<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3059" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>cara Profa. Carole,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>com todo respeito,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>qual "foco da discussão"? mesmo aquele que já se
mostrou possivelmente redutivo? não seria uma arbitrariedade?</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do </FONT><FONT face=Arial size=2>Rubens
Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV
style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B>
<A title=gubernik@terra.com.br
href="mailto:gubernik@terra.com.br">gubernik</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=whvalent@terra.com.br
href="mailto:whvalent@terra.com.br">whvalent</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=rrrr@usp.br
href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr</A> ; <A title=ja.mannis@uol.com.br
href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</A> ; <A title=antunes@unb.br
href="mailto:antunes@unb.br">antunes</A> ; <A title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l</A> ; <A
title=rcoelho@bighost.com.br href="mailto:rcoelho@bighost.com.br">rcoelho</A>
</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, April 11, 2007 1:27
PM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re:RES: RES: [ANPPOM-L] Area
academica e area tecnica</DIV>
<DIV><BR></DIV>
<DIV>Apoio a proposta da Heloisa de se montar uma mesa para debater o tema,
levando em conta que o ponto de partida da discussão foi a mensagem do Rodolfo
Caesar sobre sonoplastia e composição eletroacústica. </DIV>
<DIV>Este tema inicial está ligado à area de sonologia e às implicações
educacionais de atualização dos cursos de música de nível
superior. Mesmo se temas como cursos lato-senso, formação de
técnicos e atendimento de ensino médio se desdobraram na discussão, é
importante manter o foco da discussão. </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Um abraço, </DIV>
<DIV>Carole</DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'"
size=2><B>De:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><A
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'"
size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rubens Ricciardi"
<A href='mailto:rrrr@usp.br,"ja.mannis'>rrrr@usp.br,"ja.mannis</A>" <A
href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis@uol.com.br</A>, <A
href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A>, <A
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'"
size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rodolfo Coelho de
Souza" rcoelho@bighost.com.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'"
size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Wed, 11 Apr 2007
12:20:00 -0300</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'"
size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>RES: RES:
[ANPPOM-L] Area academica e area
tecnica</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV class=Section1>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue
size=3><SPAN>Caríssimos,</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Estou
acompanhando as manifestações nesta lista. Esse assunto enquadra-se
perfeitamente no tema do próximo congresso da Anppom. </SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Penso que seria
um bom momento para que se encaminhasse um pedido à Coordenação do evento para
a realização de uma mesa de discussão acerca do tema. E , se não estiver
‘pensando alto’, com poder de deliberação, através da
Anppom.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Fica, aí, minha
sugestão, </SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Abraço,
Heloísa</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>-----Mensagem
original-----<BR><B><SPAN>De:</SPAN></B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Rubens
Ricciardi<BR><B><SPAN>Enviada em:</SPAN></B> segunda-feira, 9 de abril de 2007
13:07<BR><B><SPAN>Para:</SPAN></B> ja.mannis; antunes@unb.br;
anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN>Cc:</SPAN></B> Rodolfo Coelho de
Souza<BR><B><SPAN>Assunto:</SPAN></B> Re: RES: [ANPPOM-L] Area academica e
area tecnica</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>meus
caros,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>eis que a discussão se tornou
agora ainda mais frutífera, pois o assunto passou a ser o papel da
universidade na formação musical de crianças e
adolescentes,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>aliás, a música é
aquela entre as atividades humanas em que o futuro profissional deve se
tornar neófito e obter sua iniciação na mais tenra idade, disso não há a menor
dúvida,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>no caso da USP, - "o por que
não?" do Prof. Jorge Antunes - há um problema intransponível de regimento da
universidade (nós enquanto USP não podemos criar aqui cursos técnicos ou mesmo
de iniciação musical oficialmente), pois o papel de ensino
na universidade é a formação em cursos superiores (e não voltado a
crianças e adolescentes),</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>assim sendo, venho propondo a
