<html><div style='background-color:'><DIV class=RTE>
<P>Stela, faço minhas suas palavras. </P>
<P>Um grande abraço,</P>
<P>Sandra Loureiro de Freitas Reis<BR><BR></P></DIV>
<DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

<DIV></DIV>From:  <I>"Stela Brandao" <sbrandao@nyc.rr.com></I><BR>To:  <I>"Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br>, Jos é Luiz Martinez <rudrasena@uol.com.br>, "Musikeion" <musikeion@pucsp.br>, "ANPPOM lista" <anppom-l@iar.unicamp.br>, "Comuarte (lista)" <comuarte@yahoogrupos.com.br></I><BR>CC:  <I>dmneto@usp.br, Lauro Machado Coelho <machadocoelho@terra.com.br>, Flo Menezes <flomenezes@uol.com.br>, Rodolfo Coelho de Souza <rcoelho@bighost.com.br></I><BR>Subject:  <I>Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa</I><BR>Date:  <I>Tue, 14 Aug 2007 00:51:35 -0400</I><BR>>Ah! Adorei esta resposta do Professor Ricciardi! Agora, chovendo mais um<BR>>pouquinho no molhado, uma pergunta quanto à curiosa constatação:  "...diante<BR>>da constatação de que artistas pouco exigentes, como 
Villa-Lobos, e que<BR>>escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios" dentro<BR>>dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".<BR>>Ora bolas, o que dizer então das inúmeras gravações da música de Villa-Lobos<BR>>que são colocadas no mercado internacional a cada ano? Dizer que ele não tem<BR>>reconhecimento fora do Brasil é no mínio desinformação. Além de ser<BR>>constantemente gravado e regravado por artistas não brasileiros (dêem uma<BR>>olhada na amazon.com)   com as Bachianas, Choros, Quartetos, música para<BR>>piano, música para violão, canções, música de câmara diversa, sinfonias...!,<BR>>é o compositor erudito brasileiro mais frequente nas salas de concerto aqui<BR>>dos EUA.  Porque? Por que sua música é bela, emociona, tem impacto, tem<BR>>força, tem lirismo, tem espírito! Como o próprio 
Villa já o disse: existem<BR>>compositores de papel e aqueles que compõem em sintonia com o coração. Não<BR>>faltam compositores eruditos cuja inspiração não vai além do aspecto formal<BR>>e técnico e, se escutamos uma vez sua música, já não dá vontade de escutar<BR>>uma segunda vez , de tão fria. Entretanto, Villa-Lobos, que "escrevia pelos<BR>>cotovelos", nos deixou inúmeras obras destinadas à eternidade e<BR>>universalidade.  Ele foi moderno e muito à frente do seu tempo. Quanto mais<BR>>estudo, ensino e canto Villa-Lobos, mais fascinada eu fico com a riqueza e<BR>>poder de sua música.  Foi uma encarnação de gênio que Deus presenteou ao<BR>>Brasil num momento de suma importância, que foi a afirmação da identidade<BR>>nacional. Outro como esse vai ser difícil de "baixar" tão cedo.  Ainda vamos<BR>>levar mais uns 100 anos 
para descobrir todo o significado e importância de<BR>>tal encarnação para a alma musical brasileira.<BR>>Stela Brandão,<BR>>Nova York<BR>>----- Original Message -----<BR>>From: "Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br><BR>>To: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena@uol.com.br>; "Musikeion"<BR>><musikeion@pucsp.br>; "ANPPOM lista" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "Comuarte<BR>>(lista)" <comuarte@yahoogrupos.com.br><BR>>Cc: <dmneto@usp.br>; "Flo Menezes" <flomenezes@uol.com.br>; "Lauro Machado<BR>>Coelho" <machadocoelho@terra.com.br>; "Rodolfo Coelho de Souza"<BR>><rcoelho@bighost.com.br><BR>>Sent: Tuesday, August 14, 2007 4:30 AM<BR>>Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa<BR>><BR>><BR>>meus caros,<BR>><BR>>estamos falando de Villa-Lobos...<BR>><BR>>quais são afinal as reais dimensões de 
Villa-Lobos???<BR>><BR>>simplesmente Villa-Lobos é um dos maiores compositores do século XX e sem<BR>>dúvida está no mesmo nível de um Stravinsky, de um Prokofiev, de um Debussy,<BR>>de um Manuel de Falla, de um Bartók - enfim, seja em seus momentos<BR>>futuristas dos choros e do "Noneto", seja nos momentos neoclássicos das<BR>>bachianas, ou mesmo em qualquer outro gênero, sempre há obras primas em<BR>>Villa-Lobos, sempre há uma singularidade, sempre há o métier de um grande<BR>>mestre, um mundo musical exposto da modernidade brasileira numa manifestação<BR>>de verdade até hoje jamais superada...<BR>><BR>>tentar em vão diminuir as reais dimensões de Villa-Lobos seria até ridículo,<BR>>se de fato não fosse trágico (patologias de alguns poucos representantes da<BR>>velha vanguarda exaurida e cansada e de seus epígonos estagnados 
