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<META content="MSHTML 6.00.6000.16525" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080>Flo,  no meu ver os compositores que 
você citou (Schoenberg, Berg, Webern, Berio, Boulez e 
Stockhausen) se comparados com Villa-Lobos atingem, em uma visão das 
mais otimistas</FONT><FONT face=Georgia color=#000080>, pé de igualdade com 
ele. Na verdade,  com a perspectiva de um século XX 
terminado, tudo indica que estes são compositores de segunda categoria 
(alguns deles até terceira) se comparados com Villa-Lobos. </FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080></FONT><FONT face=Georgia 
color=#000080></FONT><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080>Aproveito também para informar aos 
responsáveis pela lista da ANPPOM que não tenho recebido os e-mails 
remetidos a lista, somente recebo os e-mails de alguns poucos nomes 
que integram a lista. A Sandra Reis me disse que sofreu um problema 
semelhante no passado.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080>Espero que alguém saiba como resolver este 
problema.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080>Grato,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080>Dimitri Cervo</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000080 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=sandramontreal@hotmail.com 
  href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=sbrandao@nyc.rr.com 
  href="mailto:sbrandao@nyc.rr.com">sbrandao@nyc.rr.com</A> ; <A 
  title=rrrr@usp.br href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A 
  title=rudrasena@uol.com.br 
  href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A> ; <A 
  title=musikeion@pucsp.br 
  href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> ; <A 
  title=comuarte@yahoogrupos.com.br 
  href="mailto:comuarte@yahoogrupos.com.br">comuarte@yahoogrupos.com.br</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=dmneto@usp.br 
  href="mailto:dmneto@usp.br">dmneto@usp.br</A> ; <A title=flomenezes@uol.com.br 
  href="mailto:flomenezes@uol.com.br">flomenezes@uol.com.br</A> ; <A 
  title=machadocoelho@terra.com.br 
  href="mailto:machadocoelho@terra.com.br">machadocoelho@terra.com.br</A> ; <A 
  title=rcoelho@bighost.com.br 
  href="mailto:rcoelho@bighost.com.br">rcoelho@bighost.com.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Tuesday, August 14, 2007 11:05 
  AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & 
  Villa</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>
  <DIV class=RTE>
  <P>Stela, faço minhas suas palavras. </P>
  <P>Um grande abraço,</P>
  <P>Sandra Loureiro de Freitas Reis<BR><BR></P></DIV>
  <DIV></DIV>
  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
    style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
    <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

    <DIV></DIV>From:  <I>"Stela Brandao" <<A 
    href="mailto:sbrandao@nyc.rr.com">sbrandao@nyc.rr.com</A>></I><BR>To:  <I>"Rubens 
    Ricciardi" <<A href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A>>, Jos é Luiz 
    Martinez <<A 
    href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A>>, "Musikeion" 
    <<A href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A>>, "ANPPOM 
    lista" <<A 
    href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A>>, 
    "Comuarte (lista)" <<A 
    href="mailto:comuarte@yahoogrupos.com.br">comuarte@yahoogrupos.com.br</A>></I><BR>CC:  <I><A 
    href="mailto:dmneto@usp.br">dmneto@usp.br</A>, Lauro Machado Coelho <<A 
    href="mailto:machadocoelho@terra.com.br">machadocoelho@terra.com.br</A>>, 
    Flo Menezes <<A 
    href="mailto:flomenezes@uol.com.br">flomenezes@uol.com.br</A>>, Rodolfo 
    Coelho de Souza <<A 
    href="mailto:rcoelho@bighost.com.br">rcoelho@bighost.com.br</A>></I><BR>Subject:  <I>Re: 
    [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa</I><BR>Date:  <I>Tue, 14 Aug 2007 
    00:51:35 -0400</I><BR>>Ah! Adorei esta resposta do Professor Ricciardi! 
