Prezado Rubens e demais colegas,<br><br>Não é educado chamar de "bobagem" a expressão do ponto de vista de um colega. Em todo caso, não numa lista pública como esta.<br>O contraponto de Bach, trazido à baila por Antunes, é europeu. Assim como este alfabeto é latino, os algarismos 1 e 2 são arábicos e o futebol é o esporte bretão. Isso não nos impede de usá-los, nem afirmaria eu tal coisa. O que afirmo (aliás afirmamos eu e, por assim dizer, a torcida do Flamengo - não confundir com a torcida dos franco-flamengos) é que o domínio do contraponto europeu não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico.
<br>Saudações,<br>Carlos<br><br><br><div><span class="gmail_quote">On 10/12/07, <b class="gmail_sendername">Rubens Ricciardi</b> <<a href="mailto:rrrr@usp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
rrrr@usp.br</a>
> wrote:</span><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">





<div bgcolor="#ffffff">
<div><span>
<div><font face="Arial" size="2">meus caros...</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">onde estamos????</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">"contraponto europeu"??? - </font><font face="Arial" size="2">que bobagem é esta???</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">ha, então o futebol (invenção inglesa!) também 
é europeu (aliás, não é o esporte mais popular por lá 
também)????</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">nossa senhora, por que será então que eu torço aqui 
pro meu glorioso Comercial de Ribeirão Preto???</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">certamente uma postura eurocentrista e com certeza 
politicamente incorreta (estes corinthianos, estes flamenguistas, todos uns 
vendidos à submissão eurocêntrica)...</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">pois viva a nossa identidade, viva a nossa 
verdadeira cultura, abaixo toda e qualquer forma de inteligência 
estrangeira!!!...</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
<div><font face="Arial" size="2">Rubens Ricciardi</font></div>
<div><font face="Arial" size="2"></font> </div></span>
<div><font face="Arial" size="2">PS: caro Silvio Ferraz, concordo com vc que o 
estudo dos contrapontos deve ser sempre desenvolvido nos contextos das 
linguages, porisso, já há alguns anos venho dando aulas do contraponto da 
Polifonia Gótica em seus primórdios, da Ars Antiqua (em especial 
Perotinus) e da Ars Nova (em especial Machault e Landini), até os primeiros 
polifonistas franco-flamengos quando se inicia o 
Renascimento, realmente é muito mais enriquecedor que trabalhar só com as 5 
espécies do Fux ou com os recursos dos contrapontos em meio aos diversos estilos 
e época do sistema tonal...</font></div></div>
<blockquote style="border-left: 2px solid rgb(0, 0, 0); padding-right: 0px; padding-left: 5px; margin-left: 5px; margin-right: 0px;"><span>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;">----- Original Message ----- </div>
  <div style="background: rgb(228, 228, 228) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;">

<b>From:</b> 
  <a title="carlos.sandroni@gmail.com" href="mailto:carlos.sandroni@gmail.com" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">Carlos Sandroni</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>To:</b> <a title="antunes@unb.br" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">

antunes@unb.br</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Cc:</b> <a title="anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">

anppom-l@iar.unicamp.br</a> ; <a title="hugoleo75@gmail.com" href="mailto:hugoleo75@gmail.com" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">hugoleo75@gmail.com</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Sent:</b> Friday, October 12, 2007 3:10 
  PM</div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Subject:</b> Re: [ANPPOM-L]Qual a música que 
  queremos em nossas Universidades?</div>
  <div><br></div></span><div><span>
  <div>Prezado Antunes e demais colegas,</div>
  <div> </div>
  <div>Citando:</div>
  <div> </div>
  <div>"A fuga nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral das 
  Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente. <br>O estudo da estrutura 
  dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso no estudo da 
  estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, garante o sucesso no 
  estudo da estrutura dos cantos a duas vozes das lamentações fúnebres." 
  <br> </div>
  <div>Fim da citação.</div>
  <div> </div>
  <div>"Mais complexo" e "menos complexo", aqui, do ponto de vista do 
  contraponto europeu. A harmonia de Wagner também é mais complexa que a 
  dos Beatles. Mas saber harmonia e contraponto nao nos habilitam a 
  compreender nem formalmente, e muito menos estruturalmente, música 
  vocal das Ilhas Salomon ou rock. (No caso do rock saber alguns 
  acordes pode às vezes ajudar).  </div>
  <div> </div>
  <div>Se voce analisa polifonias do Pacífico ou dos pigmeus com 
  instrumentos teóricos de contraponto europeu, o resultado é a 
  primeira e a segunda frases citada acima. Esta é uma das razões 
  pelas quais a terceira e a quarta frases citadas acima são, na opinião 
  dos etnomusicólogos, falsas (isto inclui Hugo Zemp, que estudou a fundo 
  as polifonias das Ilhas Salomon). </div>
  <div> </div>
  <div>Abraços,</div>
  <div>Carlos<br><br> </div>
  <div><span class="gmail_quote">On 10/12/07, <b class="gmail_sendername">Jorge 
  Antunes</b> <<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">antunes@unb.br</a>> 
  wrote:</span> 
  <blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0px 0px 0px 0.8ex; padding-left: 1ex;">Eduardo: 

    <p>Você está usando a palavra "forma", que nunca utilizei. No escopo de 
    nosso debate ela não cabe. <br>Você fala em "complexidade formal" e em se 
    "compreender formalmente o contraponto".<br>Nunca me referi a forma. Sempre 
    estou me referindo a estrutura. <br>Estou falando em complexidade 
    estrutural. <br>Também nunca disse que a análise se sustenta unicamente pela 
    abordagem estrutural e formal. <br>As aspectos simbólicos e contextuais hão 
    de vir, numa boa análise, a ser estudados profundamente após as análises 
    estrutural e formal. <br>Mas aquela ficará solta, descontextualizada e 
    superficial, se estas não se estabelecerem antes. <br>A fuga nº 24 é bem 
    complexa estruturalmente. A lamentação de funeral das Ilhas Solomos é bem 
    menos complexa estruturalmente. <br>O estudo da estrutura dos cantos a duas 
    vozes dessas lamentações não garante sucesso no estudo da estrutura da fuga. 
    Mas o estudo da estrutura da fuga, garante o sucesso no estudo da estrutura 
    dos cantos a duas vozes das lamentações fúnebres. <br>Veja, estou falando em 
    estrutura. Quanto à forma, os níveis de complexidade são altos nos dois 
    casos. As lamentações fúnebres têm, em geral, a forma ABAB CBCB. A fuga nº 
    24, segundo caderno, tem forma de fuga tripla, com a complexidade imposta 
    pelo uso de três sujeitos. <br>Para completar as análises, aí sim, seria 
    necesssário abordar as questões que você menciona. Seria então preciso 
    abordar a religiosidade de Bach, suas construções quiasmáticas, sua época, 
    seu entorno, sua fixação na cristologia e seu encantamento pelas letras de 
    seu próprio nome (b, a, c, h). Quanto às Lamentações fúnebres das imediações 
    da Polinésia, seria necessário, na etapa final da análise, considerar a 
    coreografia da dança ritual <i>suahongi</i>, as escalas usadas, suas 
    simbologias, ritmos, andamentos, textos, o gestual da distribuição de 
    alimentos durante o velório, etc. <br>Abraço, <br>Jorge Antunes <br>  
    <br>  <br>  <br>  </p></blockquote></div>Carlos 
  Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em 
  Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao 
  Centre de Recherches en Ethnomusicologie<br>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris 
  <br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de 
  Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 
  8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no 
  Brasil:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE 

  </span></div><p>
  </p><hr>

  <p></p>________________________________________________<span><br>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________
  </span><span><p>
  </p><hr>

  <p></p>No virus found in this incoming message.<br>Checked by AVG Free 
  Edition. <br>Version: 7.5.488 / Virus Database: 269.14.5/1058 - Release Date: 
  8/10/2007 16:54<br><p></p></span><p></p></blockquote></div>
</blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie
<br>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>

Endereço pessoal no Brasil:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE