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três 
    áreas <BR>> fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de 
    promover uma <BR>> boa formação musical??? <BR>> <BR>> pelo que eu 
    saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister") nos <BR>> EUA, 
    Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades neste <BR>> 
    ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom músico! - 
    <BR>> aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente de 
    quase mais <BR>> ninguém no Brasil... <BR>> <BR>> não é por menos 
    que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da <BR>> Suécia e não 
    com uma firma brasileira!... então, será que não falta aqui <BR>> no 
    Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas <BR>> 
    atividades com interfaces tecnológicas? <BR>> <BR>> a quem interessa a 
    proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e sem <BR>> compromisso 
    com os conceitos fundamentais da música? não estaríamos assim <BR>> 
    tão-somente difundindo a estupidez? <BR>> <BR>> e repito pra concluir: 
    não é então o caso de se estudar música pra começo <BR>> de conversa??? 
    (como dizia já o velho Mário de Andrade)... <BR>> <BR>> abraços do 
    Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) <BR>> <BR>> ----- Original 
    Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis@uol.com.br> <BR>> To: 
    "'Rodolfo Caesar'" <caesar@acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" <BR>> 
    <anppom-l@iar.unicamp.br> <BR>> Sent: Saturday, April 07, 2007 
    10:37 AM <BR>> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos 
    Eletroacústica e <BR>> Violoncelo <BR>> <BR>> <BR>>> Colegas 
    da Anppom, <BR>>> <BR>>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, 
    bem como mensagens anteriores de <BR>>> Silvio Ferraz sobre 
    <BR>>> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área 
    de <BR>>> música. <BR>>> <BR>>> Segundo o Banco de Dados 
    MUSICON existem atualmente pelo menos 408 órgãos <BR>>> institucionais 
    dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente <BR>>> devem 
    <BR>>> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS 
    SINFONICAS. <BR>>> <BR>>> Que atividades profissionais estão 
    exercendo essas pessoas, se o numero <BR>>> de <BR>>> concursos 
    e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, assim <BR>>> 
    como os concursos para docentes e oportunidades para professores de 
    <BR>>> música ? <BR>>> <BR>>> Há segmentos requerendo 
    profissionalmente conhecimento artistico, <BR>>> capacitação de escuta 
    e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos por <BR>>> 
    profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo 
    <BR>>> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos. <BR>>> Os 
    cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão 
    <BR>>> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das 
    estruturas <BR>>> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um 
    credenciamento garantindo um <BR>>> padrão mínimo de funcionamento. Se 
    as entidades de ensino superior <BR>>> reconhedicas, credenciadas e 
    com credibilidade não se organizarem em <BR>>> torno <BR>>> 
    dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma liderança 
    <BR>>> que, <BR>>> potencialmente, ainda é possivel resgatar e 
    manter, mas não por muito <BR>>> tempo. <BR>>> <BR>>> Não 
    acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas 
    <BR>>> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma 
    atitude <BR>>> ativa <BR>>> neste processo. Porém, tentativas 
    isoladas, apesar de bem-intencionadas, <BR>>> devem ser consideradas 
    com prudencia pois neste momento estamos <BR>>> trabalhando 
    <BR>>> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos 
    <BR>>> estabelecendo <BR>>> os baldrames de futuras paredes e 
    estruturas de sustentação. <BR>>> <BR>>> Acredito que a 
    preocupação em definir novos perfis e novas formações seja <BR>>> 
    construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e 
    <BR>>> organizada <BR>>> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO 
    sobre esses novos setores que, no <BR>>> Exterior, são praticados 
    academicamente há muito tempo. <BR>>> <BR>>> Essa reflexão é 
    fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento <BR>>> de 
    <BR>>> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo 
    necessidade <BR>>> de <BR>>> discernimentos essenciais: o que é 
    da arte, o que é do metier, o que é <BR>>> técnico, o que é artistico. 
    Todos os perfis necessitam de capacitação <BR>>> artistica e técnica. 
    Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica <BR>>> varia 
    <BR>>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de 
    capacitação <BR>>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a 
    meu entender, o que <BR>>> foi <BR>>> justamente levantado por 
    Rodolfo Caesar. <BR>>> <BR>>> Se no Brasil ainda é motivo de 
    debate a pertinencia ou não dessas <BR>>> evidencias <BR>>> 
    reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é 
    <BR>>> tempo <BR>>> de atualizarmos nossos conhecimentos e 
    passarmos a olhar com mais atenção <BR>>> o <BR>>> que se passa 
    fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, pois <BR>>> aqui 
    <BR>>> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse 
    sentido. <BR>>> <BR>>> A ignorancia pode ser reflexo de 
    ingenuidade, mas fechar os olhos às <BR>>> evidências seria ignorancia 
    de má fé. <BR>>> <BR>>> Estou certo de que poderemos dar novo 
    impulso à formação musical, <BR>>> estarmos <BR>>> mais 
    presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos <BR>>> 
    perfis <BR>>> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho 
    certeza de que <BR>>> poderemos <BR>>> demonstrar que a 
    capacidade de inovação, de articulação e a excelencia do <BR>>> ensino 
    de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa <BR>>> 
    pronta reação. <BR>>> <BR>>> Melhores saudações <BR>>> 
    <BR>>> José Augusto Mannis <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
    <BR>>> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp <BR>>> 
    <BR>>> Perfis profissionais identificados <BR>>> <BR>>> 
    PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO <BR>>> . Produtor 
    fonográfico <BR>>> . Músico-Engenheiro de Som <BR>>> . Técnico / 
    Assistente de som <BR>>> . Sonoplasta <BR>>> . Sonorizador / 
    Operador de som <BR>>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical 
    <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS 
    <BR>>> . Restaurador de registros sonoros <BR>>> . Conservador 
    de acervo <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E 
    AUDIOVISUAL <BR>>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela 
    tomada de som <BR>>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / 
    Pos-Produção <BR>>> . Criador de ruidagem <BR>>> . Sound 
    designer <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL 
    <BR>>> . Designer sonoro <BR>>> <BR>>> PROFISSÕES: Domínio 
    da ACÚSTICA <BR>>> . Técnico de sonorização de espaços públicos 
    <BR>>> . Profissional em acústica arquitetural <BR>>> . 
    Profissional em Acústica Musical <BR>>> <BR>>> A acústica 
    musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo: <BR>>> 
    <BR>>> o acústica de instrumentos musicais; <BR>>> o construção 
    de instrumentos musicais; <BR>>> o manutenção de instrumentos 
    musicais; <BR>>> o voz cantada; <BR>>> o percepção dos sons 
    instrumentais/vocais e a percepção de músicas; <BR>>> o gesto e 
    execução instrumental <BR>>> o acústica de salas e percepção/controle 
    espacial dos sons; <BR>>> o dispositivos eletroacústicos para captar, 
    transformar e <BR>>> reconstituir/gerar sons; <BR>>> o 
    algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais. 
    <BR>>> <BR>>> Diversos: outras atividades profissionais e 
    setores <BR>>> <BR>>> . COMÉRCIO <BR>>> . ENSINO 
    <BR>>> . RÁDIO <BR>>> . CONSULTORIA <BR>>> . MUSEOLOGIA 
    <BR>>> . INTERNET <BR>>> . COPISTA <BR>>> <BR>>> 
    REFERENCIAS <BR>>> <BR>>> The Royal Conservatoire <BR>>> 
    <A href="http://www.koncon.nl/">http://www.koncon.nl/</A> <BR>>> 
    <BR>>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE <BR>>> <A 
    href="http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html">http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html</A> 
    <BR>>> <BR>>> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 
    1+2 <BR>>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2 
    <BR>>> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2 
    <BR>>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2 
    <BR>>> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct <BR>>> 
    aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 
    1+2 <BR>>> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2 
    <BR>>> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2 <BR>>> 
    the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  
    1+2 <BR>>> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2 <BR>>> 
    computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  
    1+2 <BR>>> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2) 
    <BR>>> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2 
    <BR>>> <BR>>> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project 
    week <BR>>> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks 
    <BR>>> <BR>>> discussion concerts <BR>>> <BR>>> 
    <BR>>> Gesellschaft für Sonologie <BR>>> <A 
    href="http://www.nbsonologie.net/">http://www.nbsonologie.net/</A> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk 
    Conservatorium <BR>>> <A 
