Ou isso!<br><br><div><span class="gmail_quote">On 10/14/07, <b class="gmail_sendername">Pablo Sotuyo Blanco</b> <<a href="mailto:psotuyo@ufba.br">psotuyo@ufba.br</a>> wrote:</span><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">




<div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Só pra 
cutucar mais um pouco este "caldeirão"...</font></span></div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">(Desculpe Sandroni... não resisti à tentação... ;-)</font></span></div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">O 
alfabeto não é latino... é grego pois vem de Alfa Beta. O abecedário é latino 
(vindo de A Be Ce...), assim como o alefato é hebraico (embora os puristas o 
chamam de Alef-Beth...).</font></span></div>
<div><span></span><span></span> </div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Dixit... ;-)</font></span></div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2"></font></span> </div>
<div><span><font color="#0000ff" face="Arial" size="2">Pablo.</font></span></div>
<blockquote>
  <div dir="ltr" align="left"><font face="Tahoma" size="2">-----Mensagem original-----<br><b>De:</b> 
  <a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a> [mailto:<a href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</a>]<b>Em 
  nome de </b>Carlos Sandroni<br><b>Enviada em:</b> domingo, 14 de outubro de 
  2007 11:21<br><b>Para:</b> Rubens Ricciardi<br><b>Cc:</b> <a href="mailto:hugoleo75@gmail.com" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">hugoleo75@gmail.com</a>; 
  <a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">anppom-l@iar.unicamp.br</a><br><b>Assunto:</b> Re: [ANPPOM-L]Qual a música que 
  queremos em nossas Universidades?<br><br></font></div><div><span class="e" id="q_1159efb3e6404ee3_1">Prezado Rubens e demais 
  colegas,<br><br>Não é educado chamar de "bobagem" a expressão do ponto de 
  vista de um colega. Em todo caso, não numa lista pública como esta.<br>O 
  contraponto de Bach, trazido à baila por Antunes, é europeu. Assim como este 
  alfabeto é latino, os algarismos 1 e 2 são arábicos e o futebol é o esporte 
  bretão. Isso não nos impede de usá-los, nem afirmaria eu tal coisa. O que 
  afirmo (aliás afirmamos eu e, por assim dizer, a torcida do Flamengo - não 
  confundir com a torcida dos franco-flamengos) é que o domínio do contraponto 
  europeu não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico. 
  <br>Saudações,<br>Carlos<br><br><br>
  <div><span class="gmail_quote">On 10/12/07, <b class="gmail_sendername">Rubens 
  Ricciardi</b> <<a href="mailto:rrrr@usp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)"> rrrr@usp.br</a> > wrote:</span>
  <blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">
    <div bgcolor="#ffffff">
    <div><span>
    <div><font face="Arial" size="2">meus caros...</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">onde estamos????</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">"contraponto europeu"??? - </font><font face="Arial" size="2">que bobagem é esta???</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">ha, então o futebol (invenção inglesa!) também 
    é europeu (aliás, não é o esporte mais popular por lá 
    também)????</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">nossa senhora, por que será então que eu torço 
    aqui pro meu glorioso Comercial de Ribeirão Preto???</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">certamente uma postura eurocentrista e com 
    certeza politicamente incorreta (estes corinthianos, estes 
    flamenguistas, todos uns vendidos à submissão eurocêntrica)...</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">pois viva a nossa identidade, viva a nossa 
    verdadeira cultura, abaixo toda e qualquer forma de inteligência 
    estrangeira!!!...</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div>
    <div><font face="Arial" size="2">Rubens Ricciardi</font></div>
    <div><font face="Arial" size="2"></font> </div></span>
    <div><font face="Arial" size="2">PS: caro Silvio Ferraz, concordo com vc que o 
    estudo dos contrapontos deve ser sempre desenvolvido nos contextos das 
    linguages, porisso, já há alguns anos venho dando aulas do contraponto da 
    Polifonia Gótica em seus primórdios, da Ars Antiqua (em especial 
    Perotinus) e da Ars Nova (em especial Machault e Landini), até os 
    primeiros polifonistas franco-flamengos quando se inicia o 
    Renascimento, realmente é muito mais enriquecedor que trabalhar só com 
    as 5 espécies do Fux ou com os recursos dos contrapontos em meio aos 
    diversos estilos e época do sistema tonal...</font></div></div>
    <blockquote style="border-left: 2px solid rgb(0, 0, 0); padding-right: 0px; padding-left: 5px; margin-left: 5px; margin-right: 0px;"><span>
      <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;">----- Original 
      Message ----- </div>
      <div style="background: rgb(228, 228, 228) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;">
<b>From:</b> 
      <a title="carlos.sandroni@gmail.com" href="mailto:carlos.sandroni@gmail.com" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">Carlos Sandroni</a> 
      </div>
      <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>To:</b> <a title="antunes@unb.br" href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
antunes@unb.br</a> </div>
      <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Cc:</b> <a title="anppom-l@iar.unicamp.br" href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">
anppom-l@iar.unicamp.br</a> ; <a title="hugoleo75@gmail.com" href="mailto:hugoleo75@gmail.com" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">hugoleo75@gmail.com</a> 
      </div>
      <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Sent:</b> Friday, 
      October 12, 2007 3:10 PM</div>
      <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none;"><b>Subject:</b> Re: 
      [ANPPOM-L]Qual a música que queremos em nossas Universidades?</div>
      <div><br></div></span>
      <div><span>
      <div>Prezado Antunes e demais colegas,</div>
      <div> </div>
      <div>Citando:</div>
      <div> </div>
      <div>"A fuga nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral 
      das Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente. <br>O estudo da 
      estrutura dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso 
      no estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, garante 
      o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas vozes das lamentações 
      fúnebres." <br> </div>
      <div>Fim da citação.</div>
      <div> </div>
      <div>"Mais complexo" e "menos complexo", aqui, do ponto de vista do 
      contraponto europeu. A harmonia de Wagner também é mais complexa que a 
      dos Beatles. Mas saber harmonia e contraponto nao nos habilitam a 
      compreender nem formalmente, e muito menos estruturalmente, música 
      vocal das Ilhas Salomon ou rock. (No caso do rock saber alguns 
      acordes pode às vezes ajudar).  </div>
      <div> </div>
      <div>Se voce analisa polifonias do Pacífico ou dos pigmeus com 
      instrumentos teóricos de contraponto europeu, o resultado é a 
      primeira e a segunda frases citada acima. Esta é uma das razões 
      pelas quais a terceira e a quarta frases citadas acima são, na 
      opinião dos etnomusicólogos, falsas (isto inclui Hugo Zemp, que 
      estudou a fundo as polifonias das Ilhas Salomon). </div>
      <div> </div>
      <div>Abraços,</div>
      <div>Carlos<br><br> </div>
      <div><span class="gmail_quote">On 10/12/07, <b class="gmail_sendername">Jorge 
      Antunes</b> <<a href="mailto:antunes@unb.br" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">antunes@unb.br</a>> 
      wrote:</span> 
      <blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0px 0px 0px 0.8ex; padding-left: 1ex;">Eduardo: 

