<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.6000.16414" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY>
<DIV dir=ltr align=left>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Caro JORGE e Cara
ADRIANA,</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2><BR>Colegas da
Anppom,</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Caro JORGE,
sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes atividades de ciência
e tecnologia aplicadas à musica, bem como música em contexto multimeios é de
fato muito boa.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Também procuramos
desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos aspectos.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>O que
defendo não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as inúmeras escolas e
centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, soluções padrão
e muitas atividades fim são de escopo fechado. Falta FORMAR ALUNOS
que saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. Os
treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM estruturas
para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem diversas
opções.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>As praticas
TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo formei minha maneira de
trabalhar e minha abordagem da matéria sonora através de atividades técnicas.
Agora é que estou formulando em formato ACADEMICO, com um Doutorado, <FONT
face=Arial color=#0000ff size=2></FONT>o que desenvolvi. Se tivesse feito outro
caminho nao teria descoberto muitas coisas importantes que descobri, justamente
porque fiz outro trajeto. E acredito que as atividades técnicas tem muitos
subsidios à dar à outras atividades, cientificas /
artísticas.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Contudo, está
claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos de ensino e pesquisa
(desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL
CIENTÍFICO (no cientifico incluo o ARTISTA NA UNIVERSIDADE). </FONT></SPAN><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Mas seria também
um equivoco ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo tipo
de KNOW HOW dos chamados `TÉCNICOS`.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Já formei alunos
que fizeram trabalhos de acústica em afinação de teclados. E foi de fato
uma atividade excelente. Foram comparados diversos tipos de afinação
e o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se adequam a tal ou
tal estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma tese de
doutorado, dependendo da abordagem.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>OK. Não é porque
uma tese é feita que já se pode implementar uma DISCIPLINA sobre a tese e
mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo que simplesmente o que em
um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode estar envolvido em estágios
avançados do dominio CIENTIFICO. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Ao mesmo tempo
NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) AFINADOR DE PIANO, STAGE
MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades ainda não têm estofo
suficiente para isso. Mas isso não significa que a ACADEMIA deva necessariamente
ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas muito importantes na atividade de
COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras SALABERT na França. Aprendi muita
coisa e tenho muitas facilidades em gerar material musical devido a isso. E
treino meus alunos em COPIAS e preparação de material de orquestra. É uma
produção bastante complexa.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Portanto o
CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve ser confundido com a
ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM SÍ.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>As atividades de
um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas,
tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia
civil.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Existem técnicas
que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que passaram ao dominio
cientifico depois.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Talhar pedras
pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando esse TALHAR começa a se
tornar expressivo.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Contudo, não me
parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE OBRAS (por
exemplo)</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Mas é muito
importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber o que faz e como faz um
MESTRE DE OBRAS.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Se os Mestres de
Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a construção civil em nosso país
seria diferente. A começar pelo desperdício inutil de material e pelos atropelos
de planejamento em um canteiro de obras. De fato falta uma
formação dessas!</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Porque a
Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM NIVEL
TECNICO?</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Na Unicamp temos
um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de SEGUNDO
GRAU.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Porque não ter UM
COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o por exemplo faz a Pontifica
Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os alunos podem entrar com
12 anos. E se passarem por todas as avaliações necessarias e exames etc. chegam
ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como todos os outros e entram no curso pela
metade, mas em nivel superior.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Acredito que a
UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM NIVEL
TÉCNICO.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Mais uma vez: Não
conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, CIENTIFICO é CIENTIFICO. CONTUDO
não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e sim integrá-los, de modo que UM SAIBA
DO OUTRO.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Assim, um
AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A Proposta da ADRIANA é
muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. Algumas atividades técnicas
poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, como por exemplo, ENGENHEIRO DE
SOM. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>E considero que a
integração de um DJ seria muito importante. O FAZER do DJ é muito importante.
Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. É o fazer sobre a MIDIA. É a poética
que brota do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por enquanto isso é óbvio.
Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde os alunos possam saber quais
são as bases da expressão de um DJ. E a partir daí poderem extrair metodos
expressivo, tecnicas de ação, gestos de linguagem. De fato, os produtos de um
DJs de modo geral são pertinentes a estilos e estietcias particulares. Mas se
mudarmos o material e os objetivos, temos um novo instrumento (no sentido
tradicional do termo e não no sentido schaefferiano).</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Considerando os
CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta evidente de estruturas para
assegurar formação solida em musica em nivel de segundo
grau.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Os alunos acabam
tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2 primeiros são o
CONSERVATORIO 'espremido'.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>A Universidade poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU
especializada, associada `as escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a
GRADUACÃO se reduziria de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com
Pos-Graduacao completa (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito
agora.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Assim, ao
escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo grau poderia OPTAR
por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual ele possa adquirir
conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia
também EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE
INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para
Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas
aqui, somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações
certas, pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o que
vejo.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Cordial
abraço</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>Mannis</FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2> </FONT></SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><SPAN
class=102335915-10042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT> </DIV>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
<HR tabIndex=-1>
<FONT face=Tahoma><FONT size=2><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <STRONG>Em nome de <SPAN
class=102335915-10042007> </SPAN></STRONG>Lopes Moreira<BR><B>Enviada em:</B>
terça-feira, 10 de abril de 2007 08:52<BR><B>Para:</B> ANPPOM<BR><B>Assunto:</B>
Re: [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica<BR></FONT></FONT><BR></DIV>
<DIV></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Caros colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Não seria papel da extensão universitária o
oferecimento de cursos <FONT face="Times New Roman" size=3>para a
formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de
Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som, etc?</FONT>
</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Abraços a todos,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Adriana Lopes Moreira (USP)</FONT></DIV></DIV><BR>
<DIV class=OutlookMessageHeader lang=pt-br dir=ltr align=left>
<HR tabIndex=-1>
<FONT face=Tahoma size=2><B>De:</B> anppom-l-bounces@iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <B>Em nome de </B>Jorge
Antunes<BR><B>Enviada em:</B> segunda-feira, 9 de abril de 2007
11:55<BR><B>Para:</B> anppom-l@iar.unicamp.br<BR><B>Assunto:</B> [ANPPOM-L] Area
academica e area tecnica<BR></FONT><BR></DIV>
<DIV></DIV>Caro Mannis:
<P>Acho que estamos quase de acordo. <BR>Mas existe um aspecto que, por ser
comum em minha seara, pensei que fosse óbvio e também comum nas outras
Universidades brasileiras. <BR>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de
Composição faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, fuga,
análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de Gravação,
Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, softwares), Acústica
Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de Salas), Música
Eletroacústica (softwares de gravação, processamento, montagem, edição,
mixagem). <BR>A penúltima vez que ministrei Estágio Supervisionado em Composição
Musical (disciplina do último semestre, em que se prepara o concerto de
formatura), fizemos realização conjunta com o Departamento de Comunicação: os
formandos em Composição Musical compuseram as trilhas sonoro-musicais para os
filmes dos formandos em Cinema. <BR>O que temo é, na Universidade, para atender
à demanda do mercado, começarmos a abrir cursos de um e dois anos para formação
de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano,
Produtores, Redator de Release, Assistente de som, etc. <BR>Profissionais nessas
áreas, com excelência, devem ser formados. Mas não na Universidade. Técnicos na
área musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio: na Escola de
Música de Brasília. <BR>Em todas as Unidades da Federação deveria haver Ensino
Médio e Técnico nessas áreas técnicas. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes
</P></BODY></HTML>