<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
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<META content="MSHTML 6.00.2900.3199" name=GENERATOR></HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caríssimo Prof. Antunes,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>concuro com tudo, em gênero, número e 
grau,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas queira desculpar, tem um úm item 
no seu texto que precisa ser corrigido: recomendo a leitura do excelente 
livro do meu amigo Franz Rueb "48 variações sobre Bach" (pela Companhia das 
Letras), aí se observa como Bach tinha uma relação muito difícil com a igreja - 
e talvez fosse mesmo até ateu (ou seja, não era religioso, pois trocaria até de 
bom grado um patrão evangélico por outro católico que fosse mais inteligente 
para com a música e o trabalho dele)... - nada de "carola" ou coisa que o valha, 
vale a pena ler o livro!...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
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  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=silvio.ferraz@terra.com.br 
  href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, October 14, 2007 8:43 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L]Qual a música que 
  queremos em nossas Universidades?</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV>Caro Silvio: 
  <P>Fux é velho e caduco demais para meu gosto. <BR>Estou me referindo a Bach, 
  às orquestrações de Ligeti, às polifonias e ritmicas complexas a muitas vozes 
  e a Julien Falk. <BR>O raciocínio que você desenvolve é equivocado, porque dá 
  a entender que a ciência de um povo A , nunca poderá explicar os fenômenos do 
  povo B. A ciência do povo A só serviria, segundo seu raciocínio, para explicar 
  os fenômenos do povo A. <BR>Seguindo seu raciocínio concluiríamos que o arco e 
  a flecha dos índios são verdadeiros mistérios, porque a Física ocidental nada 
  consegue explicar. <BR>Bach comia comida diferente da que eu como. Mas eu 
  compreendo a música dele (Bach não chegou a conhecer a pizza e a feijoada!). 
  <BR>Ele era um carola asqueroso para meu gosto: eu detesto padres, pastores, 
  evangelhos e igrejas. Mas eu compreendo a música de Bach. <BR>Bach criava os 
  filhos de jeito diferente do meu. Tinha doença que eu não tenho. Benjamin 
  Briten namorava de modo diferente do meu, mas eu compreendo a música deles. 
  <BR>Essa preconização do hermetismo total e da inexplicabilidade de outras 
  culturas é pessimismo acadêmico, é capitulação científica, é descrédito nos 
  saberes. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  <BR>  
  <P>silvio wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
    <STYLE type=text/css>BLOCKQUOTE {
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</STYLE>
    antunes a resposta é tão simples, q me pergunto pq vc a estaria 
    evitando.veja bem, estou tentando pensar o que vc diz em sua mensagem.vc 
    entendeu a música dos povo do pacífico como bom ocidental que somos.leu 
    diversos livros qualificados e ligitimados pelo tempo e universidades, 
    depois aplicou sua leiturar em análise de música de outros povos...q falam 
    diferente, comem outra comida, namoram de outro modo, criam os filhos de 
    outro jeito, têm doenças q nem sabemos quais são (tirando aquelas que as 
    colonizações lhes impuseram).e nesta aplicação encontrou proximidades entre 
    esta música e nossas práticas de consonância, movimento contrário, dobrar 
    vozes em terças no max X vezes, não usar quartas entre baixo e tenor fora 
    das excessões, e com isto vc ouviu uma música em escalas não temperadas, com 
    instrumentos feitos sem nossas tecnologias de afinação, mas mesmo assim 
    imaginou poder reduzir tudo a FUX.o que eu poderia dizer disso é q vc 
    analisou e encontrou coisas sem dúvida importantes para teu trabalho, mas 
    não aprendeu nada com elas a não ser aquilo que tuas ferramentas de análise 
    lhe permitem. pelo viés do contraponto de fux...(pobre fux, um 
    gramatólogo musical que para dizer "vá" escreve mil "não vai não" e que não 
    teve a oportunidade de conhecer modos de genrenciamento de dados imensamente 
    eficientes...e q se tivesse conhecido sem dúvida dava uma guaribada na 
    cartilha dele) sempre conseguiremos chegar onde já sabiámos estar.já, em 
    estudos de campo em que o contato com os praticantes desta música que 
    estamos estudando é realmente levado em conta enqto aprendizado, talvez o 
    que se revele seja outra coisa: por isto insisto em uma pequena análise q 
    blacking faz de uma linha melódica venda e nos revela como os vendas pensam 
    esta melodia, o que difere em muito do q nós pensamos sobre as melodias do 
    mundo. a própria idéia de patterns acredito q ela não apareça em fux. 
    estou errado? não estaria vc recorrendo a princípios universais (ou 
    seja, ocidentais) de pensar as coisas, ao invés de tentar aprender outros 
    modos de se ver as coisas? forrte abraçosivlio   
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Prezado Carlos Sandroni:</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Você afirma que o domínio do contraponto 
      europeu não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico. 
