<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD><TITLE>Re: pós-modernidade ou paradoxos da modernidade?</TITLE>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<STYLE type=text/css>BLOCKQUOTE {
PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
DL {
PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
UL {
PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
OL {
PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
LI {
PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
</STYLE>
<META content="MSHTML 6.00.2900.3132" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial>caro silvio,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>agradeço o teu e-mail...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>vc concluía:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>"o q caracteriza o pós-modernismo é a produção de arte
como mercadoria de consumo rápido"...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>se fosse simples assim, então tudo que há de
mais essencial na condição pós-moderna já teria sido anunciado
nos anos 40 por adorno e horkheimer no capítulo deles sobre indústria cultural,
</FONT><FONT face=Arial>e, seguindo ainda este caminho, então o que nos
interessa na pós-modernidade seriam acima de tudo as presentes questões das
distorções ideológicas... </FONT><FONT face=Arial>mas justamente muitos autores
que pensam a pós-modernidade não pensam assim...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>e para "insistir na leitura de livros sobre o assunto" vc
deveria não só ler vários outros autores além de lyotard e jameson
(aliás, este já é um crítico ferrenho daquele - e nem cabe aqui nenhuma
listinha bibliográfica complementar), como também depois desenvolver uma crítica
diferenciada sobre os principais autores que tratam da pós-modernidade
(são dezenas e dezenas deles em quase todos os países)...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>com meu outro e-mail eu só quis levantar o seguinte
problema para nós músicos (e aí talvez até estejamos de acordo): qual a
relação entre 1) uma suposta condição de pós-modernidade analisada a
partir das quantidades estatísticas e 2) outra suposta pós-modernidade
enquanto possibilidades poéticas na música em suas singularidades qualitativas?
penso que embora concomitantes tenhamos aí dois processos
essencialmente diversos e, assim, não devemos pensá-los através de
um único e redutivo conceito, conceito este sempre já facilmente eclético,
generalista, relativista, valetudista, não raramente reacionário (aí pensemos no
vattimo, mas que por exemplo enquanto filósofo talvez até seja maior
que o jameson)</FONT><FONT face=Arial>...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>abraços do rubens ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3>----- Original Message -----
</FONT></DIV>
<DIV style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><FONT
size=3><B>From:</B> </FONT><A title=silvio.ferraz@terra.com.br
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><FONT size=3>silvio</FONT></A><FONT
size=3> </FONT></DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>To:</B> </FONT><A
title=anppom-l@iar.unicamp.br href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT
size=3>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT size=3> </FONT></DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>Sent:</B> Sunday, July 22, 2007
11:49 AM</FONT></DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>Subject:</B> Re:
[ANPPOM-L]pós-modernidade ou paradoxos da modernidade?</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>caro rubens</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>como deixar os padrões medianos da Ind.cultural de fora
se o q caracteriza o pós-modernismo é a produção de arte como mercadoria de
consumo rápido (insisto na leitura de livros sobre o assunto).</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>no Brasil existe um uso corrente do termo
pós-moderno pq ele alivia a alma daqueles que se mantinham numa arte
tradicionalista, sobretudo de cunho nacionaL.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>só q numa lidinha rápida em jameson, vale ver q o
verdadeiro músico pomô é o DJ.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>abs</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial>silvio</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>caros colegas da
anppom,</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>1) o q se
chama pós-moderno talvez sejam tão-somente novos casos
de paradoxo da modernidade (já houve vários destes
casos na música - por exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o
jdanovismo dos anos 50 etc. - antes mesmo que os filósofos tentassem
interpretar a tal
pós-modernidade enquanto conceito);</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>2) aliás,
pós-modernismo ou valetudismo? (seguramente "nem tudo é relativo", como
diz o Prof. Hilton Japiassu)...</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>3) mesmo em nossos
tempos seguramente pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos
modernistas como demais compositores apenas
convencionais...</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>ps: e, já que estamos
falando de música, deixemos os padrões medianos da indústria cultural
fora da questão...</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>rubens ricciardi<BR></FONT>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>----- Original Message
-----</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>From:</B> </FONT><A
