<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
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<STYLE></STYLE>
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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>eis que a discussão se tornou agora ainda mais 
frutífera, pois o assunto passou a ser o papel da universidade na 
formação musical de crianças e adolescentes,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>aliás, a música é aquela entre as 
atividades humanas em que o futuro profissional deve se tornar neófito e obter 
sua iniciação na mais tenra idade, disso não há a menor dúvida,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>no caso da USP, - "o por que não?" do Prof. Jorge 
Antunes - há um problema intransponível de regimento da universidade (nós 
enquanto USP não podemos criar aqui cursos técnicos ou mesmo de iniciação 
musical oficialmente), pois o papel de ensino na universidade é a formação 
em cursos superiores (e não voltado a crianças e adolescentes),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>assim sendo, venho propondo a parceria com a 
prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 1993 (já junto a várias 
administrações do PT e do PSDB que se alternam no poder por aqui), e até hoje 
não foi possível realizar o projeto, mas tenho certeza que mais cedo ou mais 
tarde - em parceria agora com a USP - haveremos de criar uma Escola de Música 
para crianças e adolescentes junto à Secretaria Municipal de Educação (pois, ao 
contrário das secretárias de cultura, este setor municipal tem mais verbas 
garantidas pela constituição e abriga perfeitamente um empreendimento assim em 
seus estatutos, o que garante a continuidade do projeto, uma vez 
iniciado),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>portanto, prosseguindo com 
a informação da Adriana em relação à Escola Municipal de Música de SP, a 
parceria universidade/prefeitura municipal (e isso em todo o Brasil) pode ser um 
caminho importante pra se viabilizar as atividades de extensão, pois assim 
teremos uma escola pública, gratuita e de qualidade: a universidade entra com a 
filosofia de trabalho e apóia os processos de contratação de 
professores e estagiários, e a prefeitura entra com o suporte financeiro e 
estrutura - esta seria talvez uma receita simples e eficiente para a 
proliferação de boas escolas de música pelo Brasil...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>ou seja, um melhor caminho talvez não 
seja via governo federal nem via estados, mas sim a parceria das 
universidades públicas com as prefeituras municipais (pois "quem engorda o 
boi é o olho do dono": uma atividade municipal é controlada mais diretamente 
pela população que a longínqua e sempre corrupta e incompetente Brasília, ou 
mesmo as capitais estaduais que são ainda mais centralizadoras e que de um modo 
geral tratam muito mal o interior),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>assim, dependendo do perfil de cada faculdade, os 
tais cursos de nível técnico - muito bem situados por sinal pelo Prof. Jorge 
Antunes - e em suas múltiplas possibilidades em torno da música, poderiam sim 
por bem proliferar por este Brasil a fora...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>atenciosamente,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Prof. Rubens Ricciardi - USP</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=ja.mannis@uol.com.br href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=antunes@unb.br 
  href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, April 11, 2007 10:15 
  AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RES: RES: [ANPPOM-L] Area 
  academica e area tecnica</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Caro Jorge,</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV><SPAN class=211535512-11042007>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Creio que sua colocação seja referente ao fato de que 
  ENSINO TECNICO seja ministrado numa instituição de ENSINO 
  SUPERIOR.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Vc tem direito à sua posição quanto a esse aspecto e 
  respeito sua opinião. Porém, pessoalmente, tenho outra maneira de ver a 
  situação, de analisar o contexto e, assim, outra opinião.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial color=#0000ff size=2></FONT> </DIV>
  <DIV><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
  class=211535512-11042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Pessoalmente 
  confesso que preferiria ver muitas instituições que assegurassem uma formação 
  básica eficiente em música antes da universidade. Mas não acredito que isso 
  venha a acontecer em breve. So sei que enquanto eu tiver energia e puder fazer 
  alguma coisa, vou tentar fazer o que posso para melhorar o estado das coisas 
