<!doctype html public "-//w3c//dtd html 4.0 transitional//en">
<html>
Caro Zé Augusto:
<p><font color="#4618C6"><font size=-1>Porque não ter UM COLEGIO
TECNICO EM MUSICA em uma universidade, ...?</font></font><font color="#4618C6"><font size=-1></font></font>
<p><font color="#000000">Essa sua pergunta me desmonta, me aturde, destrói
totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas convicções porque,
com ela, você me leva a um triste banho de realidade brasileira.</font>
<br><font color="#000000">Quando nos USA ou na Inglaterra alguém
faz pergunta "Why not?", tem-se logo respostas para argumentar por uma
negativa.</font>
<br><font color="#000000">O mesmo acontece na França quando perguntam
"Pourquoi pas?". Imediatamente aparecem argumentos que demovem o perguntador
de suas propostas.</font>
<br><font color="#000000">No Brasil, quando alguém pergunta "Por
que não?" ficamos totalmente sem argumentos.</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Grupos de adolescentes em algumas cidades do DF
não têm lazer nos finais de semana: vivem em locais sem salas
de cinema, sem teatros, sem campos de futebol, sem nada, sem playgrounds,
sem shows, sem concertos, sem shoppings, sem dinheiro para virem ao Plano
Piloto, sem zoológico. A única diversão então
passa a ser o assalto, as pichações e as formações
de gangs. Vivem em barracos sobre a lama e sob um teto de um pai desempregado
e bêbado ou de uma mãe solteira desempregada ou prostituta.</font>
<br><font color="#000000">Próximo é criado um campus avançado
da UnB. Que tal oferecer as dependências da Universidade, nos finais
de semana, para eles se divertirem? Claro! Por que não? Que tal
oferecer-lhes o campus, a piscina, nas madrugadas dos dias úteis?
Claro! Por que não?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Uns mórmons que passam vêem o alto
índice de criminalidade dos jovens e começam a fazer trabalho
de proselitismo, com encontros espiritualistas. Falta espaço coberto
e confortável. Que tal oferecer-lhes uma sala da Universidade? Por
que não?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Grandes turmas de colégios se formam, e
os pobres formandos, depois de tanto sacrifício não têm
onde fazer seus bailes de formatura e suas cerimônias de diplomação.
Coitados. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que não?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">No carnaval, festa belíssima, a burguesia
afrescalhada e os estilistas idem constróem, costuram, com paetês,
lantejoulas e pedras preciosas, algumas belas fantasias para desfiles e
concursos, mas não têm espaços para o certame. Que
tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que não?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Na Universidade de Brasília vivi recentemente
experiência interessante. Um professor, nosso colega, começou
a oferecer cursos de iniciação musical para crianças
aos sábados. Todas as dependências do Departamento de Música
ficam abarrotadas de crianças e de seus respectivos papais e mamães.
De início eu senti um choque de preconceito acadêmico. Como
era possível aquilo, em uma Universidade? Eu via o formigueiro de
criancinhas de longe e não conhecia o trabalho de perto: dezenas
de crianças.</font>
<br><font color="#000000">Até que um dia cheguei perto, entrei em
uma sala. Meus olhos se encheram de lágrimas, fortemente emocionado.
Vi cinco menininhos de uns 3 anos de idade esfregando pequenos arcos nas
cordas de violininhos. O trabalho é lindo, emocionante. O professor
se senta no chão, rodeado de criancinhas que batem ritmos, criam,
improvisam, tocam tambores, objetos, sons, ruídos. Hoje o professor
conta com 19 monitores e a meninada chega a centenas. Não dá
para chegar perto, sem o risco de pisar num neném. Sim! Agora ele
trabalha também com bebês. Dezenas e mais dezenas.</font>
<br><font color="#000000">Chorei, sim, porque fiz-me a seguinte pergunta:
por que não? Ora, se o professor não fizer isso, na Universidade,
onde fará?</font>
<br><font color="#000000">Se o professor não continuar nesse sacerdócio
admirável, quem dará educação musical a essas
centenas de crianças?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Com esse raciocínio, essa humanidade, esse
patriotismo, essa brasilidade, essa emoção, essa magnanimidade,
essa compaixão, essa tolerância, conhecendo a triste realidade
brasileira, claro, tudo deve ser feito para remendar lacunas e sanar atrocidades
cometidas pelo poder constituído que não oferece condições
de vida digna, não oferece emprego, nem educação de
qualidade, nem saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Assim, evidentemente, por que não? A Universidade,
com suas salas confortáveis, seus aparelhos de ginástica,
seus gramados, suas máquinas xerox, seus computadores, seus sistemas
de som, seus centros esportivos, seus anfiteatros, seus pianos, pode, sim,
abrigar cursos para DJs, técnicos, copistas, assistentes de som,
garçons, lutiers, jardineiros, pedreiros, produtores, marceneiros,
mestres de obras, técnicos em sonorização, costureiras,
afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas oferecidas nos
Sesi e nos Sesc.</font>
<br><font color="#000000">Apesar de laica, a Universidade, nessa conjuntura
de guerra civil, pode até mesmo oferecer seus espaços para
que jovens abracem religiões e credos, e gritem, e se exorcizem,
e orem em catarse, e rebolem em bailes funk, usando essas atividades como
meio e terapia para abandonarem o consumo de drogas.</font>
<br><font color="#000000">Então, nesse Brasil em situação
de guerra, de pobreza, de desemprego, de miséria, de injustiças,
de escravidão, de falta de perspectivas futuras para as novas gerações
e para todo esse povo sofrido e fodido, claro, deveríamos abrir
os campi totalmente.</font>
<br><font color="#000000">Por que não?</font><font color="#000000"></font>
<p><font color="#000000">Abraço,</font>
<br><font color="#000000">Jorge Antunes</font>
<br><font color="#000000"></font> 
<br><font color="#000000"></font> 
<br> 
<br> 
<br> 
<p>"ja.mannis" wrote:
<blockquote TYPE=CITE> 
<div dir="ltr">
<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Caro
JORGE e Cara ADRIANA,</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007>
<br><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Colegas da Anppom,</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Caro
JORGE, sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes atividades de ciência
e tecnologia aplicadas à musica, bem como música em contexto
multimeios é de fato muito boa.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Também
procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos aspectos.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>O
que defendo não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso
já fazem as inúmeras escolas e centros que TREINAM seus alunos.
Eles aprendem rotinas, soluções padrão e muitas atividades
fim são de escopo fechado.  Falta FORMAR ALUNOS que saibam
se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. Os treinados
repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM
estruturas para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem
diversas opções.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>As
praticas TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo
formei minha maneira de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora
através de atividades técnicas. Agora é que estou
formulando em formato ACADEMICO, com um Doutorado, o que desenvolvi. Se
tivesse feito outro caminho nao teria descoberto muitas coisas importantes
que descobri, justamente porque fiz outro trajeto. E acredito que as atividades
técnicas tem muitos subsidios à dar à outras atividades,
cientificas / artísticas.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Contudo,
está claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos
de ensino e pesquisa (desenvolvimento/criação) entre PERFIL
TÉCNICO e PERFIL CIENTÍFICO (no cientifico incluo o ARTISTA
NA UNIVERSIDADE). </span><span 
class=102335915-10042007>Mas seria
também um equivoco ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER
TÉCNICO e todo tipo de KNOW HOW dos chamados `TÉCNICOS`.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Já
formei alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação
de teclados. E foi de fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos
tipos de afinação e o aluno pode colocar como tal ou tal
tipo de afinação se adequam a tal ou tal estilo de música.
A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma tese de
doutorado, dependendo da abordagem.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>OK.
Não é porque uma tese é feita que já se pode
implementar uma DISCIPLINA sobre a tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou
de acordo. Mas vejo que simplesmente o que em um momento é do DOMINIO
TÉCNICO num outro pode estar envolvido em estágios avançados
do dominio CIENTIFICO. </font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Ao
mesmo tempo NÃO CABE fazer uma graduação para (por
exemplo) AFINADOR DE PIANO, STAGE MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas
atividades ainda não têm estofo suficiente para isso. Mas
isso não significa que a ACADEMIA deva necessariamente ignorar o
que eles fazem. Acho que há coisas muito importantes na atividade
de COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras SALABERT na França.
Aprendi muita coisa e tenho muitas facilidades em gerar material musical
devido a isso. E treino meus alunos em COPIAS e preparação
de material de orquestra. É uma produção bastante
complexa.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Portanto
o CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve
ser confundido com a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM SÍ.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>As
atividades de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas,
tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia civil.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Existem
técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que passaram
ao dominio cientifico depois.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Talhar
pedras pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando esse TALHAR
começa a se tornar expressivo.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Contudo,
não me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE
DE OBRAS (por exemplo)</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Mas
é muito importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber
o que faz e como faz um MESTRE DE OBRAS.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Se
os Mestres de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação,
a construção civil em nosso país seria diferente.
A começar pelo desperdício inutil de material e pelos atropelos
de planejamento em um canteiro de obras. De fato falta uma formação
dessas!</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Porque
a Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM NIVEL
TECNICO?</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Na
Unicamp temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de
SEGUNDO GRAU.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Porque
não ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o
por exemplo faz a Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago.
