<html><div style='background-color:'><P><BR>Prezado Prof. Rubens,</P>
<DIV>
<P>Felizmente o senhor não foi retirado da lista pois a sua contribuição aos debates  <EM>on-line  </EM>da ANPPOM  tem sido preciosa. </P>
<P>A sua última mensagem fez-me retornar ao ano de <STRONG>1984</STRONG> quando tive a honra e alegria de ser a Coordenadora geral, como Chefe do Departamento de Teoria Geral da Música da UFMG, do <STRONG><EM>I Encontro Nacional de Pesquisa  em Música, </EM></STRONG>realizado de 1 a 4 de julho, no Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, cuja Diretora e companheira de luta na organização do evento foi a musicóloga Maria da Conceição Rezende Fonseca. </P>
<P>Graças ao apoio da ALCAN Alumínio do Brasil , da FUNARTE e do  Conselho de Pesquisa da UFMG pudemos editar o livro de Anais que marcou uma época importante na história da Musicologia no Brasil.</P>
<P>José Maria Neves, a meu ver, deu uma contribuição notável ao evento. A sua comunicação intitulada <STRONG>"A música brasileira setecentista vista através de manuscritos pertencentes a arquivos portugueses" </STRONG>  (p.137-151 do livro  de Anais) deve ser relida por todos os musicólogos do Brasil, hoje, 23 anos depois.</P>
<P> Este livro intitulado<STRONG> I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA (1 a 4 de julho de 1984), Escola de Música  da UFMG (Departamento de Teoria Geral da Música), Arquidiocese de Mariana (Museu da Música), Mariana, MG</STRONG>.-   foi distribuído gratuitamente a muitas entidades e deve existir na bibliotecas  universitárias do Brasil  e do exterior.<BR><BR> Segundo pude deduzir, Prof. Rubens, de seu importante  depoimento, muito bem fundamentado da mensagem anterior, no artigo de José  Maria há outras contribuições da maior importância que devem ser consideradas, como resposta às suas considerações.</P>
<P> Por exemplo, nas páginas 138-139, há o seguinte trecho da  palestra de NEVES:</P>
<P><EM>"Este manuscrito tem história complicada. Ele já se encontra referenciado no famoso Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses de José Mazza, códice pertencente à mesma Biblioteca, do qual existe uma excelente edição crítica, editada em 1944/1945 pelo musicólogo Cônego José Augusto Alegria: </EM></P>
<BLOCKQUOTE dir=ltr style="MARGIN-RIGHT: 0px">
<P><EM> " Caetano de Melo, natural da Cidade da Bahia Compos diversas obras a 4 e mais vozes, Compos huma Arte de Canto de Orgão em Dialogo, e hum tratado dos tons, cujas obras existem na Bahia, e Pernambuco" (sic) .</EM></P></BLOCKQUOTE>
<P dir=ltr><EM>Mas não existem, ou, pelo menos, não foram nunca localizadas. Depois da referência de Mazza, o tratado andou esquecido até que voltou a ser descoberto por Ernesto Vieira, que a ele se refere no seu Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses (1900). Novo esquecimento, até seu redescobrimento pelo Cônego Alegria. O tratado sai novamente das preocupações dos estudiosos, ainda que o próprio Cônego Alegria e outros musicólogos tenham feito projetos e propostas de estudo do importante manuscrito. Quando o procuramos em Évora<FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">, ele encontrava-se citado no catálogo da Biblioteca, mas não tocado há muito. <STRONG>Graças à compreensão da direção daquele organismo cultural, pude realizar fotocópia integral do enorme documento, antes de encontrar meios para microfilmá-lo.</STRONG></FONT><FONT style="FONT-SIZE: 11px; 
FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif"> <STRONG>De posse das cópias  e com o firme propósito de promover sua edição no Brasil </STRONG>(com a informação de que, apesar do interesse do Cônego Alegria, sua edição através de organismos culturais portugueses seria hipótese muito remota), <STRONG>a UNIRIO solicitou e obteve o direito de edição</STRONG>. Por ocasião desta solicitação, o manuscrito foi procurado para exame, não tendo sido encontrado... Já do Brasil e por telefone, pude dar indicações a respeito de sua localização, o que talvez tenha  contribuído para que ele fosse novamente encontrado".</FONT></EM></P>
