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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>meus caros da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>é bem provável que o "contraponto florido" (5a 
espécie de Fux) não seja desconhecido por "milhões de excelentes 
compositores"  - há um exagero descabido nesta afirmação (no mínimo 
irreverente),</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>no entanto, se incluirmos hoje o universo dos 
produtos da Indústria Cultural (na qual a figura do compositor 
torna-se muitas vezes supérflua), aí sim, haverá um número grande - mas 
precisamos também rever, neste caso, o que se entende por compositor 
enquanto conceito,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
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  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=marcosfilhomusica@yahoo.com.br 
  href="mailto:marcosfilhomusica@yahoo.com.br">Marcos Filho</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=antunes@unb.br 
  href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A> ; <A 
  title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, October 17, 2007 6:09 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> [ANPPOM-L] Res: Qual a música 
  que queremos em nossasUniversidades?</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV 
  style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: times new roman, new york, times, serif">
  <DIV 
  style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif"><BR>Querido 
  Jorge,<BR><BR>
  <P class=MsoNormal>Existem quantos milhões de excelentes compositores (no 
  Brasil e fora dele) não fazem nem idéia do que seja contraponto florido?</P>
  <P class=MsoNormal><O:P></O:P></P>
  <P class=MsoNormal>Um abraço forte,</P>
  <P class=MsoNormal><O:P></O:P></P>
  <P class=MsoNormal>Marcos Filho.</P><BR><BR><BR>
  <DIV 
  style="FONT-SIZE: 12pt; FONT-FAMILY: times new roman,new york,times,serif">----- 
  Mensagem original ----<BR>De: Jorge Antunes <<A 
  href="mailto:antunes@unb.br">antunes@unb.br</A>><BR>Para: <A 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A><BR>Enviadas: 
  Sexta-feira, 12 de Outubro de 2007 8:53:54<BR>Assunto: Re: [ANPPOM-L] Qual a 
  música que queremos em nossasUniversidades?<BR><BR>Caro Silvio: 
  <P>Você me apavora. <BR>Quando você diz ter ouvido música ruim de quem cursou 
  <U>até</U> contraponto florido, dá a impressão de que existem cursos formando 
  compositores que não estudaram contraponto florido. <BR>A técnica, 
  evidentemente, não basta por si só. Mas sem ela a criatividade não dá frutos. 
  <BR>Quanto à disposição dos sistemas na teoria dos conjuntos, devo lembrar que 
  o próprio sistema tonal e o sistema temperado já são sub-conjuntos da 
  totalidade espectral, cuja consciência foi despertada pelo advento da música 
  eletrônica (1950), pela análise espectral, pela síntese aditiva e pelo domínio 
  científico sobre ruído branco. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  
  <BR>  </P>
  <P>silvio wrote: </P>
  <BLOCKQUOTE type="CITE">caro antunes 
    <P>entendo o que vc está querendo dizer com conjuntos que contém outros. 
    <BR>até podemos dizer que é correto, mas tem suas <BR>arestas que permitem 
    leituras equivocadas e <BR>preconceituosas e totalmente WAPs. <BR>tenho 
    ouvido muita música ruim de quem cursou até <BR>contraponto florido ou 
    escreveu primeiro <BR>movimento de sonata. <BR>talvez as coisas não sejam 
    tão simples assim. </P>
    <P>>Os estudantes que chegam, com paciência e muito <BR>>trabalho, até 
    ao contraponto florido a dois <BR>>coros, acabam por entender e dominar 
    <BR>>complexidade que abarca qualquer construção <BR>>musical com 
    menor nivel de complexidade. </P>
    <P>>A polirrítmia da música afro-brasileira é <BR>>sub-conjunto da 
    complexidade maior englobada <BR>>pelo contraponto a que me referi. </P>
    <P>não tem como, pois os conjuntos no caso (música <BR>ocidental e música 
    africana) não são tão <BR>facilmente integráveis. O livro de John Blacking 
    <BR>traz pencas de exemplos disto. Simha Arom também <BR>dedicou-se a 
    demonstrar q os conjuntos são <BR>distintos e não têm tão fáceis pontos em 
    comum. </P>
    <P>por outro lado, nossos cursos têm de se tornar <BR>menos engessados, 
    incorporando disciplinas como <BR>música e tecnologia, trajetória da música 
    de <BR>mercado no séc.XX (q é social e funcionalmente <BR>bem distinta da 
    música urbana do séc.XIX), <BR>história e análise de música do séc.XX e XXI. 
    </P>
    <P>talvez a pergunta não seja q música queremos na <BR>universidade, mas que 
    música podemos oferecer aos <BR>alunos, com o máximo de competência q nos 
    cabe, <BR>em nossas universidades? </P>
    <P>abs <BR>silvio </P>
    <P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões 
    ANPPOM <BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
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  Mail</A>, o único sem limite de espaço para armazenamento! 
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  <HR>

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  <P>
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  16:54<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>