  que me descontentam. Sei que posso de uma maneira ou de outra empreender ações 
  dentro dos meios e das possibilidades que disponho.</FONT></SPAN></FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial color=#0000ff size=2></FONT> </DIV>
  <DIV><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>O 
  ENSINO TÉCNICO está nas instituições de ensino superior no Brasil. Isso é um 
  fato constatado.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial color=#0000ff 
  size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
  class=211535512-11042007>Minhas colocações quanto à FORMAÇÂO MUSICAL partem 
  desse fato evidente.</SPAN></FONT></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
  class=211535512-11042007></SPAN></FONT> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><SPAN 
  class=211535512-11042007>Porém, se o assunto é sobre o fato de ter ou não 
  ensino técnico numa universidade, acho estamos abrindo um outro debate, 
  distinto do anterior e paralelo.</SPAN></FONT></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><FONT face=Arial color=#0000ff 
  size=2></FONT> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><FONT size=+0><FONT face=Arial><FONT 
  color=#0000ff><FONT size=2><SPAN class=211535512-11042007>A </SPAN>formação 
  básica em música antes da universidade<SPAN class=211535512-11042007>, ou 
  seja, em nivel de segundo grau,</SPAN> <SPAN class=211535512-11042007>não 
  atende à demanda </SPAN><SPAN class=211535512-11042007>em quantidade e 
  muitas vezes, mas nem sempre, em 
  qualidade.</SPAN></FONT></FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Lembro que nos dois primeiros anos de graduação os alunos 
  tem matérias básicas.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Portanto, o ENSINO TÉCNICO já é feito atualmente na 
  Universidade, não como tal, mas o conteudo é identico.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Não podemos deixar de reconhecer 
isso.</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Não seria mais correto DESVINCULAR essa formação básica 
  do ENSINO SUPERIOR?</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Portanto, se é sobretudo na Universidade que esse ensino 
  básico é ministrado (por falta de instituições que atendam à demanda em nivel 
  técnico e de segundo grau), me parece pertinente que 
  seja na Universidade (no lugar onde esse ensino é praticado) que ele 
  possa passar por um processo de adequação e 
  transformação. </FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>Cordial abraço,</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2>José Augusto Mannis</FONT></SPAN></DIV>
  <DIV dir=ltr align=left><SPAN class=211535512-11042007><FONT face=Arial 
  color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV><BR>
  <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
  <HR tabIndex=-1>
  <FONT face=Tahoma size=2><B>De:</B> Jorge Antunes [mailto:antunes@unb.br] 
  <BR><B>Enviada em:</B> terça-feira, 10 de abril de 2007 18:57<BR><B>Para:</B> 
  ja.mannis@uol.com.br; anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B>Assunto:</B> Re: RES: 
  [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica<BR></FONT><BR></DIV>
  <DIV></DIV>Caro Zé Augusto: 
  <P><FONT color=#4618c6><FONT size=-1>Porque não ter UM COLEGIO TECNICO EM 
  MUSICA em uma universidade, ...?</FONT></FONT><FONT color=#4618c6><FONT 
  size=-1></FONT></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Essa sua pergunta me desmonta, me aturde, destrói 
  totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas convicções porque, com ela, você 
  me leva a um triste banho de realidade brasileira.</FONT> <BR><FONT 
  color=#000000>Quando nos USA ou na Inglaterra alguém faz pergunta "Why not?", 
  tem-se logo respostas para argumentar por uma negativa.</FONT> <BR><FONT 
  color=#000000>O mesmo acontece na França quando perguntam "Pourquoi pas?". 
  Imediatamente aparecem argumentos que demovem o perguntador de suas 
  propostas.</FONT> <BR><FONT color=#000000>No Brasil, quando alguém pergunta 
  "Por que não?" ficamos totalmente sem argumentos.</FONT><FONT 
  color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Grupos de adolescentes em algumas cidades do DF não têm 
  lazer nos finais de semana: vivem em locais sem salas de cinema, sem teatros, 
  sem campos de futebol, sem nada, sem playgrounds, sem shows, sem concertos, 
  sem shoppings, sem dinheiro para virem ao Plano Piloto, sem zoológico. A única 
  diversão então passa a ser o assalto, as pichações e as formações de gangs. 
  Vivem em barracos sobre a lama e sob um teto de um pai desempregado e bêbado 
  ou de uma mãe solteira desempregada ou prostituta.</FONT> <BR><FONT 
  color=#000000>Próximo é criado um campus avançado da UnB. Que tal oferecer as 
  dependências da Universidade, nos finais de semana, para eles se divertirem? 