      <BR>Essa afirmação é interessante, porque bombástica para mim. <BR>Não me 
      considero dono da verdade e, assim, gostaria de me fazer todo ouvidos, 
      para que você me convença acerca dessa sua convicção. <BR>Talvez isso seja 
      possível, se você me der exemplos concretos. Você poderia citar nomes de 
      pessoas que dominam o contraponto "europeu" e que, apesar de possuirem 
      esse domínio, não estão capacitadas para compreender as polifonias vocais 
      do Pacífico.</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Eu, de minha parte, tenho exemplos que 
      demostram justamente o contrário. <BR>Para escrever meu mais recente 
      livro, intitulado Sons Novos para a Voz, passei dois anos, de setembro de 
      2005 a agosto de 2007, estudando todas as manifestações musicais do mundo, 
      produzidas com o aparelho fonador. <BR>Estudei todos os trabalhos de Hugo 
      Zemp, Trân Quang Hai, Jean-Michel Beaudet, Jacques Bouët, Gilles Léothaud 
      e Bernard Lortat-Jacob, sobre as práticas vocais contrapontísticas de 
      Taiwan, Georgia, Albania, Itália, Ilhas Solomon, República da África 
      Central (Pigmeus e Banda Linda), Etiópia e Indonésia. <BR>O estudo abordou 
      as construções mais complexas, desde os cantos a duas vozes de Malita 
      (Ilhas Solomon), passando pela polifonia a três vozes de Tai-Tung, no 
      Taiwan, até as polifonias a doze vozes dos portuários de Gênova, na Itália 
      (o canto trallallero) e as canções himarioçe, no estilo Himara, cantadas 
      em Vlorë no sul da Albânia, que também são a 12 vozes. <BR>Para 
      compreender essas polifonias, entendo eu que o que me capacitou foi o 
      domínio que tenho do contraponto que você chama de europeu. O que eu chamo 
      de domínio do contraponto, não é aquela capacidade desenvolvida ao se 
      praticar contraponto modal a apenas duas vozes. Estou me referindo ao 
      domínio do contraponto florido a oito vozes, nas linguagens tonal e 
      atonal. São a essas práticas que chegam meus alunos em final de curso: 
      tonalismo clássico bachiano a 8 vozes e atonalismo integral de Julien Falk 
      a 8 vozes.</BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">A maioria dos etnomusicólogos que 
      mencionei acima, também dominam o contraponto florido a dois coros, porque 
      foram alunos do Conservatório de Paris. <BR>Talvez eu esteja enganado, e é 
      possível que minha compreensão das polifonias vocais dos diversos povos do 
      mundo não se deva ao domínio que tenho da técnica contrapontística. Talvez 
      o que me capacitou para tanto foi algum outro fator de que não tenho 
      consciência. Deixo então a você a incumbência de me passar exemplos que 
      demonstrem a sua convicção de que o contraponto "europeu" não capacita a 
      compreender as polifonias vocais do Pacífico. <BR>Abraço, <BR>Jorge 
      Antunes <BR>  <BR>  <BR>  <BR> </BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Carlos Sandroni wrote: 
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Prezado Rubens e demais 
      colegas,</BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">Não é educado chamar de "bobagem" a 
        expressão do ponto de vista de um colega. Em todo caso, não numa lista 
        pública como esta. <BR>O contraponto de Bach, trazido à baila por 
        Antunes, é europeu. Assim como este alfabeto é latino, os algarismos 1 e 
        2 são arábicos e o futebol é o esporte bretão. Isso não nos impede de 
        usá-los, nem afirmaria eu tal coisa. O que afirmo (aliás afirmamos eu e, 
        por assim dizer, a torcida do Flamengo - não confundir com a torcida dos 
        franco-flamengos) é que o domínio do contraponto europeu não capacita a 
        compreender as polifonias vocais do Pacífico. <BR>Saudações, <BR>Carlos 
        <P> On 10/12/07,<B> Rubens Ricciardi</B> <<A 
        href="mailto:rrrr@usp.br"> rrrr@usp.br</A> > wrote: 
        <BLOCKQUOTE> </BLOCKQUOTE>
        <BLOCKQUOTE><FONT face=Arial><FONT size=-1>meus caros...</FONT></FONT> 
          <FONT face=Arial><FONT size=-1>onde estamos????</FONT></FONT> <FONT 
          face=Arial><FONT size=-1>"contraponto europeu"??? - que bobagem é 
          esta???</FONT></FONT> <FONT face=Arial><FONT size=-1>ha, então o 
          futebol (invenção inglesa!) também é europeu (aliás, não é o esporte 
          mais popular por lá também)????</FONT></FONT> <FONT face=Arial><FONT 