e<BR>>melancólicos)...<BR>><BR>>abraço a todos, Rubens Ricciardi<BR>><BR>>----- Original Message -----<BR>>From: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena@uol.com.br><BR>>To: "Musikeion" <musikeion@pucsp.br>; "ANPPOM lista"<BR>><anppom-l@iar.unicamp.br>; "Comuarte (lista)" <comuarte@yahoogrupos.com.br><BR>>Sent: Monday, August 13, 2007 10:49 PM<BR>>Subject: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa<BR>><BR>><BR>><BR>>------ Forwarded Message From: Eduardo Guimarães Álvares<BR>><eduardogalvares@uol.com.br> Date: Mon, 13 Aug 2007 22:22:42 -0300 To: José<BR>>Luiz Martinez <rudrasena@uol.com.br> Cc: silvio <silvio.ferraz@terra.com.br><BR>>Subject: Re: Parar para se pensar!!!<BR>><BR>>Parar para se pensar!!!<BR>><BR>>Prezado Florivaldo<BR>><BR>>Como recebi um e-mail diretamente enviado por você, teço 
aqui minha opinião<BR>>baseada nos dados que ele continha:<BR>><BR>>Primeiro você reclama que toda a riqueza dos assuntos abordados em sua<BR>>entrevista foram ofuscados pelo seu comentário tecendo juízos de valor sobre<BR>>a obra de Villa-Lobos. Por que será?<BR>><BR>>Segundo, seu comentário sobre a quantidade e qualidade de obras boas e ruins<BR>>de Villa-Lobos é baseada em qual quantidade de música que você conhece por<BR>>partituras ou escutou, em gravações com um bom nível técnico e musical?<BR>>Quanto da obra do Villa é conhecida ou registrada em gravações com boa<BR>>qualidade ou estão disponíveis em partituras devidamente editadas e<BR>>revisadas?<BR>><BR>>Terceiro, seu comentário: "artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que<BR>>escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios" dentro<BR>>dos limites, 
bastante restritos, de nossa "nação brasileira". Bom, o Olivier<BR>>Messiaen, professor de Boulez, que eu não considero um compositor "menor",<BR>>fez alguns comentários positivos sobre alguns aspectos da música do Villa.<BR>>Ou seja, o interesse por sua música ultrapassou um pouco as nossas fronteira<BR>>nacionais.<BR>><BR>>Tenho certeza que, tanto para o bem quanto para o mal, a obra com altos e<BR>>baixos do Villa é referencial dentro da história da música brasileira.<BR>><BR>>Juízos muito gerais sobre compositores grandes ou menores, ou pior ainda<BR>>"geniais", só demonstram que tratamos a cultura musical brasileira sem a<BR>>devida seriedade, pois só a pesquisa, o estudo e a análise sérios poderão<BR>>avaliar sua real importância. Assim como é feito, penso eu, com as grandes<BR>>obras dos gênios internacionais.<BR>><BR>>Um 
abraço<BR>><BR>>Eduardo Guimarães Álvares<BR>><BR>><BR>>----- Original Message ----- From: Flo Menezes To: Lauro Machado Coelho Cc:<BR>>revistatropico@uol.com.br ; Humberto Pereira da Silva ; João Luiz Sampaio<BR>>Sent: Monday, August 13, 2007 9:32 AM Subject: Parar para se pensar!!!<BR>><BR>><BR>>Prezado Lauro Machado Coelho,<BR>><BR>>chegaram-me a meu conhecimento comentários (sempre benvindos quando vêm de<BR>>críticos de sua estatura) acerca de minha recente entrevista na UOL, pelas<BR>>vias de um blog e de uma recomendação a minha entrevista por parte do<BR>>jornalista João L. Sampaio, a quem tomo a liberdade de enviar uma cópia<BR>>desta minha mensagem, juntamente com outras pessoas que me são caras.<BR>><BR>>Refiro-me mais precisamente às linhas abaixo, escritas por você, transcritas<BR>>ao final desta minha 
mensagem.<BR>><BR>>Gostaria de registrar aqui minhas impressões, dada a responsabilidade de<BR>>homens da imprensa que são tanto vc quanto o João L. Sampaio.<BR>><BR>>Minha entrevista na UOL<BR>>(http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl), respondendo a<BR>>perguntas muito bem elaboradas pelo filósofo e crítico de cinema Humberto<BR>>Pereira da Silva (a quem tb envio esta mensagem, para seu conhecimento),<BR>>versa sobre diversos aspectos de minha postura estética e é, sem sombras de<BR>>dúvidas, uma das melhores que concedi até hoje, ao longo de meu percurso<BR>>criativo.<BR>><BR>>Nela falo de diversos aspectos de minha produção, elucidando inclusive<BR>>muitas das noções que introduzo em meus escritos e pelas vias de minha obra<BR>>musical:<BR>><BR>><BR>>a.. conceito de maximalismo b.. noção de "laborinto" (em Berio 
