<!doctype html public "-//W3C//DTD W3 HTML//EN">
<html><head><style type="text/css"><!--
blockquote, dl, ul, ol, li { padding-top: 0 ; padding-bottom: 0 }
 --></style><title>Re: [ANPPOM-L]pós-modernidade ou paradoxos da
mode    rnidad</title></head><body>
<div>caro rubens</div>
<div><br></div>
<div>não é à toa que adorno passa a ser lido e relido em
diversos lugares.</div>
<div>mas vc fala de uma poética pomô.</div>
<div>ora poética é um projeto, e no pomô não há projeto há
apenas estado de coisas (não há como haver projeto em um
pensamento que descartou qq utopia, qq futuro projetado).</div>
<div>mas vc fala numa poétca,</div>
<div>se esta poética é a mescla de linguagens, ora ela já estava
esboçada na década de 50 em plena vangüarda e encontra sua forma
mais plena não na música q fazermos mas nas instalações
sonoras, peças radiofônicas, música de pista, músicas visuais,
música de celulares...</div>
<div><br></div>
<div>nada impede que exista um polo de resistência (no sentido
positivo do termo e não no sentido de reação) à esta forma de
pensamento.</div>
<div>e aí vc tem duas linhas: uma pró pomô e outra de
resistência, ou de ultrapasamento do pomô (acredito mais neste
termo).</div>
<div><br></div>
<div>qto a misturar alhos com bugalho, fazer música
meio-tonal-meio-modal-meio-atonal, aí é outra coisa, é comodismo
mesmo, é vontade não de arte, mas vontade de público.</div>
<div>muitos compositores se empastam da palavra pomô pra fazer
modinha ou pra esconder que não conseguiram aderir às propostas
mais radicais do séc.XX.</div>
<div>por outro lado, não devemos evitar o fato de q as
orq.sinfônicas precisam de repertório fácil o qto antes (muita já
tocaram todos mahlers e strausses possíveis), e pagam bem pra quem
faz isto...são encomendas q vão de trilha de filme a hino do
pan.</div>
<div><br></div>
<div>qto à mistureba: ora, façam modinha sem problema, nunca foi
proibido fazer modinha, muita gente viveu feliz no séc.XX fazendo
modinha, fazendo música romântica, e não só aqui no Brasil, no
mundo todo.</div>
<div>então, só num país de pouca leitura é que fazer modinha
precisa de halibi.</div>
<div>ora, paulo coelho não nos pergunta se deve ou não ser mago, e
é.</div>
<div><br></div>
<div>senão, tenta-se justificar com um meta-relato (o que é fruto
de uma metafísica) uma prática, a prática do pastiche, ora
justificar é atitude moderna, e é o que caracteriza os anos
50.</div>
<div>e isto contradiz o próprio pomô "sem
verdades".</div>
<div><br></div>
<div>abs</div>
<div>silvio</div>
<div><br></div>
<div><br></div>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">caro
silvio,</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">agradeço o teu
e-mail...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">vc
concluía:</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">"o q caracteriza
o pós-modernismo é a produção de arte como mercadoria de
consumo rápido"...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">se fosse simples
assim, então tudo que há de mais essencial na
condição pós-moderna já teria sido anunciado nos
anos 40 por adorno e horkheimer no capítulo deles sobre indústria
cultural, e, seguindo ainda este caminho, então o que nos
interessa na pós-modernidade seriam acima de tudo as presentes
questões das distorções ideológicas... mas justamente muitos
autores que pensam a pós-modernidade não pensam
assim...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">e para "insistir
na leitura de livros sobre o assunto" vc deveria não só ler
vários outros autores além de lyotard e jameson
(aliás, este já é um crítico ferrenho daquele - e nem cabe
aqui nenhuma listinha bibliográfica complementar), como também
depois desenvolver uma crítica diferenciada sobre os
principais autores que tratam da pós-modernidade (são dezenas
e dezenas deles em quase todos os países)...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">com meu outro e-mail
eu só quis levantar o seguinte problema para nós músicos (e aí
talvez até estejamos de acordo): qual a relação entre 1)
uma suposta condição de pós-modernidade analisada a
partir das quantidades estatísticas e 2) outra suposta
pós-modernidade enquanto possibilidades poéticas na música em suas
singularidades qualitativas? penso que embora
concomitantes tenhamos aí dois processos
essencialmente diversos e, assim, não devemos pensá-los
através de um único e redutivo conceito, conceito este sempre
já facilmente eclético, generalista, relativista, valetudista,
não raramente reacionário (aí pensemos no vattimo, mas
que por exemplo enquanto filósofo talvez até seja maior
