<!doctype html public "-//w3c//dtd html 4.0 transitional//en">
<html>
Caros Zé Luiz, Fernando e Carlos:
<p>Gostei muito da discussão sobre o tema do diálogo Pierrot
& Funk.
<br>Não vi e não gostei.
<br>As opiniões de vocês, que assistiram, corroboram meu vaticínio.
<p>Gostaria de informar que apresentei, em 2005, nos CCBBs do Rio e de
Brasília, espetáculos que também colocavam no palco
linguagens tradicionalmente consideradas antagônicas.
<br>Estou me referindo à série intitulada Speculum Brasilis.
<br>Os espetáculos eram do tipo "non stop". Cada um deles mesclava
música eletroacústica (pré-gravada, sintetizador analógico
e computador) com uma manifestação musical popular. O primeiro
espetáculo usava o chorinho com bandolim (Hamilton de Holanda).
No segundo tínhamos o grupo de bumba-meu-boi do Seu Teodoro. O terceiro
contava com a participação de um coro de câmara cantando
canções folclóricas. O quarto tinha a viola caipira
(Roberto Corrêa).
<br>Cada um desses espetáculos usava a simultaneidade das linguagens.
Diálogos esporádicos, linguagens alternadas, também
eram usados, mas com breves durações. Assim, o que acontecia
predominantemente era a fusão.
<br>Em boa parte do tempo em que a tradição popular atuava,
eu a processava no computador em tempo real com o GRM-Tools no G4.
<p>A seguir relato o que mais interessa.
<br>No Rio teríamos que apresentar um quinto espetáculo.
Para este estava prevista, no projeto, a participação do
funk carioca com a Tati Quebra-Barraco.
<br>O meu produtor entrou em contato com ela, que o enviou ao seu empresário
(creio que este era seu próprio marido).
<br>Não deu certo, porque o empresário era arrogante e exigia
uma fortuna de cachê.
<br>Depois convidamos o Claudinho Bochecha. O empresário desse foi
mais cordial e interessado e o valor pedido como cachê era bem mais
coerente e acessível para nós. Quando ficou tudo acertado,
o Bochecha me pediu um "demo" da "tal" música eletroacústica.
<br>A conversa acabou logo. Segundo o empresário, o Claudinho Bochecha
não gostou, ou ficou amedrontado.
<br>Finalmente, fizemos o quinto espetáculo com uma dupla caipira.
<p>Devo salientar que todas as músicas, com exceção
daquela do bumba-meu-boi, eram de minha autoria. Tanto as eletroacústicas
quanto as "populares" : choros, canções, coco, embolada,
cantoria etc.
<p>Modestia à parte, deu tudo muito certo, com resultado muito bom.
O público que assistiu era eclético e gostou. Dos nossos
colegas membros da Anppom que assistiram, lembro-me de apenas três
nomes: Carlos Kater, Isabel Montandom e Ricardo Tacuchian.
<p>Creio que o acerto foi conseqüência de dois fatores que não
estiveram presentes nessa experiência do Sesc Pinheiros, com o diálogo
Schoenberg & Funk:
<br>1- O predomínio da simultaneidade de linguagens, em lugar da
alternância;
<br>2- A utilização de obras do mesmo autor.
<p>Abraço,
<br>Jorge Antunes
<p>PS. A seguir, para que se divirtam um pouco, reproduzo as redondilhas
que escrevi para os cantadores do quinto espetáculo.