        <p>Você está usando a palavra "forma", que nunca utilizei. No escopo de 
        nosso debate ela não cabe. <br>Você fala em "complexidade formal" e em 
        se "compreender formalmente o contraponto".<br>Nunca me referi a forma. 
        Sempre estou me referindo a estrutura. <br>Estou falando em complexidade 
        estrutural. <br>Também nunca disse que a análise se sustenta unicamente 
        pela abordagem estrutural e formal. <br>As aspectos simbólicos e 
        contextuais hão de vir, numa boa análise, a ser estudados profundamente 
        após as análises estrutural e formal. <br>Mas aquela ficará solta, 
        descontextualizada e superficial, se estas não se estabelecerem antes. 
        <br>A fuga nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral 
        das Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente. <br>O estudo da 
        estrutura dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso 
        no estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, 
        garante o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas vozes das 
        lamentações fúnebres. <br>Veja, estou falando em estrutura. Quanto à 
        forma, os níveis de complexidade são altos nos dois casos. As 
        lamentações fúnebres têm, em geral, a forma ABAB CBCB. A fuga nº 24, 
        segundo caderno, tem forma de fuga tripla, com a complexidade imposta 
        pelo uso de três sujeitos. <br>Para completar as análises, aí sim, seria 
        necesssário abordar as questões que você menciona. Seria então preciso 
        abordar a religiosidade de Bach, suas construções quiasmáticas, sua 
        época, seu entorno, sua fixação na cristologia e seu encantamento pelas 
        letras de seu próprio nome (b, a, c, h). Quanto às Lamentações fúnebres 
        das imediações da Polinésia, seria necessário, na etapa final da 
        análise, considerar a coreografia da dança ritual <i>suahongi</i>, as 
        escalas usadas, suas simbologias, ritmos, andamentos, textos, o gestual 
        da distribuição de alimentos durante o velório, etc. <br>Abraço, 
        <br>Jorge Antunes <br>  <br>  <br>  <br>  
      </p></blockquote></div>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, 
      UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 
      2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en 
      Ethnomusicologie<br>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris <br>Endereço pessoal na 
      França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - 
      Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 8596 (telefone e 
      fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no Brasil:<br>Rua das 
      Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE </span></div>
      <p></p>
      <hr>

      <p></p>________________________________________________<span><br>Lista de 
      discussões ANPPOM <br><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank" onclick="return top.js.OpenExtLink(window,event,this)">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>________________________________________________ 
      </span><span>
      <p></p>
      <hr>

      <p></p>No virus found in this incoming message.<br>Checked by AVG Free 
      Edition. <br>Version: 7.5.488 / Virus Database: 269.14.5/1058 - Release 
      Date: 8/10/2007 16:54<br>
      <p></p></span>
      <p></p></blockquote></div></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- 
  <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de 
  Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador 
  Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie <br>CNRS - LESC UMR 7186 
  - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de 
  Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 
  8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no 
  Brasil:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE 
</span></div></blockquote></div>
</blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie
<br>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>
Endereço pessoal no Brasil:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE