<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3059" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
size=2> Conforme as categorias de classificação do colega José
Augusto Mannis, gostaria de comentar algumas coisas. Sou graduando em Música
pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, e atualmente estou
concluindo o meu trabalho de conclusão de curso, o qual se intitula "Jingles:
uma abordagem processual". Assim como citou o colega, tive que "aprender no
tranco", ou seja, na prática composicional dessas canções. Para tanto tive
que buscar diversos subsidios, pesquisa pela qual realizei de forma solitária. A
composição dessas canções possui como pré-requisitos conhecimentos em diversos
campos específicos, tais como acústica, computação
musical, produção musical, etc. Nesse meu trabalho, pretendo discutir
exatamente essa questão. Por que não abordar esses temas na graduação? Afinal a
música aplicada é uma perpectiva profissional para os músicos da
atualidade, sendo assim, essa realidade também deve ser contemplada pela
formação acadêmica. Enfocando precisamente a música aplicada a publicidade, como
é o caso dos jingles, os músicos vem "perdendo terreno", pois as diversas
faculdades de publicidade já englobam componentes curriculares tais como
"Criação e Produção em Audio", o que para mim é de cunho exclusivo da
música.<BR></FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007>Saudações
cordiais,</SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=justify><SPAN class=849341601-09042007>Leandro
Rodrigues</SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Caros Colegas,</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Caro Rubens, Caro Jorge, Caro Rodolfo, Caro Carlos, Cara
Sandra, </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Vejo com entusiasmo que este assunto esteja suscitando
nosso interesse.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Isso é muito importante sendo tal empreendimento
fundamental para que alguma ação seja encetada.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Mais uma vez saliento que há necessidade de examinar o
problema de uma posição distante, de modo que possamos ver o
todo.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Foi por isso que chamei a atenção para o o fato de que
"conjugar perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Justamente o que está suscitando esta discussão.
</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>Todos os que nela estão envolvidos tem excelência reconhecida e se
expressaram de forma coerente.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN
class=849341601-09042007></SPAN> </DIV></FONT></SPAN>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Observo que todos consideram a mesma posição, somente que
cada um está no dominio da área de sua
abrangencia.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Pediria que considerassem que estamos diante de uma
situação nova.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Há novos perfis de atividade na sociedade que não
estão totalmente institucionalizados, estão em formação e, por isso, não estão
sendo atendidos pelas instituições acadêmicas.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Em nenhum momento a formação do músico deve ser menos
efetiva. Ao contrário, os alunos de música deveriam chegar na
universidade</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>com capacitação mais avançada do que agora. Mas isso
seria outra questão que não convém abordar neste âmbito.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>A formação do interprete, do compositor e do
pesquisador em música é fundamental, certamente. Deve seguir e mesmo se
aperfeiçoar.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left></FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT
face=Arial color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Minha preocupação é centrada no fato de que 2.000 pessoas
entram no Mercado de Trabalho e têm que "se virar de qualquer
jeito".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Acho que seria melhor ter um Engenheiro de Som que fosse
violinista, e que tivesse uma cultura musical ampla, do que um Engenheiro
de Som somente centrado em um segmento especifico da música. Para garantir a
diversidade, precisamos colocar no mercado pessoas com a mente aberta e com
visão musical ampla.</FONT></SPAN></DIV></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff
size=2> </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Acho melhor que o pianista que acabou indo trabalhar no
comércio, que pelo menos tenha a chance de atuar num campo onde a música esteja
presente. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>O compositor que teve que ir para o mercado editorial, que
pelo menos seja para o segmento de música e não que se ocupe com coisas alheias
a seu mundo;</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>O pesquisador que acabou trabalhando na imprensa, que seja
uma função onde expresse sua capacitação em arte e cultura e não num setor
técnico básico.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Mas para isso os estudantes necessitam de pelo menos