<p><font color="#4A05BF">CANTORIAS de Jorge Antunes para o Speculum Brasilis</font>
<br><font color="#4A05BF">para serem cantadas por Chico de Assis e João
Santana</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O dotô da Academia</font>
<br><font color="#4A05BF">sabe tudo de montão.</font>
<br><font color="#4A05BF">Ele faz até transplante</font>
<br><font color="#4A05BF">de rim e de coração.</font>
<br><font color="#4A05BF">Só não quero que ele cante:</font>
<br><font color="#4A05BF">vai tirá meu ganha-pão.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Mas tem coisa que o dotô</font>
<br><font color="#4A05BF">não tem a menor noção.</font>
<br><font color="#4A05BF">É saber que quem conhece</font>
<br><font color="#4A05BF">é o cabôco do sertão,</font>
<br><font color="#4A05BF">que sabe de muita prece</font>
<br><font color="#4A05BF">pra curá todo cristão.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Da cozinheria na roça</font>
<br><font color="#4A05BF">vou contar segredo dela:</font>
<br><font color="#4A05BF">pro arroz não se queimar</font>
<br><font color="#4A05BF">não ficar como a barrela</font>
<br><font color="#4A05BF">é uma cruz você riscar</font>
<br><font color="#4A05BF">bem no fundo da panela.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Quando tem dois cantadô</font>
<br><font color="#4A05BF">nossa voz a gente dobra.</font>
<br><font color="#4A05BF">Na noite escura e sombria</font>
<br><font color="#4A05BF">o cuidado se redobra:</font>
<br><font color="#4A05BF">ai daquele que assobia</font>
<br><font color="#4A05BF">pois está chamando cobra.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O dotô não sabe tudo,</font>
<br><font color="#4A05BF">acho que nem sabe rima.</font>
<br><font color="#4A05BF">Se a ferida de sarar</font>
<br><font color="#4A05BF">pó e banha não anima,</font>
<br><font color="#4A05BF">de manhã, ao levantar,</font>
<br><font color="#4A05BF">cospe três vezes em cima.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O mestre do contraponto</font>
<br><font color="#4A05BF">sabe até fazê uma fuga.</font>
<br><font color="#4A05BF">Mas aponta uma estrela</font>
<br><font color="#4A05BF">que no infinito madruga,</font>
<br><font color="#4A05BF">pois não sabe que ao vê-la</font>
<br><font color="#4A05BF">vem no dedo uma verruga.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O maestro que dá aula</font>
<br><font color="#4A05BF">lá na Universidade</font>
<br><font color="#4A05BF">sabe tudo de Chopén,</font>
<br><font color="#4A05BF">sabe de tonalidade,</font>
<br><font color="#4A05BF">dizem que sabe também</font>
<br><font color="#4A05BF">fazer música que agrade.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O meu filho Joãozinho</font>
<br><font color="#4A05BF">e minha sobrinha Mônica</font>
<br><font color="#4A05BF">estudaram com um mestre</font>
<br><font color="#4A05BF">que tinha doença crônica:</font>
<br><font color="#4A05BF">só compunha Sinfonia</font>
<br><font color="#4A05BF">misturada em eletrônica.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Muitas coisas eles ouvem</font>
<br><font color="#4A05BF">desde Bach até Beethoven.</font>
<br><font color="#4A05BF">Gravam sons que vêm do céu,</font>
<br><font color="#4A05BF">fazem musca com o mause,</font>
<br><font color="#4A05BF">ouvem Bruckner, Ravel,</font>
<br><font color="#4A05BF">até mesmo Stockrrause.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Eles ligam as orelha</font>
<br><font color="#4A05BF">num sonzinho muito doido.</font>
<br><font color="#4A05BF">Fazem zumbidos de abelha</font>
<br><font color="#4A05BF">som de pato, som de cuco,</font>
<br><font color="#4A05BF">tocam o que dá na telha,</font>
<br><font color="#4A05BF">fazem um som bem maluco.</font>
<br><font color="#4A05BF"></font> <font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Nós aqui fora do campus</font>
<br><font color="#4A05BF">só fazemos som singelo.</font>
<br><font color="#4A05BF">Não entendo o que houve,</font>
<br><font color="#4A05BF">eu me espanto, eu me gelo:</font>
<br><font color="#4A05BF">o maestro que nos ouve</font>
