<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD><TITLE>Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA - John Coriglia</TITLE>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da anppom,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>1) o q se chama pós-moderno 
talvez sejam tão-somente novos casos de paradoxo da 
modernidade (já houve vários destes casos na música - por 
exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o jdanovismo dos anos 50 etc. 
- antes mesmo que os filósofos tentassem interpretar a tal 
pós-modernidade enquanto conceito);</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>2) aliás, pós-modernismo ou valetudismo? 
(seguramente "nem tudo é relativo", como diz o Prof. Hilton 
Japiassu)...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>3) mesmo em nossos tempos seguramente 
pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos modernistas como demais 
compositores apenas convencionais...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>ps: e, já que estamos falando de música, 
deixemos os padrões medianos da indústria cultural fora da 
questão...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>rubens ricciardi</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
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  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=silvio.ferraz@terra.com.br 
  href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=sandramontreal@hotmail.com 
  href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Saturday, July 21, 2007 12:36 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E 
  RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito 
ndi</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>sandra e carlos cobertos de razão.</DIV>
  <DIV>vale pegar dois livros muito pouco lidos pelos brasileiros que gostam de 
  pós-modernismo:</DIV>
  <DIV>a condição pós-moderna de Lyotard e  pósmodernismo e jameson.</DIV>
  <DIV>ora, nos dois o termo é claramente uma crítica à forma de relações 
  humanas nascidas do capitalismo recente.</DIV>
  <DIV>nos dois livros é clara a noção de último homem, alertada por nietzsche, 
  para falar do nihilismo ao qual chegaríamos.</DIV>
  <DIV>para checar tanto, basta ler o artigo e entrevistas com artístas ditos 
  pós-modernos e notar que todo o entusiasmo do discurso das utopias dos anos 50 
  se desfaz num ressentimento e no tanto faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que 
  tanto faz tem condições financeiras que beiram a agressão.</DIV>
  <DIV>Por outro lado, esta coisa de misturar, isto não era antropofagia? e 
  antropfagia não é uma coisa do modernismo de oswald? O q isto tema ver com 
  pós-modernismo?</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>silvio ferraz</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Amigos,<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Estou de acordo com a postura crítica do 
    Carlos  Palombini.<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Para iniciar, não aprecio o termo 
    Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da Idade 
    Moderna, se Baudelaire  chamava o seu momento de Modernidade, se ser 
    moderno é estar dentro do<I><B> agora</B></I> de seu tempo, não existe 
    "Pós-Modernismo" mas sim, Pós-Modernismos.<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Inventaram o termo, o coro dos influentes 
    gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os pósteros vão ter de 
    agüentar?<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Quando estive no Canadá ,  o 
    Pós-Modernismo era visto como uma<B> justaposição de tendências no tempo 
    atual</B>, validando todos os estilos suprassumidos no tempo histórico em pé 
    de igualdade   como fonte de inspiração e meio  para 
    exercitar e dar forma à criatividade no momento hodierno.<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">A partir daí, comecei a "engulir" o termo 
    com menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como a<B> 
    expressão de liberdade</B> no nosso tempo : cada um deve criar como deseja, 
    de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de seguir as determinações 
    de um grupo que se acha dono da história. Se alguém deseja ressuscitar, por 
    exemplo, o estilo de Palestrina, está no seu direito e certamente fará algo 
    novo pois nunca<B> "atravessamos o mesmo rio, em cada momento, ele está 
    diferente"</B>, como disse o nosso  colega Heráclito, no VI século 
    antes de Cristo.<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Daí, que as preferências ocorram é muito 
    natural, mas dizer que  X, Y ou Z são os modelos de Pós-Modernismo, é 
