<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD><TITLE>Re: [ANPPOM-L]pós-modernidade ou paradoxos da mode rnidad</TITLE>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<STYLE type=text/css>BLOCKQUOTE {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
DL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
UL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
OL {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
LI {
        PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px
}
</STYLE>

<META content="MSHTML 6.00.2900.3132" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro Silvio Ferraz,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>muito bom este teu último e-mail,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>gostei do teu wittgensteiniano "estado de coisas" 
(Sachverhalt),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e gostei também do teu positivo "polo de 
resistência", assim como da utilização do conceito de 
"ultrapassamento" neste contexto (que também está na leitura que Vattimo faz de 
Heidegger em relação à metafísica), acho que vale pra nós também enquanto 
compositores que pensamos em possibilidades poéticas...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e tudo isso para além do ecletismo gratuito, das 
comodidades convencionais, assim como, do mesmo modo, para além dos epígonos da 
velha vanguarda, (já cansada e há muito exaurida) etc.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>por isso disse que vivenciamos ainda sempre 
parodoxos da modernidade - e vc tem razão, que mal há em se escrever um 
novo arranjo para uma velha modinha??? (disse arranjo, não composição) - é 
sempre ainda melhor para os alunos cantarem, do que eles ficarem 
escutando o fundo sonoro de vídeo game emitido num subwoofer 
invariavelmente de péssima qualidade: isto é que é confusão e mistureba de mau 
gosto!!! - tecnologia a serviço da degradação estética com o desleixo para 
com os parâmetros musicais... eta geração estropiada: "só um Deus pode ainda nos 
salvar", como disse o Heidegger certa vez numa entrevista para a revista Der 
Spiegel...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>um abraço do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=silvio.ferraz@terra.com.br 
  href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Monday, July 23, 2007 11:27 
AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] pós-modernidade 
  ou paradoxos da mode rnidade?</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>caro rubens</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>não é à toa que adorno passa a ser lido e relido em diversos 
  lugares.</DIV>
  <DIV>mas vc fala de uma poética pomô.</DIV>
  <DIV>ora poética é um projeto, e no pomô não há projeto há apenas estado de 
  coisas (não há como haver projeto em um pensamento que descartou qq utopia, qq 
  futuro projetado).</DIV>
  <DIV>mas vc fala numa poétca,</DIV>
  <DIV>se esta poética é a mescla de linguagens, ora ela já estava esboçada na 
  década de 50 em plena vangüarda e encontra sua forma mais plena não na música 
  q fazermos mas nas instalações sonoras, peças radiofônicas, música de pista, 
  músicas visuais, música de celulares...</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>nada impede que exista um polo de resistência (no sentido positivo do 
  termo e não no sentido de reação) à esta forma de pensamento.</DIV>
  <DIV>e aí vc tem duas linhas: uma pró pomô e outra de resistência, ou de 
  ultrapasamento do pomô (acredito mais neste termo).</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>qto a misturar alhos com bugalho, fazer música 
  meio-tonal-meio-modal-meio-atonal, aí é outra coisa, é comodismo mesmo, é 
  vontade não de arte, mas vontade de público.</DIV>
  <DIV>muitos compositores se empastam da palavra pomô pra fazer modinha ou pra 
  esconder que não conseguiram aderir às propostas mais radicais do 
séc.XX.</DIV>
  <DIV>por outro lado, não devemos evitar o fato de q as orq.sinfônicas precisam 
  de repertório fácil o qto antes (muita já tocaram todos mahlers e strausses 
  possíveis), e pagam bem pra quem faz isto...são encomendas q vão de trilha de 
  filme a hino do pan.</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>qto à mistureba: ora, façam modinha sem problema, nunca foi proibido 
  fazer modinha, muita gente viveu feliz no séc.XX fazendo modinha, fazendo 
  música romântica, e não só aqui no Brasil, no mundo todo.</DIV>
  <DIV>então, só num país de pouca leitura é que fazer modinha precisa de 
  halibi.</DIV>
  <DIV>ora, paulo coelho não nos pergunta se deve ou não ser mago, e é.</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>senão, tenta-se justificar com um meta-relato (o que é fruto de uma 
  metafísica) uma prática, a prática do pastiche, ora justificar é atitude 
  moderna, e é o que caracteriza os anos 50.</DIV>
