<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<html>

<head>
<META HTTP-EQUIV="Content-Type" CONTENT="text/html; charset=iso-8859-1">


<meta name=Generator content="Microsoft Word 10 (filtered)">

<style>
<!--
 /* Font Definitions */
 @font-face
        {font-family:Garamond;
        panose-1:2 2 4 4 3 3 1 1 8 3;}
@font-face
        {font-family:Tahoma;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
 /* Style Definitions */
 p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman";}
a:link, span.MsoHyperlink
        {color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {color:blue;
        text-decoration:underline;}
p
        {margin-right:0cm;
        margin-left:0cm;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman";}
span.EstiloDeEmail18
        {font-family:Garamond;
        color:blue;
        font-weight:normal;
        font-style:normal;
        text-decoration:none none;}
@page Section1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.Section1
        {page:Section1;}
-->
</style>

</head>

<body bgcolor=white lang=PT-BR link=blue vlink=blue>

<div class=Section1>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Caríssimos,</span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Estou acompanhando as
manifestações nesta lista. Esse assunto enquadra-se perfeitamente no tema do próximo
congresso da Anppom. </span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Penso que seria um bom
momento para que se encaminhasse um pedido à Coordenação do evento para a
realização de uma mesa de discussão acerca do tema. E , se não estiver ‘pensando
 alto’, com poder de deliberação, através da Anppom.</span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Fica, aí, minha sugestão,
</span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Abraço, Heloísa</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'>-----Mensagem original-----<br>
<b><span style='font-weight:bold'>De:</span></b>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <b><span
style='font-weight:bold'>Em nome de </span></b>Rubens Ricciardi<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Enviada em:</span></b> segunda-feira, 9 de
abril de 2007 13:07<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Para:</span></b> ja.mannis; antunes@unb.br;
anppom-l@iar.unicamp.br<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Cc:</span></b> Rodolfo Coelho de Souza<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Assunto:</span></b> Re: RES: [ANPPOM-L] Area
academica e area tecnica</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>meus caros,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>eis que a discussão se tornou agora
ainda mais frutífera, pois o assunto passou a ser o papel da
universidade na formação musical de crianças e adolescentes,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>aliás, a música é
aquela entre as atividades humanas em que o futuro profissional deve se
tornar neófito e obter sua iniciação na mais tenra idade, disso não há a menor
dúvida,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>no caso da USP, - "o por que
não?" do Prof. Jorge Antunes - há um problema intransponível de regimento
da universidade (nós enquanto USP não podemos criar aqui cursos técnicos ou
mesmo de iniciação musical oficialmente), pois o papel de ensino
na universidade é a formação em cursos superiores (e não voltado a
crianças e adolescentes),</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>assim sendo, venho propondo a
parceria com a prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 1993 (já junto a
várias administrações do PT e do PSDB que se alternam no poder por aqui), e até
hoje não foi possível realizar o projeto, mas tenho certeza que mais cedo ou
mais tarde - em parceria agora com a USP - haveremos de criar uma Escola de
Música para crianças e adolescentes junto à Secretaria Municipal de Educação
(pois, ao contrário das secretárias de cultura, este setor municipal tem mais
verbas garantidas pela constituição e abriga perfeitamente um empreendimento
assim em seus estatutos, o que garante a continuidade do projeto, uma vez
iniciado),</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>portanto, prosseguindo com
a informação da Adriana em relação à Escola Municipal de Música de SP, a
parceria universidade/prefeitura municipal (e isso em todo o Brasil) pode ser
um caminho importante pra se viabilizar as atividades de extensão, pois assim
teremos uma escola pública, gratuita e de qualidade: a universidade entra com a
filosofia de trabalho e apóia os processos de contratação de
professores e estagiários, e a prefeitura entra com o suporte financeiro e
estrutura - esta seria talvez uma receita simples e eficiente para a
proliferação de boas escolas de música pelo Brasil...</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>ou seja, um melhor caminho
talvez não seja via governo federal nem via estados, mas sim a
parceria das universidades públicas com as prefeituras municipais (pois
"quem engorda o boi é o olho do dono": uma atividade municipal é
controlada mais diretamente pela população que a longínqua e sempre corrupta e
incompetente Brasília, ou mesmo as capitais estaduais que são ainda mais
centralizadoras e que de um modo geral tratam muito mal o interior),</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>assim, dependendo do perfil de cada
faculdade, os tais cursos de nível técnico - muito bem situados por sinal pelo Prof.
Jorge Antunes - e em suas múltiplas possibilidades em torno da música, poderiam
sim por bem proliferar por este Brasil a fora...</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>atenciosamente,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>Prof. Rubens Ricciardi - USP</span></font></p>

