<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3157" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caríssima profa. Sandra Reis,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>pois é, ainda não me excluíram da 
lista...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e completando a boa observação do Prof. Diósnio 
Machado Neto,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>sobre a referida obra teórica (parte dela 
escrita de fato desde por volta de 1730, e já o ano 
de 1759, citado pela senhora, é a data do manuscrito que foi 
enviado a Portugal em sua forma para impressão - e infelizmente nunca 
chegou a ser impresso - , mas com certeza a obra em si 
foi escrita durante várias décadas anteriores, não obstante estivesse 
sim "pronta para entrar no prelo em 1760") do então mestre-de-capela da Bahia, o 
padre Caetano de Melo de Jesus (por sinal, deve ter sido o maior 
músico chamado "Caetano" que a Bahia já teve!), sabe-se que estes 
manuscritos de teoria musical foram trabalhados em especial pelo excelente 
musicólogo português padre José Augusto Alegria (portanto, em melhores mãos não 
poderia ter estado!), e só uma parte deles (o "Discurso Apologético") foi 
publicada (pelo próprio Alegria, em 1985) - segue abaixo a referência 
bibliográfica completa desta edição - mas faltou-se muito por publicar do 
que consta destes manuscritos arquivados em Évora, que por sinal estão 
já incompletos, pois só restaram as duas primeiras partes de um total de quatro, 
mas já estas duas primeiras partes com o fôlego de "1157 páginas escritas em 
letra miúda", e o "Discurso Apologético" representa tão-somente 88 páginas da 
segunda parte,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>em resumo, nesta polêmica de 1734, Caetano de Melo 
de Jesus provou em sua teoria musical o que Bach com seu <EM>Cravo bem 
temperado </EM>(que era da mesma época!) provou em sua poética de compositor 
- uma questão que rondava o espírito daquele tempo - se era ou não 
viável armaduras de claves com 7 acidentes (bemol ou sustenido), assim como a 
definição de tom (tonalidade) superando-se o velho conceito de modo ainda 
do cantochão, cujos resquícios porém ainda predominavam entre os teóricos da 
época (induzindo assim ao erro ainda hoje alguns musicólogos que até tentam 
conferir à música colonial implicações modais, mas é claro, sempre com aqueles 
dois modos tardios: o "eólio" e o "jônico", os mesmos modos maior e menor da 
tonalidade e já então bem antigos <EM>cantus mollis </EM>e<EM> cantus 
durus </EM>desde pelo menos Glareanus<EM>...</EM>), incapazes que foram 
ainda na primeira metade do século XVIII de encontrar uma terminologia já 
adequada para a música tonal de seu próprio tempo (com exceção, é 
claro, entre outros, de Rameau),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>outro dado, do <EM>Recitativo e Ária 
</EM>depositado no IEB-USP e editado pelo Prof. Régis Duprat, este sim datado a 
2 de julho de 1759 (outra boa razão para não se ter alterado o nome do Aeroporto 
de Salvador), não consta qualquer informação quanto à autoria, e, portanto, 
permanece absolutamente uma obra anônima,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>neste sentido, com todo respeito ao Prof. Robert 
Stevenson, se ele levanta tal hipótese de que o <EM>Recitativo e 
Ária </EM>possa ser da pena de Caetano de Melo de Jesus, ele não tem 
jamais como justificá-la:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>1) não se conhece nenhuma obra musical de Caetano 
de Melo de Jesus (só lhe restaram estes textos teóricos de Évora), logo, 
