Prezados,<br><br>Como seria feita esse desvinculação então? Aqui em Aracaju nós temos um Conservatório de Música de nível Técnico, e acabamos de iniciar um curso de Licenciatura em Música. Como o Conservatório poderá ajudar para melhorar o curso universitário? Através de um teste seletivo mais exigente?
<br><br>Hugo Ribeiro<br><br><div><span class="gmail_quote">Em 11/04/07, <b class="gmail_sendername">ja.mannis</b> <<a href="mailto:ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis@uol.com.br</a>> escreveu:</span><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">




<div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Caro Jorge,</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div><span>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Creio que sua colocação seja referente ao fato de que 
ENSINO TECNICO seja ministrado numa instituição de ENSINO 
SUPERIOR.</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Vc tem direito à sua posição quanto a esse aspecto e 
respeito sua opinião. Porém, pessoalmente, tenho outra maneira de ver a 
situação, de analisar o contexto e, assim, outra opinião.</font></span></div>
<div><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Pessoalmente confesso que preferiria ver muitas 
instituições que assegurassem uma formação básica eficiente em música antes da 
universidade. Mas não acredito que isso venha a acontecer em breve. So sei que 
enquanto eu tiver energia e puder fazer alguma coisa, vou tentar fazer o que 
posso para melhorar o estado das coisas que me descontentam. Sei que posso de 
uma maneira ou de outra empreender ações dentro dos meios e das possibilidades 
que disponho.</font></span></font></div>
<div><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">O 
ENSINO TÉCNICO está nas instituições de ensino superior no Brasil. Isso é um 
fato constatado.</font></span></div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"><span>Minhas colocações quanto à FORMAÇÂO MUSICAL partem 
desse fato evidente.</span></font></div>
<div dir="ltr" align="left"><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"><span></span></font> </div>
<div dir="ltr" align="left"><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"><span>Porém, se o assunto é sobre o fato de ter ou não ensino 
técnico numa universidade, acho estamos abrindo um outro debate, distinto do 
anterior e paralelo.</span></font></div>
<div dir="ltr" align="left"><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font> </div>
<div dir="ltr" align="left"><font><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="2"><span>A </span>formação básica em música antes 
da universidade<span>, ou seja, em nivel de segundo 
grau,</span> <span>não atende à 
demanda </span><span>em quantidade e muitas vezes, 
mas nem sempre, em qualidade.</span></font></font></font></font></div></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Lembro que nos dois primeiros anos de graduação os alunos 
tem matérias básicas.</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Portanto, o ENSINO TÉCNICO já é feito atualmente na 
Universidade, não como tal, mas o conteudo é identico.</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Não podemos deixar de reconhecer isso.</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Não seria mais correto DESVINCULAR essa formação básica do 
ENSINO SUPERIOR?</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Portanto, se é sobretudo na Universidade que esse ensino 
básico é ministrado (por falta de instituições que atendam à demanda em nivel 
técnico e de segundo grau), me parece pertinente que 
seja na Universidade (no lugar onde esse ensino é praticado) que ele 
possa passar por um processo de adequação e 
transformação. </font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Cordial abraço,</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">José Augusto Mannis</font></span></div>
<div dir="ltr" align="left"><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div><br>
<div dir="ltr" align="left" lang="pt-br">
<hr>
<font face="Tahoma" size="2"><b>De:</b> Jorge Antunes [mailto:<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">antunes@unb.br</a>] 
<br><b>Enviada em:</b> terça-feira, 10 de abril de 2007 18:57<br><b>Para:</b> 
<a href="mailto:ja.mannis@uol.com.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">ja.mannis@uol.com.br</a>; <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
anppom-l@iar.unicamp.br</a><br><b>Assunto:</b> Re: RES: 
[ANPPOM-L] Area academica e area tecnica<br></font><br></div><div><span class="e" id="q_111e0d5c2e1a5d32_1">
<div></div>Caro Zé Augusto: 
<p><font color="#4618c6"><font size="-1">Porque não ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA 
em uma universidade, ...?</font></font><font color="#4618c6"><font size="-1"></font></font> 
</p><p><font color="#000000">Essa sua pergunta me desmonta, me aturde, destrói 
totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas convicções porque, com ela, você me 
leva a um triste banho de realidade brasileira.</font> <br><font color="#000000">Quando nos USA ou na Inglaterra alguém faz pergunta "Why not?", 
tem-se logo respostas para argumentar por uma negativa.</font> <br><font color="#000000">O mesmo acontece na França quando perguntam "Pourquoi pas?". 