que o jameson)...</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> </blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">abraços do rubens
ricciardi</font></blockquote>
<blockquote type="cite" cite> <br>
<blockquote>----- Original Message -----</blockquote>
<blockquote><b>From:</b> <a
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</a></blockquote>
<blockquote><b>To:</b> <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</a></blockquote
>
<blockquote><b>Sent:</b> Sunday, July 22, 2007 11:49 AM</blockquote>
<blockquote><b>Subject:</b> Re: [ANPPOM-L]pós-modernidade ou
paradoxos da modernidade?</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">caro rubens</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">como deixar os padrões medianos da
Ind.cultural de fora se o q caracteriza o pós-modernismo é a
produção de arte como mercadoria de consumo rápido (insisto na
leitura de livros sobre o assunto).</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">no Brasil existe um uso corrente 
do termo pós-moderno pq ele alivia a alma daqueles que se mantinham
numa arte tradicionalista, sobretudo de cunho
nacionaL.</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">só q numa lidinha rápida em
jameson, vale ver q o verdadeiro músico pomô é o
DJ.</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">abs</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">silvio</font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">caros colegas da
anppom,</font><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote><font face="Arial">1) o q se chama pós-moderno
talvez sejam tão-somente novos casos
de paradoxo da modernidade (já houve vários destes
casos na música - por exemplo, o neoclassicismo dos anos
20-40, o jdanovismo dos anos 50 etc. - antes mesmo que os
filósofos tentassem interpretar a tal
pós-modernidade enquanto conceito);</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">2) aliás, pós-modernismo ou
valetudismo? (seguramente "nem tudo é relativo", como diz
o Prof. Hilton Japiassu)...</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">3) mesmo em nossos tempos
seguramente pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos
modernistas como demais compositores apenas
convencionais...</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">ps: e, já que estamos falando
de música, deixemos os padrões medianos da indústria
cultural fora da questão...</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">rubens ricciardi</font><br>
<blockquote><font face="Arial">----- Original Message -----</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><b>From:</b></font> <a
href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><font
face="Arial">silvio</font></a><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><b>To:</b></font> <a
href="mailto:sandramontreal@hotmail.com"><font face="Arial">Sandra
Reis</font></a><font face="Arial"> ;</font> <a
href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><font
face="Arial">anppom-l@iar.unicamp.br</font></a><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><b>Sent:</b> Saturday, July 21, 2007
12:36 PM</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><b>Subject:</b> Re: [ANPPOM-L] FWD:
TRADI ÇàO E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do
presentepor Matheus G. Bito ndi</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">sandra e carlos cobertos de
razão.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">vale pegar dois livros muito pouco
lidos pelos brasileiros que gostam de pós-modernismo:</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">a condição pós-moderna de Lyotard
e  pósmodernismo e jameson.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">ora, nos dois o termo é claramente
uma crítica à forma de relações humanas nascidas do
capitalismo recente.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">nos dois livros é clara a noção
de último homem, alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao
qual chegaríamos.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">para checar tanto, basta ler o artigo e
entrevistas com artístas ditos pós-modernos e notar que todo o
entusiasmo do discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num
ressentimento e no tanto faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto
faz tem condições financeiras que beiram a agressão.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Por outro lado, esta coisa de misturar,
isto não era antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do
modernismo de oswald? O q isto tema ver com
pós-modernismo?</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">silvio ferraz</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><br>
