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<TITLE>FWD: Flo Menezes e Lauro Machado Coelho sobre Villa-Lobos</TITLE>
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<FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial"><SPAN STYLE='font-size:14.0px'>Prezado Lauro Machado Coelho,<BR>
<BR>
chegaram-me a meu conhecimento comentários (sempre benvindos quando vêm<BR>
de críticos de sua estatura) acerca de minha recente entrevista na UOL, pelas vias de um blog<BR>
e de uma recomendação a minha entrevista por parte do jornalista João L. Sampaio,<BR>
a quem tomo a liberdade de enviar uma cópia desta minha mensagem,<BR>
juntamente com outras pessoas que me são caras.<BR>
<BR>
Refiro-me mais precisamente às linhas abaixo, escritas por você, transcritas<BR>
ao final desta minha mensagem.<BR>
<BR>
Gostaria de registrar aqui minhas impressões, dada a responsabilidade de homens<BR>
da imprensa que são tanto vc quanto o João L. Sampaio.<BR>
<BR>
Minha entrevista na UOL (</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT COLOR="#0000FF"><FONT FACE="Arial"><U><a href="http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl">http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl</a></U></FONT><U><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">)</FONT></U></FONT><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">,<BR>
respondendo a perguntas muito bem elaboradas pelo filósofo<BR>
e crítico de cinema Humberto Pereira da Silva (a quem tb envio esta mensagem, para<BR>
seu conhecimento), versa sobre diversos aspectos de minha postura estética e<BR>
é, sem sombras de dúvidas, uma das melhores que concedi até hoje, ao longo de meu<BR>
percurso criativo.<BR>
<BR>
Nela falo de diversos aspectos de minha produção, elucidando inclusive muitas<BR>
das noções que introduzo em meus escritos e pelas vias de minha obra musical:<BR>
<BR>
</FONT></SPAN><UL><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">conceito de maximalismo 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">noção de “laborinto” (em Berio etc) 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">noção de “perder-se para achar e procurar” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">referências a Trotsky 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">comentário sobre a relevância da tonalidade e sobre sua prática no dia a dia 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre os “sistemas” em arte e sobres seus “esgotamentos” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre o capitalismo tardio 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre a pertinência de novas proposições estéticas e o Novo 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">noção de especulação no terremo na criação musical 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação entre música e afetos 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">noção de que “gosto se discute” em arte 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">noção da música como “matemática dos afetos” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a música como a mais difícil das artes 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a questão da “tecnicidade musical” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a música como uma espécie de “maçonaria” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a importância de se ouvir o silêncio 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">o papel inovador de Cage 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação novos meios / novos sons 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação entre meios e fins em arte 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação entre sons e contexto 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a defesa da radicalidade estética (de cunho adorniano) 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relevância da autenticidade na criação artística 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a tripartição poundiana entre mestria, invenção e diluição em arte 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a questão em torno da genialidade e a noção de gênio 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">comentários sobre a MPB 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">as diferenças e desavenças nos meandros da Música Nova 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">cometários sobre a música dos DJs 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">música e sociedade 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a importância dos ritos e sua relatividade 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a noção de u-topia 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a questão acerca da música “européia”, que tanto me imputam 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a proposta utópica de uma nacionalidade post-mortem 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">comentário sobre o nacionalismo 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">Freud e o Novo 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a perversão e o Velho 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre Wagner 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">defesa da pretensão em oposição à presunção e à prepotência 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">os resíduos da história e sua relação com a criação atual 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">Demócrito, Merleau-Ponty, Barthes 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação entre música e matemática 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a relação entre a complexidade maximalista e a velocidade da luz 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a defesa das simultaneidades, do labirinto criativo, das ramificações 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre o acorde de Tristão e as entidades harmônicas 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">relação entre ruptura e progresso: noção de “transgresso” 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a arte como campo flexível 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">os baluartes da vanguarda musical 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a situação da música no Brasil 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">comentário sobre Villa-Lobos 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">aspectos (parâmetros) da textura sonora 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">o serialismo integral e a aversão cega dos nacionalistas 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a diferença entre a complexidade em Berio e em Ferneyhough 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">balanço crítico da Nova Complexidade de Ferneyhough 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a noção de Manoury sobres arquipélagos da contemporaneidade 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sistemas de referência comum em música e sua superação na atualidade 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a importância das novas tecnologias 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">sobre a divulgação da música 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">minhas atuações à frente do Studio PANaroma 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a condenação das concessões em arte 
