<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD><TITLE>Re: pós-modernidade ou paradoxos da modernidade?</TITLE>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<STYLE type=text/css>BLOCKQUOTE {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
DL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
UL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
OL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
LI {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
</STYLE>

<META content="MSHTML 6.00.2900.3132" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial>caro silvio,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>agradeço o teu e-mail...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>vc concluía:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>"o q caracteriza o pós-modernismo é a produção de arte 
como mercadoria de consumo rápido"...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>se fosse simples assim, então tudo que há de 
mais essencial na condição pós-moderna já teria sido anunciado 
nos anos 40 por adorno e horkheimer no capítulo deles sobre indústria cultural, 
</FONT><FONT face=Arial>e, seguindo ainda este caminho, então o que nos 
interessa na pós-modernidade seriam acima de tudo as presentes questões das 
distorções ideológicas... </FONT><FONT face=Arial>mas justamente muitos autores 
que pensam a pós-modernidade não pensam assim...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>e para "insistir na leitura de livros sobre o assunto" vc 
deveria não só ler vários outros autores além de lyotard e jameson 
(aliás, este já é um crítico ferrenho daquele - e nem cabe aqui nenhuma 
listinha bibliográfica complementar), como também depois desenvolver uma crítica 
diferenciada sobre os principais autores que tratam da pós-modernidade 
(são dezenas e dezenas deles em quase todos os países)...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>com meu outro e-mail eu só quis levantar o seguinte 
problema para nós músicos (e aí talvez até estejamos de acordo): qual a 
relação entre 1) uma suposta condição de pós-modernidade analisada a 
partir das quantidades estatísticas e 2) outra suposta pós-modernidade 
enquanto possibilidades poéticas na música em suas singularidades qualitativas? 
penso que embora concomitantes tenhamos aí dois processos 
essencialmente diversos e, assim, não devemos pensá-los através de 
um único e redutivo conceito, conceito este sempre já facilmente eclético, 
generalista, relativista, valetudista, não raramente reacionário (aí pensemos no 
vattimo, mas que por exemplo enquanto filósofo talvez até seja maior 
que o jameson)</FONT><FONT face=Arial>...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>abraços do rubens ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3>----- Original Message ----- 
  </FONT></DIV>
  <DIV style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><FONT 
  size=3><B>From:</B> </FONT><A title=silvio.ferraz@terra.com.br 
  href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><FONT size=3>silvio</FONT></A><FONT 
  size=3> </FONT></DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>To:</B> </FONT><A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT 
  size=3>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><FONT size=3> </FONT></DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>Sent:</B> Sunday, July 22, 2007 
  11:49 AM</FONT></DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><FONT size=3><B>Subject:</B> Re: 
  [ANPPOM-L]pós-modernidade ou paradoxos da modernidade?</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>caro rubens</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>como deixar os padrões medianos da Ind.cultural de fora 
  se o q caracteriza o pós-modernismo é a produção de arte como mercadoria de 
  consumo rápido (insisto na leitura de livros sobre o assunto).</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>no Brasil existe um uso corrente  do termo 
  pós-moderno pq ele alivia a alma daqueles que se mantinham numa arte 
  tradicionalista, sobretudo de cunho nacionaL.</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>só q numa lidinha rápida em jameson, vale ver q o 
  verdadeiro músico pomô é o DJ.</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>abs</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial>silvio</FONT></DIV>
  <DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>caros colegas da 
    anppom,</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>1) o q se 
    chama pós-moderno talvez sejam tão-somente novos casos 
    de paradoxo da modernidade (já houve vários destes 
    casos na música - por exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o 
    jdanovismo dos anos 50 etc. - antes mesmo que os filósofos tentassem 
    interpretar a tal 
  pós-modernidade enquanto conceito);</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>2) aliás, 
    pós-modernismo ou valetudismo? (seguramente "nem tudo é relativo", como 
    diz o Prof. Hilton Japiassu)...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>3) mesmo em nossos 
    tempos seguramente pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos 
    modernistas como demais compositores apenas 
  convencionais...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>ps: e, já que estamos 
    falando de música, deixemos os padrões medianos da indústria cultural 
    fora da questão...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>rubens ricciardi<BR></FONT>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>----- Original Message 
-----</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>From:</B> </FONT><A 
      href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><FONT 
    face=Arial>silvio</FONT></A></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>To:</B> </FONT><A 
      href="mailto:sandramontreal@hotmail.com"><FONT face=Arial>Sandra 
      Reis</FONT></A><FONT face=Arial> ; </FONT><A 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT 
      face=Arial>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Sent:</B> Saturday, July 21, 2007 12:36 
      PM</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI Çà
      O E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito 
      ndi</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>sandra e carlos cobertos de 
    razão.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>vale pegar dois livros muito pouco lidos 