  Claro! Por que não? Que tal oferecer-lhes o campus, a piscina, nas madrugadas 
  dos dias úteis? Claro! Por que não?</FONT><FONT color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Uns mórmons que passam vêem o alto índice de 
  criminalidade dos jovens e começam a fazer trabalho de proselitismo, com 
  encontros espiritualistas. Falta espaço coberto e confortável. Que tal 
  oferecer-lhes uma sala da Universidade? Por que não?</FONT><FONT 
  color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Grandes turmas de colégios se formam, e os pobres 
  formandos, depois de tanto sacrifício não têm onde fazer seus bailes de 
  formatura e suas cerimônias de diplomação. Coitados. Que tal oferecer-lhes o 
  Theatro Municipal? Por que não?</FONT><FONT color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>No carnaval, festa belíssima, a burguesia afrescalhada 
  e os estilistas idem constróem, costuram, com paetês, lantejoulas e pedras 
  preciosas, algumas belas fantasias para desfiles e concursos, mas não têm 
  espaços para o certame. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que 
  não?</FONT><FONT color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Na Universidade de Brasília vivi recentemente 
  experiência interessante. Um professor, nosso colega, começou a oferecer 
  cursos de iniciação musical para crianças aos sábados. Todas as dependências 
  do Departamento de Música ficam abarrotadas de crianças e de seus respectivos 
  papais e mamães. De início eu senti um choque de preconceito acadêmico. Como 
  era possível aquilo, em uma Universidade? Eu via o formigueiro de criancinhas 
  de longe e não conhecia o trabalho de perto: dezenas de crianças.</FONT> 
  <BR><FONT color=#000000>Até que um dia cheguei perto, entrei em uma sala. Meus 
  olhos se encheram de lágrimas, fortemente emocionado. Vi cinco menininhos de 
  uns 3 anos de idade esfregando pequenos arcos nas cordas de violininhos. O 
  trabalho é lindo, emocionante. O professor se senta no chão, rodeado de 
  criancinhas que batem ritmos, criam, improvisam, tocam tambores, objetos, 
  sons, ruídos. Hoje o professor conta com 19 monitores e a meninada chega a 
  centenas. Não dá para chegar perto, sem o risco de pisar num neném. Sim! Agora 
  ele trabalha também com bebês. Dezenas e mais dezenas.</FONT> <BR><FONT 
  color=#000000>Chorei, sim, porque fiz-me a seguinte pergunta: por que não? 
  Ora, se o professor não fizer isso, na Universidade, onde fará?</FONT> 
  <BR><FONT color=#000000>Se o professor não continuar nesse sacerdócio 
  admirável, quem dará educação musical a essas centenas de 
  crianças?</FONT><FONT color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Com esse raciocínio, essa humanidade, esse patriotismo, 
  essa brasilidade, essa emoção, essa magnanimidade, essa compaixão, essa 
  tolerância, conhecendo a triste realidade brasileira, claro, tudo deve ser 
  feito para remendar lacunas e sanar atrocidades cometidas pelo poder 
  constituído que não oferece condições de vida digna, não oferece emprego, nem 
  educação de qualidade, nem saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</FONT><FONT 
  color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Assim, evidentemente, por que não? A Universidade, com 
  suas salas confortáveis, seus aparelhos de ginástica, seus gramados, suas 
  máquinas xerox, seus computadores, seus sistemas de som, seus centros 
  esportivos, seus anfiteatros, seus pianos, pode, sim, abrigar cursos para DJs, 
  técnicos, copistas, assistentes de som, garçons, lutiers, jardineiros, 
  pedreiros, produtores, marceneiros, mestres de obras, técnicos em sonorização, 
  costureiras, afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas oferecidas nos 
  Sesi e nos Sesc.</FONT> <BR><FONT color=#000000>Apesar de laica, a 
  Universidade, nessa conjuntura de guerra civil, pode até mesmo oferecer seus 
  espaços para que jovens abracem religiões e credos, e gritem, e se exorcizem, 
  e orem em catarse, e rebolem em bailes funk, usando essas atividades como meio 
  e terapia para abandonarem o consumo de drogas.</FONT> <BR><FONT 
  color=#000000>Então, nesse Brasil em situação de guerra, de pobreza, de 
  desemprego, de miséria, de injustiças, de escravidão, de falta de perspectivas 
  futuras para as novas gerações e para todo esse povo sofrido e fodido, claro, 
  deveríamos abrir os campi totalmente.</FONT> <BR><FONT color=#000000>Por que 
  não?</FONT><FONT color=#000000></FONT> 
  <P><FONT color=#000000>Abraço,</FONT> <BR><FONT color=#000000>Jorge 
  Antunes</FONT> <BR><FONT color=#000000></FONT>  <BR><FONT 
  color=#000000></FONT>  <BR>  <BR>  <BR>  
  <P>"ja.mannis" wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">  
    <DIV dir=ltr>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Caro JORGE e Cara ADRIANA,</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><BR><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Colegas da Anppom,</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Caro JORGE, sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes 
    atividades de ciência e tecnologia aplicadas à musica, bem como música em 
    contexto multimeios é de fato muito boa.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Também procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos 
    aspectos.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>O que defendo não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as 
    inúmeras escolas e centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, 
    soluções padrão e muitas atividades fim são de escopo fechado.  Falta 
    FORMAR ALUNOS que saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas 
    para isso. Os treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. 