etc) c..<BR>>noção de "perder-se para achar e procurar" d.. referências a Trotsky e..<BR>>comentário sobre a relevância da tonalidade e sobre sua prática no dia a dia<BR>>f.. sobre os "sistemas" em arte e sobres seus "esgotamentos" g.. sobre o<BR>>capitalismo tardio h.. sobre a pertinência de novas proposições estéticas e<BR>>o Novo i.. noção de especulação no terremo na criação musical j.. a relação<BR>>entre música e afetos k.. noção de que "gosto se discute" em arte l.. noção<BR>>da música como "matemática dos afetos" m.. a música como a mais difícil das<BR>>artes n.. a questão da "tecnicidade musical" o.. a música como uma espécie<BR>>de "maçonaria" p.. a importância de se ouvir o silêncio q.. o papel inovador<BR>>de Cage r.. a relação novos meios / novos sons s.. a relação entre meios e<BR>>fins em arte t.. a relação entre sons e contexto u.. a 
defesa da<BR>>radicalidade estética (de cunho adorniano) v.. a relevância da autenticidade<BR>>na criação artística w.. a tripartição poundiana entre mestria, invenção e<BR>>diluição em arte x.. a questão em torno da genialidade e a noção de gênio<BR>>y.. comentários sobre a MPB z.. as diferenças e desavenças nos meandros da<BR>>Música Nova aa.. cometários sobre a música dos DJs ab.. música e sociedade<BR>>ac.. a importância dos ritos e sua relatividade ad.. a noção de u-topia ae..<BR>>a questão acerca da música "européia", que tanto me imputam af.. a proposta<BR>>utópica de uma nacionalidade post-mortem ag.. comentário sobre o<BR>>nacionalismo ah.. Freud e o Novo ai.. a perversão e o Velho aj.. sobre<BR>>Wagner ak.. defesa da pretensão em oposição à presunção e à prepotência al..<BR>>os resíduos da história e sua relação com a criação atual am.. 
Demócrito,<BR>>Merleau-Ponty, Barthes an.. a relação entre música e matemática ao.. a<BR>>relação entre a complexidade maximalista e a velocidade da luz ap.. a defesa<BR>>das simultaneidades, do labirinto criativo, das ramificações aq.. sobre o<BR>>acorde de Tristão e as entidades harmônicas ar.. relação entre ruptura e<BR>>progresso: noção de "transgresso" as.. a arte como campo flexível at.. os<BR>>baluartes da vanguarda musical au.. a situação da música no Brasil av..<BR>>comentário sobre Villa-Lobos aw.. aspectos (parâmetros) da textura sonora<BR>>ax.. o serialismo integral e a aversão cega dos nacionalistas ay.. a<BR>>diferença entre a complexidade em Berio e em Ferneyhough az.. balanço<BR>>crítico da Nova Complexidade de Ferneyhough ba.. a noção de Manoury sobres<BR>>arquipélagos da contemporaneidade bb.. sistemas de referência comum 
em<BR>>música e sua superação na atualidade bc.. a importância das novas<BR>>tecnologias bd.. sobre a divulgação da música be.. minhas atuações à frente<BR>>do Studio PANaroma bf.. a condenação das concessões em arte bg.. a<BR>>referência à imagem do "rio" em arte (Joyce, Berio, Heráclito etc)<BR>><BR>><BR>>Por tudo isto, espanta-me (sem surpreender-me!) como algumas pessoas se<BR>>ativeram ao "simples" e direto comentário que fiz acerca da obra de<BR>>Villa-Lobos e se silenciaram sobre todas as demais questões, a meu ver MUITO<BR>>mais importantes do que essa discussão. (Até mesmo email anônimo e<BR>>desrespeitoso cheguei a receber... não tiveram sequer a coragem de assinar a<BR>>mensagem).<BR>><BR>>Quando vc "sai em defesa" de Villa-Lobos (que vc afirma ser uma "chuva no<BR>>molhado", com o quê sinceramente discordo!), tece comentários 
bastante<BR>>pertinentes, e concordo com boa parte deles, especificamente com relação às<BR>>boas obras de sua autoria a que vc se referiu.<BR>><BR>>Minha opinião acerca do que vem a constituir um GRANDE compositor não se<BR>>altera, porém, substancialmente em nada: a proporção entre as obras<BR>>medíocres e as obras geniais tem de ser nitidamente favorável, na balança,<BR>>às obras geniais, e isto de modo muito claro e evidente, como foram os casos<BR>>de Webern, Berg, Schoenberg, Berio, Stockhausen, Stravinsky (e não de<BR>>compositore menores, tais como Shostakóvitch, Martinu e Milhaud, que vc cita<BR>>como exemplos - sei que estou pondo lenha na fogueira, mas é minha opinião<BR>>sincera...).<BR>><BR>>Ademais, não vejo como pertinente a comparação entre a música que se<BR>>praticou a partir do início do século XX, em plena era da indústria 