    Agora, chovendo mais um<BR>>pouquinho no molhado, uma pergunta quanto à 
    curiosa constatação:  "...diante<BR>>da constatação de que 
    artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que<BR>>escreviam pelos 
    cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios" dentro<BR>>dos 
    limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".<BR>>Ora bolas, 
    o que dizer então das inúmeras gravações da música de Villa-Lobos<BR>>que 
    são colocadas no mercado internacional a cada ano? Dizer que ele não 
    tem<BR>>reconhecimento fora do Brasil é no mínio desinformação. Além de 
    ser<BR>>constantemente gravado e regravado por artistas não brasileiros 
    (dêem uma<BR>>olhada na amazon.com)   com as Bachianas, Choros, 
    Quartetos, música para<BR>>piano, música para violão, canções, música de 
    câmara diversa, sinfonias...!,<BR>>é o compositor erudito brasileiro mais 
    frequente nas salas de concerto aqui<BR>>dos EUA.  Porque? Por 
    que sua música é bela, emociona, tem impacto, tem<BR>>força, tem lirismo, 
    tem espírito! Como o próprio Villa já o disse: existem<BR>>compositores 
    de papel e aqueles que compõem em sintonia com o coração. Não<BR>>faltam 
    compositores eruditos cuja inspiração não vai além do aspecto 
    formal<BR>>e técnico e, se escutamos uma vez sua música, já não dá 
    vontade de escutar<BR>>uma segunda vez , de tão fria. Entretanto, 
    Villa-Lobos, que "escrevia pelos<BR>>cotovelos", nos deixou inúmeras 
    obras destinadas à eternidade e<BR>>universalidade.  Ele foi 
    moderno e muito à frente do seu tempo. Quanto mais<BR>>estudo, ensino e 
    canto Villa-Lobos, mais fascinada eu fico com a riqueza e<BR>>poder de 
    sua música.  Foi uma encarnação de gênio que Deus presenteou 
    ao<BR>>Brasil num momento de suma importância, que foi a afirmação da 
    identidade<BR>>nacional. Outro como esse vai ser difícil de "baixar" tão 
    cedo.  Ainda vamos<BR>>levar mais uns 100 anos para descobrir 
    todo o significado e importância de<BR>>tal encarnação para a alma 
    musical brasileira.<BR>>Stela Brandão,<BR>>Nova York<BR>>----- 
    Original Message -----<BR>>From: "Rubens Ricciardi" 
    <rrrr@usp.br><BR>>To: "Jos é Luiz Martinez" 
    <rudrasena@uol.com.br>; "Musikeion"<BR>><musikeion@pucsp.br>; 
    "ANPPOM lista" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "Comuarte<BR>>(lista)" 
    <comuarte@yahoogrupos.com.br><BR>>Cc: <dmneto@usp.br>; "Flo 
    Menezes" <flomenezes@uol.com.br>; "Lauro Machado<BR>>Coelho" 
    <machadocoelho@terra.com.br>; "Rodolfo Coelho de 
    Souza"<BR>><rcoelho@bighost.com.br><BR>>Sent: Tuesday, August 
    14, 2007 4:30 AM<BR>>Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & 
    Villa<BR>><BR>><BR>>meus caros,<BR>><BR>>estamos falando de 
    Villa-Lobos...<BR>><BR>>quais são afinal as reais dimensões de 
    Villa-Lobos???<BR>><BR>>simplesmente Villa-Lobos é um dos maiores 
    compositores do século XX e sem<BR>>dúvida está no mesmo nível de um 
    Stravinsky, de um Prokofiev, de um Debussy,<BR>>de um Manuel de Falla, de 
    um Bartók - enfim, seja em seus momentos<BR>>futuristas dos choros e do 
    "Noneto", seja nos momentos neoclássicos das<BR>>bachianas, ou mesmo em 
    qualquer outro gênero, sempre há obras primas em<BR>>Villa-Lobos, sempre 
    há uma singularidade, sempre há o métier de um grande<BR>>mestre, um 
    mundo musical exposto da modernidade brasileira numa manifestação<BR>>de 
    verdade até hoje jamais superada...<BR>><BR>>tentar em vão diminuir as 