    href="http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/">http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/</A> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> Escola Superior de Musica de 
    Catalunia <BR>>> <A 
    href="http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3">http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3</A> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> Centro di Sonologia computazionale 
    <BR>>> <A 
    href="http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm">http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm</A> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> Departamento de Musica y Sonologia - 
    Univ. de Chile <BR>>> <A 
    href="http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html">http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html</A> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> "Studio di Sonologia Computazionale 
    Edgard Varese". <BR>>> <A 
    href="http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html">http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html</A> 
    <BR>>> <BR>>> Studiekiezer Universiteit Gent <BR>>> <A 
    href="http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/">http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/</A> 
    <BR>>> 02000008/INDEX.HTM <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
    <BR>>> -----Mensagem original----- <BR>>> De: 
    anppom-l-bounces@iar.unicamp.br <BR>>> [<A 
    href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
    <BR>>> Em nome de Rodolfo Caesar <BR>>> Enviada em: sábado, 7 de 
    abril de 2007 08:43 <BR>>> Para: 'anppom-l' <BR>>> Assunto: Re: 
    [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e <BR>>> 
    Violoncelo <BR>>> <BR>>> Prezada Lista, <BR>>> 
    <BR>>> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos 
    pesquisadores <BR>>> começam a reconhecer um foco de trabalho na 
    sonologia, que tem muita <BR>>> relação <BR>>> com a música 
    eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma <BR>>> 
    'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao 
    <BR>>> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas 
    áreas) que <BR>>> faziam <BR>>> os 'sons' das peças,atividade 
    essa atualmente designada por 'foley' na <BR>>> indústria 
    cinematográfica. <BR>>> Uma qualificação que nao serve nem para a 
    pesquisa, e muito menos para o <BR>>> 'mercado', o alvo inicial. 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> abs, 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> Rodolfo Caesar <BR>>> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> <BR>>> Fernando José Silveira 
    wrote: <BR>>>> Caríssimos, <BR>>>> Foi publicado ontem no 
    Diário Oficial da União o Edital do Processo <BR>>>> Seletivo para 
    professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da <BR>>>> UNIRIO. 
    <BR>>>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição 
    Eletroacústica e <BR>>>> Sonoplastia - Nível de exigência: 
    Graduação em Música (Habilitação <BR>>>> Composição) 
    <BR>>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em 
    Música <BR>>>> (Habilitação Violoncelo). <BR>>>> 
    <BR>>>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - 
    notícias: <BR>>>> www.unirio.br <<A 
    href="http://www.unirio.br">http://www.unirio.br</A>> <BR>>>> As 
    inscrições são até 17 de abril. <BR>>>> DIVULGUEM!!! 
    <BR>>>> <BR>>>> Atenciosamente, <BR>>>> 
    <BR>>>> Fernando José Silveira <BR>>>> IVL/UNIRIO 
    <BR>>>> 
    ---------------------------------------------------------------------- 
    <BR>>>> -- <BR>>>> <BR>>>> 
    ________________________________________________ <BR>>>> Lista de 
    discussões ANPPOM <BR>>>> <A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
    <BR>>>> ________________________________________________ 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> 
    ________________________________________________ <BR>>> Lista de 
    discussões ANPPOM <BR>>> <A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
    <BR>>> ________________________________________________ <BR>>> 
    <BR>>> <BR>>> ________________________________________________ 
    <BR>>> Lista de discussões ANPPOM <BR>>> <A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
    <BR>>> ________________________________________________ <BR>>> 
    <BR>>> <BR>>> <BR>>> -- <BR>>> Internal Virus 
    Database is out-of-date. <BR>>> Checked by AVG Free Edition. 
    <BR>>> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release 
    Date: <BR>>> 18/3/2007 <BR>>> <BR>>> <BR>> <BR>> 
    <P>-- <BR>Internal Virus Database is out-of-date. <BR>Checked by AVG Free 
    Edition. <BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release 
    Date: 18/3/2007 
    <P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões 
    ANPPOM <BR><A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
    <BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE>
  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition.<BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
  18/3/2007<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>