          size=-1>nossa senhora, por que será então que eu torço aqui pro meu 
          glorioso Comercial de Ribeirão Preto???</FONT></FONT> <FONT 
          face=Arial><FONT size=-1>certamente uma postura eurocentrista e com 
          certeza politicamente incorreta (estes corinthianos, estes 
          flamenguistas, todos uns vendidos à submissão 
          eurocêntrica)...</FONT></FONT> <FONT face=Arial><FONT size=-1>pois 
          viva a nossa identidade, viva a nossa verdadeira cultura, abaixo toda 
          e qualquer forma de inteligência estrangeira!!!...</FONT></FONT> <FONT 
          face=Arial><FONT size=-1>Rubens Ricciardi</FONT></FONT> <FONT 
          face=Arial><FONT size=-1>PS: caro Silvio Ferraz, concordo com vc que o 
          estudo dos contrapontos deve ser sempre desenvolvido nos contextos das 
          linguages, porisso, já há alguns anos venho dando aulas do contraponto 
          da Polifonia Gótica em seus primórdios, da Ars Antiqua (em especial 
          Perotinus) e da Ars Nova (em especial Machault e Landini), até os 
          primeiros polifonistas franco-flamengos quando se inicia o 
          Renascimento, realmente é muito mais enriquecedor que trabalhar só com 
          as 5 espécies do Fux ou com os recursos dos contrapontos em meio aos 
          diversos estilos e época do sistema tonal...</FONT></FONT> 
          <BLOCKQUOTE>----- Original Message -----</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><B>From:</B> <A 
            href="mailto:carlos.sandroni@gmail.com">Carlos 
          Sandroni</A></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><B>To:</B> <A 
            href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><B>Cc:</B> <A 
            href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> ; 
            <A 
          href="mailto:hugoleo75@gmail.com">hugoleo75@gmail.com</A></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><B>Sent:</B> Friday, October 12, 2007 3:10 PM</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L]Qual a música que queremos 
            em nossas Universidades?</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE> Prezado Antunes e demais colegas, Citando: "A fuga 
            nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral das 
            Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente. <BR>O estudo da 
            estrutura dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante 
            sucesso no estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da 
            fuga, garante o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas 
            vozes das lamentações fúnebres."Fim da citação. "Mais complexo" e 
            "menos complexo", aqui, do ponto de vista do contraponto europeu. A 
            harmonia de Wagner também é mais complexa que a dos Beatles. Mas 
            saber harmonia e contraponto nao nos habilitam a compreender nem 
            formalmente, e muito menos estruturalmente, música vocal das Ilhas 
            Salomon ou rock. (No caso do rock saber alguns acordes pode às vezes 
            ajudar). Se voce analisa polifonias do Pacífico ou dos pigmeus com 
            instrumentos teóricos de contraponto europeu, o resultado é a 
            primeira e a segunda frases citada acima. Esta é uma das razões 
            pelas quais a terceira e a quarta frases citadas acima são, na 
            opinião dos etnomusicólogos, falsas (isto inclui Hugo Zemp, que 
            estudou a fundo as polifonias das Ilhas Salomon). Abraços,Carlos 
            <BR> On 10/12/07,<B> Jorge Antunes</B> <<A 
            href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A>> 
wrote:</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>  
            <BLOCKQUOTE>Eduardo:</BLOCKQUOTE>
            <BLOCKQUOTE>Você está usando a palavra "forma", que nunca 
              utilizei. No escopo de nosso debate ela não cabe. <BR>Você fala em 
              "complexidade formal" e em se "compreender formalmente o 
              contraponto". <BR>Nunca me referi a forma. Sempre estou me 
              referindo a estrutura. <BR>Estou falando em complexidade 
              estrutural. <BR>Também nunca disse que a análise se sustenta 
              unicamente pela abordagem estrutural e formal. <BR>As aspectos 
              simbólicos e contextuais hão de vir, numa boa análise, a ser 
              estudados profundamente após as análises estrutural e formal. 