  <DIV>e isto contradiz o próprio pomô "sem verdades".</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>abs</DIV>
  <DIV>silvio</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>caro 
  silvio,</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>agradeço o teu 
    e-mail...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>vc 
  concluía:</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>"o q caracteriza o 
    pós-modernismo é a produção de arte como mercadoria de consumo 
    rápido"...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>se fosse simples 
    assim, então tudo que há de mais essencial na condição 
    pós-moderna já teria sido anunciado nos anos 40 por adorno e 
    horkheimer no capítulo deles sobre indústria cultural, e, seguindo ainda 
    este caminho, então o que nos interessa na pós-modernidade seriam 
    acima de tudo as presentes questões das distorções ideológicas... mas 
    justamente muitos autores que pensam a pós-modernidade não pensam 
    assim...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>e para "insistir na leitura 
    de livros sobre o assunto" vc deveria não só ler vários outros autores além 
    de lyotard e jameson (aliás, este já é um crítico ferrenho daquele - e 
    nem cabe aqui nenhuma listinha bibliográfica complementar), como também 
    depois desenvolver uma crítica diferenciada sobre os 
    principais autores que tratam da pós-modernidade (são dezenas e dezenas 
    deles em quase todos os países)...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>com meu outro e-mail eu só 
    quis levantar o seguinte problema para nós músicos (e aí talvez até 
    estejamos de acordo): qual a relação entre 1) uma suposta condição 
    de pós-modernidade analisada a partir das quantidades estatísticas 
    e 2) outra suposta pós-modernidade enquanto possibilidades poéticas na 
    música em suas singularidades qualitativas? penso que embora 
    concomitantes tenhamos aí dois processos essencialmente 
    diversos e, assim, não devemos pensá-los através de um único e 
    redutivo conceito, conceito este sempre já facilmente eclético, generalista, 
    relativista, valetudista, não raramente reacionário (aí pensemos no vattimo, 
    mas que por exemplo enquanto filósofo talvez até seja maior que o 
    jameson)...</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>abraços do rubens 
    ricciardi</FONT></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><BR>
    <BLOCKQUOTE>----- Original Message -----</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><B>From:</B> <A 
      href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><B>To:</B> <A 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><B>Sent:</B> Sunday, July 22, 2007 11:49 AM</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L]pós-modernidade ou paradoxos da 
      modernidade?</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>caro rubens</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>como deixar os padrões medianos da 
      Ind.cultural de fora se o q caracteriza o pós-modernismo é a produção de 
      arte como mercadoria de consumo rápido (insisto na leitura de livros sobre 
      o assunto).</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>no Brasil existe um uso corrente  do 
      termo pós-moderno pq ele alivia a alma daqueles que se mantinham numa arte 
      tradicionalista, sobretudo de cunho nacionaL.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>só q numa lidinha rápida em jameson, vale ver 
      q o verdadeiro músico pomô é o DJ.</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>abs</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>silvio</FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT>
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face=Arial>caros colegas da 
        anppom,</FONT><BR></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>1) o q se chama pós-moderno 
        talvez sejam tão-somente novos casos de paradoxo da 
        modernidade (já houve vários destes casos na música - por 
        exemplo, o neoclassicismo dos anos 20-40, o jdanovismo dos anos 50 
        etc. - antes mesmo que os filósofos tentassem interpretar a tal 
        pós-modernidade enquanto conceito);</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>2) aliás, pós-modernismo ou 
        valetudismo? (seguramente "nem tudo é relativo", como diz o Prof. Hilton 
        Japiassu)...</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>3) mesmo em nossos tempos seguramente 
        pós-vanguarda há ainda tanto jovens epígonos 
        modernistas como demais compositores apenas 
        convencionais...</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>ps: e, já que estamos falando 
        de música, deixemos os padrões medianos da indústria cultural fora 