Imediatamente aparecem argumentos que demovem o perguntador de suas 
propostas.</font> <br><font color="#000000">No Brasil, quando alguém pergunta "Por 
que não?" ficamos totalmente sem argumentos.</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Grupos de adolescentes em algumas cidades do DF não têm 
lazer nos finais de semana: vivem em locais sem salas de cinema, sem teatros, 
sem campos de futebol, sem nada, sem playgrounds, sem shows, sem concertos, sem 
shoppings, sem dinheiro para virem ao Plano Piloto, sem zoológico. A única 
diversão então passa a ser o assalto, as pichações e as formações de gangs. 
Vivem em barracos sobre a lama e sob um teto de um pai desempregado e bêbado ou 
de uma mãe solteira desempregada ou prostituta.</font> <br><font color="#000000">Próximo é criado um campus avançado da UnB. Que tal oferecer as 
dependências da Universidade, nos finais de semana, para eles se divertirem? 
Claro! Por que não? Que tal oferecer-lhes o campus, a piscina, nas madrugadas 
dos dias úteis? Claro! Por que não?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Uns mórmons que passam vêem o alto índice de 
criminalidade dos jovens e começam a fazer trabalho de proselitismo, com 
encontros espiritualistas. Falta espaço coberto e confortável. Que tal 
oferecer-lhes uma sala da Universidade? Por que não?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Grandes turmas de colégios se formam, e os pobres 
formandos, depois de tanto sacrifício não têm onde fazer seus bailes de 
formatura e suas cerimônias de diplomação. Coitados. Que tal oferecer-lhes o 
Theatro Municipal? Por que não?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">No carnaval, festa belíssima, a burguesia afrescalhada e 
os estilistas idem constróem, costuram, com paetês, lantejoulas e pedras 
preciosas, algumas belas fantasias para desfiles e concursos, mas não têm 
espaços para o certame. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que 
não?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Na Universidade de Brasília vivi recentemente experiência 
interessante. Um professor, nosso colega, começou a oferecer cursos de iniciação 
musical para crianças aos sábados. Todas as dependências do Departamento de 
Música ficam abarrotadas de crianças e de seus respectivos papais e mamães. De 
início eu senti um choque de preconceito acadêmico. Como era possível aquilo, em 
uma Universidade? Eu via o formigueiro de criancinhas de longe e não conhecia o 
trabalho de perto: dezenas de crianças.</font> <br><font color="#000000">Até que 
um dia cheguei perto, entrei em uma sala. Meus olhos se encheram de lágrimas, 
fortemente emocionado. Vi cinco menininhos de uns 3 anos de idade esfregando 
pequenos arcos nas cordas de violininhos. O trabalho é lindo, emocionante. O 
professor se senta no chão, rodeado de criancinhas que batem ritmos, criam, 
improvisam, tocam tambores, objetos, sons, ruídos. Hoje o professor conta com 19 
monitores e a meninada chega a centenas. Não dá para chegar perto, sem o risco 
de pisar num neném. Sim! Agora ele trabalha também com bebês. Dezenas e mais 
dezenas.</font> <br><font color="#000000">Chorei, sim, porque fiz-me a seguinte 
pergunta: por que não? Ora, se o professor não fizer isso, na Universidade, onde 
fará?</font> <br><font color="#000000">Se o professor não continuar nesse 
sacerdócio admirável, quem dará educação musical a essas centenas de 
crianças?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Com esse raciocínio, essa humanidade, esse patriotismo, 
essa brasilidade, essa emoção, essa magnanimidade, essa compaixão, essa 
tolerância, conhecendo a triste realidade brasileira, claro, tudo deve ser feito 
para remendar lacunas e sanar atrocidades cometidas pelo poder constituído que 
não oferece condições de vida digna, não oferece emprego, nem educação de 
qualidade, nem saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Assim, evidentemente, por que não? A Universidade, com 
suas salas confortáveis, seus aparelhos de ginástica, seus gramados, suas 
máquinas xerox, seus computadores, seus sistemas de som, seus centros 
esportivos, seus anfiteatros, seus pianos, pode, sim, abrigar cursos para DJs, 
técnicos, copistas, assistentes de som, garçons, lutiers, jardineiros, 
pedreiros, produtores, marceneiros, mestres de obras, técnicos em sonorização, 
costureiras, afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas oferecidas nos 
Sesi e nos Sesc.</font> <br><font color="#000000">Apesar de laica, a Universidade, 
nessa conjuntura de guerra civil, pode até mesmo oferecer seus espaços para que 
jovens abracem religiões e credos, e gritem, e se exorcizem, e orem em catarse, 
e rebolem em bailes funk, usando essas atividades como meio e terapia para 
abandonarem o consumo de drogas.</font> <br><font color="#000000">Então, nesse 
Brasil em situação de guerra, de pobreza, de desemprego, de miséria, de 
injustiças, de escravidão, de falta de perspectivas futuras para as novas 
gerações e para todo esse povo sofrido e fodido, claro, deveríamos abrir os 
campi totalmente.</font> <br><font color="#000000">Por que não?</font><font color="#000000"></font> 
</p><p><font color="#000000">Abraço,</font> <br><font color="#000000">Jorge 
Antunes</font> <br><font color="#000000"></font>  <br><font color="#000000"></font>  <br>  <br>  <br>  
</p><p>"ja.mannis" wrote: 
</p><blockquote type="CITE">  
  <div dir="ltr">
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Caro JORGE e Cara ADRIANA,</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><br><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Colegas da Anppom,</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Caro JORGE, sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes 
  atividades de ciência e tecnologia aplicadas à musica, bem como música em 