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><FONT
face=Arial>silvio</FONT></A></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>To:</B> </FONT><A
href="mailto:sandramontreal@hotmail.com"><FONT face=Arial>Sandra
Reis</FONT></A><FONT face=Arial> ; </FONT><A
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT
face=Arial>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Sent:</B> Saturday, July 21, 2007 12:36
PM</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇÃ
O E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito
ndi</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>sandra e carlos cobertos de
razão.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>vale pegar dois livros muito pouco lidos
pelos brasileiros que gostam de pós-modernismo:</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>a condição pós-moderna de Lyotard e
pósmodernismo e jameson.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>ora, nos dois o termo é claramente uma
crítica à forma de relações humanas nascidas do capitalismo
recente.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>nos dois livros é clara a noção de último
homem, alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao qual
chegaríamos.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>para checar tanto, basta ler o artigo e
entrevistas com artístas ditos pós-modernos e notar que todo o entusiasmo
do discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num ressentimento e no tanto
faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto faz tem condições
financeiras que beiram a agressão.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Por outro lado, esta coisa de misturar, isto
não era antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do modernismo de
oswald? O q isto tema ver com pós-modernismo?</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>silvio ferraz</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><BR>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT
face=Arial>Amigos,<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Estou de acordo com a postura crítica do
Carlos Palombini.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Para iniciar, não aprecio o termo
Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da Idade
Moderna, se Baudelaire chamava o seu momento de Modernidade, se
ser moderno é estar dentro do<I><B> agora</B></I> de seu tempo, não
existe "Pós-Modernismo" mas sim, Pós-Modernismos.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Inventaram o termo, o coro dos influentes
gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os pósteros vão ter
de agüentar?<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Quando estive no Canadá , o
Pós-Modernismo era visto como uma<B> justaposição de tendências no tempo
atual</B>, validando todos os estilos suprassumidos no tempo histórico
em pé de igualdade como fonte de inspiração e meio
para exercitar e dar forma à criatividade no momento
hodierno.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>A partir daí, comecei a "engulir" o termo
com menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como a<B>
expressão de liberdade</B> no nosso tempo : cada um deve criar como
deseja, de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de seguir as
determinações de um grupo que se acha dono da história. Se alguém deseja
ressuscitar, por exemplo, o estilo de Palestrina, está no seu direito e
certamente fará algo novo pois nunca<B> "atravessamos o mesmo rio, em
cada momento, ele está diferente"</B>, como disse o nosso colega
Heráclito, no VI século antes de Cristo.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Daí, que as preferências ocorram é muito
natural, mas dizer que X, Y ou Z são os modelos de Pós-Modernismo,
é voltar às ditaduras do poder na história que é feita a partir
das "estrelas" eleitas pelos historiadores e teóricos que se concentram
em determinados pontos como abelhas no mel, sem vislumbrar outras
riquezas ao seu redor.</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Um abraço para todos,<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Sandra Loureiro de Freitas
Reis<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>From: <I>carlos palombini
<palombini@terra.com.br></I><BR>To: <I>ANPPOM
<anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject: <I>Re:
[ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇÃ O E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do
presentepor Matheus G. Bito ndi</I><BR>Date: <I>Fri, 20 Jul
2007 22:05:01 -0300</I><BR>><BR>>Achei muita coisa estranha neste
artigo.<BR>><BR>>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como
o representante<BR>>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não
deve ter lido o<BR>>prefácio que o compositor santista escreveu para
o livro em que Jorge<BR>>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma
poética musical brasileira e<BR>>revolucionária_. Considerem este
excerto:<BR>><BR>>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são
elevados, pela mídia, à<BR>>importância de Stockhausen, Berio,
Pousseur, este livro de análises das<BR>>obras de Antunes vem em boa
hora, como reação a esta descaracterização<BR>>das diversidades. Vem
para colocar as coisas em seus devidos lugares,<BR>>mostrando o que é
de fato um compositor voltado para uma música<BR>>realmente de
invenção. Um compositor que pensa a música, como um<BR>>artista, como
um homem da alta cultura."<BR>><BR>>[2] É estranho ver o