<blockquote type="cite" cite><font face="Arial">Amigos,</font><br>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Estou de acordo com a postura crítica
do Carlos  Palombini.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Para iniciar, não aprecio o termo
Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da
Idade Moderna, se Baudelaire  chamava o seu momento de
Modernidade, se ser moderno é estar dentro do<i><b> agora</b></i> de
seu tempo, não existe "Pós-Modernismo" mas sim,
Pós-Modernismos.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Inventaram o termo, o coro dos
influentes gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os
pósteros vão ter de agüentar?</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Quando estive no Canadá ,  o
Pós-Modernismo era visto como uma<b> justaposição de tendências
no tempo atual</b>, validando todos os estilos suprassumidos no tempo
histórico em pé de igualdade   como fonte de
inspiração e meio  para exercitar e dar forma à criatividade no
momento hodierno.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">A partir daí, comecei a
"engulir" o termo com menos sofrimento porque passei a ver o
Pós-Modernismo como a<b> expressão de liberdade</b> no nosso tempo
: cada um deve criar como deseja, de acordo com suas tendências e
ideais, sem ter de seguir as determinações de um grupo que se acha
dono da história. Se alguém deseja ressuscitar, por exemplo, o
estilo de Palestrina, está no seu direito e certamente fará algo
novo pois nunca<b> "atravessamos o mesmo rio, em cada momento,
ele está diferente"</b>, como disse o nosso  colega
Heráclito, no VI século antes de Cristo.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Daí, que as preferências ocorram é
muito natural, mas dizer que  X, Y ou Z são os modelos de
Pós-Modernismo, é voltar  às ditaduras do poder na história
que é feita a partir das "estrelas" eleitas pelos
historiadores e teóricos que se concentram em determinados pontos
como abelhas no mel, sem vislumbrar outras riquezas ao seu
redor.</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Um abraço para todos,</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Sandra Loureiro de Freitas
Reis</font></blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">From:  <i>carlos palombini
<palombini@terra.com.br></i><br>
To:  <i>ANPPOM <anppom-l@iar.unicamp.br></i><br>
Subject:  <i>Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA -
John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus G. Bito
ndi</i><br>
Date:  <i>Fri, 20 Jul 2007 22:05:01 -0300</i><br>
><br>
>Achei muita coisa estranha neste artigo.<br>
><br>
>[1] É estranho ver Gilberto Mendes descrito como o
representante<br>
>brasileiro do pós-modernismo. Matheus Bitondi não deve ter
lido o<br>
>prefácio que o compositor santista escreveu para o livro em que
Jorge<br>
>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma poética musical
brasileira e<br>
>revolucionária_. Considerem este excerto:<br>
><br>
>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são elevados, pela
mídia, à<br>
>importância de Stockhausen, Berio, Pousseur, este livro de
análises das<br>
>obras de Antunes vem em boa hora, como reação a esta
descaracterização<br>
>das diversidades. Vem para colocar as coisas em seus devidos
lugares,<br>
>mostrando o que é de fato um compositor voltado para uma
música<br>
>realmente de invenção. Um compositor que pensa a música,
como um<br>
>artista, como um homem da alta cultura."<br>
><br>
>[2] É estranho ver o "ecletismo" de um compositor
norte-americano dos<br>
>séculos XX e XXI ser apresentado como  tendo raízes
em Monteverdi,<br>
>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo realmente novo. O
serialismo</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial">>integral de Boulez não combinava
Webern, Messiaen, Varèse, Cage e<br>
>Stravinski? E o dodecafonismo<br>
>de Schoenberg não era a conseqüência necessária de Brahms,
Mozart, Bach,<br>
>Beethoven e Wagner? Por que o pós-modernismo de uns necessita
reduzir-se<br>
>às mesmas narrativas historiográficas que o modernismo de
outros? E por<br>
>que estas estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo
para<br>
>justificar os modernistas como conseqüência lógica da
tradição e<br>
>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos assim?<br>
><br>
>[3] É estranho ver os compositores ditos pós-modernos só
podendo ser<br>
>compreendidos se colocados em oposição ao serialismo integral,
como se<br>
>só o serialismo integral os tivesse precedido e nos anos
cinqüenta não<br>
>houvesse mais nada de novo acontecendo no mundo. Não houve Cage?
