<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3059" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>cara Profa. Carole,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>com todo respeito,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>qual "foco da discussão"? mesmo aquele que já se 
mostrou possivelmente redutivo? não seria uma arbitrariedade?</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do </FONT><FONT face=Arial size=2>Rubens 
Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=gubernik@terra.com.br 
  href="mailto:gubernik@terra.com.br">gubernik</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=whvalent@terra.com.br 
  href="mailto:whvalent@terra.com.br">whvalent</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=rrrr@usp.br 
  href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr</A> ; <A title=ja.mannis@uol.com.br 
  href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</A> ; <A title=antunes@unb.br 
  href="mailto:antunes@unb.br">antunes</A> ; <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l</A> ; <A 
  title=rcoelho@bighost.com.br href="mailto:rcoelho@bighost.com.br">rcoelho</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, April 11, 2007 1:27 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re:RES: RES: [ANPPOM-L] Area 
  academica e area tecnica</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>Apoio a proposta da Heloisa de se montar uma mesa para debater o tema, 
  levando em conta que o ponto de partida da discussão foi a mensagem do Rodolfo 
  Caesar sobre sonoplastia e composição eletroacústica. </DIV>
  <DIV>Este tema inicial está ligado à area de sonologia e às implicações 
  educacionais de atualização dos cursos de música de nível 
  superior.  Mesmo se temas como cursos lato-senso, formação de 
  técnicos e atendimento de ensino médio se desdobraram na discussão, é 
  importante manter o foco da discussão. </DIV>
  <DIV> </DIV>
  <DIV>Um abraço, </DIV>
  <DIV>Carole</DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>De:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><A 
        href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rubens Ricciardi" 
        <A href='mailto:rrrr@usp.br,"ja.mannis'>rrrr@usp.br,"ja.mannis</A>" <A 
        href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis@uol.com.br</A>, <A 
        href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A>, <A 
        href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rodolfo Coelho de 
        Souza" rcoelho@bighost.com.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Wed, 11 Apr 2007 
        12:20:00 -0300</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>RES: RES: 
        [ANPPOM-L] Area academica e area 
tecnica</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV class=Section1>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue 
  size=3><SPAN>Caríssimos,</SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Estou 
  acompanhando as manifestações nesta lista. Esse assunto enquadra-se 
  perfeitamente no tema do próximo congresso da Anppom. </SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Penso que seria 
  um bom momento para que se encaminhasse um pedido à Coordenação do evento para 
  a realização de uma mesa de discussão acerca do tema. E , se não estiver 
  ‘pensando  alto’, com poder de deliberação, através da 
  Anppom.</SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Fica, aí, minha 
  sugestão, </SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Garamond color=blue size=3><SPAN>Abraço, 
  Heloísa</SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>-----Mensagem 
  original-----<BR><B><SPAN>De:</SPAN></B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br 
  [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Rubens 
  Ricciardi<BR><B><SPAN>Enviada em:</SPAN></B> segunda-feira, 9 de abril de 2007 
  13:07<BR><B><SPAN>Para:</SPAN></B> ja.mannis; antunes@unb.br; 
  anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN>Cc:</SPAN></B> Rodolfo Coelho de 
  Souza<BR><B><SPAN>Assunto:</SPAN></B> Re: RES: [ANPPOM-L] Area academica e 
  area tecnica</SPAN></FONT></P>
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>meus 
  caros,</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>eis que a discussão se tornou 
  agora ainda mais frutífera, pois o assunto passou a ser o papel da 
  universidade na formação musical de crianças e 
  adolescentes,</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>aliás, a música é 
  aquela entre as atividades humanas em que o futuro profissional deve se 
  tornar neófito e obter sua iniciação na mais tenra idade, disso não há a menor 
  dúvida,</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>no caso da USP, - "o por que 
  não?" do Prof. Jorge Antunes - há um problema intransponível de regimento da 
  universidade (nós enquanto USP não podemos criar aqui cursos técnicos ou mesmo 
  de iniciação musical oficialmente), pois o papel de ensino 
  na universidade é a formação em cursos superiores (e não voltado a 
  crianças e adolescentes),</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>assim sendo, venho propondo a 
  parceria com a prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 1993 (já junto a 
  várias administrações do PT e do PSDB que se alternam no poder por aqui), e 
  até hoje não foi possível realizar o projeto, mas tenho certeza que mais cedo 