<P><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">NEVES continua, no decorrer do artigo, falando sobre o tratado na sua integridade. Por esta declaração, sabemos que José Maria fez o seu trabalho de edição crítica tendo por base o Tratado na sua integridade pois ele o copiara antes de 1984. Disse-me  que estava com o trabalho pronto e procurando uma editora, por volta de 1989. </FONT></P>
<P>Em vista disto, temos esperança de, um dia, ver o sonho de José Maria  Neves, expresso nos Anais  do I Encontro Nacional de Pesquisa em Música, tornar-se uma realidade.</P>
<P>Obrigada a todos pela atenção.</P>
<P>Um abraço da</P>
<P>Sandra Loureiro de Freitas Reis<FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif"></P>
<P>
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

<P></P>
<P>From: <I>"Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br></I><BR>To: <I>"Sandra Reis" <sandramontreal@hotmail.com>,<musikeion@pucsp.br>,<rudrasena@uol.com.br>,<anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject: <I>Caetano de Melo de Jesus</I><BR>Date: <I>Thu, 16 Aug 2007 20:29:28 -0300</I><BR><BR></P>
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<STYLE>
</STYLE>

<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV><FONT face=Arial size=2>caríssima profa. Sandra Reis,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>pois é, ainda não me excluíram da lista...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>e completando a boa observação do Prof. Diósnio Machado Neto,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>sobre a referida obra teórica (parte dela escrita de fato desde por volta de 1730, e já o ano de 1759, citado pela senhora, é a data do manuscrito que foi enviado a Portugal em sua forma para impressão - e infelizmente nunca chegou a ser impresso - , mas com certeza a obra em si foi escrita durante várias décadas anteriores, não obstante estivesse sim "pronta para entrar no prelo em 1760") do então mestre-de-capela da Bahia, o padre Caetano de Melo de Jesus (por sinal, deve ter sido o maior músico chamado "Caetano" que a Bahia já teve!), sabe-se que estes manuscritos de teoria musical foram trabalhados em especial pelo excelente musicólogo português padre José Augusto Alegria (portanto, em melhores mãos não poderia ter estado!), e só uma parte deles (o "Discurso Apologético") foi 
publicada (pelo próprio Alegria, em 1985) - segue abaixo a referência bibliográfica completa desta edição - mas faltou-se muito por publicar do que consta destes manuscritos arquivados em Évora, que por sinal estão já incompletos, pois só restaram as duas primeiras partes de um total de quatro, mas já estas duas primeiras partes com o fôlego de "1157 páginas escritas em letra miúda", e o "Discurso Apologético" representa tão-somente 88 páginas da segunda parte,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>em resumo, nesta polêmica de 1734, Caetano de Melo de Jesus provou em sua teoria musical o que Bach com seu <EM>Cravo bem temperado </EM>(que era da mesma época!) provou em sua poética de compositor - uma questão que rondava o espírito daquele tempo - se era ou não viável armaduras de claves com 7 acidentes (bemol ou sustenido), assim como a definição de tom (tonalidade) superando-se o velho conceito de modo ainda do cantochão, cujos resquícios porém ainda predominavam entre os teóricos da época (induzindo assim ao erro ainda hoje alguns musicólogos que até tentam conferir à música colonial implicações modais, mas é claro, sempre com aqueles dois modos tardios: o "eólio" e o "jônico", os mesmos modos maior e menor da tonalidade e já então bem antigos <EM>cantus mollis </EM>e<EM> cantus durus </EM>desde pelo 
menos Glareanus<EM>...</EM>), incapazes que foram ainda na primeira metade do século XVIII de encontrar uma terminologia já adequada para a música tonal de seu próprio tempo (com exceção, é claro, entre outros, de Rameau),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>outro dado, do <EM>Recitativo e Ária </EM>depositado no IEB-USP e editado pelo Prof. Régis Duprat, este sim datado a 2 de julho de 1759 (outra boa razão para não se ter alterado o nome do Aeroporto de Salvador), não consta qualquer informação quanto à autoria, e, portanto, permanece absolutamente uma obra anônima,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>neste sentido, com todo respeito ao Prof. Robert