Não<br>
>houve Scelsi? Não houve Messiaen? Não houve Varèse? E não
houve o soul,<br>
>o gospel, o rock, o twist, o cool jazz? E não houve Villa-Lobos,
Camargo<br>
>Guarnieri, o baião, Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa
nova?<br>
><br>
>--<br>
>cvp<br>
><br>
><br>
>silvio escreveu:<br>
> > interessante a frase:<br>
> ><br>
> > " A libertação das amarras seriais e a<br>
> > conseqüente reabertura dos ouvidos para toda a<br>
> > história da música"<br>
> > afinal de contas ela era usada antes de outro<br>
> > modo: "a liberação da música das amarras do<br>
> > tonalismo", "a liberação do som". E não
houve<br>
> > época mais aberta a ouvir toda a história do que<br>
> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen e<br>
> > maderna.<br>
> ><br>
><br>
>________________________________________________<br>
>Lista de discussões ANPPOM<br>
>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
>________________________________________________</font><br>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><a href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575"><font
face="Arial">Verificador de Segurança do Windows Live OneCare:
verifique já a segurança do seu PC!</font></a><br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">E-mail classificado pelo Identificador
de Spam Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><span
></span>Terra Mail<br>
</a></blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Esta mensagem foi verificada
pelo</font> <a href="http://mail.terra.com.br/"><font
face="Arial">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font> </a><a
href="http://mail.terra.com.br/"><font
face="Arial">http://mail.terra.com.br/</font><br>
</a></blockquote>
<blockquote><br>
<font
face="Arial">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________<br>
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite<br>
http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1<span
></span
>,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15<br
>
<br>
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079</font></blockquote>
<blockquote><br></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Proteja o seu e-mail Terra:
http://mail.terra.com.br/</font><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><font
face="Arial">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________</font><br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Internal Virus Database is
out-of-date.<br>
Checked by AVG Free Edition.<br>
Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date:
9/7/2007 17:22</font><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">E-mail classificado pelo Identificador
de Spam Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185074580.663874.5589.ladigue.hst.terra.com.br,24510,Des15,Des15"><span
></span>Terra Mail<br>
</a></blockquote>
<blockquote>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Esta mensagem foi verificada
pelo</font> <a href="http://mail.terra.com.br/"><font
face="Arial">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font> </a><a
href="http://mail.terra.com.br/"><font
face="Arial">http://mail.terra.com.br/</font><br>
</a></blockquote>
</blockquote>
<blockquote><font face="Arial"><br></font></blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><font
face="Arial">________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>
________________________________________________</font><br>
</blockquote>
<blockquote>
<hr></blockquote>
<blockquote><font face="Arial">Internal Virus Database is
out-of-date.<br>
Checked by AVG Free Edition.<br>
Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date:
9/7/2007 17:22</font><br>
</blockquote>
</blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail classificado pelo Identificador de Spam
Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o</font> <a
href=
"http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185175468.176564.15368.calomba.hst.terra.com.br,36738,Des15,Des15"><span
></span>Terra Mail<br>
</a></blockquote>
<blockquote type="cite" cite>
<hr size="2" width="400"></blockquote>
<blockquote type="cite" cite><font face="Trebuchet MS" size="-1">Esta
mensagem foi verificada pelo</font> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">E-mail Protegido Terra.<br>
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão:
5.1.00/5079<br>
Proteja o seu e-mail Terra:</font></a> <a
href="http://mail.terra.com.br/"><font face="Trebuchet MS"
size="-1">http://mail.terra.com.br/</font></a></blockquote>
<div><br></div>
</body>
</html>