<div>Prezado Damian</div>  <div> </div>  <div>Considero oportuna e relevante a sua preocupação. </div>  <div> </div>  <div>O ingresso no curso de Licenciatura em Música tem sido focalizado, nos últimos anos, nas Universidades Federais , como necessariamente precedido de estudo de música, pois tem sido considerado, pela área de Educação Musical em geral, que não é possível formar professores em quatro anos, sem que eles já tragam uma bagagem musical anterior.  </div>  <div> </div>  <div>A importãncia da formação musical mais consistente para professores de música parece, hoje, ser razoavelmente consensual.</div>  <div> </div>  <div>Por isso, os Testes de Habilidade Específica para as Licenciaturas se adensaram. Na Universidade Federal de Uberlândia e na do Rio Grande do Sul, segundo a informação de que dispoho, os tetes são os mesmos para o Bacharelado e a Licenciatura.</div>  <div> </div>  <div>Mesmo nas Universidades Federais em
 que as provas não são as mesmas, a tendência tem sido a de fortalecer esses testes de entrada, para que o curso tenha um determinado nível de conhecimento musical assegurado, de forma a garantir a formação de um professor de música com a competência musical desejável, além da pedagógica.</div>  <div> </div>  <div>Na UFRJ, este ano, a prova de Habilidade Específica foi superficializada, retornando ao modelo da época da Licenciatura em Educação Artística, apesar do Departamento de Musicologia e Educação Musical ter se posicionado contrariamente a essa mudança.  Este ano, o candidato deverá tocar de cinco a dez minutos de música, sem qualquer outra especificação. </div>  <div> </div>  <div>Foi retirada, também, do manual do candidato da UFRJ, a indicação de que ele deveria cursar, na Licenciatura, o mesmo instrumento em que se apresentasse no THE, objetivando a uma sólida formação no instrumento. Agora, ele poderá fazer prova em qualquer instrumento e cursar
 qualquer outro no decorrer do curso, o que corresponde a uma guinada significativa na concepção da Licenciatura , na UFRJ.</div>  <div> </div>  <div>Observamos que, como a música nas escolas de ensino básico é praticamente inexistente, e, na maioria das vezes é ministrada de forma precária, por professores que nem sempre têm uma formação musical e pedagógica adequada, o círculo vicioso não se desfaz.</div>  <div> </div>  <div>Recebemos no THE candidatos que não tiveram o direito de acesso a um estudo de música de qualidade (não necessariamente profissionalizante), e que, ou estudaram sozinhos ou tiveram que pagar por aulas particulares.</div>  <div> </div>  <div>Infelizmente, ainda há Universidades em que, no Vestibular, quem não alcança nota suficiente para o Bacharelado é redirecionado para a Licenciatura, o que revela um não reconhecimento da docência como opção profissional para um músico  competente.</div>  <div> </div>  <div>Como não
 estamos suprindo o mercado de trabalho com professores de música competentes, em quantidade suficiente, e com a seleção no THE apontando, no Acre como no Rio de Janeiro, por uma prova inespecífica ou pela ausência dela, percemos que está longe o dia em que a sociedade , como um todo, terá seu direito assegurado, no que concerne ao acesso à música como instância de formação do indivíduo, no ensino básico, com a qualidade que merece.</div>  <div> </div>  <div>Reitero que considero a questão importante, e desejo que a área de Música, em especial a de Educação Musical, contribua para um avanço deste debate.</div>  <div> </div>  <div>Saudações,</div>  <div>Vanda Freire</div>  <div>UFRJ<BR><BR><B><I>Yo Argentino <musicoyargentino@hotmail.com></I></B> escreveu:</div>  <BLOCKQUOTE class=replbq style="PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #1010ff 2px solid"><BR>Comunico aos colegas que a prova específica da área de música foi excluída <BR>do
 vestibular da Universidade Federal do Acre.<BR><BR>A decisão foi tomada pelos membros da Câmara de Ensino. Se esta determinação <BR>for homologada pelo Conselho Universitário, o vestibular 2008 da UFAC não <BR>incluirá NENHUM tipo de teste na área de música. Desta forma será criado um <BR>precedente legal que permitirá eliminar a prova específica nas outras <BR>universidades brasileiras.<BR><BR>Peço aos membros da ANPPOM e aos professores de música que se manifestem em <BR>relação às conseqüências desta medida. Coloco a disposição a argumentação <BR>embasada na lei 9394 e nas resoluções do Conselho Nacional de Educação que <BR>estaremos apresentando na reunião do Conselho Universitário. Todas as <BR>colocações serão lidas na reunião.<BR><BR><BR>Dr. Damián Keller<BR>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music<BR>Universidade Federal do Acre - Federal University of
 Acre<BR>http://ccrma.stanford.edu/~dkeller<BR><BR>_________________________________________________________________<BR>MSN Amor: busca tu ½ naranja http://latam.msn.com/amor/<BR><BR>________________________________________________<BR>Lista de discussões ANPPOM <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________<BR></BLOCKQUOTE><BR><p>


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