não temos como efetuar qualquer comparação ou análise poético-estilística 
para indicar qualquer autoria que seja em relação a ele,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>2) em Salvador (a maior e mais importante cidade do 
Estado do Brasil durante todo o período colonial), no ano de 1759, havia por 
certo dezenas de compositores profissionais em atividade, então, por que esta 
obra musical seria justamente de Caetano de Melo de Jesus e não de 
qualquer outro??? (e ainda, e se fosse composição de um viajante que estivesse 
de passagem naqueles dias e tivesse visitado a 
Academia???)</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>um abraço do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>PS: o que já foi (e muito bem!) publicado em 
Portugal:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>JESUS, Caetano de Melo de (1985). <EM>Discurso 
apologético - polêmica musical. </EM>Edição do texto e introdução de José 
Augusto Alegria. Lisboa, Gulbenkian.</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=sandramontreal@hotmail.com 
  href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=musikeion@pucsp.br 
  href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A> ; <A title=rrrr@usp.br 
  href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A title=rudrasena@uol.com.br 
  href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, August 16, 2007 11:36 
  AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RE: [Musikeion] RES: [ANPPOM-L] 
  Villa-Lobos e Ives</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV>
  <DIV>
  <DIV class=RTE>
  <P>  Caros colegas, por falar em publicação, falta na Musicologia 
  Brasileira uma obra importantíssima que data do século XVIII e que foi objeto 
  de pesquisa e estudos cuidadosos de José Maria Neves que também esteve em 
  busca de uma Editora para publicá-la. Parece que não conseguiu. </P>
  <P> Trata-se do enorme tratado téorico <STRONG>"Escola de Canto de 
  Órgão" do baiano Caetano de Mello Jesus, de 1759</STRONG>, propriedade da 
  Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora. </P>
  <P>  Segundo a opinião do musicólogo americano Robert Stevenson, Caetano 
  provavelmente tenha sido o autor do <EM>Recitativo e Ária</EM>, descoberto e 
  revisto por Régis Duprat.  Também Curt Lange, em sua 
  correspondência, décadas antes, já menciona este tratado, com grande 
  admiração.</P>
  <P>Como se vê, temos de obter recursos para publicar muitas obras 
  importantes.</P>
  <P>Um abraço,</P>
  <P>Sandra Loureiro de Freitas Reis </P></DIV>
  <DIV></DIV>
  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
    style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
    <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

    <DIV></DIV>From:  <I>Heloísa e Wagner Valente 
    <whvalent@terra.com.br></I><BR>Reply-To:  <I>MUSIKEION -- A 
    forum on the meaning of music 
    <musikeion@pucsp.br></I><BR>To:  <I>"'Rubens Ricciardi'" 
    <rrrr@usp.br>,'Jos é Luiz Martinez' 
    <rudrasena@uol.com.br>,"'ANPPOM lista'" 
    <anppom-l@iar.unicamp.br>,"'Musikeion'" 
    <musikeion@pucsp.br></I><BR>Subject:  <I>[Musikeion] RES: 
    [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives</I><BR>Date:  <I>Thu, 16 Aug 2007 
    10:38:23 -0300</I><BR>>Caros,<BR>><BR>>Aproveito para acrescentar 
    que Tarasti tem o interesse de publicar a obra<BR>>em português e tem 
    encontrado muitas dificuldades, pelo custo financeiro da<BR>>edição. Caso 
    alguém conheça uma editora que tenha fôlego para tanto, pode<BR>>entrar 
    em contato diretamente com ele. O endereço é tarasti@helsinki.fi<BR>>Sim! 