      pelos brasileiros que gostam de pós-modernismo:</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>a condição pós-moderna de Lyotard e  
      pósmodernismo e jameson.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>ora, nos dois o termo é claramente uma 
      crítica à forma de relações humanas nascidas do capitalismo 
    recente.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>nos dois livros é clara a noção de último 
      homem, alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao qual 
      chegaríamos.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>para checar tanto, basta ler o artigo e 
      entrevistas com artístas ditos pós-modernos e notar que todo o entusiasmo 
      do discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num ressentimento e no tanto 
      faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto faz tem condições 
      financeiras que beiram a agressão.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Por outro lado, esta coisa de misturar, isto 
      não era antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do modernismo de 
      oswald? O q isto tema ver com pós-modernismo?</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>silvio ferraz</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><BR>
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT 
      face=Arial>Amigos,<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Estou de acordo com a postura crítica do 
        Carlos  Palombini.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Para iniciar, não aprecio o termo 
        Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da Idade 
        Moderna, se Baudelaire  chamava o seu momento de Modernidade, se 
        ser moderno é estar dentro do<I><B> agora</B></I> de seu tempo, não 
        existe "Pós-Modernismo" mas sim, Pós-Modernismos.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Inventaram o termo, o coro dos influentes 
        gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os pósteros vão ter 
        de agüentar?<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Quando estive no Canadá ,  o 
        Pós-Modernismo era visto como uma<B> justaposição de tendências no tempo 
        atual</B>, validando todos os estilos suprassumidos no tempo histórico 
        em pé de igualdade   como fonte de inspiração e meio  
        para exercitar e dar forma à criatividade no momento 
      hodierno.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>A partir daí, comecei a "engulir" o termo 
        com menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como a<B> 
        expressão de liberdade</B> no nosso tempo : cada um deve criar como 
        deseja, de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de seguir as 
        determinações de um grupo que se acha dono da história. Se alguém deseja 
        ressuscitar, por exemplo, o estilo de Palestrina, está no seu direito e 
        certamente fará algo novo pois nunca<B> "atravessamos o mesmo rio, em 
        cada momento, ele está diferente"</B>, como disse o nosso  colega 
        Heráclito, no VI século antes de Cristo.<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Daí, que as preferências ocorram é muito 
        natural, mas dizer que  X, Y ou Z são os modelos de Pós-Modernismo, 
        é voltar  às ditaduras do poder na história que é feita a partir 
        das "estrelas" eleitas pelos historiadores e teóricos que se concentram 
        em determinados pontos como abelhas no mel, sem vislumbrar outras 
        riquezas ao seu redor.</FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Um abraço para todos,<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Sandra Loureiro de Freitas 
      Reis<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>From:  <I>carlos palombini 
        <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>ANPPOM 
        <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: 
        [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do 
        presentepor Matheus G. Bito ndi</I><BR>Date:  <I>Fri, 20 Jul 
        2007 22:05:01 -0300</I><BR>><BR>>Achei muita coisa estranha neste 
        artigo.<BR>><BR>>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como 
        o representante<BR>>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não 
        deve ter lido o<BR>>prefácio que o compositor santista escreveu para 
        o livro em que Jorge<BR>>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma 
        poética musical brasileira e<BR>>revolucionária_. Considerem este 
        excerto:<BR>><BR>>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são 
        elevados, pela mídia, à<BR>>importância de Stockhausen, Berio, 
        Pousseur, este livro de análises das<BR>>obras de Antunes vem em boa 
        hora, como reação a esta descaracterização<BR>>das diversidades. Vem 
        para colocar as coisas em seus devidos lugares,<BR>>mostrando o que é 
        de fato um compositor voltado para uma música<BR>>realmente de 
        invenção. Um compositor que pensa a música, como um<BR>>artista, como 
        um homem da alta cultura."<BR>><BR>>[2] É estranho ver o 
        "ecletismo" de um compositor norte-americano dos<BR>>séculos XX e XXI 
        ser apresentado como  tendo raízes em 
        Monteverdi,<BR>>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo realmente 
        novo. O serialismo<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>>integral de Boulez não combinava 
        Webern, Messiaen, Varèse, Cage e<BR>>Stravinski? E o 
        dodecafonismo<BR>>de Schoenberg não era a conseqüência necessária de 
        Brahms, Mozart, Bach,<BR>>Beethoven e Wagner? Por que o 
        pós-modernismo de uns necessita reduzir-se<BR>>às mesmas narrativas 
        historiográficas que o modernismo de outros? E por<BR>>que estas 
        estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo para<BR>>justificar 
        os modernistas como conseqüência lógica da tradição 
        e<BR>>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos 
        assim?<BR>><BR>>[3] É estranho ver os compositores ditos 
        pós-modernos só podendo ser<BR>>compreendidos se colocados em 
        oposição ao serialismo integral, como se<BR>>só o serialismo integral 
        os tivesse precedido e nos anos cinqüenta não<BR>>houvesse mais nada 
        de novo acontecendo no mundo. Não houve Cage? Não<BR>>houve Scelsi? 