    voltar  às ditaduras do poder na história que é feita a partir das 
    "estrelas" eleitas pelos historiadores e teóricos que se concentram em 
    determinados pontos como abelhas no mel, sem vislumbrar outras riquezas ao 
    seu redor.<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Um abraço para todos,<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Sandra Loureiro de Freitas 
  Reis<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">From:  <I>carlos palombini 
    <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>ANPPOM 
    <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: [ANPPOM-L] 
    FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor 
    Matheus G. Bito ndi</I><BR>Date:  <I>Fri, 20 Jul 2007 22:05:01 
    -0300</I><BR>><BR>>Achei muita coisa estranha neste 
    artigo.<BR>><BR>>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como o 
    representante<BR>>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não deve 
    ter lido o<BR>>prefácio que o compositor santista escreveu para o livro 
    em que Jorge<BR>>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma poética 
    musical brasileira e<BR>>revolucionária_. Considerem este 
    excerto:<BR>><BR>>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são elevados, 
    pela mídia, à<BR>>importância de Stockhausen, Berio, Pousseur, este livro 
    de análises das<BR>>obras de Antunes vem em boa hora, como reação a esta 
    descaracterização<BR>>das diversidades. Vem para colocar as coisas em 
    seus devidos lugares,<BR>>mostrando o que é de fato um compositor voltado 
    para uma música<BR>>realmente de invenção. Um compositor que pensa a 
    música, como um<BR>>artista, como um homem da alta 
    cultura."<BR>><BR>>[2] É estranho ver o "ecletismo" de um compositor 
    norte-americano dos<BR>>séculos XX e XXI ser apresentado 
    como  tendo raízes em Monteverdi,<BR>>Tchaikovski e Dvorak e, 
    portanto, não sendo realmente novo. O serialismo</BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">>integral de Boulez não combinava Webern, 
    Messiaen, Varèse, Cage e<BR>>Stravinski? E o dodecafonismo<BR>>de 
    Schoenberg não era a conseqüência necessária de Brahms, Mozart, 
    Bach,<BR>>Beethoven e Wagner? Por que o pós-modernismo de uns necessita 
    reduzir-se<BR>>às mesmas narrativas historiográficas que o modernismo de 
    outros? E por<BR>>que estas estruturas narrativas são usadas ao mesmo 
    tempo para<BR>>justificar os modernistas como conseqüência lógica da 
    tradição e<BR>>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos 
    assim?<BR>><BR>>[3] É estranho ver os compositores ditos pós-modernos 
    só podendo ser<BR>>compreendidos se colocados em oposição ao serialismo 
    integral, como se<BR>>só o serialismo integral os tivesse precedido e nos 
    anos cinqüenta não<BR>>houvesse mais nada de novo acontecendo no mundo. 
    Não houve Cage? Não<BR>>houve Scelsi? Não houve Messiaen? Não houve 
    Varèse? E não houve o soul,<BR>>o gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E 
    não houve Villa-Lobos, Camargo<BR>>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, 
    Ângela Maria, a bossa 
    nova?<BR>><BR>>--<BR>>cvp<BR>><BR>><BR>>silvio 
    escreveu:<BR>> > interessante a frase:<BR>> ><BR>> > " A 
    libertação das amarras seriais e a<BR>> > conseqüente reabertura dos 
    ouvidos para toda a<BR>> > história da música"<BR>> > afinal de 
    contas ela era usada antes de outro<BR>> > modo: "a liberação da 
    música das amarras do<BR>> > tonalismo", "a liberação do som". E não 
    houve<BR>> > época mais aberta a ouvir toda a história do que<BR>> 
    > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen e<BR>> > 
    maderna.<BR>> 
    ><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
    de discussões 
    ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">
    <HR>
  </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><A 
    href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575">Verificador de Segurança do 
    Windows Live OneCare: verifique já a segurança do seu PC!</A><BR></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">
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  </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face="Trebuchet MS" size=-1>E-mail 
    classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a 
    categoria classificada, visite o</FONT> <A 
    href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><SPAN></SPAN>Terra 
    Mail<BR></A></BLOCKQUOTE>
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  17:22<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>