  ou mais tarde - em parceria agora com a USP - haveremos de criar uma Escola de 
  Música para crianças e adolescentes junto à Secretaria Municipal de Educação 
  (pois, ao contrário das secretárias de cultura, este setor municipal tem mais 
  verbas garantidas pela constituição e abriga perfeitamente um empreendimento 
  assim em seus estatutos, o que garante a continuidade do projeto, uma vez 
  iniciado),</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial 
  size=2><SPAN>portanto, prosseguindo com a informação da Adriana 
  em relação à Escola Municipal de Música de SP, a parceria 
  universidade/prefeitura municipal (e isso em todo o Brasil) pode ser um 
  caminho importante pra se viabilizar as atividades de extensão, pois assim 
  teremos uma escola pública, gratuita e de qualidade: a universidade entra com 
  a filosofia de trabalho e apóia os processos de contratação de 
  professores e estagiários, e a prefeitura entra com o suporte financeiro e 
  estrutura - esta seria talvez uma receita simples e eficiente para a 
  proliferação de boas escolas de música pelo Brasil...</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>ou seja, um 
  melhor caminho talvez não seja via governo federal nem via 
  estados, mas sim a parceria das universidades públicas com as prefeituras 
  municipais (pois "quem engorda o boi é o olho do dono": uma atividade 
  municipal é controlada mais diretamente pela população que a longínqua e 
  sempre corrupta e incompetente Brasília, ou mesmo as capitais estaduais que 
  são ainda mais centralizadoras e que de um modo geral tratam muito mal o 
  interior),</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>assim, dependendo do perfil 
  de cada faculdade, os tais cursos de nível técnico - muito bem situados por 
  sinal pelo Prof. Jorge Antunes - e em suas múltiplas possibilidades em torno 
  da música, poderiam sim por bem proliferar por este Brasil a 
  fora...</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial 
  size=2><SPAN>atenciosamente,</SPAN></FONT></P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
  size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
  <DIV>> 
  <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>Prof. Rubens Ricciardi - 
  USP</SPAN></FONT></P></DIV>
  <BLOCKQUOTE>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>----- Original Message 
    ----- </SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial 
    size=2><SPAN>From:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> <A 
    title=ja.mannis@uol.com.br href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</A> 
    </SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial 
    size=2><SPAN>To:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> <A 
    title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A> ; <A 
    title=anppom-l@iar.unicamp.br 
    href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> 
    </SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial 
    size=2><SPAN>Sent:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> 
    Wednesday, April 11, 2007 10:15 AM</SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial 
    size=2><SPAN>Subject:</SPAN></FONT></B><FONT face=Arial size=2><SPAN> RES: 
    RES: [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica</SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro 
    Jorge,</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Creio que sua 
    colocação seja referente ao fato de que ENSINO TECNICO seja ministrado numa 
    instituição de ENSINO SUPERIOR.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Vc tem direito à 
    sua posição quanto a esse aspecto e respeito sua opinião. Porém, 
    pessoalmente, tenho outra maneira de ver a situação, de analisar o contexto 
    e, assim, outra opinião.</SPAN></FONT></P>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Pessoalmente 
    confesso que preferiria ver muitas instituições que assegurassem uma 
    formação básica eficiente em música antes da universidade. Mas não acredito 
    que isso venha a acontecer em breve. So sei que enquanto eu tiver energia e 
    puder fazer alguma coisa, vou tentar fazer o que posso para melhorar o 
    estado das coisas que me descontentam. Sei que posso de uma maneira ou de 
    outra empreender ações dentro dos meios e das possibilidades que 
    disponho.</SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>O ENSINO TÉCNICO 
    está nas instituições de ensino superior no Brasil. Isso é um fato 
    constatado.</SPAN></FONT></P></DIV>
    <DIV>> 
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Minhas 
    colocações quanto à FORMAÇÂO MUSICAL partem desse fato 
    evidente.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porém, se o 
    assunto é sobre o fato de ter ou não ensino técnico numa universidade, acho 
    estamos abrindo um outro debate, distinto do anterior e 
    paralelo.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>A formação 
    básica em música antes da universidade, ou seja, em nivel de segundo 
    grau, não atende à demanda em quantidade e muitas vezes, mas nem 
    sempre, em qualidade.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Lembro que nos 
    dois primeiros anos de graduação os alunos tem matérias 
    básicas.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto, o 
    ENSINO TÉCNICO já é feito atualmente na Universidade, não como tal, mas o 
    conteudo é identico.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Não podemos 
