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<META content="MSHTML 6.00.2900.3157" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    caríssima Profa. Sandra 
Reis,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    agradeço cordialmente sua 
atenção, foi muito bom ler sua interessante e cuidadosa 
retrospectiva,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    afinal, poucos sabem que o 
Prof. Neves - compositor pioneiro do gênero eletroacústico no Brasil! 
- também se interessava pelos debates musicológicos historicamente 
mais remotos, não obstante que suas experiências pessoais - e essenciais à sua 
formação de músico - junto à Ribeiro Bastos propiciaram-lhe um conhecimento 
maior dos repertórios religiosos do século XIX e início do XX, ao contrário do 
Prof. Alegria, que já havia editado pela Gulbenkian com uma competência 
irreparável toda a maior parte da polifonia portuguesa do Renascimento e do 
Renascimento tardio (uma vez que em Portugal o Barroco só chega talvez com João 
V),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    lembro-me sempre com muito 
carinho dos momentos inesquecíveis quando o padre Alegria me mostrava 
as difíceis fontes primárias com que ele trabalhava lá na Rua da Cozinha de Sua 
Alteza, nº9, ou mesmo nos diversos arquivos de Évora e Vila Viçosa, entre os 
quais ele circulava com uma autoridade singular - tratava-se realmente de 
um pesquisador incansável e de um ser humano extraordinário...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    em todos os casos, voltando-se 
ao nosso igualmente saudoso professor sanjoanense, sonhos e utopias verdadeiras 
se concretizam através não só de pretensos caminhos, mas também por 
entre bons desvios incontornáveis... (e como estamos todos entre bons 
católicos, talvez haja mesmo uma relação direta entre destino e providencia 
divina),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>    um forte abraço do Rubens 
Ricciardi</FONT></DIV></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=sandramontreal@hotmail.com 
  href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=rrrr@usp.br 
  href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A title=musikeion@pucsp.br 
  href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A> ; <A 
  title=rudrasena@uol.com.br 
  href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, August 16, 2007 5:53 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RE: Caetano de Melo de Jesus 
  (correções de letras)</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>
  <P><BR>Prezado Prof. Rubens,</P>
  <DIV>
  <P>Felizmente o senhor não foi retirado da lista pois a sua contribuição aos 
  debates  <EM>on-line  </EM>da ANPPOM  tem sido preciosa. </P>
  <P>A sua última mensagem fez-me retornar ao ano de <STRONG>1984</STRONG> 
  quando tive a honra e alegria de ser a Coordenadora geral, como Chefe do 
  Departamento de Teoria Geral da Música da UFMG, do <STRONG><EM>I Encontro 
  Nacional de Pesquisa  em Música, </EM></STRONG>realizado de 1 a 4 de 
  julho, no Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, cuja Diretora e 
  companheira de luta na organização do evento foi a musicóloga Maria da 
  Conceição Rezende Fonseca. </P>
  <P>Graças ao apoio da ALCAN Alumínio do Brasil , da FUNARTE e do  
  Conselho de Pesquisa da UFMG pudemos editar o livro de Anais que marcou uma 
  época importante na história da Musicologia no Brasil.</P>
  <P>José Maria Neves, a meu ver, deu uma contribuição notável ao evento. A 
  sua comunicação intitulada <STRONG>"A música brasileira setecentista vista 
  através de manuscritos pertencentes a arquivos 
  portugueses" </STRONG>  (p.137-151 do livro  de Anais) deve ser 
  relida por todos os musicólogos do Brasil, hoje, 23 anos depois.</P>
  <P> Este livro intitulado<STRONG> I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM 
  MÚSICA (1 a 4 de julho de 1984), Escola de Música  da UFMG (Departamento 
  de Teoria Geral da Música), Arquidiocese de Mariana (Museu da Música), 
  Mariana, MG</STRONG>.-   foi distribuído gratuitamente a muitas 
  entidades e deve existir na bibliotecas  universitárias do Brasil  e 
  do exterior.<BR><BR> Segundo pude deduzir, Prof. Rubens, de seu 
  importante  depoimento, muito bem fundamentado da mensagem anterior, no 
  artigo de José  Maria há outras contribuições da maior importância que 
  devem ser consideradas, como resposta às suas considerações.</P>
  <P> Por exemplo, nas páginas 138-139, há o seguinte trecho da  
  palestra de NEVES:</P>
  <P><EM>"Este manuscrito tem história complicada. Ele já se encontra 
  referenciado no famoso Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses de José 
  Mazza, códice pertencente à mesma Biblioteca, do qual existe uma excelente 
  edição crítica, editada em 1944/1945 pelo musicólogo Cônego José Augusto 
  Alegria: </EM></P>
  <BLOCKQUOTE dir=ltr style="MARGIN-RIGHT: 0px">
    <P><EM> " Caetano de Melo, natural da Cidade da Bahia Compos 
    diversas obras a 4 e mais vozes, Compos huma Arte de Canto de Orgão em 
    Dialogo, e hum tratado dos tons, cujas obras existem na Bahia, e Pernambuco" 
    (sic) .</EM></P></BLOCKQUOTE>
  <P dir=ltr><EM>Mas não existem, ou, pelo menos, não foram nunca localizadas. 
