<html><div style='background-color:'><DIV class=RTE>
<P>E não se esqueçam do livro de Marcel Beaufils, intitulado <EM><STRONG>" Villa-Lobos; musicien et poète  du Brésil"</STRONG></EM>, publicado em Paris, 1988, com 200 páginas.<BR> </P>
<P>Sandra <BR></P></DIV>
<DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

<DIV></DIV>From:  <I>"Regis Rossi A. Faria" <regis@lsi.usp.br></I><BR>Reply-To:  <I>MUSIKEION -- A forum on the meaning of music <musikeion@pucsp.br></I><BR>To:  <I>MUSIKEION -- A forum on the meaning of music <musikeion@pucsp.br></I><BR>CC:  <I>ANPPOM lista <anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject:  <I>Re: [Musikeion] Villa-Lobos e Ives</I><BR>Date:  <I>Thu, 16 Aug 2007 14:19:36 -0300</I><BR>>Caros colegas,<BR>><BR>>Aproveito a citação do Ives para divulgar um trabalho que fizemos no ano<BR>>passado e concluído este ano (inclusive na forma de uma dissertação de<BR>>mestrado) sobre espacialização de obras/composições musicais em que os<BR>>autores tenham tido preocupação em explorar o aspecto "espaço", no<BR>>sentido físico do mesmo, prevendo o posicionamento da orquestra 
e<BR>>instrumentos, e mesmo sua movimentação durante a execução.<BR>><BR>>Fizemos uma pesquisa prévia de obras com estas características e a<BR>>escolha para um trabalho final se deu sobre "The Unanswered Question" de<BR>>Charles Ives. Como precisávamos das execuções individuais dos<BR>>instrumentos, chegamos a gravar em estúdio a peça com 9 instrumentos e<BR>>implementamos sua execução no sistema de auralização AUDIENCE, podendo<BR>>ser ouvido em modo quadrifônico e octofônico (8 caixas de som envolvendo<BR>>os ouvintes). A execução é interativa, portanto o ouvinte age<BR>>modificando o espaço sonoro, mudando os instrumentos de lugar ao seu redor.<BR>><BR>>Temos buscado parcerias para extender este trabalho a outros<BR>>artistas/compositores, principalmente aqueles que têm gravações<BR>>multicanal das peças, ou tem condições de prover as partes 
e mobilizar<BR>>uma orquestra para viabilizar novas gravações, e acho oportuno<BR>>aproveitar a chance para divulgar isto aqui.<BR>><BR>>Abraços,<BR>><BR>>Regis Rossi A Faria<BR>>Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora<BR>>LSI - POLI USP<BR>>regis@lsi.usp.br<BR>><BR>><BR>>José Luiz Martinez escreveu:<BR>> > Colegas,<BR>> ><BR>> > Sobre análise da obra de Villa-Lobos, gostaria de recomendar a tese de<BR>> > doutorado da Valerie Albright, defendida nos aureos anos do programa de<BR>> > Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e Villa-Lobos,<BR>> > aplicando o método de Wallace Berry. As referÊncias:<BR>> ><BR>> > ALBRIGHT, Valerie (2002). "Aproximações entre duas culturas americanas na<BR>> > linguagem de Ives e Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São<BR>> 
> Paulo: PUC.<BR>> ><BR>> > E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu ex-orientador, Eero<BR>> > Tarasti, repleto de análises criteriosas:<BR>> ><BR>> > Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959.<BR>> > Jefferson: McFarland.<BR>> ><BR>> > Abraços,<BR>> > Martinez<BR>> ><BR>> ><BR>> ><BR>>_______________________________________________<BR>>Musikeion mailing list - Musikeion@pucsp.br<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>--<BR>>Supported by NuCC-Internet PUC-SP<BR>>http://www.nucc.pucsp.br<BR></FONT></BLOCKQUOTE></div><br clear=all><hr>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: remova já o lixo do seu PC! <a href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2737??PS=47575" target="_top">Saiba mais!</a> </html>