              <BR>Mas aquela ficará solta, descontextualizada e superficial, se 
              estas não se estabelecerem antes. <BR>A fuga nº 24 é bem complexa 
              estruturalmente. A lamentação de funeral das Ilhas Solomos é bem 
              menos complexa estruturalmente. <BR>O estudo da estrutura dos 
              cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso no 
              estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, 
              garante o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas vozes 
              das lamentações fúnebres. <BR>Veja, estou falando em estrutura. 
              Quanto à forma, os níveis de complexidade são altos nos dois 
              casos. As lamentações fúnebres têm, em geral, a forma ABAB CBCB. A 
              fuga nº 24, segundo caderno, tem forma de fuga tripla, com a 
              complexidade imposta pelo uso de três sujeitos. <BR>Para completar 
              as análises, aí sim, seria necesssário abordar as questões que 
              você menciona. Seria então preciso abordar a religiosidade de 
              Bach, suas construções quiasmáticas, sua época, seu entorno, sua 
              fixação na cristologia e seu encantamento pelas letras de seu 
              próprio nome (b, a, c, h). Quanto às Lamentações fúnebres das 
              imediações da Polinésia, seria necessário, na etapa final da 
              análise, considerar a coreografia da dança ritual<I> suahongi</I>, 
              as escalas usadas, suas simbologias, ritmos, andamentos, textos, o 
              gestual da distribuição de alimentos durante o velório, etc. 
              <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  <BR>  
              <BR> </BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>Carlos Sandroni <BR>Departamento de Música, UFPE 
            <BR>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB <BR>Setembro 
            2007/Fevereiro 2008: <BR>Pesquisador Associado ao Centre de 
            Recherches en Ethnomusicologie <BR>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris 
            <BR>Endereço pessoal na França: <BR>Chez Duflo-Moreau <BR>199, rue 
            de Vaugirard <BR>75015 - Paris <BR>Telefone profissional no Brasil 
            <BR>(81) 2126 8596 (telefone e fax) <BR>(Recados com Anita) 
            <BR>Endereço pessoal no Brasil: <BR>Rua das Pernambucanas, 264/501 
            <BR>Graças - 52011-010 <BR>Recife - PE</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>
            <HR>
          </BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE> <BR>________________________________________________ 
            <BR>Lista de discussões ANPPOM <BR><A 
            href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
            <BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE>
            <HR>
          </BLOCKQUOTE>
          <BLOCKQUOTE> <BR>No virus found in this incoming message. 
            <BR>Checked by AVG Free Edition. <BR>Version: 7.5.488 / Virus 
            Database: 269.14.5/1058 - Release Date: 8/10/2007 16:54 <BR>  
            <BR>  <BR> </BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> <BR> </BLOCKQUOTE>
      <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">-- <BR>Carlos Sandroni <BR>Departamento 
        de Música, UFPE <BR>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB 
        <BR>Setembro 2007/Fevereiro 2008: <BR>Pesquisador Associado ao Centre de 
        Recherches en Ethnomusicologie <BR>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris 
        <BR>Endereço pessoal na França: <BR>Chez Duflo-Moreau <BR>199, rue de 
        Vaugirard <BR>75015 - Paris <BR>Telefone profissional no Brasil <BR>(81) 
        2126 8596 (telefone e fax) <BR>(Recados com Anita) <BR>Endereço pessoal 
        no Brasil: <BR>Rua das Pernambucanas, 264/501 <BR>Graças - 52011-010 
        <BR>Recife - PE</BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite">
      <HR width=400 SIZE=2>
    </BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"><FONT face="Trebuchet MS"><FONT 
      size=-1>E-mail classificado pelo Identificador de Spam 
      Inteligente.</FONT></FONT> <BR><FONT face="Trebuchet MS"><FONT 
      size=-1>Para alterar a categoria classificada, visite 
      o<SPAN></SPAN></FONT></FONT><A 
      href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=silvio.ferraz&_l=1,1192400504.293046.25752.calomba.hst.terra.com.br,48799,Des15,Des15">Terra 
      Mail</A></BLOCKQUOTE>
    <BLOCKQUOTE cite="" type="cite"> 
      <BR>________________________________________________ <BR>Lista de 
      discussões ANPPOM <BR><A 
      href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
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  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
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  <P></P>No virus found in this incoming message.<BR>Checked by AVG Free 
  Edition. <BR>Version: 7.5.488 / Virus Database: 269.14.5/1058 - Release Date: 
  8/10/2007 16:54<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>