<!doctype html public "-//w3c//dtd html 4.0 transitional//en">
<html>
Querida Sandra e não menos querido Palombini:
<p>Vocês me fazem lembrar de tema muito bom para discussão.
<br>Talvez vocês não saibam, mas, no Brasil, obras de domínio
público também recolhiam direitos até 1984.
<br>Isto é, todo organizador de espetáculo que programava
música de domínio público tinha que pagar uma taxa.
<br>Essa taxa ia diretamente para o CNDA (Conselho Nacional de Direito
Autoral).
<br>O CNDA, com as taxas, formava um fundo que era destinado exclusivamente
a apoiar projetos na área de música erudita brasileira.
<br>Isso funcionava muito bem.
<br>Com dinheiro daquele fundo o Sindicato dos Músicos do Rio de
Janeiro publicou novas edições dos livros de Harmonia e Contraponto
do Paulo Silva.
<br>Em 1982 eu era presidente da Ordem dos Músicos, seção
DF, e conseguimos verba do fundo para organizar festival competitivo de
música, cujo júri era integrado, entre outros, de Rogerio
Duprat e Aylton Escobar.
<br>Em 1983 uma comissão de tubarões da música (Vitale,
Ricordi, Mangioni, Rádios, EMI etc) foram ao Presidente Figueiredo
pedir para acabar com aquelas taxas.
<br>O lobby funcionou. O regime militar liberou totalmente as obras de
domínio público. Em seguida deram fim ao Fundo e ao CNDA.
<br>Abraços,
<br>Jorge Antunes
<br> 
<br> 
<p>Sandra Reis wrote:
<blockquote TYPE=CITE>
<div style='background-color:'>
<div class=RTE> 
<p>Realmente, não entendeu nada, Palombini. O que eu quis dizer
foi: por não conseguirmos o patrocínio para pagar os direitos
autorais de obras brasileiras, vamos gravar  obras consagradas de
domínio público estrangeiras  para realizar o disco
<i>souvenir </i>do I <i>Concurso Nacional de Piano Cidade de Belo Horizonte
</i>com os três vencedores.
<p>É lamentável pois isto vai prejudicar o nosso objetivo
primordial: realizar  a difusão da música erudita nacional
no Brasil e no exterior.
<p>Sandra.
<br> </div>

<blockquote style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<hr color=#a0c6e5 SIZE=1>
<br>From:  <i>carlos palombini <palombini@terra.com.br></i>
<br>To:  <i>anppom-l@iar.unicamp.br</i>
<br>Subject:  <i>[ANPPOM-L] lucro cultural</i>
<br>Date:  <i>Thu, 14 Jun 2007 18:03:22 -0300</i>
<br>>
<br>> >  Obtivemos apoio de entidades ligadas à UFMG até
a gravação da matriz
<br>> > e o apoio principal para a realização de 3000 Cds
ainda  não veio e
<br>> > talvez nem venha. A matriz tem de  ser gravada no dia 1 de
julho  por
<br>> > que os pianistas estão com a passagem comprada para um concerto
no dia
<br>> > 30 de junho. Se não  pudermos pagar os direitos autorais
que estão
<br>> > sendo exigidos (Ex.: Cr$ 3000 por uma das peças), vamos
ter de
<br>> > substituir a gravação das obras brasileiras 
por obras estrangeiras de
<br>> > domínio público. Desta forma, os nossos objetivos
de difusão da música
<br>> > erudita brasileira vão ser prejudicados. Todos os organizadores
e
<br>> > pianistas estão empenhados no projeto com o mesmo objetivo
sem
<br>> > qualquer ganho econômico,  a não ser o lucro
cultural.
<br>> >
<br>> > Percebe o que está ocorrendo neste exemplo?
<br>> >
<br>>Se entendi bem, determinado autor ou determinada autora prefere não
<br>>abrir mão de 3000 reais em prol do lucro cultural. É
um direito que a
<br>>legislação lhe assegura e que ele ou ela quer ver respeitado.
Ou não
<br>>entendi nada?
<br>>
<br>>--
<br>>cvp
<br>>
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