    reais dimensões de Villa-Lobos seria até ridículo,<BR>>se de fato não 
    fosse trágico (patologias de alguns poucos representantes da<BR>>velha 
    vanguarda exaurida e cansada e de seus epígonos estagnados 
    e<BR>>melancólicos)...<BR>><BR>>abraço a todos, Rubens 
    Ricciardi<BR>><BR>>----- Original Message -----<BR>>From: "Jos é 
    Luiz Martinez" <rudrasena@uol.com.br><BR>>To: "Musikeion" 
    <musikeion@pucsp.br>; "ANPPOM 
    lista"<BR>><anppom-l@iar.unicamp.br>; "Comuarte (lista)" 
    <comuarte@yahoogrupos.com.br><BR>>Sent: Monday, August 13, 2007 
    10:49 PM<BR>>Subject: [ANPPOM-L] FW: Flo & 
    Villa<BR>><BR>><BR>><BR>>------ Forwarded Message From: Eduardo 
    Guimarães Álvares<BR>><eduardogalvares@uol.com.br> Date: Mon, 13 
    Aug 2007 22:22:42 -0300 To: José<BR>>Luiz Martinez 
    <rudrasena@uol.com.br> Cc: silvio 
    <silvio.ferraz@terra.com.br><BR>>Subject: Re: Parar para se 
    pensar!!!<BR>><BR>>Parar para se pensar!!!<BR>><BR>>Prezado 
    Florivaldo<BR>><BR>>Como recebi um e-mail diretamente enviado por 
    você, teço aqui minha opinião<BR>>baseada nos dados que ele 
    continha:<BR>><BR>>Primeiro você reclama que toda a riqueza dos 
    assuntos abordados em sua<BR>>entrevista foram ofuscados pelo seu 
    comentário tecendo juízos de valor sobre<BR>>a obra de Villa-Lobos. Por 
    que será?<BR>><BR>>Segundo, seu comentário sobre a quantidade e 
    qualidade de obras boas e ruins<BR>>de Villa-Lobos é baseada em qual 
    quantidade de música que você conhece por<BR>>partituras ou escutou, em 
    gravações com um bom nível técnico e musical?<BR>>Quanto da obra do Villa 
    é conhecida ou registrada em gravações com boa<BR>>qualidade ou estão 
    disponíveis em partituras devidamente editadas 
    e<BR>>revisadas?<BR>><BR>>Terceiro, seu comentário: "artistas pouco 
    exigentes, como Villa-Lobos, e que<BR>>escreviam pelos cotovelos, apenas 
    terão reconhecimento como "gênios" dentro<BR>>dos limites, bastante 
    restritos, de nossa "nação brasileira". Bom, o Olivier<BR>>Messiaen, 
    professor de Boulez, que eu não considero um compositor "menor",<BR>>fez 
    alguns comentários positivos sobre alguns aspectos da música do 
    Villa.<BR>>Ou seja, o interesse por sua música ultrapassou um pouco as 
    nossas fronteira<BR>>nacionais.<BR>><BR>>Tenho certeza que, tanto 
    para o bem quanto para o mal, a obra com altos e<BR>>baixos do Villa é 
    referencial dentro da história da música brasileira.<BR>><BR>>Juízos 
    muito gerais sobre compositores grandes ou menores, ou pior 
    ainda<BR>>"geniais", só demonstram que tratamos a cultura musical 
    brasileira sem a<BR>>devida seriedade, pois só a pesquisa, o estudo e a 
    análise sérios poderão<BR>>avaliar sua real importância. Assim como é 
    feito, penso eu, com as grandes<BR>>obras dos gênios 
    internacionais.<BR>><BR>>Um abraço<BR>><BR>>Eduardo Guimarães 
    Álvares<BR>><BR>><BR>>----- Original Message ----- From: Flo 
    Menezes To: Lauro Machado Coelho Cc:<BR>>revistatropico@uol.com.br ; 
    Humberto Pereira da Silva ; João Luiz Sampaio<BR>>Sent: Monday, August 
    13, 2007 9:32 AM Subject: Parar para se 
    pensar!!!<BR>><BR>><BR>>Prezado Lauro Machado 
    Coelho,<BR>><BR>>chegaram-me a meu conhecimento comentários (sempre 
    benvindos quando vêm de<BR>>críticos de sua estatura) acerca de minha 
    recente entrevista na UOL, pelas<BR>>vias de um blog e de uma 
    recomendação a minha entrevista por parte do<BR>>jornalista João L. 