</div>

<blockquote style='border:none;border-left:solid black 1.5pt;padding:0cm 0cm 0cm 4.0pt;
margin-left:3.75pt;margin-top:5.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:5.0pt'>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>----- Original Message ----- </span></font></p>

</div>

<div style='font-color:black'>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt;background:#E4E4E4'><b><font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;font-weight:
bold'>From:</span></font></b><font size=2 face=Arial><span style='font-size:
10.0pt;font-family:Arial'> <a href="mailto:ja.mannis@uol.com.br"
title="ja.mannis@uol.com.br">ja.mannis</a> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><b><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;font-weight:bold'>To:</span></font></b><font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'> <a
href="mailto:antunes@unb.br" title="antunes@unb.br">antunes@unb.br</a> ; <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" title="anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a>
</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><b><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;font-weight:bold'>Sent:</span></font></b><font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'> Wednesday,
April 11, 2007 10:15 AM</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><b><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;font-weight:bold'>Subject:</span></font></b><font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'> RES: RES:
[ANPPOM-L] Area academica e area tecnica</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Caro
Jorge,</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Creio
que sua colocação seja referente ao fato de que ENSINO TECNICO seja ministrado
numa instituição de ENSINO SUPERIOR.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Vc tem
direito à sua posição quanto a esse aspecto e respeito sua opinião. Porém,
pessoalmente, tenho outra maneira de ver a situação, de analisar o contexto e,
assim, outra opinião.</span></font></p>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Pessoalmente
confesso que preferiria ver muitas instituições que assegurassem uma formação
básica eficiente em música antes da universidade. Mas não acredito que isso
venha a acontecer em breve. So sei que enquanto eu tiver energia e puder fazer
alguma coisa, vou tentar fazer o que posso para melhorar o estado das coisas
que me descontentam. Sei que posso de uma maneira ou de outra empreender ações
dentro dos meios e das possibilidades que disponho.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>O ENSINO
TÉCNICO está nas instituições de ensino superior no Brasil. Isso é um fato
constatado.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Minhas
colocações quanto à FORMAÇÂO MUSICAL partem desse fato evidente.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Porém,
se o assunto é sobre o fato de ter ou não ensino técnico numa universidade,
acho estamos abrindo um outro debate, distinto do anterior e paralelo.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>A
formação básica em música antes da universidade, ou seja, em nivel de segundo
grau, não atende à demanda em quantidade e muitas vezes, mas nem
sempre, em qualidade.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Lembro
que nos dois primeiros anos de graduação os alunos tem matérias básicas.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Portanto,
o ENSINO TÉCNICO já é feito atualmente na Universidade, não como tal, mas o
conteudo é identico.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Não
podemos deixar de reconhecer isso.</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Não
seria mais correto DESVINCULAR essa formação básica do ENSINO SUPERIOR?</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Portanto,
se é sobretudo na Universidade que esse ensino básico é ministrado (por falta de
instituições que atendam à demanda em nivel técnico e de segundo grau), me
parece pertinente que seja na Universidade (no lugar onde esse ensino
é praticado) que ele possa passar por um processo de adequação e
transformação. </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Cordial
abraço,</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>José Augusto
Mannis</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<div class=MsoNormal align=center style='margin-left:35.4pt;text-align:center'><font
size=3 face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>

<hr size=2 width="100%" align=center>

</span></font></div>

<p class=MsoNormal style='margin-right:0cm;margin-bottom:12.0pt;margin-left:
35.4pt'><b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:
Tahoma;font-weight:bold'>De:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> Jorge Antunes
[mailto:antunes@unb.br] <br>
<b><span style='font-weight:bold'>Enviada em:</span></b> terça-feira, 10 de
abril de 2007 18:57<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Para:</span></b> ja.mannis@uol.com.br;
anppom-l@iar.unicamp.br<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Assunto:</span></b> Re: RES: [ANPPOM-L] Area
academica e area tecnica</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>Caro Zé Augusto: </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color="#4618c6"
face="Times New Roman"><span style='font-size:10.0pt;color:#4618C6'>Porque não
ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, ...?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Essa sua pergunta me desmonta, me aturde,
destrói totalmente meus sonhos, meus ideais, minhas convicções porque, com ela,
você me leva a um triste banho de realidade brasileira.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Quando nos USA ou na Inglaterra
alguém faz pergunta "Why not?", tem-se logo respostas para argumentar
por uma negativa.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>O mesmo acontece na França quando
perguntam "Pourquoi pas?". Imediatamente aparecem argumentos que
demovem o perguntador de suas propostas.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>No Brasil, quando alguém pergunta
"Por que não?" ficamos totalmente sem argumentos.</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Grupos de adolescentes em algumas cidades
do DF não têm lazer nos finais de semana: vivem em locais sem salas de cinema,
sem teatros, sem campos de futebol, sem nada, sem playgrounds, sem shows, sem
concertos, sem shoppings, sem dinheiro para virem ao Plano Piloto, sem
zoológico. A única diversão então passa a ser o assalto, as pichações e as
formações de gangs. Vivem em barracos sobre a lama e sob um teto de um pai
desempregado e bêbado ou de uma mãe solteira desempregada ou prostituta.</span></font>
<br>
<font color=black><span style='color:black'>Próximo é criado um campus avançado
da UnB. Que tal oferecer as dependências da Universidade, nos finais de semana,
para eles se divertirem? Claro! Por que não? Que tal oferecer-lhes o campus, a
piscina, nas madrugadas dos dias úteis? Claro! Por que não?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Uns mórmons que passam vêem o alto índice
de criminalidade dos jovens e começam a fazer trabalho de proselitismo, com
encontros espiritualistas. Falta espaço coberto e confortável. Que tal oferecer-lhes
uma sala da Universidade? Por que não?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Grandes turmas de colégios se formam, e os
pobres formandos, depois de tanto sacrifício não têm onde fazer seus bailes de
formatura e suas cerimônias de diplomação. Coitados. Que tal oferecer-lhes o
Theatro Municipal? Por que não?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>No carnaval, festa belíssima, a burguesia
afrescalhada e os estilistas idem constróem, costuram, com paetês, lantejoulas
e pedras preciosas, algumas belas fantasias para desfiles e concursos, mas não
têm espaços para o certame. Que tal oferecer-lhes o Theatro Municipal? Por que
não?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Na Universidade de Brasília vivi