"ecletismo" de um compositor norte-americano dos<BR>>séculos XX e XXI
ser apresentado como tendo raízes em
Monteverdi,<BR>>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo realmente
novo. O serialismo<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>>integral de Boulez não combinava
Webern, Messiaen, Varèse, Cage e<BR>>Stravinski? E o
dodecafonismo<BR>>de Schoenberg não era a conseqüência necessária de
Brahms, Mozart, Bach,<BR>>Beethoven e Wagner? Por que o
pós-modernismo de uns necessita reduzir-se<BR>>às mesmas narrativas
historiográficas que o modernismo de outros? E por<BR>>que estas
estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo para<BR>>justificar
os modernistas como conseqüência lógica da tradição
e<BR>>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos
assim?<BR>><BR>>[3] É estranho ver os compositores ditos
pós-modernos só podendo ser<BR>>compreendidos se colocados em
oposição ao serialismo integral, como se<BR>>só o serialismo integral
os tivesse precedido e nos anos cinqüenta não<BR>>houvesse mais nada
de novo acontecendo no mundo. Não houve Cage? Não<BR>>houve Scelsi?
Não houve Messiaen? Não houve Varèse? E não houve o soul,<BR>>o
gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E não houve Villa-Lobos,
Camargo<BR>>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa
nova?<BR>><BR>>--<BR>>cvp<BR>><BR>><BR>>silvio
escreveu:<BR>> > interessante a frase:<BR>> ><BR>> > "
A libertação das amarras seriais e a<BR>> > conseqüente reabertura
dos ouvidos para toda a<BR>> > história da música"<BR>> >
afinal de contas ela era usada antes de outro<BR>> > modo: "a
liberação da música das amarras do<BR>> > tonalismo", "a liberação
do som". E não houve<BR>> > época mais aberta a ouvir toda a
história do que<BR>> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen
e<BR>> > maderna.<BR>>
><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista
de discussões
ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
<HR>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><A href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575"><FONT
face=Arial>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: verifique
já a segurança do seu PC!</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
<HR width=400 SIZE=2>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo Identificador de
Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o
</FONT><A
href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><SPAN></SPAN><FONT
face=Arial>Terra Mail</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
<HR width=400 SIZE=2>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Esta mensagem foi verificada pelo </FONT><A
href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face=Arial>E-mail Protegido
Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 /
Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail Terra:</FONT></A><FONT
face=Arial> </FONT><A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT
face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><BR><FONT
face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de
discussões
ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR>E-mail
classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>Para
alterar a categoria classificada,
visite<BR>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1<SPAN></SPAN>,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15<BR><BR>Esta
mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine:
McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Proteja o seu e-mail Terra:
http://mail.terra.com.br/<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
<HR>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT
face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de
discussões
ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
<HR>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Internal Virus Database is
out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.476 / Virus
Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007
17:22<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>
<HR width=400 SIZE=2>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo
Identificador de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada,
visite o </FONT><A
href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185074580.663874.5589.ladigue.hst.terra.com.br,24510,Des15,Des15"><SPAN></SPAN><FONT
face=Arial>Terra Mail<BR></FONT></A></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>
<HR width=400 SIZE=2>
</FONT></BLOCKQUOTE>
<BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>Esta mensagem foi
verificada pelo </FONT><A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT
face=Arial>E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan /
Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail
Terra:</FONT></A><FONT face=Arial> </FONT><A
href="http://mail.terra.com.br/"><FONT
face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT></A></BLOCKQUOTE>
<DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
<P><FONT face=Arial></FONT></P><FONT face=Arial>
<HR>
</FONT>
<P></P><FONT
face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de
discussões ANPPOM
<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</FONT>
<P></P><FONT face=Arial>
<HR>
</FONT>
<P></P><FONT face=Arial>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by
AVG Free Edition. <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 -
Release Date: 9/7/2007 17:22<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>