<html><head><style type="text/css"><!-- DIV {margin:0px;} --></style></head><body><div style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;font-size:12pt"><div style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: 12pt;">Estou certo de que esta lista pode prestar um grande serviço ao interlóquio dos nossos pesquisadores e demais interessados. <br>Mais do que um meio de propaganda de lançamentos de nossos produtos, funciona como uma instância crítica que nos ajuda a produzir os trabalhos acadêrmicos.<br>Concordo com o físico e músico Alexandre Bräutigam com relação à multiplicidade de efeitos e contextos vocais, dos quais a ampla antologia do Museu do Homem (Le Voix du Monde) por exemplo, representa apenas uma pequena fração do que existe. Sendo assim, fica evidente que o professor Antunes se utiliza de um termo exagerado quando descreve a extensão de seu trabalho ("estudando
 todas as manifestações musicais do mundo, produzidas com o aparelho fonador")... <br>Mas a propaganda é a alma do negócio:)<br><br><font size="3">Por outro lado, acho bem ousada e interessante a inclusão de sons fisiológicos no trabalho de Antunes (que confesso ainda não ter lido), alguns tidos como nojentos pela maioria, mas que certamente podem ser controlados e utilizados musicalmente. Recentemente li o livro infantil "<strong style="font-weight: normal;" class="titulodetalhes">AH, ECA, A ENCICLOPÉDIA DE TUDO QUE  É NOJENTO" de </strong><strong style="font-weight: normal;" class="autordetalhes">JOY MASOFF, da Ediouro, e me diverti um bocado!<br><br>Devo, entretanto, observar que a voz de Louis Armstrong nada tem a ver com o Vocal Fry, segundo é descrito pelos principais autores do assunto em fisiologia da voz (e.g. Holien, </strong></font>Blomgren M & Chen Y, <span>Herzel</span>
            , Titze, entre outros <font size="3"><strong style="font-weight: normal;" class="autordetalhes">). <br><br>Em um trabalho com o cientista japonês Ken-Ichi Sakakibara e outros colaboradores nipônicos, pudemos demonstrar em maior detalhe o mecanismo do GROWL, que é o modo de voz de fato atribuído a Armstrong  (K.-I. Sakakibara, L. Fuks, H. Imagawa, and N. Tayama, “Growl voice in ethnic and pop styles” in Proc. Int. Symp. on Musical Acoustics (ISMA 2004), Nara, Japan, April 2004.). <br><span>O paper pode ser encontrado em <a target="_blank" href="http://www.brl.ntt.co.jp/people/kis/paper/isma04.pdf">http://www.brl.ntt.co.jp/people/kis/paper/isma04.pdf</a></span><br><br>É muito animador vermos que esta lista está congregando um número crescente de vozes pensantes, não raro colidentes e dissonantes, nos temas da música e musicologia. <br><br>Leonardo<br><br><br> </strong></font><br>>Antunes escreveu: -"Eu, de minha parte,
 tenho exemplos que demostram justamente o
 contrário.<br>> Para escrever meu mais recente livro, intitulado Sons Novos para a
 Voz,<br>> passei dois anos, de setembro de 2005 a agosto de 2007, estudando
 todas as<br>> manifestações musicais do mundo, produzidas com o aparelho fonador.<br>> Estudei todos os trabalhos de Hugo Zemp, Trân Quang Hai, Jean-Michel<br>> Beaudet, Jacques Bouët, Gilles Léothaud e Bernard Lortat-Jacob,
 sobre as<br>> práticas vocais contrapontísticas de <span style="border-bottom: 1px dashed rgb(0, 102, 204); cursor: pointer;" class="yshortcuts" id="lw_1192540448_18">Taiwan</span>, Georgia, <span style="border-bottom: 1px dashed rgb(0, 102, 204); cursor: pointer;" class="yshortcuts" id="lw_1192540448_19">Albania</span>,
 Itália, Ilhas<br>> Solomon, República da África Central (Pigmeus e Banda Linda),
 Etiópia e<br>> Indonésia."<br><br>> Caro Eduardo:<br>> <br>> Obrigado por essas suas novas e brilhantes<br>> ponderações.<br>> Não vou me estender em minha resposta a você, porque<br>> acabei de enviar mensagem ao Carlos Sandroni que<br>> serve também como resposta para você.<br>> Lá, você verá, coloquei a questão das definições dos<br>> verbos compreender, entender, ouvir, escutar, etc.<br>> Possivelmente estejamos todos de acordo, mas<br>> enfrentando problemas de definições prévias de<br>> certos verbos e certos conceitos.<br>> Até mesmo com relação ao conceito de "música",<br>> sinto, neste rico e salutar debate, certas<br>> divergências.<br>> Mas eu gostaria de lhe dizer de minha total<br>> discordância com relação à sua hipótese, a mim<br>> aplicada, que aponta "a eleição de certos padrões<br>> sonoros como aceitáveis e de outros como<br>>
 não-aceitáveis, ou desviantes etc."<br>> Por favor, longe de mim tal atitude. Certamente você<br>> não conhece a minha história.<br>> Passei os mais importantes anos de minha juventude,<br>> no Rio de Janeiro, no período compreendido entre<br>> 1961 e 1964, sendo chamado de "doido" por colegas e<br>> professores, quando comecei a fazer minhas primeiras<br>> obras e experiências com o som eletrônico.<br>> Acusavam-me, na época, justamente dessa heresia:<br>> "uso de certos padrões sonoros não-aceitáveis, ou<br>> desviantes".<br>> Aliás, sempre e ainda hoje, a cada novo passo<br>> estético que dei e dou, ouvi e ouço a mesma<br>> avaliação dos conservadores.<br>> Assim, de meu ponto de vista não existe, no universo<br>> sonoro e musical de todo este planeta e de outros,<br>> nada que possa ser qualificado como padrão sonoro<br>> não-aceitável ou desviante.<br>> Aproveito para, mais
 uma vez, fazer propaganda de<br>> meu novo livro "Sons novos para a Voz". Lá você<br>> verá, na página 57, que faço um estudo sobre os sons<br>> do peido, que na página 50 está um estudo sobre os<br>> sons do arroto, que na página 46 estão técnicas de<br>> produção do som de vomição, e que na página 135<br>> estão referências ao repertório sonoro dos letristas<br>> que inclui o som de masturbação e o do coito anal<br>> sem sons vocais.<br>> Nas páginas 73-75 eu faço um estudo sobre a voz fry<br>> (Armstrong e Ida Cox). Aí está incluída a técnica<br>> usada pela confraria Bwiti, do Gabão,  que consiste<br>> na ingestão de ervas excitantes e irritantes que<br>> provoca a inflamação da laringe. Dessa forma o<br>> solista consegue os sons mais graves em sua voz fry.<br>> Em obras para coro, já usei, além do assobio, sons<br>> de pigarro e tosse.<br>> Você acha, então,
 que eu seria capaz de considerar<br>> não aceitável ou desviante algum padrão sonoro de<br>> outra cultura?<br>> Abraço,<br>> Jorge Antunes<br><br><br></div></div><br>
      <hr size=1>Catch up on <a href="http://us.rd.yahoo.com/tv/mail/tagline/falltv/evt=47093/*http://tv.yahoo.com/collections/3658 
">fall's hot new shows</a> on Yahoo! TV.  Watch previews, get listings, and more!

</body></html>