    deixar de reconhecer isso.</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Não seria mais 
    correto DESVINCULAR essa formação básica do ENSINO 
    SUPERIOR?</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto, se é 
    sobretudo na Universidade que esse ensino básico é ministrado (por falta de 
    instituições que atendam à demanda em nivel técnico e de segundo grau), me 
    parece pertinente que seja na Universidade (no lugar onde esse 
    ensino é praticado) que ele possa passar por um processo de adequação e 
    transformação. </SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Cordial 
    abraço,</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>José Augusto 
    Mannis</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P>
    <DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
    <HR align=center width="100%" SIZE=2>
    </SPAN></FONT></DIV>
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma 
    size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> Jorge 
    Antunes [mailto:antunes@unb.br] <BR><B><SPAN>Enviada em:</SPAN></B> 
    terça-feira, 10 de abril de 2007 18:57<BR><B><SPAN>Para:</SPAN></B> 
    ja.mannis@uol.com.br; 
    anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B><SPAN>Assunto:</SPAN></B> Re: RES: [ANPPOM-L] 
    Area academica e area tecnica</SPAN></FONT></P>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Caro Zé 
    Augusto: </SPAN></FONT></P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=#4618c6 size=2><SPAN>Porque não ter UM 
    COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, ...?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Essa sua pergunta 
    me desmonta, me aturde, destrói totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas 
    convicções porque, com ela, você me leva a um triste banho de realidade 
    brasileira.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Quando nos USA ou na 
    Inglaterra alguém faz pergunta "Why not?", tem-se logo respostas para 
    argumentar por uma negativa.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>O 
    mesmo acontece na França quando perguntam "Pourquoi pas?". Imediatamente 
    aparecem argumentos que demovem o perguntador de suas 
    propostas.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>No Brasil, quando 
    alguém pergunta "Por que não?" ficamos totalmente sem 
    argumentos.</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Grupos de 
    adolescentes em algumas cidades do DF não têm lazer nos finais de semana: 
    vivem em locais sem salas de cinema, sem teatros, sem campos de futebol, sem 
    nada, sem playgrounds, sem shows, sem concertos, sem shoppings, sem dinheiro 
    para virem ao Plano Piloto, sem zoológico. A única diversão então passa a 
    ser o assalto, as pichações e as formações de gangs. Vivem em barracos sobre 
    a lama e sob um teto de um pai desempregado e bêbado ou de uma mãe solteira 
    desempregada ou prostituta.</SPAN></FONT> <BR><FONT 
    color=black><SPAN>Próximo é criado um campus avançado da UnB. Que tal 
    oferecer as dependências da Universidade, nos finais de semana, para eles se 
    divertirem? Claro! Por que não? Que tal oferecer-lhes o campus, a piscina, 
    nas madrugadas dos dias úteis? Claro! Por que não?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Uns mórmons que 
    passam vêem o alto índice de criminalidade dos jovens e começam a fazer 
    trabalho de proselitismo, com encontros espiritualistas. Falta espaço 
    coberto e confortável. Que tal oferecer-lhes uma sala da Universidade? Por 
    que não?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Grandes turmas de 
    colégios se formam, e os pobres formandos, depois de tanto sacrifício não 
    têm onde fazer seus bailes de formatura e suas cerimônias de diplomação. 
    Coitados. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que 
    não?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>No carnaval, festa 
    belíssima, a burguesia afrescalhada e os estilistas idem constróem, 
    costuram, com paetês, lantejoulas e pedras preciosas, algumas belas 
    fantasias para desfiles e concursos, mas não têm espaços para o certame. Que 
    tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que não?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Na Universidade de 
    Brasília vivi recentemente experiência interessante. Um professor, nosso 
    colega, começou a oferecer cursos de iniciação musical para crianças aos 
    sábados. Todas as dependências do Departamento de Música ficam abarrotadas 
    de crianças e de seus respectivos papais e mamães. De início eu senti um 
    choque de preconceito acadêmico. Como era possível aquilo, em uma 
    Universidade? Eu via o formigueiro de criancinhas de longe e não conhecia o 
    trabalho de perto: dezenas de crianças.</SPAN></FONT> <BR><FONT 
    color=black><SPAN>Até que um dia cheguei perto, entrei em uma sala. Meus 
    olhos se encheram de lágrimas, fortemente emocionado. Vi cinco menininhos de 
    uns 3 anos de idade esfregando pequenos arcos nas cordas de violininhos. O 
    trabalho é lindo, emocionante. O professor se senta no chão, rodeado de 
    criancinhas que batem ritmos, criam, improvisam, tocam tambores, objetos, 
    sons, ruídos. Hoje o professor conta com 19 monitores e a meninada chega a 
    centenas. Não dá para chegar perto, sem o risco de pisar num neném. Sim! 
    Agora ele trabalha também com bebês. Dezenas e mais dezenas.</SPAN></FONT> 
    <BR><FONT color=black><SPAN>Chorei, sim, porque fiz-me a seguinte pergunta: 
    por que não? Ora, se o professor não fizer isso, na Universidade, onde 
    fará?</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Se o professor não continuar 
    nesse sacerdócio admirável, quem dará educação musical a essas centenas de 
    crianças?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Com esse 
    raciocínio, essa humanidade, esse patriotismo, essa brasilidade, essa 
    emoção, essa magnanimidade, essa compaixão, essa tolerância, conhecendo a 
    triste realidade brasileira, claro, tudo deve ser feito para remendar 
    lacunas e sanar atrocidades cometidas pelo poder constituído que não oferece 
    condições de vida digna, não oferece emprego, nem educação de qualidade, nem 
    saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black size=3><SPAN>Assim, 
    evidentemente, por que não? A Universidade, com suas salas confortáveis, 
    seus aparelhos de ginástica, seus gramados, suas máquinas xerox, seus 
    computadores, seus sistemas de som, seus centros esportivos, seus 
    anfiteatros, seus pianos, pode, sim, abrigar cursos para DJs, técnicos, 
    copistas, assistentes de som, garçons, lutiers, jardineiros, pedreiros, 
    produtores, marceneiros, mestres de obras, técnicos em sonorização, 
    costureiras, afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas oferecidas 
    nos Sesi e nos Sesc.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Apesar de 
    laica, a Universidade, nessa conjuntura de guerra civil, pode até mesmo 
    oferecer seus espaços para que jovens abracem religiões e credos, e gritem, 
    e se exorcizem, e orem em catarse, e rebolem em bailes funk, usando essas 
    atividades como meio e terapia para abandonarem o consumo de 
    drogas.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Então, nesse Brasil em 
    situação de guerra, de pobreza, de desemprego, de miséria, de injustiças, de 
    escravidão, de falta de perspectivas futuras para as novas gerações e para 
    todo esse povo sofrido e fodido, claro, deveríamos abrir os campi 
    totalmente.</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Por que 
    não?</SPAN></FONT> </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" color=black 
    size=3><SPAN>Abraço,</SPAN></FONT> <BR><FONT color=black><SPAN>Jorge 
    Antunes</SPAN></FONT> <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  
    </P>
    <P><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>"ja.mannis" wrote: 
    </SPAN></FONT></P>
    <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
      <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>  
      </SPAN></FONT></P>
      <DIV>> 
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro JORGE e 
      Cara ADRIANA,</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
      size=3><SPAN><BR></SPAN></FONT><FONT face=Arial color=blue 
      size=2><SPAN>Colegas da Anppom,</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Caro JORGE, 
      sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes atividades de ciência e 
      tecnologia aplicadas à musica, bem como música em contexto multimeios é de 
      fato muito boa.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Também 
      procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos 
      aspectos.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>O que defendo 
      não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as inúmeras escolas e 
      centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, soluções padrão e 
      muitas atividades fim são de escopo fechado.  Falta FORMAR ALUNOS que 
      saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. Os 
      treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM 
      estruturas para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem diversas 
      opções.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>As praticas 
      TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo formei minha maneira 
      de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora através de atividades 
      técnicas. Agora é que estou formulando em formato ACADEMICO, com um 
      Doutorado, o que desenvolvi. Se tivesse feito outro caminho nao teria 
      descoberto muitas coisas importantes que descobri, justamente porque fiz 
      outro trajeto. E acredito que as atividades técnicas tem muitos subsidios 
      à dar à outras atividades, cientificas / 
      artísticas.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Contudo, está 
      claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos de ensino e pesquisa 
      (desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL CIENTÍFICO (no 
      cientifico incluo o ARTISTA NA UNIVERSIDADE). Mas seria também um 
      equivoco ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo tipo 
      de KNOW HOW dos chamados `TÉCNICOS`.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Já formei 
      alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação de teclados. E foi de 
      fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos tipos de afinação 
      e o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se adequam a tal 
      ou tal estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma 
      tese de doutorado, dependendo da abordagem.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>OK. Não é 
      porque uma tese é feita que já se pode implementar uma DISCIPLINA sobre a 
      tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo que simplesmente 
      o que em um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode estar envolvido em 
      estágios avançados do dominio CIENTIFICO. </SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Ao mesmo tempo 
      NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) AFINADOR DE PIANO, STAGE 
      MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades ainda não têm estofo 
      suficiente para isso. Mas isso não significa que a ACADEMIA deva 
      necessariamente ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas muito 
