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<TITLE>Eventos em Sao Paulo na epoca da Anppom</TITLE>
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<FONT FACE="Verdana, Helvetica, Arial"><SPAN STYLE='font-size:12.0px'>Olás, <BR>
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Para aqueles colegas que estarão em São Paulo para a ANPPOM, gostaria de anunciar alguns eventos que podem ser de interesse e que talvez justifiquem esticar um pouco a estadia por aqui:<BR>
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<B>42.o Festival Música Nova<BR>
</B> de 23/08 a 13/09<BR>
<a href="http://www.festivalmusicanova.com.br/">http://www.festivalmusicanova.com.br/</a><BR>
A programação deve estar no site nos próximos dias e inclui o Quarteto Arditti, o Ensemble L´Itinéraire, a cantora belga Françoise Vanhecke, o duo holandês Worms – Parmeijer, um concerto dedicado ao compositor Pierre Henry, além de atrações nacionais.<BR>
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<B>XI Simpósio Brasileiro de Computação e Música<BR>
</B> de 01/09 a 03/09<BR>
<a href="http://gsd.ime.usp.br/sbcm/2007/">http://gsd.ime.usp.br/sbcm/2007/</a><BR>
A ser realizado na USP com programação de palestras, comunicações e workshops. Neste ano teremos dois convidados internacionais: Roger Dannenberg (Carnegie-Mellon University, EUA) e Mikhail Malt (Ircam, França). Além disso teremos um concerto de música eletroacústica no dia 2/9, às 20h00 no Centro Maria Antônia e uma performance Multimídia do grupo M-U-R-O, no dia 01/09, às 12h00, no próprio local do Simpósio.<BR>
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Serão realizados ainda os seguintes encontros promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Música e o Departamento de Música da ECA-USP em colaboração com o Festival Música Nova: <BR>
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<B>* Palestra com o compositor Jean-Luc Hervé<BR>
</B>Terça-Feira, dia 28/08 das 10h00 às 12h00<BR>
Local: Departamento de Música ECA – USP<BR>
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<B>* Workshop de composição com o compositor Emmanuel Nunes<BR>
</B>Quinta-feira, dia 30/08, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.<BR>
8 Vagas destinadas a alunos de composição<BR>
Inscrições e informações até o dia 21/08 pelo e-mail <catarino@usp.br>, tel.: (11) 3091-4330, ramal 205, com João Catariano<BR>
Obs.: Os inscritos deverão trazer composições próprias a serem apresentadas ao compositor.<BR>
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<B>* Workshop: Escrita Pianística Contemporânea com a pianista Beatriz Roman<BR>
</B>Terça-feira, 11/09, das 9h30 às 12h00<BR>
8 Vagas destinadas a alunos de composição<BR>
Inscrições e informações até o dia 28/08 pelo e-mail <catarino@usp.br>, tel.: (11) 3091-4330, ramal 205, com João Catariano<BR>
Obs.: Os inscritos deverão enviar até 3 composições para piano com antecedência para serem apresentadas à professora Roman.<BR>
Local: Departamento de Música ECA – USP<BR>
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Espero encontrá-los em São Paulo nos próximos dias.<BR>
Abraços<BR>
Fernando Iazzetta<BR>
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<HR ALIGN=CENTER SIZE="3" WIDTH="95%">Currículo dos Palestrantes:<BR>
</SPAN><FONT SIZE="2"><SPAN STYLE='font-size:10.0px'><B>Emmanuel Nunes<BR>
</B>Emmanuel Nunes nasceu em 31 de agosto de 1941 em Lisboa. Estudou harmonia e contraponto com Francine Benoît de 1959 a 1963, na Academia de Música da sua cidade. Entre 1961 e 1963, fez cursos de filologia germânica e filosofia grega na Universidade de Lisboa. Durante os cursos de verão de Darmstadt, que realizou de 1963 a 1965, freqüentou com particular interesse os cursos de composição de Henri Pousseur e de Pierre Boulez. Estabeleceu residência em Paris em 1964, concentrando-se nos estudos com o propósito de trabalhar com Karlheinz Stockhausen em Colônia, o que aconteceu a partir do ano seguinte durante dois anos. Na Rheinische Musikhochschule estudou também composição com Pousseur, música eletrônica com Jaap Spek, e fonética com Georg Heike. A análise dos Momentos por Stockhausen foi vivenciada por Nunes<FONT COLOR="#FF0000"> </FONT>como a “etapa mais importante da sua primeira iniciação à composição”.<BR>
Em 1971, Nunes obteve o primeiro prêmio em estética musical com Marcel Beaufils no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, começando um trabalho de doutorado sobre Webern que permaneceu inconcluso. <BR>
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Em 1973-1974 foi bolsista do Ministério de Educação Nacional de Portugal, e da Fundação Gulbenkian em 1976-1977. Convidado como compositor residente pela D.A.A.D. de Berlin em 1978-1979. Emmanuel Nunes obteve a Bolsa da Criação do Ministério francês da Cultura em 1980. A partir de 1981 deu aulas de composição na Fundação Gulbenkian em Lisboa, e depois na Musihochschule de Freigourg em Brisgau de 1986 a 1992. Foi nomeado professor de composição no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris em 1992. Exerceu também atividades pedagógicas na universidade de Harvard, no I.R.C.A.M., no Darmstädter Ferienkurse für Neue Musik e no ICONS de Novara, Itália.<BR>
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Muitas de suas obras foram encomendadas por parte da Fundação Gulbenkian, de Radio France, do Ministério francês da Cultura, e foram interpretadas em vários festivais internacionais e retransmitidas pelas grandes rádios européias. As composições de Nunes são editadas por Jobert e Ricordi e abordam diversos gêneros: desde o solo instrumental (Litanies du feu et de la Mer I e II para piano ; Aura para flauta solo)aos grandes ensembles (Quodlibet para 28 instrumentos, seis percusionistas e orquestra; Machina Mundi para 4 instrumentos solistas, coral, orquestra e fita magnética). <BR>
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Emmanuel Nunes foi nomeado Doutor Honoris Causa pela VIII Universidade de Paris em 1996, e a sua trajetória musical foi reconhecida por varias instituições, entre elas o CIM – UNESCO Award, em 1999, e o prêmio Pessoa em 2000.<BR>
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<B>Jean-Luc Hervé<BR>
</B>Compositor francês nascido em 1960, Jean-Luc Hervé estudou eletroacústica e orquestração no Conservatório Nacional da Região de Boulogne, França, além de composição com Emmanuel Nunes e Gerard Grisey no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obteve o primeiro prémio. Em 1992 participou dos cursos de verão de Darmstadt, além de receber sua primeira encomenda para uma obra, por parte do ensemble L’Itinéraire, para o qual compôs a peça Intérieur Rouge, destaque no Festival Nuove Sincronie de Milano. Seu nome se tornou mais conhecido também em outros festivais e instituições renomados como Festival d'Evreux e Péniche Opéra.<BR>
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As suas obras são criadas para e executadas por ensembles como l'Itinéraire, Orchestre National de France, l'Ensemble Aleph, Fa, Ensemble Intercontemporain, l'Instant Donné e Court-Circuit, com apresentações em festivais como Nuove Sincronie em Milan, Présences em Paris, Danse Musique em Auch, Sons d'hivers em Haÿ-Les-Roses e Música em Strassbourg . Entre as suas composições, se destacam: Envol, ciclo de música de câmara para soprano, alto e clarinete (1992-1994), Les deux Infinis, para piccolo e trombone<BR>
base (1993), Ciels, para grande orquestra (1994), Presque du feu, para vinte instrumentos (1995), Le temps scintille, para doze instrumentos (1996). <BR>
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Hervé obteve diversos pedidos de composições, especialmente por parte do governo francês, Radio-France, Fundação Royaumont e I.R.C.A.M.<BR>
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Em 1997, sua peça para orquestra “Ciels” obteve o segundo premio da 6° edição do renomeado concurso Goffredo Petrassi, a obra foi editada pela editora Suvini Zarboni de Milan.<BR>
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Desde 1995, Jean-Luc Hervé é membro do comitê artístico do grupo l’Itinéraire.<BR>
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<B>Beatriz Roman<BR>
</B>A pianista Beatriz Roman se apresentou em concertos na Europa, Estados Unidos e Brasil, fazendo premières de obras de vários compositores, entre os quais John Cage, Henri Pousseur, Gilberto Mendes, e Lindembergue Cardoso. Além de desenvolver intensa atividade como concertista, Beatriz Roman também ministrou Master Classes em festivais internacionais. <BR>
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Apresentou-se no festival "Sonidos de las Americas: Brasil" em Nova York organizado pela American Composers Orchestra. Colaborou com Sorrel Hays para projetos na WDR (Rádio Alemã em Colônia), e também com Tania León para a 4. Münchener Biennale. <BR>
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Após completar sua formação musical na Universidade de São Paulo, onde foi aluna de piano de Caio Pagano, estudou na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, com Aloys Kontarsky, frequentando também os cursos de Música Contemporânea de Vinko Globokar, Peter Eötvös e os seminários de Pierre Boulez em Paris. Nos EUA, Beatriz fez Mestrado em Artes no Brooklyn College (piano - Grete Sultan) e recebeu o titulo de Doctor of Musical Arts pela City University of New York. <BR>
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Beatriz Roman conheceu John Cage em 1985 quando apresentou varias obras do compositor na 17a. Bienal de São Paulo. Em sua chegada à Nova York em 1986, Cage recebeu-a com um almoço no qual a apresentou à pianista Grete Sultan e a presenteou com a partitura dos <I>Etudes Australes</I> obra que havia composto para Grete na década anterior. Desde este encontro ate a morte do compositor em 1992, Beatriz trabalhou constantemente com Cage, constituindo uma grande amizade cultivada por interesses mútuos.<BR>
</SPAN></FONT><FONT SIZE="4"><SPAN STYLE='font-size:13.0px'> </SPAN></FONT><SPAN STYLE='font-size:12.0px'><BR>
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