recentemente experiência interessante. Um professor, nosso colega, começou a
oferecer cursos de iniciação musical para crianças aos sábados. Todas as
dependências do Departamento de Música ficam abarrotadas de crianças e de seus
respectivos papais e mamães. De início eu senti um choque de preconceito
acadêmico. Como era possível aquilo, em uma Universidade? Eu via o formigueiro
de criancinhas de longe e não conhecia o trabalho de perto: dezenas de
crianças.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Até que um dia cheguei perto,
entrei em uma sala. Meus olhos se encheram de lágrimas, fortemente emocionado.
Vi cinco menininhos de uns 3 anos de idade esfregando pequenos arcos nas cordas
de violininhos. O trabalho é lindo, emocionante. O professor se senta no chão,
rodeado de criancinhas que batem ritmos, criam, improvisam, tocam tambores,
objetos, sons, ruídos. Hoje o professor conta com 19 monitores e a meninada
chega a centenas. Não dá para chegar perto, sem o risco de pisar num neném.
Sim! Agora ele trabalha também com bebês. Dezenas e mais dezenas.</span></font>
<br>
<font color=black><span style='color:black'>Chorei, sim, porque fiz-me a
seguinte pergunta: por que não? Ora, se o professor não fizer isso, na
Universidade, onde fará?</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Se o professor não continuar nesse
sacerdócio admirável, quem dará educação musical a essas centenas de crianças?</span></font>
</p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Com esse raciocínio, essa humanidade, esse
patriotismo, essa brasilidade, essa emoção, essa magnanimidade, essa compaixão,
essa tolerância, conhecendo a triste realidade brasileira, claro, tudo deve ser
feito para remendar lacunas e sanar atrocidades cometidas pelo poder
constituído que não oferece condições de vida digna, não oferece emprego, nem
educação de qualidade, nem saúde, nem lazer, nem cultura, etc.</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Assim, evidentemente, por que não? A
Universidade, com suas salas confortáveis, seus aparelhos de ginástica, seus
gramados, suas máquinas xerox, seus computadores, seus sistemas de som, seus
centros esportivos, seus anfiteatros, seus pianos, pode, sim, abrigar cursos
para DJs, técnicos, copistas, assistentes de som, garçons, lutiers,
jardineiros, pedreiros, produtores, marceneiros, mestres de obras, técnicos em
sonorização, costureiras, afinadores de piano, etc, etc. São poucas as vagas
oferecidas nos Sesi e nos Sesc.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Apesar de laica, a Universidade,
nessa conjuntura de guerra civil, pode até mesmo oferecer seus espaços para que
jovens abracem religiões e credos, e gritem, e se exorcizem, e orem em catarse,
e rebolem em bailes funk, usando essas atividades como meio e terapia para
abandonarem o consumo de drogas.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Então, nesse Brasil em situação de
guerra, de pobreza, de desemprego, de miséria, de injustiças, de escravidão, de
falta de perspectivas futuras para as novas gerações e para todo esse povo
sofrido e fodido, claro, deveríamos abrir os campi totalmente.</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Por que não?</span></font> </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 color=black face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt;color:black'>Abraço,</span></font> <br>
<font color=black><span style='color:black'>Jorge Antunes</span></font> <br>
  <br>
  <br>
  <br>
  <br>
  </p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>"ja.mannis" wrote: </span></font></p>