Stevenson, se ele levanta tal hipótese de que o <EM>Recitativo e Ária </EM>possa ser da pena de Caetano de Melo de Jesus, ele não tem jamais como justificá-la:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>1) não se conhece nenhuma obra musical de Caetano de Melo de Jesus (só lhe restaram estes textos teóricos de Évora), logo, não temos como efetuar qualquer comparação ou análise poético-estilística para indicar qualquer autoria que seja em relação a ele,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>2) em Salvador (a maior e mais importante cidade do Estado do Brasil durante todo o período colonial), no ano de 1759, havia por certo dezenas de compositores profissionais em atividade, então, por que esta obra musical seria justamente de Caetano de Melo de Jesus e não de qualquer outro??? (e ainda, e se fosse composição de um viajante que estivesse de passagem naqueles dias e tivesse visitado a Academia???)</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>um abraço do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>PS: o que já foi (e muito bem!) publicado em Portugal:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>JESUS, Caetano de Melo de (1985). <EM>Discurso apologético - polêmica musical. </EM>Edição do texto e introdução de José Augusto Alegria. Lisboa, Gulbenkian.</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
<DIV style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> <A title=sandramontreal@hotmail.com href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=musikeion@pucsp.br href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A> ; <A title=rrrr@usp.br href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A title=rudrasena@uol.com.br href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A> ; <A title=anppom-l@iar.unicamp.br href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, August 16, 2007 11:36 AM</DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RE: [Musikeion] RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives</DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV>
<DIV>
<DIV class=RTE>
<P>  Caros colegas, por falar em publicação, falta na Musicologia Brasileira uma obra importantíssima que data do século XVIII e que foi objeto de pesquisa e estudos cuidadosos de José Maria Neves que também esteve em busca de uma Editora para publicá-la. Parece que não conseguiu. </P>
<P> Trata-se do enorme tratado téorico <STRONG>"Escola de Canto de Órgão" do baiano Caetano de Mello Jesus, de 1759</STRONG>, propriedade da Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora. </P>
<P>  Segundo a opinião do musicólogo americano Robert Stevenson, Caetano provavelmente tenha sido o autor do <EM>Recitativo e Ária</EM>, descoberto e revisto por Régis Duprat.  Também Curt Lange, em sua correspondência, décadas antes, já menciona este tratado, com grande admiração.</P>
<P>Como se vê, temos de obter recursos para publicar muitas obras importantes.</P>
<P>Um abraço,</P>
<P>Sandra Loureiro de Freitas Reis </P></DIV>
<DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
<HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

<DIV></DIV>From:  <I>Heloísa e Wagner Valente <whvalent@terra.com.br></I><BR>Reply-To:  <I>MUSIKEION -- A forum on the meaning of music <musikeion@pucsp.br></I><BR>To:  <I>"'Rubens Ricciardi'" <rrrr@usp.br>,'Jos é Luiz Martinez' <rudrasena@uol.com.br>,"'ANPPOM lista'" <anppom-l@iar.unicamp.br>,"'Musikeion'" <musikeion@pucsp.br></I><BR>Subject:  <I>[Musikeion] RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives</I><BR>Date:  <I>Thu, 16 Aug 2007 10:38:23 -0300</I><BR>>Caros,<BR>><BR>>Aproveito para acrescentar que Tarasti tem o interesse de publicar a obra<BR>>em português e tem encontrado muitas dificuldades, pelo custo financeiro da<BR>>edição. Caso alguém conheça uma editora que tenha fôlego para tanto, pode<BR>>entrar em contato diretamente com ele. O endereço é tarasti@helsinki.fi<BR>>Sim! o 
Gilberto não apenas leu a obra de Tarasti, como também o conheceu<BR>>pessoalmente, quando esteve aqui, em Santos, em 1996. Ambos ficaram muito<BR>>bem impressionados entre si...<BR>>Se não me engano, uma cópia se encontra na biblioteca da PUC-SP.<BR>>Abraço, Heloísa<BR>><BR>>-----Mensagem original-----<BR>>De: anppom-l-bounces@iar.unicamp.br<BR>>[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] Em nome de Rubens Ricciardi<BR>>Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 2007 17:12<BR>>Para: Jos é Luiz Martinez; ANPPOM lista; Musikeion<BR>>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives<BR>><BR>>caro Martinez,<BR>><BR>>infelizmente ainda não consegui adquirir este livro (e gostaria muito de<BR>>tê-lo aqui em minha biblioteca), mas me lembro por várias vezes meu<BR>>professor Gilberto Mendes ter me recomendado o referido "Tarasti, Eero<BR>>(1995) 
Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959" como uma pesquisa<BR>><BR>>imprescindível (senão a mais importante!) nos estudos sobre Villa-Lobos - e<BR>><BR>>o interessante fato de ter sido escrito por um finlandês (publicado<BR>>primeiramente na Finlândia, em 1987)! - e ainda uma última pergunta: já foi<BR>><BR>>publicado no Brasil ou traduzido para o português??? - gostaria de saber...<BR>><BR>>atenciosamente,<BR>><BR>>Rubens Ricciardi<BR>><BR>><BR>><BR>>----- Original Message -----<BR>>From: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena@uol.com.br><BR>>To: "ANPPOM lista" <anppom-l@iar.unicamp.br>; "Musikeion"<BR>><musikeion@pucsp.br><BR>>Sent: Wednesday, August 15, 2007 10:14 AM<BR>>Subject: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives<BR>><BR>><BR>>Colegas,<BR>><BR>>Sobre análise da obra de Villa-Lobos, gostaria de 
recomendar a tese de<BR>>doutorado da Valerie Albright, defendida nos aureos anos do programa de<BR>>Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e Villa-Lobos,<BR>>aplicando o método de Wallace Berry. As referÊncias:<BR>><BR>>ALBRIGHT, Valerie (2002). "Aproximações entre duas culturas americanas na<BR>>linguagem de Ives e Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São<BR>>Paulo: PUC.<BR>><BR>>E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu ex-orientador, Eero<BR>>Tarasti, repleto de análises criteriosas:<BR>><BR>>Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959.<BR>>Jefferson: McFarland.<BR>><BR>>Abraços,<BR>>Martinez<BR>><BR>><BR>>--<BR>>Prof. Dr. José Luiz Martinez<BR>>Departamento de Linguagens do Corpo<BR>>Faculdade de Comunicação e Filosofia - PUC-SP<BR>><BR>>Rede 
Interdisciplinar de Semiótica da Música<BR>>http://www.pucsp.br/pos/cos/rism<BR>><BR>>Musikeion - fórum sobre signficação musical<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/<BR>><BR>><BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>><BR>><BR>>--<BR>>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>>Checked by AVG Free Edition.<BR>>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007<BR>>14:42<BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista de discussões 
ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>>E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>>Para alterar a categoria classificada, visite<BR>>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1187187421.254<BR>>556.8880.tacamaca.hst.terra.com.br,5001,Des15,Des15<BR>><BR>><BR>>No virus found in this incoming message.<BR>>Checked by AVG Free Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - Release Date: 16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>>No virus found in this outgoing message.<BR>>Checked by AVG Free Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - Release Date: 16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>><BR>>_______________________________________________<BR>>Musikeion mailing list - 
Musikeion@pucsp.br<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>--<BR>>Supported by NuCC-Internet PUC-SP<BR>>http://www.nucc.pucsp.br<BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV><BR clear=all>
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<P>
<HR>

<P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition. <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007 14:42<BR></BLOCKQUOTE><BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV></div><br clear=all><hr>Verificador de Segurança do Windows Live OneCare: remova já o lixo do seu PC! <a href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2737??PS=47575" target="_top">Saiba mais!</a> </html>