        da questão...</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>rubens ricciardi</FONT><BR>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>----- Original Message 
        -----</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>From:</B></FONT> <A 
          href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br"><FONT 
          face=Arial>silvio</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>To:</B></FONT> <A 
          href="mailto:sandramontreal@hotmail.com"><FONT face=Arial>Sandra 
          Reis</FONT></A><FONT face=Arial> ;</FONT> <A 
          href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br"><FONT 
          face=Arial>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Sent:</B> Saturday, July 21, 2007 
          12:36 PM</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] FWD: TRADI 
          ÇàO E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica do presentepor Matheus 
          G. Bito ndi</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>sandra e carlos cobertos de 
          razão.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>vale pegar dois livros muito pouco lidos 
          pelos brasileiros que gostam de pós-modernismo:</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>a condição pós-moderna de Lyotard e  
          pósmodernismo e jameson.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>ora, nos dois o termo é claramente uma 
          crítica à forma de relações humanas nascidas do capitalismo 
          recente.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>nos dois livros é clara a noção de último 
          homem, alertada por nietzsche, para falar do nihilismo ao qual 
          chegaríamos.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>para checar tanto, basta ler o artigo e 
          entrevistas com artístas ditos pós-modernos e notar que todo o 
          entusiasmo do discurso das utopias dos anos 50 se desfaz num 
          ressentimento e no tanto faz, sobretudo tanto faz qdo aquele que tanto 
          faz tem condições financeiras que beiram a 
        agressão.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Por outro lado, esta coisa de misturar, 
          isto não era antropofagia? e antropfagia não é uma coisa do modernismo 
          de oswald? O q isto tema ver com pós-modernismo?</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>silvio ferraz</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><BR>
          <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT 
          face=Arial>Amigos,</FONT><BR></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Estou de acordo com a postura crítica 
            do Carlos  Palombini.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Para iniciar, não aprecio o termo 
            Pós-Modernismo. É muito confuso. Se Descartes foi o introdutor da 
            Idade Moderna, se Baudelaire  chamava o seu momento de 
            Modernidade, se ser moderno é estar dentro do<I><B> agora</B></I> de 
            seu tempo, não existe "Pós-Modernismo" mas sim, 
            Pós-Modernismos.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Inventaram o termo, o coro dos 
            influentes gostou e impuseram na área de artes um epíteto que os 
            pósteros vão ter de agüentar?</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Quando estive no Canadá ,  o 
            Pós-Modernismo era visto como uma<B> justaposição de tendências no 
            tempo atual</B>, validando todos os estilos suprassumidos no tempo 
            histórico em pé de igualdade   como fonte de inspiração e 
            meio  para exercitar e dar forma à criatividade no momento 
            hodierno.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>A partir daí, comecei a "engulir" o 
            termo com menos sofrimento porque passei a ver o Pós-Modernismo como 
            a<B> expressão de liberdade</B> no nosso tempo : cada um deve criar 
            como deseja, de acordo com suas tendências e ideais, sem ter de 
            seguir as determinações de um grupo que se acha dono da história. Se 
            alguém deseja ressuscitar, por exemplo, o estilo de Palestrina, está 
            no seu direito e certamente fará algo novo pois nunca<B> 
            "atravessamos o mesmo rio, em cada momento, ele está diferente"</B>, 
            como disse o nosso  colega Heráclito, no VI século antes de 
            Cristo.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Daí, que as preferências ocorram é 
            muito natural, mas dizer que  X, Y ou Z são os modelos de 
            Pós-Modernismo, é voltar  às ditaduras do poder na história que 
            é feita a partir das "estrelas" eleitas pelos historiadores e 
            teóricos que se concentram em determinados pontos como abelhas no 
            mel, sem vislumbrar outras riquezas ao seu 
          redor.</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Um abraço para 