  contexto multimeios é de fato muito boa.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Também procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos 
  aspectos.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">O 
  que defendo não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as inúmeras 
  escolas e centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, soluções 
  padrão e muitas atividades fim são de escopo fechado.  Falta FORMAR 
  ALUNOS que saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. 
  Os treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM 
  estruturas para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem diversas 
  opções.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">As 
  praticas TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo formei minha 
  maneira de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora através de atividades 
  técnicas. Agora é que estou formulando em formato ACADEMICO, com um Doutorado, 
  o que desenvolvi. Se tivesse feito outro caminho nao teria descoberto muitas 
  coisas importantes que descobri, justamente porque fiz outro trajeto. E 
  acredito que as atividades técnicas tem muitos subsidios à dar à outras 
  atividades, cientificas / artísticas.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Contudo, está claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos de 
  ensino e pesquisa (desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL 
  CIENTÍFICO (no cientifico incluo o ARTISTA NA UNIVERSIDADE). </font></font></font></span><span>Mas seria também um equivoco ignorar e desprezar o 
  FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo tipo de KNOW HOW dos chamados 
  `TÉCNICOS`.</span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Já 
  formei alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação de teclados. E foi 
  de fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos tipos de afinação e 
  o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se adequam a tal ou tal 
  estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma tese de 
  doutorado, dependendo da abordagem.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">OK. Não é porque uma tese é feita que já se pode implementar uma 
  DISCIPLINA sobre a tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo 
  que simplesmente o que em um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode estar 
  envolvido em estágios avançados do dominio 
  CIENTIFICO. </font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Ao 
  mesmo tempo NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) AFINADOR DE PIANO, 
  STAGE MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades ainda não têm estofo 
  suficiente para isso. Mas isso não significa que a ACADEMIA deva 
  necessariamente ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas muito importantes 
  na atividade de COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras SALABERT na França. 
  Aprendi muita coisa e tenho muitas facilidades em gerar material musical 
  devido a isso. E treino meus alunos em COPIAS e preparação de material de 
  orquestra. É uma produção bastante complexa.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Portanto o CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve 
  ser confundido com a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM 
  SÍ.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">As 
  atividades de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas, 
  tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia 
  civil.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Existem técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que 
  passaram ao dominio cientifico depois.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Talhar pedras pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando 
  esse TALHAR começa a se tornar expressivo.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Contudo, não me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE 
  OBRAS (por exemplo)</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Mas é muito importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber o 
  que faz e como faz um MESTRE DE OBRAS.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Se 
  os Mestres de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a construção 
  civil em nosso país seria diferente. A começar pelo desperdício inutil de 
  material e pelos atropelos de planejamento em um canteiro de obras. De fato 
  falta uma formação dessas!</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Porque a Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM 
  NIVEL TECNICO?</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Na 
  Unicamp temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de SEGUNDO 
  GRAU.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Porque não ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o 
  por exemplo faz a Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os 
  alunos podem entrar com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações 
  necessarias e exames etc. chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como 
  todos os outros e entram no curso pela metade, mas em nivel 
  superior.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Acredito que a UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM 
  NIVEL TÉCNICO.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Mais uma vez: Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, 
  CIENTIFICO é CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e 
  sim integrá-los, de modo que UM SAIBA DO 
  OUTRO.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Assim, um AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A 
  Proposta da ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. 