  Depois da referência de Mazza, o tratado andou esquecido até que voltou a ser 
  descoberto por Ernesto Vieira, que a ele se refere no seu Dicionário 
  Biográfico de Músicos Portugueses (1900). Novo esquecimento, até seu 
  redescobrimento pelo Cônego Alegria. O tratado sai novamente das preocupações 
  dos estudiosos, ainda que o próprio Cônego Alegria e outros musicólogos tenham 
  feito projetos e propostas de estudo do importante manuscrito. Quando o 
  procuramos em Évora<FONT 
  style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">, ele encontrava-se 
  citado no catálogo da Biblioteca, mas não tocado há muito. <STRONG>Graças à 
  compreensão da direção daquele organismo cultural, pude realizar fotocópia 
  integral do enorme documento, antes de encontrar meios para 
  microfilmá-lo.</STRONG></FONT><FONT 
  style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif"> <STRONG>De posse 
  das cópias  e com o firme propósito de promover sua edição no Brasil 
  </STRONG>(com a informação de que, apesar do interesse do Cônego Alegria, sua 
  edição através de organismos culturais portugueses seria hipótese muito 
  remota), <STRONG>a UNIRIO solicitou e obteve o direito de edição</STRONG>. Por 
  ocasião desta solicitação, o manuscrito foi procurado para exame, não tendo 
  sido encontrado... Já do Brasil e por telefone, pude dar indicações a respeito 
  de sua localização, o que talvez tenha  contribuído para que ele fosse 
  novamente encontrado".</FONT></EM></P>
  <P><FONT style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">NEVES 
  continua, no decorrer do artigo, falando sobre o tratado na sua 
  integridade. Por esta declaração, sabemos que José Maria fez o seu trabalho de 
  edição crítica tendo por base o Tratado na sua integridade pois ele 
  o copiara antes de 1984. Disse-me  que estava com o trabalho pronto 
  e procurando uma editora, por volta de 1989. </FONT></P>
  <P>Em vista disto, temos esperança de, um dia, ver o sonho de José Maria  
  Neves, expresso nos Anais  do I Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 
  tornar-se uma realidade.</P>
  <P>Obrigada a todos pela atenção.</P>
  <P>Um abraço da</P>
  <P>Sandra Loureiro de Freitas Reis<FONT 
  style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif"></P>
  <P>
  <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

  <P></P>
  <P>From: <I>"Rubens Ricciardi" <rrrr@usp.br></I><BR>To: <I>"Sandra Reis" 
  <sandramontreal@hotmail.com>,<musikeion@pucsp.br>,<rudrasena@uol.com.br>,<anppom-l@iar.unicamp.br></I><BR>Subject: 
  <I>Caetano de Melo de Jesus</I><BR>Date: <I>Thu, 16 Aug 2007 20:29:28 
  -0300</I><BR><BR></P>
  <META content="Microsoft SafeHTML" name=Generator>
  <STYLE></STYLE>

  <BLOCKQUOTE 
  style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
    <DIV><FONT face=Arial size=2>caríssima profa. Sandra Reis,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>pois é, ainda não me excluíram da 
    lista...</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>e completando a boa observação do Prof. Diósnio 
    Machado Neto,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>sobre a referida obra teórica (parte 
    dela escrita de fato desde por volta de 1730, e já o ano 
    de 1759, citado pela senhora, é a data do manuscrito que foi 
    enviado a Portugal em sua forma para impressão - e infelizmente nunca 
    chegou a ser impresso - , mas com certeza a obra em si 
    foi escrita durante várias décadas anteriores, não obstante 
    estivesse sim "pronta para entrar no prelo em 1760") do então 
    mestre-de-capela da Bahia, o padre Caetano de Melo de Jesus (por 
    sinal, deve ter sido o maior músico chamado "Caetano" que a Bahia 
    já teve!), sabe-se que estes manuscritos de teoria musical foram 
    trabalhados em especial pelo excelente musicólogo português padre José 
    Augusto Alegria (portanto, em melhores mãos não poderia ter estado!), e só 
    uma parte deles (o "Discurso Apologético") foi publicada (pelo próprio 
    Alegria, em 1985) - segue abaixo a referência bibliográfica completa 
    desta edição - mas faltou-se muito por publicar do que consta destes 
    manuscritos arquivados em Évora, que por sinal estão já 
    incompletos, pois só restaram as duas primeiras partes de um total de 
    quatro, mas já estas duas primeiras partes com o fôlego de "1157 páginas 
    escritas em letra miúda", e o "Discurso Apologético" representa tão-somente 
    88 páginas da segunda parte,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>em resumo, nesta polêmica de 1734, Caetano de 
    Melo de Jesus provou em sua teoria musical o que Bach com seu <EM>Cravo 
    bem temperado </EM>(que era da mesma época!) provou em sua poética de 
    compositor - uma questão que rondava o espírito daquele tempo - se 
    era ou não viável armaduras de claves com 7 acidentes (bemol ou sustenido), 
    assim como a definição de tom (tonalidade) superando-se o velho 
    conceito de modo ainda do cantochão, cujos resquícios porém ainda 
    predominavam entre os teóricos da época (induzindo assim ao erro ainda 
    hoje alguns musicólogos que até tentam conferir à música colonial 
    implicações modais, mas é claro, sempre com aqueles dois modos tardios: o 
    "eólio" e o "jônico", os mesmos modos maior e menor da tonalidade e já 
    então bem antigos <EM>cantus mollis </EM>e<EM> cantus durus 
    </EM>desde pelo menos Glareanus<EM>...</EM>), incapazes que foram ainda 
    na primeira metade do século XVIII de encontrar uma terminologia já adequada 
    para a música tonal de seu próprio tempo (com exceção, é claro, 
    entre outros, de Rameau),</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>outro dado, do <EM>Recitativo e Ária 
    </EM>depositado no IEB-USP e editado pelo Prof. Régis Duprat, este sim 
    datado a 2 de julho de 1759 (outra boa razão para não se ter alterado o nome 
    do Aeroporto de Salvador), não consta qualquer informação quanto à 
    autoria, e, portanto, permanece absolutamente uma obra anônima,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>neste sentido, com todo respeito ao Prof. 
    Robert Stevenson, se ele levanta tal hipótese de que o <EM>Recitativo e 
    Ária </EM>possa ser da pena de Caetano de Melo de Jesus, ele não 
    tem jamais como justificá-la:</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>1) não se conhece nenhuma obra musical de 
    Caetano de Melo de Jesus (só lhe restaram estes textos teóricos de 
    Évora), logo, não temos como efetuar qualquer comparação ou análise 
    poético-estilística para indicar qualquer autoria que seja em relação a 
    ele,</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>2) em Salvador (a maior e mais importante 
    cidade do Estado do Brasil durante todo o período colonial), no ano de 1759, 
    havia por certo dezenas de compositores profissionais em atividade, então, 
    por que esta obra musical seria justamente de Caetano de Melo de 
    Jesus e não de qualquer outro??? (e ainda, e se fosse composição de um 
    viajante que estivesse de passagem naqueles dias e tivesse 
    visitado a Academia???)</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>um abraço do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>PS: o que já foi (e muito bem!) publicado em 
    Portugal:</FONT></DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
    <DIV><FONT face=Arial size=2>JESUS, Caetano de Melo de (1985). <EM>Discurso 
    apologético - polêmica musical. </EM>Edição do texto e introdução de José 
    Augusto Alegria. Lisboa, Gulbenkian.</FONT></DIV>
    <BLOCKQUOTE 
    style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
      <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
      <DIV 
      style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
      <A title=sandramontreal@hotmail.com 
      href="mailto:sandramontreal@hotmail.com">Sandra Reis</A> </DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=musikeion@pucsp.br 
      href="mailto:musikeion@pucsp.br">musikeion@pucsp.br</A> ; <A 
      title=rrrr@usp.br href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A 
      title=rudrasena@uol.com.br 
      href="mailto:rudrasena@uol.com.br">rudrasena@uol.com.br</A> ; <A 
      title=anppom-l@iar.unicamp.br 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Thursday, August 16, 2007 11:36 
      AM</DIV>
      <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> RE: [Musikeion] RES: 
      [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives</DIV>
      <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV>
      <DIV>
      <DIV class=RTE>
      <P>  Caros colegas, por falar em publicação, falta na Musicologia 
      Brasileira uma obra importantíssima que data do século XVIII e que foi 
      objeto de pesquisa e estudos cuidadosos de José Maria Neves que também 
      esteve em busca de uma Editora para publicá-la. Parece que não conseguiu. 
      </P>
      <P> Trata-se do enorme tratado téorico <STRONG>"Escola de Canto 
      de Órgão" do baiano Caetano de Mello Jesus, de 1759</STRONG>, propriedade 
      da Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora. </P>
      <P>  Segundo a opinião do musicólogo americano Robert Stevenson, 
      Caetano provavelmente tenha sido o autor do <EM>Recitativo e Ária</EM>, 
      descoberto e revisto por Régis Duprat.  Também Curt Lange, em 
      sua correspondência, décadas antes, já menciona este tratado, com grande 
      admiração.</P>
      <P>Como se vê, temos de obter recursos para publicar muitas obras 
      importantes.</P>
      <P>Um abraço,</P>
      <P>Sandra Loureiro de Freitas Reis </P></DIV>
      <DIV></DIV>
      <BLOCKQUOTE 
      style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #a0c6e5 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px"><FONT 
        style="FONT-SIZE: 11px; FONT-FAMILY: tahoma,sans-serif">
        <HR color=#a0c6e5 SIZE=1>

        <DIV></DIV>From:  <I>Heloísa e Wagner Valente 
        <whvalent@terra.com.br></I><BR>Reply-To:  <I>MUSIKEION 
        -- A forum on the meaning of music 
        <musikeion@pucsp.br></I><BR>To:  <I>"'Rubens Ricciardi'" 
        <rrrr@usp.br>,'Jos é Luiz Martinez' 
        <rudrasena@uol.com.br>,"'ANPPOM lista'" 
        <anppom-l@iar.unicamp.br>,"'Musikeion'" 
        <musikeion@pucsp.br></I><BR>Subject:  <I>[Musikeion] 
        RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives</I><BR>Date:  <I>Thu, 16 
        Aug 2007 10:38:23 -0300</I><BR>>Caros,<BR>><BR>>Aproveito para 
        acrescentar que Tarasti tem o interesse de publicar a obra<BR>>em 
        português e tem encontrado muitas dificuldades, pelo custo financeiro 
        da<BR>>edição. Caso alguém conheça uma editora que tenha fôlego para 
        tanto, pode<BR>>entrar em contato diretamente com ele. O endereço é 
        tarasti@helsinki.fi<BR>>Sim! o Gilberto não apenas leu a obra de 
        Tarasti, como também o conheceu<BR>>pessoalmente, quando esteve aqui, 
        em Santos, em 1996. Ambos ficaram muito<BR>>bem impressionados entre 
        si...<BR>>Se não me engano, uma cópia se encontra na biblioteca da 
        PUC-SP.<BR>>Abraço, Heloísa<BR>><BR>>-----Mensagem 
        original-----<BR>>De: 
        anppom-l-bounces@iar.unicamp.br<BR>>[mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] 
        Em nome de Rubens Ricciardi<BR>>Enviada em: quarta-feira, 15 de 
        agosto de 2007 17:12<BR>>Para: Jos é Luiz Martinez; ANPPOM lista; 
        Musikeion<BR>>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e 
        Ives<BR>><BR>>caro Martinez,<BR>><BR>>infelizmente ainda não 
        consegui adquirir este livro (e gostaria muito de<BR>>tê-lo aqui em 
        minha biblioteca), mas me lembro por várias vezes meu<BR>>professor 
        Gilberto Mendes ter me recomendado o referido "Tarasti, 
        Eero<BR>>(1995) Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959" 
        como uma pesquisa<BR>><BR>>imprescindível (senão a mais 
        importante!) nos estudos sobre Villa-Lobos - e<BR>><BR>>o 
        interessante fato de ter sido escrito por um finlandês 
        (publicado<BR>>primeiramente na Finlândia, em 1987)! - e ainda uma 
        última pergunta: já foi<BR>><BR>>publicado no Brasil ou traduzido 
        para o português??? - gostaria de 
        saber...<BR>><BR>>atenciosamente,<BR>><BR>>Rubens 
        Ricciardi<BR>><BR>><BR>><BR>>----- Original Message 
        -----<BR>>From: "Jos é Luiz Martinez" 
        <rudrasena@uol.com.br><BR>>To: "ANPPOM lista" 
        <anppom-l@iar.unicamp.br>; 
        "Musikeion"<BR>><musikeion@pucsp.br><BR>>Sent: Wednesday, 
        August 15, 2007 10:14 AM<BR>>Subject: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e 
        Ives<BR>><BR>><BR>>Colegas,<BR>><BR>>Sobre análise da 
        obra de Villa-Lobos, gostaria de recomendar a tese de<BR>>doutorado 
        da Valerie Albright, defendida nos aureos anos do programa 
        de<BR>>Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e 
        Villa-Lobos,<BR>>aplicando o método de Wallace Berry. As 
        referÊncias:<BR>><BR>>ALBRIGHT, Valerie (2002). "Aproximações 
        entre duas culturas americanas na<BR>>linguagem de Ives e 
        Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São<BR>>Paulo: 
        PUC.<BR>><BR>>E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu 
        ex-orientador, Eero<BR>>Tarasti, repleto de análises 
        criteriosas:<BR>><BR>>Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, 
        the Life and Works, 1887-1959.<BR>>Jefferson: 
        McFarland.<BR>><BR>>Abraços,<BR>>Martinez<BR>><BR>><BR>>--<BR>>Prof. 
        Dr. José Luiz Martinez<BR>>Departamento de Linguagens do 
        Corpo<BR>>Faculdade de Comunicação e Filosofia - 
        PUC-SP<BR>><BR>>Rede Interdisciplinar de Semiótica da 
        Música<BR>>http://www.pucsp.br/pos/cos/rism<BR>><BR>>Musikeion 
        - fórum sobre signficação 
        musical<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/<BR>><BR>><BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
        de discussões 
        ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>><BR>><BR>>--<BR>>Internal 
        Virus Database is out-of-date.<BR>>Checked by AVG Free 
        Edition.<BR>>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - 
        Release Date: 
        4/8/2007<BR>>14:42<BR>><BR>><BR>>________________________________________________<BR>>Lista 
        de discussões 
        ANPPOM<BR>>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>>________________________________________________<BR>><BR>>E-mail 
        classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.<BR>>Para 
        alterar a categoria classificada, 
        visite<BR>>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1187187421.254<BR>>556.8880.tacamaca.hst.terra.com.br,5001,Des15,Des15<BR>><BR>><BR>>No 
        virus found in this incoming message.<BR>>Checked by AVG Free 
        Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - 
        Release Date: 16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>>No virus found in 
        this outgoing message.<BR>>Checked by AVG Free 
        Edition.<BR>>Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - 
        Release Date: 
        16/8/2007<BR>>09:48<BR>><BR>><BR>>_______________________________________________<BR>>Musikeion 
        mailing list - 
        Musikeion@pucsp.br<BR>>http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion<BR>>--<BR>>Supported 
        by NuCC-Internet 
      PUC-SP<BR>>http://www.nucc.pucsp.br<BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV><BR 
      clear=all>
      <HR>
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      href="http://g.msn.com/8HMBBRBR/2740??PS=47575">Clique aqui e descubra 
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      <P>
      <HR>

      <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free 
      Edition. <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release 
      Date: 4/8/2007 14:42<BR></BLOCKQUOTE><BR></FONT></BLOCKQUOTE></DIV></DIV><BR 
  clear=all>
  <HR>
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  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition. 
  <BR>Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007 
  14:42<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>