<blockquote style='margin-top:5.0pt;margin-bottom:5.0pt' TYPE=CITE>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>  </span></font></p>

<div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Caro
JORGE e Cara ADRIANA,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'><br>
</span></font><font size=2 color=blue face=Arial><span style='font-size:10.0pt;
font-family:Arial;color:blue'>Colegas da Anppom,</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Caro
JORGE, sua iniciativa na UnB de oferecer aos estudantes atividades de ciência e
tecnologia aplicadas à musica, bem como música em contexto multimeios é de fato
muito boa.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Também
procuramos desenvolver essas práticas na Unicamp, de diversos aspectos.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>O que
defendo não é ATENDER À DEMANDA DO MERCADO. Isso já fazem as inúmeras escolas e
centros que TREINAM seus alunos. Eles aprendem rotinas, soluções padrão e
muitas atividades fim são de escopo fechado.  Falta FORMAR ALUNOS que
saibam se desenvolver e que tenham bagagem e ferramentas para isso. Os
treinados repetem as soluções que aprenderam nas apostilas. FALTAM estruturas
para FORMACÃO COMPLETA. Para treinamento já existem diversas opções.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>As
praticas TÉCNICAS são, para mim, muito importantes. Eu mesmo formei minha
maneira de trabalhar e minha abordagem da matéria sonora através de atividades
técnicas. Agora é que estou formulando em formato ACADEMICO, com um Doutorado,
o que desenvolvi. Se tivesse feito outro caminho nao teria descoberto muitas
coisas importantes que descobri, justamente porque fiz outro trajeto. E
acredito que as atividades técnicas tem muitos subsidios à dar à outras
atividades, cientificas / artísticas.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Contudo,
está claro para mim que seria um equívoco MISTURAR métodos de ensino e pesquisa
(desenvolvimento/criação) entre PERFIL TÉCNICO e PERFIL CIENTÍFICO (no
cientifico incluo o ARTISTA NA UNIVERSIDADE). Mas seria também um equivoco
ignorar e desprezar o FAZER ARTISTICO o FAZER TÉCNICO e todo tipo de KNOW HOW
dos chamados `TÉCNICOS`.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Já
formei alunos que fizeram trabalhos de acústica em afinação de teclados. E foi
de fato uma atividade excelente. Foram comparados diversos tipos de afinação e
o aluno pode colocar como tal ou tal tipo de afinação se adequam a tal ou tal
estilo de música. A afinação de um teclado pode mesmo suscitar uma tese de
doutorado, dependendo da abordagem.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>OK. Não
é porque uma tese é feita que já se pode implementar uma DISCIPLINA sobre a
tese e mesmo... UM CURSO todo. Estou de acordo. Mas vejo que simplesmente o que
em um momento é do DOMINIO TÉCNICO num outro pode estar envolvido em estágios
avançados do dominio CIENTIFICO. </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Ao mesmo
tempo NÃO CABE fazer uma graduação para (por exemplo) AFINADOR DE PIANO, STAGE
MANAGER, COPISTA... pois cada uma dessas atividades ainda não têm estofo
suficiente para isso. Mas isso não significa que a ACADEMIA deva necessariamente
ignorar o que eles fazem. Acho que há coisas muito importantes na atividade de
COPISTA. Eu mesmo fui copista das editoras SALABERT na França. Aprendi muita
coisa e tenho muitas facilidades em gerar material musical devido a isso. E
treino meus alunos em COPIAS e preparação de material de orquestra. É uma
produção bastante complexa.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Portanto
o CONHECIMENTO INERENTE a essas atividades TÉCNICAS não deve ser confundido com
a ENVERGADURA DAS ATIVIDADES EM SÍ.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>As
atividades de um simples pedreiro nunca foram desprezadas pelos cientistas,
tecnologos, pesquisadores e estudantes de engenharia civil.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Existem
técnicas que foram desenvolvidas no canteiro de obras e que passaram ao dominio
cientifico depois.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Talhar
pedras pode parecer primitivo, mas chega a ser uma arte quando esse TALHAR
começa a se tornar expressivo.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Contudo,