    Sampaio, a quem tomo a liberdade de enviar uma cópia<BR>>desta minha 
    mensagem, juntamente com outras pessoas que me são 
    caras.<BR>><BR>>Refiro-me mais precisamente às linhas abaixo, escritas 
    por você, transcritas<BR>>ao final desta minha 
    mensagem.<BR>><BR>>Gostaria de registrar aqui minhas impressões, dada 
    a responsabilidade de<BR>>homens da imprensa que são tanto vc quanto o 
    João L. Sampaio.<BR>><BR>>Minha entrevista na 
    UOL<BR>>(http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl), 
    respondendo a<BR>>perguntas muito bem elaboradas pelo filósofo e crítico 
    de cinema Humberto<BR>>Pereira da Silva (a quem tb envio esta mensagem, 
    para seu conhecimento),<BR>>versa sobre diversos aspectos de minha 
    postura estética e é, sem sombras de<BR>>dúvidas, uma das melhores que 
    concedi até hoje, ao longo de meu 
    percurso<BR>>criativo.<BR>><BR>>Nela falo de diversos aspectos de 
    minha produção, elucidando inclusive<BR>>muitas das noções que introduzo 
    em meus escritos e pelas vias de minha 
    obra<BR>>musical:<BR>><BR>><BR>>a.. conceito de maximalismo b.. 
    noção de "laborinto" (em Berio etc) c..<BR>>noção de "perder-se para 
    achar e procurar" d.. referências a Trotsky e..<BR>>comentário sobre a 
    relevância da tonalidade e sobre sua prática no dia a dia<BR>>f.. sobre 
    os "sistemas" em arte e sobres seus "esgotamentos" g.. sobre 
    o<BR>>capitalismo tardio h.. sobre a pertinência de novas proposições 
    estéticas e<BR>>o Novo i.. noção de especulação no terremo na criação 
    musical j.. a relação<BR>>entre música e afetos k.. noção de que "gosto 
    se discute" em arte l.. noção<BR>>da música como "matemática dos afetos" 
    m.. a música como a mais difícil das<BR>>artes n.. a questão da 
    "tecnicidade musical" o.. a música como uma espécie<BR>>de "maçonaria" 
    p.. a importância de se ouvir o silêncio q.. o papel inovador<BR>>de Cage 
    r.. a relação novos meios / novos sons s.. a relação entre meios 
    e<BR>>fins em arte t.. a relação entre sons e contexto u.. a defesa 
    da<BR>>radicalidade estética (de cunho adorniano) v.. a relevância da 
    autenticidade<BR>>na criação artística w.. a tripartição poundiana entre 
    mestria, invenção e<BR>>diluição em arte x.. a questão em torno da 
    genialidade e a noção de gênio<BR>>y.. comentários sobre a MPB z.. as 
    diferenças e desavenças nos meandros da<BR>>Música Nova aa.. cometários 
    sobre a música dos DJs ab.. música e sociedade<BR>>ac.. a importância dos 
    ritos e sua relatividade ad.. a noção de u-topia ae..<BR>>a questão 
    acerca da música "européia", que tanto me imputam af.. a 
    proposta<BR>>utópica de uma nacionalidade post-mortem ag.. comentário 
    sobre o<BR>>nacionalismo ah.. Freud e o Novo ai.. a perversão e o Velho 
    aj.. sobre<BR>>Wagner ak.. defesa da pretensão em oposição à presunção e 
    à prepotência al..<BR>>os resíduos da história e sua relação com a 
    criação atual am.. Demócrito,<BR>>Merleau-Ponty, Barthes an.. a relação 
    entre música e matemática ao.. a<BR>>relação entre a complexidade 
    maximalista e a velocidade da luz ap.. a defesa<BR>>das simultaneidades, 
    do labirinto criativo, das ramificações aq.. sobre o<BR>>acorde de 
    Tristão e as entidades harmônicas ar.. relação entre ruptura 
    e<BR>>progresso: noção de "transgresso" as.. a arte como campo flexível 
    at.. os<BR>>baluartes da vanguarda musical au.. a situação da música no 
    Brasil av..<BR>>comentário sobre Villa-Lobos aw.. aspectos (parâmetros) 
    da textura sonora<BR>>ax.. o serialismo integral e a aversão cega dos 
    nacionalistas ay.. a<BR>>diferença entre a complexidade em Berio e em 
    Ferneyhough az.. balanço<BR>>crítico da Nova Complexidade de Ferneyhough 
    ba.. a noção de Manoury sobres<BR>>arquipélagos da contemporaneidade bb.. 
    sistemas de referência comum em<BR>>música e sua superação na atualidade 
    bc.. a importância das novas<BR>>tecnologias bd.. sobre a divulgação da 
    música be.. minhas atuações à frente<BR>>do Studio PANaroma bf.. a 
    condenação das concessões em arte bg.. a<BR>>referência à imagem do "rio" 
    em arte (Joyce, Berio, Heráclito etc)<BR>><BR>><BR>>Por tudo isto, 
    espanta-me (sem surpreender-me!) como algumas pessoas se<BR>>ativeram ao 
    "simples" e direto comentário que fiz acerca da obra de<BR>>Villa-Lobos e 
    se silenciaram sobre todas as demais questões, a meu ver MUITO<BR>>mais 
    importantes do que essa discussão. (Até mesmo email anônimo 
    e<BR>>desrespeitoso cheguei a receber... não tiveram sequer a coragem de 
    assinar a<BR>>mensagem).<BR>><BR>>Quando vc "sai em defesa" de 
    Villa-Lobos (que vc afirma ser uma "chuva no<BR>>molhado", com o quê 
    sinceramente discordo!), tece comentários bastante<BR>>pertinentes, e 
    concordo com boa parte deles, especificamente com relação às<BR>>boas 
    obras de sua autoria a que vc se referiu.<BR>><BR>>Minha opinião 
    acerca do que vem a constituir um GRANDE compositor não se<BR>>altera, 
    porém, substancialmente em nada: a proporção entre as obras<BR>>medíocres 
    e as obras geniais tem de ser nitidamente favorável, na balança,<BR>>às 
    obras geniais, e isto de modo muito claro e evidente, como foram os 
    casos<BR>>de Webern, Berg, Schoenberg, Berio, Stockhausen, Stravinsky (e 
    não de<BR>>compositore menores, tais como Shostakóvitch, Martinu e 
    Milhaud, que vc cita<BR>>como exemplos - sei que estou pondo lenha na 
    fogueira, mas é minha opinião<BR>>sincera...).<BR>><BR>>Ademais, 
    não vejo como pertinente a comparação entre a música que se<BR>>praticou 
    a partir do início do século XX, em plena era da indústria cultural<BR>>e 
    diante das "rupturas" com os velhos códigos, "promulgadas" por 
    Schoenberg<BR>>e outros, com as práticas da música barroca, clássica e 
    mesmo romântica: os<BR>>critérios de excelência, naquelas épocas 
    (sobretudo na música barroca e<BR>>clássica) dobravam-se comumente às 
    exigências de uma produção ininterrupta,<BR>>socialmente subalterna às 
    "necessidades" religiosas ou das cortes. Algo,<BR>>pois, bem diverso da 
    época dita "moderna", em que o critério da criação<BR>>autônoma, por mais 
    relativa que possa ser tal autonomia, norteia o pensador,<BR>>e na qual 