algumas ferramentas complementares.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Poderiamos talvez pensar em que disciplinas seriam
desejáveis nos cursos de música para capacitar alunas e alunos em algumas
técnicas exigidas nas demandas de trabalho: por exemplo, conhecer bem os
repertorios musicais (estilos, épocas, generos); ter uma escuta trabalhada
(saber analisar uma sensação sonora; e saber analisar uma expressão sonora)
(saber fazer uma escuta técnica e alternar para uma escuta estética com o
devido controle); ter senso crítico e saber se expressar diante do que acabou de
ouvir (comentar com pertinencia); aprender a editar uma partitura de orquestra
(isso é importante para todo músico, saber como preparar uma virada de
página ...); saber como microfonar os instrumentos (hoje nos estudios se o
interprete não souber como é o campo acustico de seu instrumento corre o risco
de sair da gravação com um som de 'metálico' sem saber porque e sem saber o que
fazer, pois há técnicos que não sabem isso); como fazer um Press Release
para um evento seu; como funciona um roteiro de radio e de cinema; como
captar recursos para projetos; como montar projetos claros e objetivos; como
funciona acusticamente uma caixa cênica, qual a função de cada parte do palco na
escuta dos músicos; etc...</FONT></SPAN></DIV></FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Sem REFLEXÃO sobre as especifidades de cada elemento da
enorme MALHA DE ATIVIDADES que aqui se abre, sem considerar as hierarquias e
categorias intrinsecas, acabam surgindo inevitavelmente imagens
nebulosas.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>HÁ MÚSICOS, HÁ PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS Á
MÚSICA, HÁ MÙSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES. São três coisas distintas. Se
pudermos não refletir sobre uma pensando na outra vamos avançar
positivamente.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>1) MÚSICA : interpretação, composição,
pesquisa</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>2) PROFISSIONAIS/PESQUISADORES LIGADOS À MÙSICA: todos os
que atuam para a atividade fim MUSICA ou que estudam a MUSICA à luz de
outras áreas do conhecimento.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>3) MÚSICOS LIGADOS A OUTROS SETORES: música aplicada,
multimeios, intermidias. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>O Número 1), nós já temos na Universidade e precisamos
melhorar.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Os Números 2) e 3): DOCENTES - Muitos fazem na
academia e, para seguir, necessitam de adequações estruturais; ALUNOS
- Muitos acabam "aprendendo no tranco" sem a devida preparação e sem algumas
bases que facilitariam sua vida;</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Se os 2.000 alunas e alunos que saem anualmente das escolas
de música pudessem ter algumas ferramentas em 2) e 3) a vida deles seria muito
melhor e hoje estariam muito mais felizes. Mais que isso, no setor em que
estivessem trabalhando, teriamos aliados e pessoas que SABEM DO QUE ESTAMOS
FALANDO. (Quantas vezes não precisamos explicar que o que fazemos não é o que
grande parte dos profissionais pensam que é?)</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Reforçar os itens 2) e 3) é criar condições adequadas de
que a SOCIEDADE tenha PESSOAS em vários setores CONSCIENTES dos valores nos
quais todos nós acreditamos e queremos passar adiante.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Nós temos 2.000 pessoas que entram no mercado de trabalho
POR ANO e estamos PERDENDO A MAIORIA DELAS.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Nos ultimos 10 anos dos 20.000 profissionais desovados me
pergunto: Quantos ainda trabalham COM MÚSICA?; Quantos ainda podem
considerar A MÚSICA algo importante em suas vidas?; Quantos tem em suas mãos
poder para INCENTIVAR ou NÃO uma iniciativa musical? Quantos puderam
desenvolver os valores que receberam em sua formação?</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Por isso, gostaria de expressar novamente que "conjugar
perfis com necessidades de capacitação distintas me parece um
equivoco".</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Pessoalmente creio que estamos ao meio de uma
articulação no processo histórico, portanto, vivendo um tempo importante e
decisivo. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Estamos num MOMENTO DE EXPANSÃO, uma OPORTUNIDADE que cabe
a nós, MÚSICOS, aproveitar ou não dela. </FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Apesar dessa oportunidade estar aí PARA TODOS,
n</FONT></SPAN><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff
size=2>este momento está MUITO MAIS PROXIMA DE NÓS, mas não vai ficar
estacionada eternamente onde está.</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>Melhores saudações </FONT></SPAN><SPAN
class=849341601-09042007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>e Boa Páscoa
!</FONT></SPAN></DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV dir=ltr align=left><SPAN class=849341601-09042007><FONT face=Arial
color=#0000ff size=2>José Augusto
Mannis</FONT></SPAN></DIV></FONT></DIV></BODY></HTML>