cultural<BR>>e diante das "rupturas" com os velhos códigos, "promulgadas" por Schoenberg<BR>>e outros, com as práticas da música barroca, clássica e mesmo romântica: os<BR>>critérios de excelência, naquelas épocas (sobretudo na música barroca e<BR>>clássica) dobravam-se comumente às exigências de uma produção ininterrupta,<BR>>socialmente subalterna às "necessidades" religiosas ou das cortes. Algo,<BR>>pois, bem diverso da época dita "moderna", em que o critério da criação<BR>>autônoma, por mais relativa que possa ser tal autonomia, norteia o pensador,<BR>>e na qual se deve constantemente "parar para pensar", para que quando se<BR>>faça algo, se faça o MELHOR e sobretudo o que se DESEJA fazer! Pensemos, por<BR>>exemplo, em Berg, Webern ou Boulez, com o rigor de suas (poucas, porém<BR>>vastas, ao menos no que tange às suas ramificações posteriores) 
obras!!!<BR>><BR>>Concluindo, é preciso que acordemos para a discussão de tantos outros<BR>>aspectos mais interessantes do que nos sentirmos afetados ou agredidos<BR>>diante da constatação de que artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e<BR>>que escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios"<BR>>dentro dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".<BR>><BR>>Grande abraço a todos.<BR>><BR>>___ Comentário de Lauro Machado:<BR>><BR>>A respeito da entrevista de Flo Menezes: Ninguém é "forçado a venerar<BR>>Villa-Lobos como o gênio nacional", é claro. Mas é uma simples questão de<BR>>justiça reconhecer que o Brasil nunca produziu outro compositor tão<BR>>completo. A obra de Villa-Lobos é irregular, sim. Como todo compositor que<BR>>escreve com extrema facilidade, o excepcional, em sua obra, se acotovela 
com<BR>>o medíocre, é verdade. Isso acontece com outros autores do século XX (sem<BR>>mencionar os prolíficos autores do Barroco ou do Classicismo). Eu citaria<BR>>Dimitri Shostakóvitch, Bohuslav Martinu e Darius Milhaud, que são igualmente<BR>>ecléticos e desiguais. Mas nem por isso questionamos a genialidade deles.<BR>><BR>>Na verdade, que outro compositor brasileiro praticou todos os gêneros --<BR>>inclusive a ópera -- com igual número de acertos? (a afirmação de Flo<BR>>Menezes de que as peças medíocres superam as excepcionais não resiste,<BR>>acredito, a uma simples avaliação aritmética).<BR>><BR>>Não são só as Bachianas e os Chôros, no domínio da música orquestral. Os<BR>>quartetos de cordas estão entre as coleções mais importantes do século XX. E<BR>>a música para piano tem verdadeiras preciosidades, entre elas, coisas como<BR>>as Cirandas 
e o Guia Prático -- recentemente gravado pela Clara Sverner -<BR>>que mapeam a riqueza melódica e rítmica do cancioneiro luso-brasileiro. Há,<BR>>na música de câmara, coisas de uma originalidade gritante, como o Noneto. E<BR>>o repertório das canções é um setor a ser ainda explorado com mais<BR>>profundidade.<BR>><BR>>Sair em defesa de Villa-Lobos, a esta altura do campeonato, é chover no<BR>>molhado, eu sei. Só queria dizer que não preciso fazer esforço algum para me<BR>>orgulhar de o Brasil ter produzido um artista dessa estatura. ___<BR>><BR>>Flo Menezes CP 141 06803-971 - Embu - SP Brasil<BR>><BR>>- - - Compositor & Diretor Artístico do Studio PANaroma e do PUTS -<BR>>PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro<BR>><BR>>Tel & Fax: ++55/11/4781-6775 Celular: ++55/11/8282-0960 Studio PANaroma:<BR>>++55/11/6166-6513 email: flomenezes@uol.com.br 
web:<BR>>http://flomenezes.sites.uol.com.br<BR>><BR>>------ End of Forwarded Message<BR>><BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>><BR>><BR>>--<BR>>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>>Checked by AVG Free Edition.<BR>>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007<BR>>14:42<BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões 
ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR></FONT></BLOCKQUOTE></div><br clear=all><hr>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: remova já o lixo do seu PC! <a href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2737??PS=47575" target="_top">Saiba mais!</a> </html>