        Não houve Messiaen? Não houve Varèse? E não houve o soul,<BR>>o 
        gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E não houve Villa-Lobos, 
        Camargo<BR>>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa 
        nova?<BR>><BR>>--<BR>>cvp<BR>><BR>><BR>>silvio 
        escreveu:<BR>> > interessante a frase:<BR>> ><BR>> > " 
        A libertação das amarras seriais e a<BR>> > conseqüente reabertura 
        dos ouvidos para toda a<BR>> > história da música"<BR>> > 
        afinal de contas ela era usada antes de outro<BR>> > modo: "a 
        liberação da música das amarras do<BR>> > tonalismo", "a liberação 
        do som". E não houve<BR>> > época mais aberta a ouvir toda a 
        história do que<BR>> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen 
        e<BR>> > maderna.<BR>> 
        ><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
        de discussões 
        ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
        <HR>
        </FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><A href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575"><FONT 
        face=Arial>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: verifique 
        já a segurança do seu PC!</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
        <HR width=400 SIZE=2>
        </FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo Identificador de 
        Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o 
        </FONT><A 
        href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><SPAN></SPAN><FONT 
        face=Arial>Terra Mail</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
        <HR width=400 SIZE=2>
        </FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Esta mensagem foi verificada pelo </FONT><A 
        href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face=Arial>E-mail Protegido 
        Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / 
        Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail Terra:</FONT></A><FONT 
        face=Arial> </FONT><A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
        face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><BR><FONT 
        face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de 
        discussões 
        ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR>E-mail 
        classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>Para 
        alterar a categoria classificada, 
        visite<BR>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1<SPAN></SPAN>,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15<BR><BR>Esta 
        mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine: 
        McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 
      5.1.00/5079</FONT></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Proteja o seu e-mail Terra: 
        http://mail.terra.com.br/<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
      <HR>
      </FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT 
      face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de 
      discussões 
      ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>
      <HR>
      </FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Internal Virus Database is 
      out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.476 / Virus 
      Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007 
  17:22<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>
    <HR width=400 SIZE=2>
    </FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo 
    Identificador de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, 
    visite o </FONT><A 
    href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185074580.663874.5589.ladigue.hst.terra.com.br,24510,Des15,Des15"><SPAN></SPAN><FONT 
    face=Arial>Terra Mail<BR></FONT></A></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>
    <HR width=400 SIZE=2>
    </FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>Esta mensagem foi 
    verificada pelo </FONT><A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
    face=Arial>E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / 
    Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail 
    Terra:</FONT></A><FONT face=Arial> </FONT><A 
    href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
    face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT></A></BLOCKQUOTE>
  <DIV><FONT face=Arial><BR></FONT></DIV>
  <P><FONT face=Arial></FONT></P><FONT face=Arial>
  <HR>
  </FONT>
  <P></P><FONT 
  face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de 
  discussões ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</FONT>
  <P></P><FONT face=Arial>
  <HR>
  </FONT>
  <P></P><FONT face=Arial>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by 
  AVG Free Edition. <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - 
  Release Date: 9/7/2007 17:22<BR></FONT></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>