<div>Prezada Sonia e demais colegas,</div>
<div> </div>
<div>Acho que num caso como este, que envolve uma questao pedagogica e um curso de licenciatura, uma conversa com a ABEM seria do maior proveito. As duas entidades juntas, podem ter um peso politico maior quando se trata de uma interferência junto à sociedade.
</div>
<div>Saudaçoes,</div>
<div>Carlos<br><br> </div>
<div><span class="gmail_quote">On 10/4/07, <b class="gmail_sendername">Sonia Ray</b> <<a href="mailto:soniaraybrasil@gmail.com">soniaraybrasil@gmail.com</a>> wrote:</span>
<blockquote class="gmail_quote" style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0px 0px 0px 0.8ex; BORDER-LEFT: #ccc 1px solid">Caro Damian e Colegas da Anppom,<br>Tenho conversado com as pessoas da nova diretoria a questão "prova de música" e estamos atentos ao que está acontecendo e acompanhando as opiniões da lista. Não tenho uma definição da diretoria nem dos sócios da Anppom sobre a questão, apesar da lista estar demonstrando uma visão bastante conciliadora entre os sócios que se manifestaram. 
<br>Acho o assunto de extrema seriedade e espero que possamos pensar juntos numa medida efetiva.<br>Aqui na UFG, a mudança de terminologia, associada a argumentação da Escola de Música na Pró-Reitoria de Graduação, definitivamente mudou a visão do centro de seleçao. Agora é PROVA DE CONHECIMENTO MUSICAL (não aptidão). O Ney e o Silvio estão, na minha opinião, levando a discussão no caminho mais acertado. 
<br>Continuemos conversando.<br>Um Abraço,<br>Sonia<br><br>**************************************************<br>SONIA RAY <br>Presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música<br>Escola de Música da UFG (Contrabaixo, Música de Câmara e Metodologia de Pesquisa em Música) 
<br>Editora da Revista Musica Hodie (PPG-UFG)<br>ABC - Associação Brasileira de Contrabaixistas<br>Tel/Fax: 62-3091.1289 ou 9249.0911<br>São Paulo (11) 9369.5520<br><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://www.soniaray.com/" target="_blank">
www.soniaray.com</a><br><br>
<div>
<blockquote class="gmail_quote" style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid">
<div><span class="gmail_quote"><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="mailto:musicoyargentino@hotmail.com" target="_blank">musicoyargentino@hotmail.com</a>> escreveu:</span> 
<div><span class="e" id="q_1156c3e182a15ceb_1">
<div><span>
<blockquote class="gmail_quote" style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid"><br>Caros membros da lista,<br><br>Gostaria agradecer a todos os colegas e amigos que se manifestaram em
<br>relação a eliminação da prova específica. A grande maioria foi favorável a<br>prova. Um único membro se posicionou contra (acho que valeria a pena que ele <br>fizesse a sua colocação para a lista).<br><br>O colega Edilson Rocha solicitou alguns esclarecimentos em relação a nossa
<br>situação aqui no Acre. Então, vamos lá:<br><br>>Naturalmente que a entrada de alunos "não iniciados" trará alguns problemas <br>>que precisarão ser solucionados, com algum esforço certamente. Os membros
<br>>da Câmara tem conciência dos possíveis desdobramentos da medida?<br><br>A reunião da Câmara de Ensino na qual foi decidida a eliminação da prova de <br>música não teve nenhum representante da nossa área para defender a posição
<br>do Colegiado de Música. Os conselheiros da nossa área foram convocados<br>depois da data da reunião. Nenhum membro da Câmara presente na reunião tem <br>formação musical. O processo do dia 6/10/2006 no qual o colegiado solicita a
<br>inclusão da prova prática no vestibular (os candidatos da UFAC só fazem<br>prova escrita) nunca foi apreciado pela Câmara. Resumindo, os membros da <br>Câmara não podem ter consciência dos desdobramentos da medida já que eles
<br>não atuam no curso de música da UFAC.<br><br>>A universidade pretende ofertar alguma cadeira específica para o ensino da<br>>linguagem musical ou coisa que o valha, a fim de transformar o licenciando <br>>em um músico antes de tudo, com o devido embasamento teórico?
<br><br>O Colegiado de Música recentemente concluiu a reformulação do Projeto<br>Pedagógico do curso. Para nós, na UFAC, seria muito interessante conhecer a <br>opinião dos colegas em relação a esta proposta. Mesmo antes de entrar nessa
<br>discussão, acho que a pergunta do Edilson já contém a resposta: "transformar<br>o licenciando em um músico antes de tudo". Essa é a filosofia da nossa <br>proposta, o professor de música é simplesmente um músico com formação
<br>pedagógica. Isto é, o aluno precisa saber ler, escrever, reger, tocar e<br>compor.<br><br>>Foi lembrado o fato da possível grande evasão neste caso? <br><br>A evasão é um fato. A primeira turma da UFAC fez uma prova escrita que não
<br>excluiu praticamente nenhum dos 500 candidatos. Esse erro foi corrigido no<br>segundo vestibular, no entanto, este é o saldo: "O resultado do ingresso de <br>analfabetos musicais no curso de música pode ser avaliado pela proporção
<br>entre desistentes leigos e alunos com aproveitamento. 100% dos analfabetos<br>musicais que ingressaram na primeira turma do curso não compareceram as <br>aulas, trancaram a sua matrícula ou desistiram. Em contrapartida, os alunos
<br>com formação musical tiveram um bom desempenho, inclusive dando a sua<br>contribuição nos eventos artísticos da universidade e no trabalho de <br>formação de platéia no Colégio de Aplicação, assim como desenvolvendo e
<br>participando de projetos de educação musical." (Colegiado de Música).<br><br>>O curso será estendido?<br><br>Não. O curso tem 3200 horas/aula. <br><br>>Existem cursos de extensão ofertados pela universidade voltados para a
<br>>preparação de candidatos para a prova de habilidade específica no nível em<br>>que o professorado considera suficiente?<br><br>O Curso de Música da UFAC tem dois professores efetivos. Levando em conta <br>que existem duas turmas e que cada uma cursa 7 ou 8 disciplinas por
<br>semestre, é só fazer as contas... Os nossos três projetos de extensão estão<br>voltados para áreas carentes na cidade de Rio Branco: tecnologia musical e <br>música de câmara.<br><br>>Existem bandas, fanfarras e outros grupos privados ou não que estejam
<br>>preparando estes futuros alunos?<br><br>Sem dúvida. "O Colégio de Aplicação da UFAC oferece a disciplina música há <br>sete anos, a escola Villa-Lobos vem formando pianistas há mais de 2<br>décadas.O Estado oferece cursos de música na Usina de Artes e no Centro
<br>Comunitário Tucumã (gratuitos). A Ong Musicalizar já atendeu mais de 1000 <br>alunos em cursos de formação básica em seus projetos sociais. Duas bandas<br>militares na cidade de Rio Branco têm mais de 50 anos de existência. A
<br>Orquestra Filarmônica do Acre tem mais de 10 anos de atuação, e existem <br>aproximadamente 70 fanfarras nas escolas do estado (onde os participantes<br>recebem aulas de iniciação musical)." (Colegiado de Música).
<br><br>>A procura pela licenciatura em música é grande ou apresenta declínio ao <br>>longo dos anos?<br><br>"Não é por ausência de candidatos à profissão de professor de música que a<br>prova não possa ser realizada, já que é exatamente para esta imensa
<br>clientela - o público alvo do curso, formado na dúzia de instituições <br>públicas e privadas que oferecem cursos de iniciação musical  - que a mesma<br>deve ser mantida e ampliada passando a incluir uma parte escrita (teoria
<br>musical), uma perceptiva (história da música) e uma prática (instrumento). A <br>proporção de candidatos por vaga (sete no último vestibular), é uma das mais<br>altas do Brasil" (Colegiado de Música).<br><br>>O que é que a UFAC espera entregar à sociedade em se tratando de
<br>>licenciados em música? E o que é que a sociedade acreana (a primeira <br>>beneficiada pela universidade) espera receber?<br><br>Aqui, caro Edilson, você coloca o dedo na ferida. Existem dois projetos<br>claramente delineados: a proposta do Colegiado de Música (que você vai poder
<br>apreciar através do Projeto Pedagógico do curso) e a proposta de um grupo <br>vinculado a dois grandes departamentos. Cito de forma literal a postura<br>deste último, "precisamos derrubar o curso de música". Acho que não preciso
<br>dar mais detalhes.<br><br>Agradeço mais uma vez as informações valiosíssimas e as manifestações de <br>apoio dos colegas. Mandarei um resumo dos resultados após a reunião do<br>Conselho Universitário.<br><br>Um abraço para todos,
<br><br>Dr. Damián Keller<br>Coordenador, Curso de Música<br>Universidade Federal do Acre<br><br>Chair, Division of Music<br>Federal University of Acre<br><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target="_blank">
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br></blockquote></span></div></span></div></div></blockquote></div><br>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM<br><a onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
<br>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(81) 88591476 (celular)<br>Endereço:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE