<!doctype html public "-//W3C//DTD W3 HTML//EN">
<html><head><style type="text/css"><!--
blockquote, dl, ul, ol, li { padding-top: 0 ; padding-bottom: 0 }
 --></style><title>Re: pós-modernidade ou paradoxos da
modernidade?</title></head><body>
<div>caro rubens</div>
<div>como deixar os padrões medianos da Ind.cultural de fora se o q
caracteriza o pós-modernismo é a produção de arte como
mercadoria de consumo rápido (insisto na leitura de livros sobre o
assunto).</div>
<div>no Brasil existe um uso corrente  do termo pós-moderno pq
ele alivia a alma daqueles que se mantinham numa arte tradicionalista,
sobretudo de cunho nacionaL.</div>
<div>só q numa lidinha rápida em jameson, vale ver q o verdadeiro
músico pomô é o DJ.</div>
<div><br></div>
<div>abs</div>
<div>silvio</div>
<div><br></div>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1">caros
colegas da anppom,</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1">1) o
q se chama pós-moderno talvez sejam
tão-somente novos casos de paradoxo da
modernidade (já houve vários destes casos na música -
por exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o jdanovismo dos
anos 50 etc. - antes mesmo que os filósofos tentassem
interpretar a tal
pós-modernidade enquanto conceito);</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1">2) aliás,
pós-modernismo ou valetudismo? (seguramente "nem tudo é
relativo", como diz o Prof. Hilton
Japiassu)...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial"
size="-1">3) mesmo em nossos tempos seguramente pós-vanguarda
há ainda tanto jovens epígonos modernistas como demais
compositores apenas convencionais...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1">ps:
e, já que estamos falando de música, deixemos os
padrões medianos da indústria cultural fora da
questão...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial" size="-1">rubens
ricciardi</font><br>
<blockquote>----- Original Message -----</blockquote>
<blockquote><b>From:</b> <a
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</a></blockquote>
<blockquote><b>To:</b> <a
href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</a> ; <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a></blockquote
>
<blockquote><b>Sent:</b> Saturday, July 21, 2007 12:36 PM</blockquote>
<blockquote><b>Subject:</b> Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E
RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G.
Bito ndi</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote>sandra e carlos cobertos de razão.</blockquote>
<blockquote>vale pegar dois livros muito pouco lidos pelos brasileiros
que gostam de pós-modernismo:</blockquote>
<blockquote>a condição pós-moderna de Lyotard e 
pósmodernismo e jameson.</blockquote>
<blockquote>ora, nos dois o termo é claramente uma crítica à
forma de relações humanas nascidas do capitalismo
recente.</blockquote>
<blockquote>nos dois livros é clara a noção de último homem,
alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao qual
chegaríamos.</blockquote>
<blockquote>para checar tanto, basta ler o artigo e entrevistas com
artístas ditos pós-modernos e notar que todo o entusiasmo do
discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num ressentimento e no
tanto faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto faz tem
condições financeiras que beiram a agressão.</blockquote>
<blockquote>Por outro lado, esta coisa de misturar, isto não era
antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do modernismo de
oswald? O q isto tema ver com pós-modernismo?</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote>silvio ferraz</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote><br>
<blockquote type="cite" cite>Amigos,<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>Estou de acordo com a postura crítica do Carlos
 Palombini.<br>
</blockquote>
<blockquote>Para iniciar, não aprecio o termo Pós-Modernismo. É
muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da Idade Moderna, se
Baudelaire  chamava o seu momento de Modernidade, se ser moderno
é estar dentro do<i><b> agora</b></i> de seu tempo, não existe
"Pós-Modernismo" mas sim, Pós-Modernismos.<br>
</blockquote>
<blockquote>Inventaram o termo, o coro dos influentes gostou e
impuseram na área de artes um epíteto que os pósteros vão ter
de agüentar?<br>
</blockquote>
<blockquote>Quando estive no Canadá ,  o Pós-Modernismo era
visto como uma<b> justaposição de tendências no tempo atual</b>,
validando todos os estilos suprassumidos no tempo histórico em pé
de igualdade   como fonte de inspiração e meio 
para exercitar e dar forma à criatividade no momento hodierno.<br>
</blockquote>
<blockquote>A partir daí, comecei a "engulir" o termo com
menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como a<b>
expressão de liberdade</b> no nosso tempo : cada um deve criar como
deseja, de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de seguir as
determinações de um grupo que se acha dono da história. Se
alguém deseja ressuscitar, por exemplo, o estilo de Palestrina, está
no seu direito e certamente fará algo novo pois nunca<b>
"atravessamos o mesmo rio, em cada momento, ele está
diferente"</b>, como disse o nosso  colega Heráclito, no
VI século antes de Cristo.<br>
</blockquote>
<blockquote>Daí, que as preferências ocorram é muito natural,
mas dizer que  X, Y ou Z são os modelos de Pós-Modernismo, é
voltar  às ditaduras do poder na história que é feita a
partir das "estrelas" eleitas pelos historiadores e
teóricos que se concentram em determinados pontos como abelhas no mel,
sem vislumbrar outras riquezas ao seu redor.</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote>Um abraço para todos,<br>
</blockquote>
<blockquote>Sandra Loureiro de Freitas Reis<br>
</blockquote>
<blockquote>From:  <i>carlos palombini
<palombini@terra.com.br></i><br>
To:  <i>ANPPOM <anppom-l@iar.unicamp.br></i><br>
Subject:  <i>Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA -
John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito
ndi</i><br>
Date:  <i>Fri, 20 Jul 2007 22:05:01 -0300</i><br>
><br>
>Achei muita coisa estranha neste artigo.<br>
><br>
>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como o
representante<br>
>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não deve ter
lido o<br>
>prefácio que o compositor santista escreveu para o livro em que
Jorge<br>
>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma poética musical
brasileira e<br>
>revolucionária_. Considerem este excerto:<br>
><br>
>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são elevados, pela
mídia, à<br>
>importância de Stockhausen, Berio, Pousseur, este livro de
análises das<br>
>obras de Antunes vem em boa hora, como reação a esta
descaracterização<br>
>das diversidades. Vem para colocar as coisas em seus devidos
lugares,<br>
>mostrando o que é de fato um compositor voltado para uma
música<br>
>realmente de invenção. Um compositor que pensa a música,
como um<br>
>artista, como um homem da alta cultura."<br>
><br>
>[2] É estranho ver o "ecletismo" de um compositor
norte-americano dos<br>
>séculos XX e XXI ser apresentado como  tendo raízes
em Monteverdi,<br>
>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo realmente novo. O
serialismo<br>
</blockquote>
<blockquote>>integral de Boulez não combinava Webern, Messiaen,
Varèse, Cage e<br>
>Stravinski? E o dodecafonismo<br>
>de Schoenberg não era a conseqüência necessária de Brahms,
Mozart, Bach,<br>
>Beethoven e Wagner? Por que o pós-modernismo de uns necessita
reduzir-se<br>
>às mesmas narrativas historiográficas que o modernismo de
outros? E por<br>
>que estas estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo
para<br>
>justificar os modernistas como conseqüência lógica da
tradição e<br>
>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos assim?<br>
><br>
>[3] É estranho ver os compositores ditos pós-modernos só
podendo ser<br>
>compreendidos se colocados em oposição ao serialismo integral,
como se<br>
>só o serialismo integral os tivesse precedido e nos anos
cinqüenta não<br>
>houvesse mais nada de novo acontecendo no mundo. Não houve Cage?
Não<br>
>houve Scelsi? Não houve Messiaen? Não houve Varèse? E não
houve o soul,<br>
>o gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E não houve Villa-Lobos,
Camargo<br>
>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa
nova?<br>
><br>
>--<br>
>cvp<br>
><br>
><br>
>silvio escreveu:<br>
> > interessante a frase:<br>
> ><br>
> > " A libertação das amarras seriais e a<br>
> > conseqüente reabertura dos ouvidos para toda a<br>
> > história da música"<br>
> > afinal de contas ela era usada antes de outro<br>
> > modo: "a liberação da música das amarras do<br>
> > tonalismo", "a liberação do som". E não
houve<br>
> > época mais aberta a ouvir toda a história do que<br>
> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen e<br>
> > maderna.<br>
> ><br>
><br>
>________________________________________________<br>
>Lista de discussões ANPPOM<br>
>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
>________________________________________________<br>
</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><a
href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575">Verificador de
Segurança do Windows Live OneCare: verifique já a segurança do
seu PC!</a><br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Trebuchet MS" size="-1">E-mail classificado
pelo Identificador de Spam Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><span
></span>Terra Mail</a><br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Trebuchet MS" size="-1">Esta mensagem foi
verificada pelo</font> <a href="http://mail.terra.com.br/"><font
face="Trebuchet MS" size="-1">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font></a> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">http://mail.terra.com.br/</font></a><br>
</blockquote>
<blockquote><br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________<br>
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite<br>
http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1<span
></span
>,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15<br
>
<br>
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079</blockquote>
<blockquote>Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________<br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote>Internal Virus Database is out-of-date.<br>
Checked by AVG Free Edition.<br>
Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date:
9/7/2007 17:22<br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail classificado pelo Identificador de Spam
Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185074580.663874.5589.ladigue.hst.terra.com.br,24510,Des15,Des15"><span
></span>Terra Mail<br>
</a></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS" size="-1">Esta
mensagem foi verificada pelo</font> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font></a> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">http://mail.terra.com.br/</font></a></blockquote>
<div><br></div>
</body>
</html>