    FALTAM estruturas para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem 
    diversas opções.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>As praticas TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo 
    formei minha maneira de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora 
    através de atividades técnicas. Agora é que estou formulando em formato 
    ACADEMICO, com um Doutorado, o que desenvolvi. Se tivesse feito outro 
    caminho nao teria descoberto muitas coisas importantes que descobri, 
    justamente porque fiz outro trajeto. E acredito que as atividades técnicas 
    tem muitos subsidios à dar à outras atividades, cientificas / 
    artísticas.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Contudo, está claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos 
    de ensino e pesquisa (desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL 
    CIENTÍFICO (no cientifico incluo o ARTISTA NA 
    UNIVERSIDADE). </SPAN><SPAN class=102335915-10042007>Mas seria também 
    um equivoco ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo 
    tipo de KNOW HOW dos chamados `TÉCNICOS`.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Já formei alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação de 
    teclados. E foi de fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos 
    tipos de afinação e o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se 
    adequam a tal ou tal estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo 
    suscitar uma tese de doutorado, dependendo da 
    abordagem.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>OK. Não é porque uma tese é feita que já se pode implementar uma 
    DISCIPLINA sobre a tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo 
    que simplesmente o que em um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode 
    estar envolvido em estágios avançados do dominio 
    CIENTIFICO. </FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Ao mesmo tempo NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) 
    AFINADOR DE PIANO, STAGE MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades 
    ainda não têm estofo suficiente para isso. Mas isso não significa que a 
    ACADEMIA deva necessariamente ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas 
    muito importantes na atividade de COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras 
    SALABERT na França. Aprendi muita coisa e tenho muitas facilidades em gerar 
    material musical devido a isso. E treino meus alunos em COPIAS e preparação 
    de material de orquestra. É uma produção bastante 
    complexa.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Portanto o CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não 
    deve ser confundido com a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM 
    SÍ.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>As atividades de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos 
    cientistas, tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia 
    civil.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Existem técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que 
    passaram ao dominio cientifico depois.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Talhar pedras pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte 
    quando esse TALHAR começa a se tornar 
    expressivo.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Contudo, não me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE 
    OBRAS (por exemplo)</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Mas é muito importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber 
    o que faz e como faz um MESTRE DE OBRAS.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Se os Mestres de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a 
    construção civil em nosso país seria diferente. A começar pelo desperdício 
    inutil de material e pelos atropelos de planejamento em um canteiro de 
    obras. De fato falta uma formação dessas!</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Porque a Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM 
    NIVEL TECNICO?</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Na Unicamp temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de 
    SEGUNDO GRAU.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Porque não ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com 
    o por exemplo faz a Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os 
    alunos podem entrar com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações 
    necessarias e exames etc. chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como 
    todos os outros e entram no curso pela metade, mas em nivel 
    superior.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Acredito que a UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA 
    EM NIVEL TÉCNICO.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Mais uma vez: Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, 
    CIENTIFICO é CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e 
    sim integrá-los, de modo que UM SAIBA DO 
    OUTRO.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Assim, um AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A 
    Proposta da ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. 
    Algumas atividades técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, 
    como por exemplo, ENGENHEIRO DE SOM. </FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>E considero que a integração de um DJ seria muito importante. O 
    FAZER do DJ é muito importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. 
    É o fazer sobre a MIDIA. É a poética que brota do suporte. Não cabe uma 
    GRADUACAO em DJ. Por enquanto isso é óbvio. Mas gostaria muito de pensar em 
    uma discplina onde os alunos possam saber quais são as bases da expressão de 
    um DJ. E a partir daí poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação, 
    gestos de linguagem. De fato, os produtos de um DJs de modo geral são 
    pertinentes a estilos e estietcias particulares. Mas se mudarmos o material 
    e os objetivos, temos um novo instrumento (no sentido tradicional do termo e 
    não no sentido schaefferiano).</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Considerando os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta 
    evidente de estruturas para assegurar formação solida em musica em nivel de 
    segundo grau.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Os alunos acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual 
    os 2 primeiros são o CONSERVATORIO 
    'espremido'.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>A Universidade poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU 
    especializada, associada `as escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, 
    a GRADUACÃO se reduziria de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com 
    Pos-Graduacao completa (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito 
    agora.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Assim, ao escolher um curso técnico em música, um estudante de 
    segundo grau poderia OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na 
    qual ele possa adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. 
    Poderia também EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para 
    INTERPRETE INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para 
    Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas aqui, 
    somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações certas, 
    pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o que 
    vejo.</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Cordial abraço</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007><FONT face=Arial><FONT color=#0000ff><FONT 
    size=-1>Mannis</FONT></FONT></FONT></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
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    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
    class=102335915-10042007></SPAN></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
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    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr><SPAN 
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    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr> </DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr>
    <HR tabIndex=-1>
    <FONT face=Tahoma><FONT size=-1><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br 
    [<A 
    href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
    <B>Em nome de <SPAN class=102335915-10042007></SPAN></B>Lopes 
    Moreira</FONT></FONT> <BR><FONT face=Tahoma><FONT size=-1><B>Enviada em:</B> 
    terça-feira, 10 de abril de 2007 08:52</FONT></FONT> <BR><FONT 
    face=Tahoma><FONT size=-1><B>Para:</B> ANPPOM</FONT></FONT> <BR><FONT 
    face=Tahoma><FONT size=-1><B>Assunto:</B> Re: [ANPPOM-L] Area academica e 
    area tecnica</FONT></FONT> <BR> </DIV><FONT face=Arial><FONT 
    size=-1>Caros colegas,</FONT></FONT> <FONT face=Arial><FONT size=-1>Não 
    seria papel da extensão universitária o oferecimento de cursos 
    </FONT></FONT><FONT face="Times New Roman"><FONT size=+0>para a formação de 
    Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, 
    Produtores, Redator de Release, Assistente de som, 
    etc?</FONT></FONT> <FONT face=Arial><FONT size=-1>Abraços a 
    todos,</FONT></FONT><FONT face=Arial><FONT size=-1>Adriana Lopes Moreira 
    (USP)</FONT></FONT></DIV>
    <DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr>
    <HR tabIndex=-1>
    <FONT face=Tahoma><FONT size=-1><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br 
    [<A 
    href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
    <B>Em nome de </B>Jorge Antunes</FONT></FONT> <BR><FONT face=Tahoma><FONT 
    size=-1><B>Enviada em:</B> segunda-feira, 9 de abril de 2007 
    11:55</FONT></FONT> <BR><FONT face=Tahoma><FONT size=-1><B>Para:</B> 
    anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></FONT> <BR><FONT face=Tahoma><FONT 
    size=-1><B>Assunto:</B> [ANPPOM-L] Area academica e area 
    tecnica</FONT></FONT> <BR> </DIV>Caro Mannis: 
    <P>Acho que estamos quase de acordo. <BR>Mas existe um aspecto que, por ser 
    comum em minha seara, pensei que fosse óbvio e também comum nas outras 
    Universidades brasileiras. <BR>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de 
    Composição faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, 
    fuga, análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de 
    Gravação, Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, 
    softwares), Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de 
    Salas), Música Eletroacústica (softwares de gravação, processamento, 
    montagem, edição, mixagem). <BR>A penúltima vez que ministrei Estágio 
    Supervisionado em Composição Musical (disciplina do último semestre, em que 
    se prepara o concerto de formatura), fizemos realização conjunta com o 
    Departamento de Comunicação: os formandos em Composição Musical compuseram 
    as trilhas sonoro-musicais para os filmes dos formandos em Cinema. <BR>O que 
    temo é, na Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos a 
    abrir cursos de um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs, 
    Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de 
    Release, Assistente de som, etc. <BR>Profissionais nessas áreas, com 
    excelência, devem ser formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área 
    musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio: na Escola de Música 
    de Brasília. <BR>Em todas as Unidades da Federação deveria haver Ensino 
    Médio e Técnico nessas áreas técnicas. <BR>Abraço, <BR>Jorge 
  Antunes</P></BLOCKQUOTE>
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

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  Edition.<BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
  18/3/2007<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>