<br><font color="#4A05BF">diz que nosso som é belo.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Nosso canto é matuto</font>
<br><font color="#4A05BF">mas não chega ao fracasso.</font>
<br><font color="#4A05BF">Eu insisto e eu luto</font>
<br><font color="#4A05BF">pra mostrar tudo que faço,</font>
<br><font color="#4A05BF">e tô sempre muito puto</font>
<br><font color="#4A05BF">quando não encontro espaço.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Também diz a mesma coisa</font>
<br><font color="#4A05BF">o maestro sabichão.</font>
<br><font color="#4A05BF">Só de ópera tem quatro</font>
<br><font color="#4A05BF">com muita bela canção,</font>
<br><font color="#4A05BF">não encontra um teatro</font>
<br><font color="#4A05BF">pra mostrar a produção.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Muita obra tem o home,</font>
<br><font color="#4A05BF">sinfonias e quartetos.</font>
<br><font color="#4A05BF">Ele escreve em qualquer data</font>
<br><font color="#4A05BF">acordes muito bem feitos.</font>
<br><font color="#4A05BF">Ele tem até cantata,</font>
<br><font color="#4A05BF">muitos trios e duetos</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Com apoio dos ricaço</font>
<br><font color="#4A05BF">por aí tem muita droga.</font>
<br><font color="#4A05BF">O que é bom não tem espaço,</font>
<br><font color="#4A05BF">não tem grana, não tem folga.</font>
<br><font color="#4A05BF">(<i>tirando o chapéu</i>)</font>
<br><font color="#4A05BF">O chapéu que agora eu passo</font>
<br><font color="#4A05BF">vai todo pra óp'ra Olga.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Se esse trabalho do mestre</font>
<br><font color="#4A05BF">tá um pouco esquecido,</font>
<br><font color="#4A05BF">ele tá que nem a gente,</font>
<br><font color="#4A05BF">sem apoio, bem fudido.</font>
<br><font color="#4A05BF">Se juntá a gente sente</font>
<br><font color="#4A05BF">vai ficar fortalecido.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Música que tem ciência,</font>
<br><font color="#4A05BF">tem beleza, tem poema,</font>
<br><font color="#4A05BF">que tem alma, tem essência,</font>
<br><font color="#4A05BF">que tem som um tanto novo,</font>
<br><font color="#4A05BF">pode fundir sem problema</font>
<br><font color="#4A05BF">com o canto do meu povo.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O saber da Academia</font>
<br><font color="#4A05BF">não pode estacionar.</font>
<br><font color="#4A05BF">Toda aquela teoria</font>
<br><font color="#4A05BF">ganha muito se juntar</font>
<br><font color="#4A05BF">a busca do dia-a-dia</font>
<br><font color="#4A05BF">com o saber popular.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">O cantar do erudito</font>
<br><font color="#4A05BF">tá perdido no mercado.</font>
<br><font color="#4A05BF">É que nem canto na feira</font>
<br><font color="#4A05BF">que em busca de um trocado</font>
<br><font color="#4A05BF">anda sem eira nem beira</font>
<br><font color="#4A05BF">e sai sempre machucado.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Pega a voz do cantador</font>
<br><font color="#4A05BF">e transforma em alquimia.</font>
<br><font color="#4A05BF">Mete no computador</font>
<br><font color="#4A05BF">transformando a noite em dia.</font>
<br><font color="#4A05BF">É liquidificador</font>
<br><font color="#4A05BF">que enlouquece a melodia.</font><font color="#4A05BF"></font>
<p><font color="#4A05BF">Eletrônica e canto</font>
<br><font color="#4A05BF">vão juntando energia.</font>
<br><font color="#4A05BF">Ri o jovem, chora a dona,</font>
<br><font color="#4A05BF">ri o home, chora a moça.</font>
<br><font color="#4A05BF">É fusão que emociona,</font>
<br><font color="#4A05BF">é união que faz a força.</font>
<br> 
<br> 
<p>José Luiz Martinez wrote:
<blockquote TYPE=CITE>Caros colegas,
<p>Eu e o Fernando Iazzetta assistimos o espetáculo "Luar Trovado",
baseado em
<br>"Pierrot Lunaire" de Schoenberg, sábado passado. O espetáculo
aconteceu no
<br>teatro do Sesc Pinheiros, em São Paulo. A direção
cênica é assinada por
<br>Gerald Thomas e a direção musical é de Lívio
Tratenberg.