    o Gilberto não apenas leu a obra de Tarasti, como também o 
    conheceu<BR>>pessoalmente, quando esteve aqui, em Santos, em 1996. Ambos 
    ficaram muito<BR>>bem impressionados entre si...<BR>>Se não me engano, 
    uma cópia se encontra na biblioteca da PUC-SP.<BR>>Abraço, 
    Heloísa<BR>><BR>>-----Mensagem original-----<BR>>De: 
    anppom-l-bounces@iar.unicamp.br<BR>>[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] 
    Em nome de Rubens Ricciardi<BR>>Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 
    2007 17:12<BR>>Para: Jos é Luiz Martinez; ANPPOM lista; 
    Musikeion<BR>>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e 
    Ives<BR>><BR>>caro Martinez,<BR>><BR>>infelizmente ainda não 
    consegui adquirir este livro (e gostaria muito de<BR>>tê-lo aqui em minha 
    biblioteca), mas me lembro por várias vezes meu<BR>>professor Gilberto 
    Mendes ter me recomendado o referido "Tarasti, Eero<BR>>(1995) Heitor 
    Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959" como uma 
    pesquisa<BR>><BR>>imprescindível (senão a mais importante!) nos 
    estudos sobre Villa-Lobos - e<BR>><BR>>o interessante fato de ter sido 
    escrito por um finlandês (publicado<BR>>primeiramente na Finlândia, em 
    1987)! - e ainda uma última pergunta: já foi<BR>><BR>>publicado no 
    Brasil ou traduzido para o português??? - gostaria de 
    saber...<BR>><BR>>atenciosamente,<BR>><BR>>Rubens 
    Ricciardi<BR>><BR>><BR>><BR>>----- Original Message 
    -----<BR>>From: "Jos é Luiz Martinez" 
    <rudrasena@uol.com.br><BR>>To: "ANPPOM lista" 
    <anppom-l@iar.unicamp.br>; 
    "Musikeion"<BR>><musikeion@pucsp.br><BR>>Sent: Wednesday, August 
    15, 2007 10:14 AM<BR>>Subject: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e 
    Ives<BR>><BR>><BR>>Colegas,<BR>><BR>>Sobre análise da obra de 
    Villa-Lobos, gostaria de recomendar a tese de<BR>>doutorado da Valerie 
    Albright, defendida nos aureos anos do programa de<BR>>Comunicação e 
    Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e Villa-Lobos,<BR>>aplicando 
    o método de Wallace Berry. As referÊncias:<BR>><BR>>ALBRIGHT, Valerie 
    (2002). "Aproximações entre duas culturas americanas na<BR>>linguagem de 
    Ives e Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São<BR>>Paulo: 
    PUC.<BR>><BR>>E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu 
    ex-orientador, Eero<BR>>Tarasti, repleto de análises 
    criteriosas:<BR>><BR>>Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, the 
    Life and Works, 1887-1959.<BR>>Jefferson: 
    McFarland.<BR>><BR>>Abraços,<BR>>Martinez<BR>><BR>><BR>>--<BR>>Prof. 
    Dr. José Luiz Martinez<BR>>Departamento de Linguagens do 
    Corpo<BR>>Faculdade de Comunicação e Filosofia - 
    PUC-SP<BR>><BR>>Rede Interdisciplinar de Semiótica da 
    Música<BR>>http://www.pucsp.br/pos/cos/rism<BR>><BR>>Musikeion - 
    fórum sobre signficação 
    musical<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/<BR>><BR>><BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
    de discussões 
    ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>><BR>><BR>>--<BR>>Internal 
    Virus Database is out-of-date.<BR>>Checked by AVG Free 
    Edition.<BR>>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release 
    Date: 
    4/8/2007<BR>>14:42<BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
    de discussões 
    ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>>E-mail 
    classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>>Para 
    alterar a categoria classificada, 
    visite<BR>>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1187187421.254<BR>>556.8880.tacamaca.hst.terra.com.br,5001,Des15,Des15<BR>><BR>><BR>>No 
    virus found in this incoming message.<BR>>Checked by AVG Free 
    Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - Release 
    Date: 16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>>No virus found in this outgoing 
    message.<BR>>Checked by AVG Free Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus 
    Database: 269.11.19/956 - Release Date: 
    16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>><BR>>_______________________________________________<BR>>Musikeion 
    mailing list - 
    Musikeion@pucsp.br<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>--<BR>>Supported 
    by NuCC-Internet 
  PUC-SP<BR>>http://www.nucc.pucsp.br<BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV><BR 
  clear=all>
  <HR>
  Mande Torpedos do seu messsenger para o celular da galera! <A 
  href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2740??PS=47575" target=_top>Clique aqui e 
  descubra como!</A> 
  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition. 
  <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007 
  14:42<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>