parceria com a prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 1993 (já junto a
várias administrações do PT e do PSDB que se alternam no poder por aqui), e
até hoje não foi possível realizar o projeto, mas tenho certeza que mais cedo
ou mais tarde - em parceria agora com a USP - haveremos de criar uma Escola de
Música para crianças e adolescentes junto à Secretaria Municipal de Educação
(pois, ao contrário das secretárias de cultura, este setor municipal tem mais
verbas garantidas pela constituição e abriga perfeitamente um empreendimento
assim em seus estatutos, o que garante a continuidade do projeto, uma vez
iniciado),</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial
size=2><SPAN>portanto, prosseguindo com a informação da Adriana
em relação à Escola Municipal de Música de SP, a parceria
universidade/prefeitura municipal (e isso em todo o Brasil) pode ser um
caminho importante pra se viabilizar as atividades de extensão, pois assim
teremos uma escola pública, gratuita e de qualidade: a universidade entra com
a filosofia de trabalho e apóia os processos de contratação de
professores e estagiários, e a prefeitura entra com o suporte financeiro e
estrutura - esta seria talvez uma receita simples e eficiente para a
proliferação de boas escolas de música pelo Brasil...</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>ou seja, um
melhor caminho talvez não seja via governo federal nem via
estados, mas sim a parceria das universidades públicas com as prefeituras
municipais (pois "quem engorda o boi é o olho do dono": uma atividade
municipal é controlada mais diretamente pela população que a longínqua e
sempre corrupta e incompetente Brasília, ou mesmo as capitais estaduais que
são ainda mais centralizadoras e que de um modo geral tratam muito mal o
interior),</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>assim, dependendo do perfil
de cada faculdade, os tais cursos de nível técnico - muito bem situados por
sinal pelo Prof. Jorge Antunes - e em suas múltiplas possibilidades em torno
da música, poderiam sim por bem proliferar por este Brasil a
fora...</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial
size=2><SPAN>atenciosamente,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>Prof. Rubens Ricciardi -
USP</SPAN></FONT></P></DIV>
<BLOCKQUOTE>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>----- Original Message
----- </SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial
size=2><SPAN>From:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> <A
title=ja.mannis@uol.com.br href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</A>
</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial
size=2><SPAN>To:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> <A
title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A> ; <A
title=anppom-l@iar.unicamp.br
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A>
</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial
size=2><SPAN>Sent:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN>
Wednesday, April 11, 2007 10:15 AM</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial
size=2><SPAN>Subject:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> RES:
RES: [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro
Jorge,</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Creio que sua
colocação seja referente ao fato de que ENSINO TECNICO seja ministrado numa
instituição de ENSINO SUPERIOR.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Vc tem direito à
sua posição quanto a esse aspecto e respeito sua opinião. Porém,
pessoalmente, tenho outra maneira de ver a situação, de analisar o contexto
e, assim, outra opinião.</SPAN></FONT></P>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Pessoalmente
confesso que preferiria ver muitas instituições que assegurassem uma
formação básica eficiente em música antes da universidade. Mas não acredito
que isso venha a acontecer em breve. So sei que enquanto eu tiver energia e
puder fazer alguma coisa, vou tentar fazer o que posso para melhorar o
estado das coisas que me descontentam. Sei que posso de uma maneira ou de
outra empreender ações dentro dos meios e das possibilidades que
disponho.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>O ENSINO TÉCNICO
está nas instituições de ensino superior no Brasil. Isso é um fato
constatado.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Minhas
colocações quanto à FORMAÇÂO MUSICAL partem desse fato
evidente.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porém, se o
assunto é sobre o fato de ter ou não ensino técnico numa universidade, acho
estamos abrindo um outro debate, distinto do anterior e
paralelo.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>A formação
básica em música antes da universidade, ou seja, em nivel de segundo
grau, não atende à demanda em quantidade e muitas vezes, mas nem
sempre, em qualidade.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Lembro que nos
dois primeiros anos de graduação os alunos tem matérias
básicas.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto, o
