<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3199" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff size=2>Caro 
Hugo... </FONT></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>Entendo as suas palavras... mas se fosse tentar compreende-las posso 
correr o risco de querer tirar do currículo mínimo obrigatório disciplinas tais 
como ortografia e gramática da língua portuguesa (ou de qualquer outra 
língua...). Como ficaria, então, a nossa comunicação escrita e a nossa história 
comum? Que futuro teríamos enquanto cientistas?</FONT></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2>Saudações,</FONT></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007>
<P><FONT size=2>======================================<BR>Pablo Sotuyo 
Blanco<BR>Programa de Pós-Graduação em Música<BR>Escola de 
Música<BR>Universidade Federal da 
Bahia<BR>======================================<BR>e-mailto: 
psotuyo@ufba.br<BR>homepage: <A href="http://www.ufba.br/~psotuyo/" 
target=_blank>http://www.ufba.br/~psotuyo/</A><BR>======================================</FONT> 
</P></SPAN></DIV>
<DIV><SPAN class=609133511-12102007><FONT face=Arial color=#0000ff 
size=2></FONT></SPAN> </DIV>
<BLOCKQUOTE>
  <DIV class=OutlookMessageHeader dir=ltr align=left><FONT face=Tahoma 
  size=2>-----Mensagem original-----<BR><B>De:</B> 
  anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]<B>Em 
  nome de </B>Hugo Leonardo Ribeiro<BR><B>Enviada em:</B> sexta-feira, 12 de 
  outubro de 2007 03:57<BR><B>Para:</B> anppom-l@iar.unicamp.br; eduardo 
  luedy<BR><B>Assunto:</B> Re: [ANPPOM-L]Qual a música que queremos em nossas 
  Universidades?<BR><BR></FONT></DIV>Realmente, parece que voltamos uns cem 
  anos. Há tempos não lia um discurso evolucionista desse...<BR>Pensar a análise 
  musical somente em seus aspectos formais-tecnicistas é muito reducionista. É 
  como se descartássemos toda a contribuição da Etnomusicologia e da New 
  Musicology (altamente influenciada pela primeira) para a compreensão das 
  experiências musicais. Talvez Nicholas Cook tenha realmente ficado "biruta" 
  quando escreveu "agora somos todos (etno)musicólgos". <BR><A 
  onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" 
  href="http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/viewFile/110/84" 
  target=_blank>http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/viewFile/110/84</A><BR><BR>********<BR>Será 
  que vocês acham que sou um garotinho revoltado com essas disciplinas? Algo 
  estranho para alguém que se formou em Composição na UFBA, e cuja área de 
  atuação é justamente as disciplinas de contraponto, harmonia e análise. 
  Falando em contraponto, quem já deu uma olhada em minha edição do Gradus ad 
  Parnassum em português (quem sabe até o final do ano eu finalmente tenha a 
  paciência de completar a tradução completa...)? <BR><A 
  onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" 
  href="http://www.hugoribeiro.com.br/textos/fux.pdf" 
  target=_blank>http://www.hugoribeiro.com.br/textos/fux.pdf </A><BR><BR>Para 
  não falar em minha tese de doutorado em etnomusicologia (sob orientação de 
  Manuel Veiga), recheada de análise musical tradicional, sem a qual não 
  conseguiria entender a música das bandas estudadas. Mas, obviamente, como todo 
  bom etnomusicólogo, meu olhar analítico não se restringiu somente aos aspectos 
  sonoros... <BR><A onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)" 
  href="http://www.hugoribeiro.com.br/textos/tese_crua.pdf" 
  target=_blank>http://www.hugoribeiro.com.br/textos/tese_crua.pdf</A><BR><BR>******<BR>Nunca 
  disse que não gostava de contraponto ou harmonia. O que eu questionei é se 
  essas disciplinas devem fazer parte do currículo obrigatório de todos que 
  pretendam um curso superior em música? <BR><BR>Durante esse encontro da ABEM 
  teve um momento que pudemos discutir um pouco sobre a importância em se 
  definir quais as teorias sobre música que estão subjacentes aos currículos dos 
  cursos de graduação e música no Brasil. Ou seja, quais as bases 
  epistemológicas sobre as quais definimos qual o conhecimento musical deve ser 
  exigido como o mínimo para se reconhecer determinado músico como merecedor de 
  um diploma de graduado em música. Digo dessa forma porque, atualmente, existe 
  um conjunto de disciplinas centrais que são consideradas como condição "sine 
  qua non" para qualquer um que deseje se formar em música. Seja ele um 
  compositor, regente, violinista ou educador musical. Refletir sobre essas 
  bases epistemológicas é importante para se definir o que e como avaliar. E 
  mais ainda, voltando para o assunto que gerou toda essa discussão, definir 
  qual o conhecimento que deve ser exigido numa prova de conhecimento específico 
  de música. <BR><BR>Mas o que é triste mesmo, é constatar que alguns 
  profissionais se recusam a refletir sobre suas práticas e quais as teorias que 
  as orientam, preferindo não se envolver nos processos de reformulação 
  curricular, ou mesmo na produção de conhecimento acadêmico sobre sua área de 
  atuação. Lembro-me de um concurso que participei há pouco tempo atrás, no qual 
  um dos candidatos havia nos dito (aos demais candidatos), pouco antes da 
  divulgação do resultado, que compositor não tem que escrever artigos, não tem 
  que ir para congresso, não tem que se envolver em questões pedagógicas. 
  Compositor tem que compor. E que uma tese de doutorado de um compositor 
  deveria ser somente uma composição e pronto. E olha que ele havia acabado de 
  retornar de um doutorado nos E.U.A. <BR><BR>São profissionais como esses que 
  acabam transformando nossas graduações em música em conservatórios 
  musicais...<BR><BR>*******<BR>Interessante também como, em uma lista tão 
  grande, tal assunto só desperte interesse de quatro pessoas (2x2). Talvez seja 
  hora de eu me abster. Talvez Luedy faça o mesmo. Não estou afim de representar 
  uma bandeira tão controversa, mesmo que seja somente pelo prazer de exercitar 
  a retórica, e sofrer as consequências sozinho. Afinal, quem é esse tal de 
  Hugo, de Sergipe? <BR>Aliás, onde fica Sergipe mesmo? :)<BR><BR>Um abraço de 
  caranguejo,<BR><SPAN class=sg><BR>Hugo Ribeiro</SPAN> 
</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>