não me parece sensato fazer uma GRADUAÇÃO para MESTRE DE OBRAS (por exemplo)</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Mas é
muito importante UM ESTUDANTE de ENGENHARIA CIVIL ver e saber o que faz e como
faz um MESTRE DE OBRAS.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Se os
Mestres de Obras no Brasil tivessem um mínimo de formação, a construção civil
em nosso país seria diferente. A começar pelo desperdício inutil de material e
pelos atropelos de planejamento em um canteiro de obras. De fato falta uma
formação dessas!</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Porque a
Universidade não poderia assegurar uma atividade dessas EM NIVEL TECNICO?</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Na
Unicamp temos um Colegio Técnico que forma TECNICOS em nivel de SEGUNDO GRAU.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Porque
não ter UM COLEGIO TECNICO EM MUSICA em uma universidade, com o por exemplo faz
a Pontifica Universidade Catoloca do Chile em Santiago. Os alunos podem entrar
com 12 anos. E se passarem por todas as avaliações necessarias e exames etc.
chegam ao Doutorado. Senão fazem o ingresso como todos os outros e entram no
curso pela metade, mas em nivel superior.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Acredito
que a UNIVERSIDADE deva se preocupar com a FORMCAO TËCNICA EM NIVEL TÉCNICO.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Mais uma
vez: Não conjugar PERFIS DIFERENTES: TECNICO é TËCNICO, CIENTIFICO é
CIENTIFICO. CONTUDO não ISOLAR os conhecimentos entre ambos, e sim integrá-los,
de modo que UM SAIBA DO OUTRO.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Assim,
um AFINADOR DE PIANO poderia ser formado numa universidade. A Proposta da
ADRIANA é muito boa: poderia ser uma atividade de EXTENSÃO. Algumas atividades
técnicas poderiam ser um MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, como por exemplo,
ENGENHEIRO DE SOM. </span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>E
considero que a integração de um DJ seria muito importante. O FAZER do DJ é
muito importante. Vem do fazer do RADIO, das tradicoes ORAIS. É o fazer sobre a
MIDIA. É a poética que brota do suporte. Não cabe uma GRADUACAO em DJ. Por
enquanto isso é óbvio. Mas gostaria muito de pensar em uma discplina onde os
alunos possam saber quais são as bases da expressão de um DJ. E a partir daí
poderem extrair metodos expressivo, tecnicas de ação, gestos de linguagem. De
fato, os produtos de um DJs de modo geral são pertinentes a estilos e
estietcias particulares. Mas se mudarmos o material e os objetivos, temos um
novo instrumento (no sentido tradicional do termo e não no sentido
schaefferiano).</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Considerando
os CURSOS SUPERIORES DE MUSICA no Brasil há uma falta evidente de estruturas
para assegurar formação solida em musica em nivel de segundo grau.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Os
alunos acabam tendo que fazer um CURSO SUPERIOR de 5 ANOS no qual os 2
primeiros são o CONSERVATORIO 'espremido'.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>A
Universidade poderia assegurar a FORMACAO DE SEGUNDO GRAU especializada,
associada `as escolas de sua cidade, e depois, pouco a pouco, a GRADUACÃO se
reduziria de 5 anos para 3 anos. Nossos alunos estariam com Pos-Graduacao
completa (Ms + Dr) aos 25 anos. Isso não ocorre muito agora.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Assim,
ao escolher um curso técnico em música, um estudante de segundo grau poderia
OPTAR por TECNICO EM MUSICA em uma MODALIDADE "X" na qual ele possa
adquirir conhecimentos para AFINADOR DE PIANO entre outros. Poderia também
EVIDENTEMENTE fazer uma MODALIDADE TECNICA "Y" para INTERPRETE
INSTRUMENTISTA. Ou Talvez "W" para COMPOSICAO. Ou mesmo "Z"
para Etnomusicologia básica, etc. Há muitas possibilidades. Não estão todas
aqui, somente algumas para exemplificar. Talvez nem sejam as denominações
certas, pois estou pensando junto com Vcs. Mas seria algo nesse caminho o que
vejo.</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Cordial
abraço</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 color=blue
face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial;color:blue'>Mannis</span></font></p>