ENSINO TÉCNICO já é feito atualmente na Universidade, não como tal, mas o
conteudo é identico.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Não podemos
deixar de reconhecer isso.</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Não seria mais
correto DESVINCULAR essa formação básica do ENSINO
SUPERIOR?</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto, se é
sobretudo na Universidade que esse ensino básico é ministrado (por falta de
instituições que atendam à demanda em nivel técnico e de segundo grau), me
parece pertinente que seja na Universidade (no lugar onde esse
ensino é praticado) que ele possa passar por um processo de adequação e
transformação. </SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Cordial
abraço,</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>José Augusto
Mannis</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
<DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
<HR align=center width="100%" SIZE=2>
</SPAN></FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> Jorge
Antunes [mailto:antunes@unb.br] <BR><B><SPAN>Enviada em:</SPAN></B>
terça-feira, 10 de abril de 2007 18:57<BR><B><SPAN>Para:</SPAN></B>
ja.mannis@uol.com.br;
anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN>Assunto:</SPAN></B> Re: RES: [ANPPOM-L]
Area academica e area tecnica</SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Caro Zé
Augusto: </SPAN></FONT></P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=#4618c6 size=2><SPAN>Porque não ter UM
COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, ...?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Essa sua pergunta
me desmonta, me aturde, destrói totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas
convicções porque, com ela, você me leva a um triste banho de realidade
brasileira.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Quando nos USA ou na
Inglaterra alguém faz pergunta "Why not?", tem-se logo respostas para
argumentar por uma negativa.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>O
mesmo acontece na França quando perguntam "Pourquoi pas?". Imediatamente
aparecem argumentos que demovem o perguntador de suas
propostas.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>No Brasil, quando
alguém pergunta "Por que não?" ficamos totalmente sem
argumentos.</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Grupos de
adolescentes em algumas cidades do DF não têm lazer nos finais de semana:
vivem em locais sem salas de cinema, sem teatros, sem campos de futebol, sem
nada, sem playgrounds, sem shows, sem concertos, sem shoppings, sem dinheiro
para virem ao Plano Piloto, sem zoológico. A única diversão então passa a
ser o assalto, as pichações e as formações de gangs. Vivem em barracos sobre
a lama e sob um teto de um pai desempregado e bêbado ou de uma mãe solteira
desempregada ou prostituta.</SPAN></FONT> <BR><FONT
color=black><SPAN>Próximo é criado um campus avançado da UnB. Que tal
oferecer as dependências da Universidade, nos finais de semana, para eles se
divertirem? Claro! Por que não? Que tal oferecer-lhes o campus, a piscina,
nas madrugadas dos dias úteis? Claro! Por que não?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Uns mórmons que
passam vêem o alto índice de criminalidade dos jovens e começam a fazer
trabalho de proselitismo, com encontros espiritualistas. Falta espaço
coberto e confortável. Que tal oferecer-lhes uma sala da Universidade? Por
que não?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Grandes turmas de
colégios se formam, e os pobres formandos, depois de tanto sacrifício não
têm onde fazer seus bailes de formatura e suas cerimônias de diplomação.
Coitados. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que
não?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>No carnaval, festa
belíssima, a burguesia afrescalhada e os estilistas idem constróem,
costuram, com paetês, lantejoulas e pedras preciosas, algumas belas
fantasias para desfiles e concursos, mas não têm espaços para o certame. Que
tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que não?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Na Universidade de
Brasília vivi recentemente experiência interessante. Um professor, nosso
colega, começou a oferecer cursos de iniciação musical para crianças aos
sábados. Todas as dependências do Departamento de Música ficam abarrotadas
de crianças e de seus respectivos papais e mamães. De início eu senti um
choque de preconceito acadêmico. Como era possível aquilo, em uma
Universidade? Eu via o formigueiro de criancinhas de longe e não conhecia o
trabalho de perto: dezenas de crianças.</SPAN></FONT> <BR><FONT
color=black><SPAN>Até que um dia cheguei perto, entrei em uma sala. Meus
olhos se encheram de lágrimas, fortemente emocionado. Vi cinco menininhos de
uns 3 anos de idade esfregando pequenos arcos nas cordas de violininhos. O
trabalho é lindo, emocionante. O professor se senta no chão, rodeado de
criancinhas que batem ritmos, criam, improvisam, tocam tambores, objetos,
sons, ruídos. Hoje o professor conta com 19 monitores e a meninada chega a
centenas. Não dá para chegar perto, sem o risco de pisar num neném. Sim!
Agora ele trabalha também com bebês. Dezenas e mais dezenas.</SPAN></FONT>
<BR><FONT color=black><SPAN>Chorei, sim, porque fiz-me a seguinte pergunta:
por que não? Ora, se o professor não fizer isso, na Universidade, onde
fará?</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Se o professor não continuar
nesse sacerdócio admirável, quem dará educação musical a essas centenas de
crianças?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Com esse
raciocínio, essa humanidade, esse patriotismo, essa brasilidade, essa
emoção, essa magnanimidade, essa compaixão, essa tolerância, conhecendo a
triste realidade brasileira, claro, tudo deve ser feito para remendar
lacunas e sanar atrocidades cometidas pelo poder constituído que não oferece
condições de vida digna, não oferece emprego, nem educação de qualidade, nem
saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Assim,
evidentemente, por que não? A Universidade, com suas salas confortáveis,
seus aparelhos de ginástica, seus gramados, suas máquinas xerox, seus
computadores, seus sistemas de som, seus centros esportivos, seus
anfiteatros, seus pianos, pode, sim, abrigar cursos para DJs, técnicos,
copistas, assistentes de som, garçons, lutiers, jardineiros, pedreiros,
produtores, marceneiros, mestres de obras, técnicos em sonorização,
costureiras, afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas oferecidas
nos Sesi e nos Sesc.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Apesar de
laica, a Universidade, nessa conjuntura de guerra civil, pode até mesmo
oferecer seus espaços para que jovens abracem religiões e credos, e gritem,
e se exorcizem, e orem em catarse, e rebolem em bailes funk, usando essas
atividades como meio e terapia para abandonarem o consumo de
drogas.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Então, nesse Brasil em
situação de guerra, de pobreza, de desemprego, de miséria, de injustiças, de
escravidão, de falta de perspectivas futuras para as novas gerações e para
todo esse povo sofrido e fodido, claro, deveríamos abrir os campi
totalmente.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Por que
não?</SPAN></FONT> </P>
<P><FONT face="Times New Roman" color=black
size=3><SPAN>Abraço,</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Jorge
Antunes</SPAN></FONT> <BR> <BR> <BR> <BR> <BR>
</P>
<P><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>"ja.mannis" wrote:
</SPAN></FONT></P>
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
</SPAN></FONT></P>
<DIV>>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro JORGE e
Cara ADRIANA,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN><BR></SPAN></FONT><FONT face=Arial color=blue
size=2><SPAN>Colegas da Anppom,</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro JORGE,
sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes atividades de ciência e
tecnologia aplicadas à musica, bem como música em contexto multimeios é de
fato muito boa.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Também
procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos
aspectos.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>O que defendo
não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as inúmeras escolas e
centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, soluções padrão e
muitas atividades fim são de escopo fechado. Falta FORMAR ALUNOS que
saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. Os
treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM
estruturas para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem diversas
opções.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>As praticas
TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo formei minha maneira
de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora através de atividades
técnicas. Agora é que estou formulando em formato ACADEMICO, com um
Doutorado, o que desenvolvi. Se tivesse feito outro caminho nao teria
descoberto muitas coisas importantes que descobri, justamente porque fiz
outro trajeto. E acredito que as atividades técnicas tem muitos subsidios
à dar à outras atividades, cientificas /
artísticas.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Contudo, está
claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos de ensino e pesquisa
(desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL CIENTÍFICO (no
cientifico incluo o ARTISTA NA UNIVERSIDADE). Mas seria também um
equivoco ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo tipo
de KNOW HOW dos chamados `TÉCNICOS`.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Já formei
alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação de teclados. E foi de
fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos tipos de afinação
e o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se adequam a tal
ou tal estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma
tese de doutorado, dependendo da abordagem.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>OK. Não é
porque uma tese é feita que já se pode implementar uma DISCIPLINA sobre a
tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo que simplesmente
o que em um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode estar envolvido em
estágios avançados do dominio CIENTIFICO. </SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Ao mesmo tempo
NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) AFINADOR DE PIANO, STAGE
MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades ainda não têm estofo
suficiente para isso. Mas isso não significa que a ACADEMIA deva