</FONT></SPAN><LI><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial">a referência à imagem do “rio” em arte (Joyce, Berio, Heráclito etc)<BR>
</FONT></SPAN></UL><SPAN STYLE='font-size:14.0px'><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial"><BR>
Por tudo isto, espanta-me (<U>sem</U> surpreender-me!) como algumas pessoas se ativeram<BR>
ao “simples” e direto comentário que fiz acerca da obra de Villa-Lobos<BR>
e se silenciaram sobre todas as demais questões, a meu ver MUITO mais importantes<BR>
do que essa discussão. (Até mesmo email anônimo e desrespeitoso cheguei a receber...<BR>
não tiveram sequer a coragem de assinar a mensagem).<BR>
<BR>
Quando vc “sai em defesa” de Villa-Lobos (que vc afirma ser uma “chuva no molhado”,<BR>
com o quê sinceramente discordo!), tece comentários bastante pertinentes, e concordo<BR>
com boa parte deles, especificamente com relação às boas obras de sua autoria a que vc se referiu.<BR>
<BR>
Minha opinião acerca do que vem a constituir um GRANDE compositor não se altera, porém,<BR>
substancialmente em nada: <B>a proporção entre as obras medíocres e as obras geniais<BR>
tem de ser nitidamente favorável, na balança, às obras geniais, e isto de modo<BR>
muito claro e evidente,</B> como foram os casos de Webern, Berg, Schoenberg, Berio, Stockhausen, Stravinsky<BR>
(e não de compositore menores, tais como Shostakóvitch, Martinu e Milhaud, que vc<BR>
cita como exemplos – sei que estou pondo lenha na fogueira, mas é minha opinião sincera...).<BR>
<BR>
Ademais, não vejo como pertinente a comparação entre a música que se praticou a partir<BR>
do início do século XX, em plena era da indústria cultural e diante das “rupturas” com<BR>
os velhos códigos, “promulgadas” por Schoenberg e outros, com as práticas da música<BR>
barroca, clássica e mesmo romântica: os critérios de excelência, naquelas épocas<BR>
(sobretudo na música barroca e clássica) dobravam-se comumente às exigências de uma produção<BR>
ininterrupta, socialmente subalterna às “necessidades” religiosas ou das cortes.<BR>
Algo, pois, bem diverso da época dita “moderna”, em que o critério da criação autônoma,<BR>
por mais relativa que possa ser tal autonomia, norteia o pensador,<BR>
e na qual se deve constantemente “parar para pensar”, para que quando se faça algo,<BR>
se faça o MELHOR e sobretudo o que se DESEJA fazer!<BR>
Pensemos, por exemplo, em Berg, Webern ou Boulez, com o rigor de suas<BR>
(poucas, porém vastas, ao menos no que tange às suas ramificações posteriores) obras!!!<BR>
<BR>
Concluindo, é preciso que acordemos para a discussão de tantos outros aspectos<BR>
mais interessantes do que nos sentirmos afetados ou agredidos diante da constatação<BR>
de que artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que escreviam pelos cotovelos,<BR>
apenas terão reconhecimento como “gênios” dentro dos limites, bastante restritos,<BR>
de nossa “nação brasileira”.<BR>
<BR>
Grande abraço a todos. <BR>
<BR>
___<BR>
Comentário de Lauro Machado:<BR>
<BR>
A respeito da entrevista de Flo Menezes:<BR>
Ninguém é "forçado a venerar Villa-Lobos como o gênio nacional", é claro. Mas é uma simples questão de justiça reconhecer que o Brasil nunca produziu outro compositor tão completo.<BR>
A obra de Villa-Lobos é irregular, sim. Como todo compositor que escreve com extrema facilidade, o excepcional, em sua obra, se acotovela com o medíocre, é verdade. Isso acontece com outros autores do século XX (sem mencionar os prolíficos autores do Barroco ou do Classicismo). Eu citaria Dimitri Shostakóvitch, Bohuslav Martinu e Darius Milhaud, que são igualmente ecléticos e desiguais. Mas nem por isso questionamos a genialidade deles.<BR>
<BR>
Na verdade, que outro compositor brasileiro praticou todos os gêneros -- inclusive a ópera -- com igual número de acertos? (a afirmação de Flo Menezes de que as peças medíocres superam as excepcionais não resiste, acredito, a uma simples avaliação aritmética).<BR>
<BR>
Não são só as Bachianas e os Chôros, no domínio da música orquestral. <BR>
Os quartetos de cordas estão entre as coleções mais importantes do século XX. <BR>
E a música para piano tem verdadeiras preciosidades, entre elas, coisas como as Cirandas e o Guia Prático -- recentemente gravado pela Clara Sverner - que mapeam a riqueza melódica e rítmica do cancioneiro luso-brasileiro.<BR>
Há, na música de câmara, coisas de uma originalidade gritante, como o Noneto.<BR>
E o repertório das canções é um setor a ser ainda explorado com mais profundidade.<BR>
<BR>
Sair em defesa de Villa-Lobos, a esta altura do campeonato, é chover no molhado, eu sei. Só queria dizer que não preciso fazer esforço algum para me orgulhar de o Brasil ter produzido um artista dessa estatura.<BR>
___<BR>
</FONT></SPAN><FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial"><FONT COLOR="#FE0000"><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:16.0px'><B><BR>
Flo Menezes</B></SPAN></FONT></FONT><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:16.0px'> <BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:12.0px'><B>CP 141<BR>
06803-971 - Embu - SP<BR>
Brasil<BR>
<BR>
- - -<BR>
</B></SPAN></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:14.0px'>Compositor &<BR>
Diretor Artístico do</SPAN></B><SPAN STYLE='font-size:14.0px'> <BR>
</SPAN><FONT COLOR="#7E7E00"><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:16.0px'><B>Studio PANaroma<BR>
</B></SPAN></FONT></FONT><B><SPAN STYLE='font-size:14.0px'>e do<BR>
</SPAN><FONT COLOR="#7E7E00"><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:16.0px'>PUTS – <U>P</U>ANaroma/<U>U</U>nesp: <U>T</U>eatro <U>S</U>onoro</SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:14.0px'> <BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:12.0px'><BR>
</SPAN></FONT></B><SPAN STYLE='font-size:14.0px'>Tel & Fax: <B>++55/11/4781-6775<BR>
</B>Celular: <B>++55/11/8282-0960<BR>
</B>Studio PANaroma: <B>++55/11/6166-6513<BR>
</B>email:<BR>
<FONT COLOR="#0000FF"><B><U>flomenezes@uol.com.br<BR>
</U></B></FONT>web:<BR>
<FONT COLOR="#0000FF"><B><U><a href="http://flomenezes.sites.uol.com.br">http://flomenezes.sites.uol.com.br</a><BR>
</U></B></FONT><BR>
</SPAN></FONT>
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