      importantes na atividade de COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras 
      SALABERT na França. Aprendi muita coisa e tenho muitas facilidades em 
      gerar material musical devido a isso. E treino meus alunos em COPIAS e 
      preparação de material de orquestra. É uma produção bastante 
      complexa.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Portanto o 
      CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve ser confundido 
      com a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM SÍ.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>As atividades 
      de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas, 
      tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia 
      civil.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Existem 
      técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que passaram ao 
      dominio cientifico depois.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Talhar pedras 
      pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando esse TALHAR começa 
      a se tornar expressivo.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Contudo, não 
      me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE OBRAS (por 
      exemplo)</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Mas é muito 
      importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber o que faz e como 
      faz um MESTRE DE OBRAS.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Se os Mestres 
      de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a construção civil em 
      nosso país seria diferente. A começar pelo desperdício inutil de material 
      e pelos atropelos de planejamento em um canteiro de obras. De fato falta 
      uma formação dessas!</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porque a 
      Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM NIVEL 
      TECNICO?</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Na Unicamp 
      temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de SEGUNDO 
      GRAU.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Porque não ter 
      UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o por exemplo faz a 
      Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os alunos podem 
      entrar com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações necessarias e 
      exames etc. chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como todos os 
      outros e entram no curso pela metade, mas em nivel 
      superior.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Acredito que a 
      UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM NIVEL 
      TÉCNICO.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Mais uma vez: 
      Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, CIENTIFICO é 
      CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e sim 
      integrá-los, de modo que UM SAIBA DO OUTRO.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Assim, um 
      AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A Proposta da 
      ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. Algumas 
      atividades técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, como por 
      exemplo, ENGENHEIRO DE SOM. </SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>E considero 
      que a integração de um DJ seria muito importante. O FAZER do DJ é muito 
      importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. É o fazer sobre a 
      MIDIA. É a poética que brota do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por 
      enquanto isso é óbvio. Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde 
      os alunos possam saber quais são as bases da expressão de um DJ. E a 
      partir daí poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação, gestos de 
      linguagem. De fato, os produtos de um DJs de modo geral são pertinentes a 
      estilos e estietcias particulares. Mas se mudarmos o material e os 
      objetivos, temos um novo instrumento (no sentido tradicional do termo e 
      não no sentido schaefferiano).</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Considerando 
      os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta evidente de 
      estruturas para assegurar formação solida em musica em nivel de segundo 
      grau.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Os alunos 
      acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2 primeiros 
      são o CONSERVATORIO 'espremido'.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>A Universidade 
      poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU especializada, associada `as 
      escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a GRADUACÃO se reduziria 
      de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com Pos-Graduacao completa 
      (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito 
agora.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Assim, ao 
      escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo grau poderia 
      OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual ele possa 
      adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia também 
      EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE 
      INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para 
      Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas 
      aqui, somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações 
      certas, pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o 
      que vejo.</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue size=2><SPAN>Cordial 
      abraço</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial color=blue 
      size=2><SPAN>Mannis</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
      size=3><SPAN></SPAN></FONT> </P></DIV>
      <DIV>> 
      <DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" 
      size=3><SPAN>
      <HR align=center width="100%" SIZE=2>
      </SPAN></FONT></DIV>
      <P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma 
      size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> 
      anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<A 
      href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
      <B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Lopes Moreira</SPAN></FONT> 
      <BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Enviada em:</SPAN></FONT></B><FONT 
      face=Tahoma size=2><SPAN> terça-feira, 10 de abril de 2007 
      08:52</SPAN></FONT> <BR><B><FONT face=Tahoma 
      size=2><SPAN>Para:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> 
      ANPPOM</SPAN></FONT> <BR><B><FONT face=Tahoma 
      size=2><SPAN>Assunto:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> Re: 
      [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica</SPAN></FONT> 
<BR> </P></DIV>
      <P class=MsoNormal><FONT face=Arial size=2><SPAN>Caros 
      colegas,</SPAN></FONT> <FONT face=Arial size=2><SPAN>Não seria papel 
      da extensão universitária o oferecimento de cursos </SPAN></FONT>para a 
      formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores 
      de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som, 
      etc? <FONT face=Arial size=2><SPAN>Abraços a todos,Adriana Lopes 
      Moreira (USP)</SPAN></FONT></P></DIV>
      <DIV>> 
      <DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" 
      size=3><SPAN>
      <HR align=center width="100%" SIZE=2>
      </SPAN></FONT></DIV>
      <P class=MsoNormal><B><FONT face=Tahoma 
      size=2><SPAN>De:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN> 
      anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<A 
      href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] 
      <B><SPAN>Em nome de </SPAN></B>Jorge Antunes</SPAN></FONT> <BR><B><FONT 
      face=Tahoma size=2><SPAN>Enviada em:</SPAN></FONT></B><FONT face=Tahoma 
      size=2><SPAN> segunda-feira, 9 de abril de 2007 11:55</SPAN></FONT> 
      <BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Para:</SPAN></FONT></B><FONT 
      face=Tahoma size=2><SPAN> anppom-l@iar.unicamp.br</SPAN></FONT> 
      <BR><B><FONT face=Tahoma size=2><SPAN>Assunto:</SPAN></FONT></B><FONT 
      face=Tahoma size=2><SPAN> [ANPPOM-L] Area academica e area 
      tecnica</SPAN></FONT> <BR> </P></DIV>
      <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Caro Mannis: 
      </SPAN></FONT></P>
      <P><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Acho que estamos quase de 
      acordo. <BR>Mas existe um aspecto que, por ser comum em minha seara, 
      pensei que fosse óbvio e também comum nas outras Universidades 
      brasileiras. <BR>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de Composição 
      faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, fuga, 
      análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de 
      Gravação, Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, 
      softwares), Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de 
      Salas), Música Eletroacústica (softwares de gravação, processamento, 
      montagem, edição, mixagem). <BR>A penúltima vez que ministrei Estágio 
      Supervisionado em Composição Musical (disciplina do último semestre, em 
      que se prepara o concerto de formatura), fizemos realização conjunta com o 
      Departamento de Comunicação: os formandos em Composição Musical compuseram 
      as trilhas sonoro-musicais para os filmes dos formandos em Cinema. <BR>O 
      que temo é, na Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos 
      a abrir cursos de um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs, 
      Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de 
      Release, Assistente de som, etc. <BR>Profissionais nessas áreas, com 
      excelência, devem ser formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área 
      musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio: na Escola de 
      Música de Brasília. <BR>Em todas as Unidades da Federação deveria haver 
      Ensino Médio e Técnico nessas áreas técnicas. <BR>Abraço, <BR>Jorge 
      Antunes</SPAN></FONT></P></BLOCKQUOTE>
    <DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
    <HR align=center width="100%" SIZE=2>
    </SPAN></FONT></DIV>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" 
    size=3><SPAN>________________________________________________<BR>Lista de 
    discussões ANPPOM 
    <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________ 
    </SPAN></FONT></P>
    <DIV class=MsoNormal align=center><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>
    <HR align=center width="100%" SIZE=2>
    </SPAN></FONT></DIV>
    <P class=MsoNormal><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN>Internal Virus 
    Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.1.413 
    / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
  18/3/2007</SPAN></FONT></P></BLOCKQUOTE></DIV>
  <P>
  <HR align=left width=400 SIZE=2>
  <FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>E-mail classificado pelo Identificador 
  de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o <A 
  href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1176304399.17041.23455.tulear.hst.terra.com.br,71040,Des15,Des15">Terra 
  Mail</A> </FONT>
  <P></P>
  <P>
  <HR align=left width=400 SIZE=2>
  <FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>Esta mensagem foi verificada pelo <A 
  href="http://mail.terra.com.br/">E-mail Protegido Terra</A>.<BR>Scan engine: 
  McAfee VirusScan / Atualizado em 10/04/2007 / Versão: 5.1.00/5005<BR>Proteja o 
  seu e-mail Terra: <A 
  href="http://mail.terra.com.br/">http://mail.terra.com.br/</A> </FONT>
  <P></P><BR>
  <P><FONT size=2>--<BR>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by 
  AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release 
  Date: 10/4/2007 22:44<BR></FONT></P>
  <P><FONT face=Arial size=2></FONT></P><BR>
  <P><FONT size=2>--<BR>No virus found in this outgoing message.<BR>Checked by 
  AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release 
  Date: 10/4/2007 22:44<BR></FONT></P>
  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition.<BR>Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
  18/3/2007<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>