necessariamente ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas muito
importantes na atividade de COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras
SALABERT na França. Aprendi muita coisa e tenho muitas facilidades em
gerar material musical devido a isso. E treino meus alunos em COPIAS e
preparação de material de orquestra. É uma produção bastante
complexa.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto o
CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve ser confundido
com a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM SÍ.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>As atividades
de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas,
tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia
civil.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Existem
técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que passaram ao
dominio cientifico depois.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Talhar pedras
pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando esse TALHAR começa
a se tornar expressivo.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Contudo, não
me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE OBRAS (por
exemplo)</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Mas é muito
importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber o que faz e como
faz um MESTRE DE OBRAS.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Se os Mestres
de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a construção civil em
nosso país seria diferente. A começar pelo desperdício inutil de material
e pelos atropelos de planejamento em um canteiro de obras. De fato falta
uma formação dessas!</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porque a
Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM NIVEL
TECNICO?</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Na Unicamp
temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de SEGUNDO
GRAU.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porque não ter
UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o por exemplo faz a
Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os alunos podem
entrar com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações necessarias e
exames etc. chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como todos os
outros e entram no curso pela metade, mas em nivel
superior.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Acredito que a
UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM NIVEL
TÉCNICO.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Mais uma vez:
Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, CIENTIFICO é
CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e sim
integrá-los, de modo que UM SAIBA DO OUTRO.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Assim, um
AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A Proposta da
ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. Algumas
atividades técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, como por
exemplo, ENGENHEIRO DE SOM. </SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>E considero
que a integração de um DJ seria muito importante. O FAZER do DJ é muito
importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. É o fazer sobre a
MIDIA. É a poética que brota do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por
enquanto isso é óbvio. Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde
os alunos possam saber quais são as bases da expressão de um DJ. E a
partir daí poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação, gestos de
linguagem. De fato, os produtos de um DJs de modo geral são pertinentes a
estilos e estietcias particulares. Mas se mudarmos o material e os
objetivos, temos um novo instrumento (no sentido tradicional do termo e
não no sentido schaefferiano).</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Considerando
os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta evidente de
estruturas para assegurar formação solida em musica em nivel de segundo
grau.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Os alunos
acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2 primeiros
são o CONSERVATORIO 'espremido'.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>A Universidade
poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU especializada, associada `as
escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a GRADUACÃO se reduziria
de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com Pos-Graduacao completa
(Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito
agora.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Assim, ao
escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo grau poderia
OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual ele possa
adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia também
EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE
INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para
Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas
aqui, somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações
certas, pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o
que vejo.</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Cordial
abraço</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue
size=2><SPAN>Mannis</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
<DIV>>
<DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN>
<HR align=center width="100%" SIZE=2>
</SPAN></FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<A
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>]
<B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Lopes Moreira</SPAN></FONT>
<BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Enviada em:</SPAN></FONT></B><FONT
face=Tahoma size=2><SPAN> terça-feira, 10 de abril de 2007
08:52</SPAN></FONT> <BR><B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN>Para:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>
ANPPOM</SPAN></FONT> <BR><B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN>Assunto:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> Re:
[ANPPOM-L] Area academica e area tecnica</SPAN></FONT>
<BR> </P></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>Caros
colegas,</SPAN></FONT> <FONT face=Arial size=2><SPAN>Não seria papel
da extensão universitária o oferecimento de cursos </SPAN></FONT>para a
formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores
de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som,
etc? <FONT face=Arial size=2><SPAN>Abraços a todos,Adriana Lopes
Moreira (USP)</SPAN></FONT></P></DIV>
<DIV>>
<DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN>
<HR align=center width="100%" SIZE=2>
</SPAN></FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<A
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>]
<B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Jorge Antunes</SPAN></FONT> <BR><B><FONT
face=Tahoma size=2><SPAN>Enviada em:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma
size=2><SPAN> segunda-feira, 9 de abril de 2007 11:55</SPAN></FONT>
<BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Para:</SPAN></FONT></B><FONT
face=Tahoma size=2><SPAN> anppom-l@iar.unicamp.br</SPAN></FONT>
<BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Assunto:</SPAN></FONT></B><FONT
face=Tahoma size=2><SPAN> [ANPPOM-L] Area academica e area
tecnica</SPAN></FONT> <BR> </P></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Caro Mannis:
</SPAN></FONT></P>
<P><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Acho que estamos quase de
acordo. <BR>Mas existe um aspecto que, por ser comum em minha seara,
pensei que fosse óbvio e também comum nas outras Universidades
brasileiras. <BR>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de Composição
faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, fuga,
análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de
Gravação, Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound,
softwares), Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de
Salas), Música Eletroacústica (softwares de gravação, processamento,
montagem, edição, mixagem). <BR>A penúltima vez que ministrei Estágio
Supervisionado em Composição Musical (disciplina do último semestre, em
que se prepara o concerto de formatura), fizemos realização conjunta com o
Departamento de Comunicação: os formandos em Composição Musical compuseram
as trilhas sonoro-musicais para os filmes dos formandos em Cinema. <BR>O
que temo é, na Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos
a abrir cursos de um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs,
Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de
Release, Assistente de som, etc. <BR>Profissionais nessas áreas, com
excelência, devem ser formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área
musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio: na Escola de
Música de Brasília. <BR>Em todas as Unidades da Federação deveria haver
Ensino Médio e Técnico nessas áreas técnicas. <BR>Abraço, <BR>Jorge
Antunes</SPAN></FONT></P></BLOCKQUOTE>
<DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
<HR align=center width="100%" SIZE=2>
</SPAN></FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman"
size=3><SPAN>________________________________________________<BR>Lista de
discussões ANPPOM
<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
</SPAN></FONT></P>
<DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
<HR align=center width="100%" SIZE=2>
</SPAN></FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Internal Virus
Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.1.413
/ Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
18/3/2007</SPAN></FONT></P></BLOCKQUOTE></DIV>
<P>
<HR align=left width=400 SIZE=2>
<FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>E-mail classificado pelo Identificador
de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o <A
href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1176304399.17041.23455.tulear.hst.terra.com.br,71040,Des15,Des15">Terra
Mail</A> </FONT>
<P></P>
<P>
<HR align=left width=400 SIZE=2>
<FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>Esta mensagem foi verificada pelo <A
href="http://mail.terra.com.br/">E-mail Protegido Terra</A>.<BR>Scan engine:
McAfee VirusScan / Atualizado em 10/04/2007 / Versão: 5.1.00/5005<BR>Proteja o
seu e-mail Terra: <A
href="http://mail.terra.com.br/">http://mail.terra.com.br/</A> </FONT>
<P></P><BR>
<P><FONT size=2>--<BR>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by
AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release
Date: 10/4/2007 22:44<BR></FONT></P>
<P><FONT face=Arial size=2></FONT></P><BR>
<P><FONT size=2>--<BR>No virus found in this outgoing message.<BR>Checked by
AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release
Date: 10/4/2007 22:44<BR></FONT></P>
<P>
<HR>
<P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free
Edition.<BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
18/3/2007<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>