          todos,</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Sandra Loureiro de Freitas 
          Reis</FONT></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>From:  <I>carlos palombini 
            <palombini@terra.com.br></I><BR>To:  <I>ANPPOM 
            <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: 
            [ANPPOM-L] FWD: TRADI ÇàO E RUPTURA - John Corigliano e a m ú sica 
            do presentepor Matheus G. Bito ndi</I><BR>Date:  <I>Fri, 
            20 Jul 2007 22:05:01 -0300</I><BR>><BR>>Achei muita coisa 
            estranha neste artigo.<BR>><BR>>[1] É estranho ver Gilberto 
            Mendes descrito como o representante<BR>>brasileiro do 
            pós-modernismo. Matheus Bitondi não deve ter lido o<BR>>prefácio 
            que o compositor santista escreveu para o livro em que 
            Jorge<BR>>Antunes publicou sobre Jorge Antunes, _Uma poética 
            musical brasileira e<BR>>revolucionária_. Considerem este 
            excerto:<BR>><BR>>"Neste momento em que o hip-hop e DJs são 
            elevados, pela mídia, à<BR>>importância de Stockhausen, Berio, 
            Pousseur, este livro de análises das<BR>>obras de Antunes vem em 
            boa hora, como reação a esta descaracterização<BR>>das 
            diversidades. Vem para colocar as coisas em seus devidos 
            lugares,<BR>>mostrando o que é de fato um compositor voltado para 
            uma música<BR>>realmente de invenção. Um compositor que pensa a 
            música, como um<BR>>artista, como um homem da alta 
            cultura."<BR>><BR>>[2] É estranho ver o "ecletismo" de um 
            compositor norte-americano dos<BR>>séculos XX e XXI ser 
            apresentado como  tendo raízes em 
            Monteverdi,<BR>>Tchaikovski e Dvorak e, portanto, não sendo 
            realmente novo. O serialismo</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>>integral de Boulez não combinava 
            Webern, Messiaen, Varèse, Cage e<BR>>Stravinski? E o 
            dodecafonismo<BR>>de Schoenberg não era a conseqüência necessária 
            de Brahms, Mozart, Bach,<BR>>Beethoven e Wagner? Por que o 
            pós-modernismo de uns necessita reduzir-se<BR>>às mesmas 
            narrativas historiográficas que o modernismo de outros? E 
            por<BR>>que estas estruturas narrativas são usadas ao mesmo tempo 
            para<BR>>justificar os modernistas como conseqüência lógica da 
            tradição e<BR>>desqualificar os pós-modernos como nem tão novos 
            assim?<BR>><BR>>[3] É estranho ver os compositores ditos 
            pós-modernos só podendo ser<BR>>compreendidos se colocados em 
            oposição ao serialismo integral, como se<BR>>só o serialismo 
            integral os tivesse precedido e nos anos cinqüenta 
            não<BR>>houvesse mais nada de novo acontecendo no mundo. Não 
            houve Cage? Não<BR>>houve Scelsi? Não houve Messiaen? Não houve 
            Varèse? E não houve o soul,<BR>>o gospel, o rock, o twist, o cool 
            jazz? E não houve Villa-Lobos, Camargo<BR>>Guarnieri, o baião, 
            Ary Barroso, Ângela Maria, a bossa 
            nova?<BR>><BR>>--<BR>>cvp<BR>><BR>><BR>>silvio 
            escreveu:<BR>> > interessante a frase:<BR>> ><BR>> 
            > " A libertação das amarras seriais e a<BR>> > conseqüente 
            reabertura dos ouvidos para toda a<BR>> > história da 
            música"<BR>> > afinal de contas ela era usada antes de 
            outro<BR>> > modo: "a liberação da música das amarras 
            do<BR>> > tonalismo", "a liberação do som". E não 
            houve<BR>> > época mais aberta a ouvir toda a história do 
            que<BR>> > os anos 50 e 60, nas classes de messiaen e<BR>> 
            > maderna.<BR>> 
            ><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
            de discussões 
            ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>
            <HR>
          </BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><A href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2743??PS=47575"><FONT 
            face=Arial>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: 
            verifique já a segurança do seu PC!</FONT></A><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>
            <HR width=400 SIZE=2>
          </BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo Identificador 
            de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, 
            visite o</FONT> <A 
            href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15"><SPAN></SPAN>Terra 
            Mail<BR></A></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>
            <HR width=400 SIZE=2>
          </BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Esta mensagem foi verificada 