</div>

<div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

</div>

<div>

<div class=MsoNormal align=center style='margin-left:35.4pt;text-align:center'><font
size=3 face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>

<hr size=2 width="100%" align=center>

</span></font></div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;font-weight:bold'>De:</span></font></b><font
size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<a
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>]
<b><span style='font-weight:bold'>Em nome de </span></b>Lopes Moreira</span></font>
<br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Enviada em:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> terça-feira, 10 de abril de 2007
08:52</span></font> <br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Para:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> ANPPOM</span></font> <br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Assunto:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> Re: [ANPPOM-L] Area academica e
area tecnica</span></font> <br>
 </p>

</div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Arial><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>Caros colegas,</span></font> <font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>Não seria
papel da extensão universitária o oferecimento de cursos </span></font>para a
formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de
Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som, etc? <font
size=2 face=Arial><span style='font-size:10.0pt;font-family:Arial'>Abraços a
todos,Adriana Lopes Moreira (USP)</span></font></p>

</div>

<div>

<div class=MsoNormal align=center style='margin-left:35.4pt;text-align:center'><font
size=3 face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>

<hr size=2 width="100%" align=center>

</span></font></div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;font-weight:bold'>De:</span></font></b><font
size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [<a
href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>]
<b><span style='font-weight:bold'>Em nome de </span></b>Jorge Antunes</span></font>
<br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Enviada em:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> segunda-feira, 9 de abril de 2007
11:55</span></font> <br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Para:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> anppom-l@iar.unicamp.br</span></font>
<br>
<b><font size=2 face=Tahoma><span style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma;
font-weight:bold'>Assunto:</span></font></b><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'> [ANPPOM-L] Area academica e area
tecnica</span></font> <br>
 </p>

</div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>Caro Mannis: </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Acho que estamos quase de acordo. <br>
Mas existe um aspecto que, por ser comum em minha seara, pensei que fosse óbvio
e também comum nas outras Universidades brasileiras. <br>
Aqui na UnB o estudante que faz o curso de Composição faz, além das disciplinas
tradicionais (harmonia, contraponto, fuga, análise, instrumentação,
orquestração, etc), estas outras: Prática de Gravação, Tecnologia Musical
(síntese, análise, ressíntese, C-sound, softwares), Acústica Musical (a Física
do som, Psicoacústica e Acústica de Salas), Música Eletroacústica (softwares de
gravação, processamento, montagem, edição, mixagem). <br>
A penúltima vez que ministrei Estágio Supervisionado em Composição Musical
(disciplina do último semestre, em que se prepara o concerto de formatura), fizemos
realização conjunta com o Departamento de Comunicação: os formandos em
Composição Musical compuseram as trilhas sonoro-musicais para os filmes dos
formandos em Cinema. <br>
O que temo é, na Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos a
abrir cursos de um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs,
Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de Release,
Assistente de som, etc. <br>
Profissionais nessas áreas, com excelência, devem ser formados. Mas não na
Universidade. Técnicos na área musical, aqui em Brasília, são formados no
Ensino Médio: na Escola de Música de Brasília. <br>
Em todas as Unidades da Federação deveria haver Ensino Médio e Técnico nessas
áreas técnicas. <br>
Abraço, <br>
Jorge Antunes</span></font></p>

</blockquote>

<div class=MsoNormal align=center style='margin-left:35.4pt;text-align:center'><font
size=3 face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>

<hr size=2 width="100%" align=center>

</span></font></div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM <br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________ </span></font></p>

<div class=MsoNormal align=center style='margin-left:35.4pt;text-align:center'><font
size=3 face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>

<hr size=2 width="100%" align=center>

</span></font></div>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>Internal Virus Database
is out-of-date.<br>
Checked by AVG Free Edition.<br>
Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 18/3/2007</span></font></p>

</blockquote>

</div>

</body>

</html>
<p style="clear:both">
<hr align="left" width="400" size="2">
<font face="trebuchet MS, arial" size="2">
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o 
<a href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1176304399.17041.23455.tulear.hst.terra.com.br,71040,Des15,Des15">Terra Mail</a>
</font>
</p>
<p style="clear:both">
<hr align="left" width="400" size="2">
<font face="trebuchet MS, arial" size="2">
Esta mensagem foi verificada pelo <a href="http://mail.terra.com.br/">E-mail Protegido Terra</a>.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 10/04/2007 / Versão: 5.1.00/5005<br>
Proteja o seu e-mail Terra: <a href="http://mail.terra.com.br/">http://mail.terra.com.br/</a>
</font>
</p>

<BR>

<P><FONT SIZE=2>--<BR>
No virus found in this incoming message.<BR>
Checked by AVG Free Edition.<BR>
Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release Date: 10/4/2007 22:44<BR>
</FONT> </P>

<P><FONT SIZE=2 FACE="Arial"> </FONT> </P><BR>

<P><FONT SIZE=2>--<BR>
No virus found in this outgoing message.<BR>
Checked by AVG Free Edition.<BR>
Version: 7.5.446 / Virus Database: 269.2.0/756 - Release Date: 10/4/2007 22:44<BR>
</FONT> </P>