<p>Embora eu e o Fernando não tenhamos nos encontrado no teatro,
concordamos
<br>sobre o resultado. Repasso agora para as listas onde foi realizada
(alguns
<br>dias antes do espetáculo) uma proveitosa discussão sobre
Pierrot, Deise
<br>Tigrona, bizarrices, etc. as mensagens trocadas hoje entre eu, o Fernando
e
<br>mais alguns colegas.
<p>Confesso que toda a nossa discussão na lista da Anppom e na Musikeion
foi me
<br>instigando. Eu estava curioso para ver o "Luar Trovado". Afinal, o
<br>espetáculo portava boas promessas como a obra de Schoenberg
com tradução de
<br>Augusto de Campos e diversos convidados que no mínimo garantiriam
algo de
<br>bizarro. A partitura de "Pierrot Lunaire" foi executada corretamente.
Mas,
<br>infelizmente, o espetáculo foi decepcionante. Valeu apenas pela
iniciativa.
<br>Que outras experiências venham à luz e que o Sesc possa
continuar bancando
<br>algo fundamental em ópera contemporânea. Criar e colocar
em cena para que o
<br>público veja e julgue.
<p>Gostaria de advertir que concordamos em não omitir ou utilizar
quaisquer
<br>eufemismos para os títulos dos funks cantados pela Deise Tigrona.
Assim,
<br>aqueles que possivelmente se ofenderiam com palavras de baixo calão,
por
<br>favor, desconsiderem essa mensagem e não leiam o que segue.
<p>Cordialmente,
<br>Martinez
<p>--
<br>Prof. Dr. José Luiz Martinez
<br>Departamento de Linguagens do Corpo
<br>Faculdade de Comunicação e Filosofia - PUC-SP
<p>Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
<br><a href="http://www.pucsp.br/pos/cos/rism">http://www.pucsp.br/pos/cos/rism</a>
<p>Musikeion - fórum sobre signficação musical
<br><a href="http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion">http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion</a>
<br><a href="http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/">http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/</a>
<p>**********************************************************************
<p>Caro Fernando,
<p>Eu também estava lá no sábado, pena que a gente
não se encontrou na saída
<br>para bebericar uma crítica ferina ao espetáculo, chamado
de ópera. Eu
<br>pretendia escrever alguma coisa na lista da Anppom e na Musikeion.
Afinal,
<br>depois de tanta conversa, nossos colegas devem estar curiosos. Você
<br>permitiria que eu citasse sua mensagem e postasse na lista da Anppom?
Será
<br>que teremos que usar eufemismos para o funk "a porra da boceta é
minha"?
<p>Eu concordo com tudo o que você disse. E acrescentaria o desnível
entre as
<br>composições do Lívio Tratenberg e as peças
do "Pierrot" de Schoenberg. É uma
<br>responsabiliade muito grande você compor peças para serem
executadas ao lado
<br>de um clássico do séc. XX. Na minha opinião, as
do Lívio eram todas muito
<br>fracas, inclusive as eletroacústicas. Outra coisa difícil
de aguentar eram
<br>as "interações" entre a Lucila Tratenberg e a Adélia
Issa. A coisa foi
<br>colocada como um conflito entre as duas cantoras, inclusive resvalando
sobre
<br>uma politicamente incorreta briga entre a gorda e a magra (respectivamente
<br>Adélia e Lucila). Musicalmente era fraquíssimo. Num ponto
da cena entrava um
<br>clarone e uma tuba, mas os dois músicos passavam sem nenhuma
interação
<br>cênica com as duas. Se é para fazer uma cena grotesca
e politicamente
<br>incorreta, que se faça direito!
<p>O diálogo ficou mesmo entre a Deise e os músicos fazendo
o "Pierrot". O
<br>público aplaudia fortemente a funqueira. Poderia ter sido construído
por aí.
<br>Mas era uma simples alternância. Os músicos e a Adélia
ficavam no escuro e
<br>entrava a Deise. A Deise saia e voltavam os músicos. Seria melhor
do que
<br>toda a cenografia obvia e efeitos desperdiçados. Até
uma encenação de
<br>algumas das canções de Schoenberg teria sido melhor.
"Lavadeira Lívida", por
<br>exemplo, poderia ter uma cena correspondente com a bailarina. Qualquer
coisa
<br>seria melhor do que aquele casal de atores fazendo piquenique na lua,
ou um
<br>fotógrafo que entrava em cena disparando o flash, personagens
completamente
<br>inexpressivos e dispensáveis. Ainda que óbvio por outro
lado, eu preferiria
<br>que o cenário fosse uma favela. Seria mais instigante do que
o pastiche
<br>lunar.
<p>Acho que a Elke Maravilha (dublando horrivelmente sua voz gravada, num
texto
<br>fraco e mal interpretado) representa bem a idéia central da
direção cênica
<br>de colocar alguns ícones da mídia, mais pelo nome do
que pela atuação, para
<br>compor algo muito bizarro, mas que no fim implodiu pela inconsistência
<br>musical e cênica.
<p>Para mim a amplificação da voz da Adélia tinha
um problema técnico. Não sei
<br>se você (Fernando) concorda. Mas estava tudo bem enquanto ela
cantava em pp
<br>ou mf, mas quando ela ia para o f e ff a amplificação
fazia a voz da Adélia
<br>ficar insuportavelmente forte, encobrindo completamente os instrumentos.
<br>Faltou aí um compressor?
<p>A história do Tom Zé era o que faltava para acabar com
toda a "ópera".
<br>Talvez o G. Thomas tenha percebido ao final que nada daquilo parava
de pé e
<br>resolveu transformar tudo em programa de auditório. Ao menos
disfarçou a
<br>reação da platéia...
<p>Abraços,
<br>Martinez
<p>On 10/06/2007 02:50, "Fernando Iazzetta" <iazzetta@usp.br> wrote:
<p>> Meus caros,
<br>>
<br>> Foi alarme falso. Me dei ao trabalho de ir conferir o pierrot com
funk. A
<br>> deise tigrona funkeou com "a buceta é minha, eu dou pra quem
eu quiser", a
<br>> Elke maravilha fez um "dueto" com a lucilia tragtemberg e a adelia
issa
<br>> cantou direitinho umas partes do pierrot schoenberguiano. Tudo normal.
<br>> Fizeram boa música até.
<br>>
<br>> O bizarro ficou mesmo por conta do Gerald Thomas e põe bizarro
nisso. O
<br>> espetáculo é horroroso, dos cenários à
direção de cena, parecia trabalho de
<br>> estudantes de artes cênicas que ainda não entenderam
como se juntam idéias e
<br>> realização.
<br>>
<br>> Para completar no finalzinho da encenação o G Thomas
entrou no palco e falou
<br>> que no Brasil tem um cara mais fantástico e radical que Schoenberg,
e chamou
<br>> o Tom Zé que levantou da primeira fila da platéia e
fez um discurso
<br>> gaguejado em que misturou assuntos como "o cromatismo de Mahler" 
com a
<br>> buceta da tigrona e por aí vai... De repente chamaram o Danilo
Miranda
<br>> (manda-chuva do SESC), depois o cara que fez a cenografia, depois
a deise
<br>> tigrona com a Elke, todo mundo se cumprimentou palco (tudo bem, os
músicos
<br>> ficaram num canto sem saber o que fazer). Quando a coisa começou
a sair de
<br>> controle o G Thomas pediu para baixar a cortina, e... acabou!
<br>>
<br>> Tão bizarro que muita gente não sabia se era pra bater
palma ou se a "coisa"
<br>> ia recomeçar depois de um intervalo.
<br>>
<br>>
<br>> Abraços, fernando
<br>>
<br>>
<p>________________________________________________
<br>Lista de discussões ANPPOM
<br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
<br>________________________________________________</blockquote>
</html>