            pelo</FONT> <A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
            face=Arial>E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan 
            / Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu 
            e-mail Terra:</FONT> </A><A href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
            face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT><BR></A></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><BR><FONT 
            face=Arial>________________________________________________<BR>Lista 
            de discussões 
            ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR>E-mail 
            classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>Para 
            alterar a categoria classificada, 
            visite<BR>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1<SPAN></SPAN>,1185016666.83736.26830.tacamaca.hst.terra.com.br,8651,Des15,Des15<BR><BR>Esta 
            mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>Scan engine: 
            McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / Versão: 
            5.1.00/5079</FONT></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><BR></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Proteja o seu e-mail Terra: 
            http://mail.terra.com.br/</FONT><BR></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE>
          <HR>
        </BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT 
          face=Arial>________________________________________________<BR>Lista 
          de discussões 
          ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE>
          <HR>
        </BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Internal Virus Database is 
          out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.476 / 
          Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007 
        17:22</FONT><BR></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE>
        <HR width=400 SIZE=2>
      </BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>E-mail classificado pelo Identificador de 
        Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite 
        o</FONT> <A 
        href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185074580.663874.5589.ladigue.hst.terra.com.br,24510,Des15,Des15"><SPAN></SPAN>Terra 
        Mail<BR></A></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE>
        <HR width=400 SIZE=2>
      </BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Esta mensagem foi verificada pelo</FONT> <A 
        href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face=Arial>E-mail Protegido 
        Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 / 
        Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail Terra:</FONT> </A><A 
        href="http://mail.terra.com.br/"><FONT 
        face=Arial>http://mail.terra.com.br/</FONT><BR></A></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><BR></FONT></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE>
      <HR>
    </BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT 
      face=Arial>________________________________________________<BR>Lista de 
      discussões 
      ANPPOM<BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________</FONT><BR></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE>
      <HR>
    </BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial>Internal Virus Database is 
      out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.<BR>Version: 7.5.476 / Virus 
      Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007 
  17:22</FONT><BR></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">
    <HR width=400 SIZE=2>
  </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face="Trebuchet MS" size=-1>E-mail 
    classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a 
    categoria classificada, visite o</FONT> <A 
    href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1185175468.176564.15368.calomba.hst.terra.com.br,36738,Des15,Des15"><SPAN></SPAN>Terra 
    Mail<BR></A></BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">
    <HR width=400 SIZE=2>
  </BLOCKQUOTE>
  <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face="Trebuchet MS" size=-1>Esta 
    mensagem foi verificada pelo</FONT> <A 
    href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face="Trebuchet MS" size=-1>E-mail 
    Protegido Terra.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 20/07/2007 
    / Versão: 5.1.00/5079<BR>Proteja o seu e-mail Terra:</FONT></A> <A 
    href="http://mail.terra.com.br/"><FONT face="Trebuchet MS" 
    size=-1>http://mail.terra.com.br/</FONT></A></BLOCKQUOTE>
  <DIV><BR></DIV>
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition. 
  <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.10.2/893 - Release Date: 9/7/2007 
  17:22<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>