  Algumas atividades técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, como 
  por exemplo, ENGENHEIRO DE SOM. </font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">E 
  considero que a integração de um DJ seria muito importante. O FAZER do DJ é 
  muito importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. É o fazer sobre 
  a MIDIA. É a poética que brota do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por 
  enquanto isso é óbvio. Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde os 
  alunos possam saber quais são as bases da expressão de um DJ. E a partir daí 
  poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação, gestos de linguagem. De 
  fato, os produtos de um DJs de modo geral são pertinentes a estilos e 
  estietcias particulares. Mas se mudarmos o material e os objetivos, temos um 
  novo instrumento (no sentido tradicional do termo e não no sentido 
  schaefferiano).</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Considerando os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta 
  evidente de estruturas para assegurar formação solida em musica em nivel de 
  segundo grau.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Os 
  alunos acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2 
  primeiros são o CONSERVATORIO 'espremido'.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">A 
  Universidade poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU especializada, 
  associada `as escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a GRADUACÃO se 
  reduziria de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com Pos-Graduacao 
  completa (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito 
  agora.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Assim, ao escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo 
  grau poderia OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual ele 
  possa adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia 
  também EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE 
  INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z" para 
  Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas aqui, 
  somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações certas, 
  pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o que 
  vejo.</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Cordial abraço</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span><font face="Arial"><font color="#0000ff"><font size="-1">Mannis</font></font></font></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"><span></span></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br"> </div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br">
  <hr>
  <font face="Tahoma"><font size="-1"><b>De:</b> <a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a> [<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>] 
  <b>Em nome de <span></span></b>Lopes 
  Moreira</font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Enviada em:</b> 
  terça-feira, 10 de abril de 2007 08:52</font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Para:</b> ANPPOM</font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-L] Area academica e area 
  tecnica</font></font> <br> </div><font face="Arial"><font size="-1">Caros 
  colegas,</font></font> <font face="Arial"><font size="-1">Não seria papel da 
  extensão universitária o oferecimento de cursos </font></font><font face="Times New Roman"><font size="-0">para a formação de Técnicos, Copistas, 
  DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de 
  Release, Assistente de som, etc?</font></font> <font face="Arial"><font size="-1">Abraços a todos,</font></font><font face="Arial"><font size="-1">Adriana 
  Lopes Moreira (USP)</font></font></div>
  <div dir="ltr" lang="pt-br">
  <hr>
  <font face="Tahoma"><font size="-1"><b>De:</b> <a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a> [<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>] 
  <b>Em nome de </b>Jorge Antunes</font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Enviada em:</b> segunda-feira, 9 de abril de 2007 
  11:55</font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Para:</b> 
  <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">anppom-l@iar.unicamp.br</a></font></font> <br><font face="Tahoma"><font size="-1"><b>Assunto:</b> [ANPPOM-L] Area academica e area tecnica
</font></font> 
  <br> </div>Caro Mannis: 
  <p>Acho que estamos quase de acordo. <br>Mas existe um aspecto que, por ser 
  comum em minha seara, pensei que fosse óbvio e também comum nas outras 
  Universidades brasileiras. <br>Aqui na UnB o estudante que faz o curso de 
  Composição faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, 
  fuga, análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de 
  Gravação, Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, 
  softwares), Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de 
  Salas), Música Eletroacústica (softwares de gravação, processamento, montagem, 
  edição, mixagem). <br>A penúltima vez que ministrei Estágio Supervisionado em 
  Composição Musical (disciplina do último semestre, em que se prepara o 
  concerto de formatura), fizemos realização conjunta com o Departamento de 
  Comunicação: os formandos em Composição Musical compuseram as trilhas 
  sonoro-musicais para os filmes dos formandos em Cinema. <br>O que temo é, na 
  Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos a abrir cursos de 
  um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em 
  sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente 
  de som, etc. <br>Profissionais nessas áreas, com excelência, devem ser 
  formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área musical, aqui em Brasília, 
  são formados no Ensino Médio: na Escola de Música de Brasília. <br>Em todas as 
  Unidades da Federação deveria haver Ensino Médio e Técnico nessas áreas 
  técnicas. <br>Abraço, <br>Jorge Antunes</p></blockquote>
<p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p></p></span></div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br></blockquote></div><br>