Os alunos podem entrar com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações
necessarias e exames etc. chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso
como todos os outros e entram no curso pela metade, mas em nivel superior.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Acredito
que a UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM NIVEL
TÉCNICO.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Mais
uma vez: Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO,
CIENTIFICO é CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos
entre ambos, e sim integrá-los, de modo que UM SAIBA DO OUTRO.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Assim,
um AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A Proposta
da ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO.
Algumas atividades técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE,
como por exemplo, ENGENHEIRO DE SOM. </font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>E
considero que a integração de um DJ seria muito importante.
O FAZER do DJ é muito importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes
ORAIS. É o fazer sobre a MIDIA. É a poética que brota
do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por enquanto isso é
óbvio. Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde os alunos
possam saber quais são as bases da expressão de um DJ. E
a partir daí poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação,
gestos de linguagem. De fato, os produtos de um DJs de modo geral são
pertinentes a estilos e estietcias particulares. Mas se mudarmos o material
e os objetivos, temos um novo instrumento (no sentido tradicional do termo
e não no sentido schaefferiano).</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Considerando
os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta evidente de
estruturas para assegurar formação solida em musica em nivel
de segundo grau.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Os
alunos acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2
primeiros são o CONSERVATORIO 'espremido'.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>A
Universidade poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU especializada,
associada `as escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a GRADUACÃO
se reduziria de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com Pos-Graduacao
completa (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito agora.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Assim,
ao escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo
grau poderia OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual
ele possa adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia
também EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE
INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para Etnomusicologia
básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão
todas aqui, somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações
certas, pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho
o que vejo.</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Cordial
abraço</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007><font face="Arial"><font color="#0000FF"><font size=-1>Mannis</font></font></font></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"><span 
class=102335915-10042007></span></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr"> </div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr">
<hr tabIndex=-1><font face="Tahoma"><font size=-1><b>De:</b> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[<A HREF="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] <b>Em nome de <span 
class=102335915-10042007></span></b>Lopes
Moreira</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Enviada em:</b> terça-feira,
10 de abril de 2007 08:52</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Para:</b> ANPPOM</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-L] Area
academica e area tecnica</font></font>
<br> </div>
<font face="Arial"><font size=-1>Caros colegas,</font></font> <font face="Arial"><font size=-1>Não
seria papel da extensão universitária o oferecimento de cursos
</font></font><font face="Times New Roman"><font size=+0>para a formação
de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização,
Afinadores de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som,
etc?</font></font> <font face="Arial"><font size=-1>Abraços
a todos,</font></font><font face="Arial"><font size=-1>Adriana Lopes Moreira
(USP)</font></font></div>

<div class="OutlookMessageHeader" lang="pt-br" dir="ltr">
<hr tabIndex=-1><font face="Tahoma"><font size=-1><b>De:</b> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[<A HREF="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A>] <b>Em nome de </b>Jorge Antunes</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Enviada em:</b> segunda-feira,
9 de abril de 2007 11:55</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Para:</b> anppom-l@iar.unicamp.br</font></font>
<br><font face="Tahoma"><font size=-1><b>Assunto:</b> [ANPPOM-L] Area academica
e area tecnica</font></font>
<br> </div>
Caro Mannis:
<p>Acho que estamos quase de acordo.
<br>Mas existe um aspecto que, por ser comum em minha seara, pensei que
fosse óbvio e também comum nas outras Universidades brasileiras.
<br>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de Composição
faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, fuga,
análise, instrumentação, orquestração,
etc), estas outras: Prática de Gravação, Tecnologia
Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, softwares),
Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e
Acústica de Salas), Música Eletroacústica (softwares
de gravação, processamento, montagem, edição,
mixagem).
<br>A penúltima vez que ministrei Estágio Supervisionado
em Composição Musical (disciplina do último semestre,
em que se prepara o concerto de formatura), fizemos realização
conjunta com o Departamento de Comunicação: os formandos
em Composição Musical compuseram as trilhas sonoro-musicais
para os filmes dos formandos em Cinema.
<br>O que temo é, na Universidade, para atender à demanda
do mercado, começarmos a abrir cursos de um e dois anos para formação
de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização,
Afinadores de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som,
etc.
<br>Profissionais nessas áreas, com excelência, devem ser
formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área
musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio:
na Escola de Música de Brasília.
<br>Em todas as Unidades da Federação deveria haver Ensino
Médio e Técnico nessas áreas técnicas.
<br>Abraço,
<br>Jorge Antunes</blockquote>
</html>