    se deve constantemente "parar para pensar", para que quando se<BR>>faça 
    algo, se faça o MELHOR e sobretudo o que se DESEJA fazer! Pensemos, 
    por<BR>>exemplo, em Berg, Webern ou Boulez, com o rigor de suas (poucas, 
    porém<BR>>vastas, ao menos no que tange às suas ramificações posteriores) 
    obras!!!<BR>><BR>>Concluindo, é preciso que acordemos para a discussão 
    de tantos outros<BR>>aspectos mais interessantes do que nos sentirmos 
    afetados ou agredidos<BR>>diante da constatação de que artistas pouco 
    exigentes, como Villa-Lobos, e<BR>>que escreviam pelos cotovelos, apenas 
    terão reconhecimento como "gênios"<BR>>dentro dos limites, bastante 
    restritos, de nossa "nação brasileira".<BR>><BR>>Grande abraço a 
    todos.<BR>><BR>>___ Comentário de Lauro Machado:<BR>><BR>>A 
    respeito da entrevista de Flo Menezes: Ninguém é "forçado a 
    venerar<BR>>Villa-Lobos como o gênio nacional", é claro. Mas é uma 
    simples questão de<BR>>justiça reconhecer que o Brasil nunca produziu 
    outro compositor tão<BR>>completo. A obra de Villa-Lobos é irregular, 
    sim. Como todo compositor que<BR>>escreve com extrema facilidade, o 
    excepcional, em sua obra, se acotovela com<BR>>o medíocre, é verdade. 
    Isso acontece com outros autores do século XX (sem<BR>>mencionar os 
    prolíficos autores do Barroco ou do Classicismo). Eu citaria<BR>>Dimitri 
    Shostakóvitch, Bohuslav Martinu e Darius Milhaud, que são 
    igualmente<BR>>ecléticos e desiguais. Mas nem por isso questionamos a 
    genialidade deles.<BR>><BR>>Na verdade, que outro compositor 
    brasileiro praticou todos os gêneros --<BR>>inclusive a ópera -- com 
    igual número de acertos? (a afirmação de Flo<BR>>Menezes de que as peças 
    medíocres superam as excepcionais não resiste,<BR>>acredito, a uma 
    simples avaliação aritmética).<BR>><BR>>Não são só as Bachianas e os 
    Chôros, no domínio da música orquestral. Os<BR>>quartetos de cordas estão 
    entre as coleções mais importantes do século XX. E<BR>>a música para 
    piano tem verdadeiras preciosidades, entre elas, coisas como<BR>>as 
    Cirandas e o Guia Prático -- recentemente gravado pela Clara Sverner 
    -<BR>>que mapeam a riqueza melódica e rítmica do cancioneiro 
    luso-brasileiro. Há,<BR>>na música de câmara, coisas de uma originalidade 
    gritante, como o Noneto. E<BR>>o repertório das canções é um setor a ser 
    ainda explorado com mais<BR>>profundidade.<BR>><BR>>Sair em defesa 
    de Villa-Lobos, a esta altura do campeonato, é chover no<BR>>molhado, eu 
    sei. Só queria dizer que não preciso fazer esforço algum para 
    me<BR>>orgulhar de o Brasil ter produzido um artista dessa estatura. 
    ___<BR>><BR>>Flo Menezes CP 141 06803-971 - Embu - SP 
    Brasil<BR>><BR>>- - - Compositor & Diretor Artístico do Studio 
    PANaroma e do PUTS -<BR>>PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro<BR>><BR>>Tel 
    & Fax: ++55/11/4781-6775 Celular: ++55/11/8282-0960 Studio 
    PANaroma:<BR>>++55/11/6166-6513 email: flomenezes@uol.com.br 
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