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<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Prezado Antunes, nossa 
comunidade se encontra de acordo perante o fato da música popular ocidental 
se utilizar do sitema tonal temperado. Como, historicamente, nossos 
Conservatórios e Universidades sistematizaram o conhecimento teórico (bem como 
suas práticas: recitais, por ex.) sobre o material sonoro tonal, configuraram-se 
então como espaços físicos onde foi possível lidar (aprender, compreender, 
praticar, inventar) com as normas e formas desse sistema. GRAÇAS A DEUS 
!!!</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Fiz Conservatório, fiz 
UNIRIO, fiz UnB, sinto-me alfabetizado diatonicamente falando. Sou leigo na 
outra área em que você navega, onde outro conjunto de conceitos transitam, como 
"massa tônica", por exemplo. Se isso caísse quando fiz minha 
"habilidade"específica, eu teria ido a nocaute !</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>A Medicina conta hoje com 
Conselhos Federal e Regional e Universidades, onde o conhecimento 
sistematizado, pesquisas, etc., são veiculados, mas houve um passado de 
<EM>prática</EM>, de xamãs, todos sabemos. Assim, nossa comunidade 
acadêmica luta (tiro minha bandeira e vou sacudir na janela) para fazer valer a 
importância do trabalho que vocês, professores mais antigos (eu só tenho 44 
anos), construíram e consolidaram para desenvolver as diversas especialidades 
que aploraram na área da Música - musicologia, etnografia, educação musical, 
etc.  Concordo com você: acho que em apenas 4 anos, não dá para fazer 
alguém executar, num instrumento, Boulez, Debussy, Villa-Lobos, e, nesse 
caso, se faz necessário que ingressem aqueles com um conhecimento mínimo do 
sistema tonal, teórico e prático, para dar cabo das atividades que lhe vão ser 
proporcionadas durante sua formação no espaço que procuraram para dar 
continuidade à sua formação. Daí, os famosos testes de habilidade 
específica.</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Talvez, a proposta da UFAC 
seja a de produzir músicos (se o caso afeta o Bacharelado), ou produzir 
professores (se o caso afeta a Licenciatura), com base em outro sistema musical, 
no primeiro caso, outro sistema filosófico, no segundo caso. Consequentemente, 
outro currículo pode ter sido elaborado onde, talvez, se constitua aí a 
peça-chave do argumento da UFAC (se já foi explicitado) .</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Para finalizar, ouvi uma 
história de uma professora da UnB (em 2005) que durante seu trabalho de pesquisa 
na área da Percepção (Avaliação da Percepção), mostrava uma gravação de uma 
pandeiro sendo executado, onde o aluno anotaria quantas variações conseguia 
perceber. Na mesma hora, quando ouvi esse relato, lembrei-me dos testes de 
habilidades específicas quando entrei na Universidade, não sob o ponto de vista 
do candidato, mas desta vez sob o ponto de vista do professor/avaliador. Ou 
seja, ele avalia o que o candidato foi capaz de "perceber" com base "na 
cartilha". Entendamos onde pretendo chegar: eu ouvi a gravação do pandeiro e 
percebi um número aproximado de 4 variações. A referida professora disse que um 
dos sujeitos de sua pesquisa chegou a perceber algo em torno de 15 
variações, quantidade esta que a própria professora (avaliadora) admitiu lhe 
causar surpresa. O sujeito se referiu a nuances de intensidade, duração e 
sonoridades diferentes ocorridas na pele do pandeiro bem como nas 
platinelas ("n"variações e combinações). </FONT></DIV>
<DIV align=justify> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Sem questionar a validade do 
teste específico a serviço do sistema tonal que adotamos, estou tentando 
acreditar que pode haver um perfil de candidatos cujas percepções só serão 
validadas em outra conjuntura, outro modelo de formação onde <EM>informante e 
informado (mestre e discípulo / Avaliador e Candidato)</EM> tenham 
reunidos argumentos para demonstrar ou validar (legitimar) que estão 
operando sobre outra base de sistemas, possivelmente, a serviço de 
uma índole musical específica da região, caracterizada por outra forma 
de "cadeia alimentar" dos "n" processos que resultam em 
Música.</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>De todo modo, como Antunes e 
a torcida do flamengo percebem, a música circulante (majoritariamente) é tonal. 
Ainda.</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080>Abraços cordiais aos 
colegas.</FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Georgia color=#000080></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE dir=ltr 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000080 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=farlley@pianobrasileiro.com 
  href="mailto:farlley@pianobrasileiro.com">Farlley Jorge Derze</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, November 07, 2007 9:44 
  AM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] 
  ufa!,ufac,ufa!</DIV>
  <DIV><BR></DIV>Caro Farlley: 
  <P>Suas colocações e relatos são bem interessantes. <BR>Isso enriquece o 
  debate. <BR>Gostaria de intervir nas suas ponderacões, lembrando o seguinte: a 
  música popular ocidental, até onde sei, usa o sistema tonal. E, mais que isso, 
  usa o sistema temperado. Esse não é o caso da música eletroacústica que, hoje, 
  é ensinado em quase todas as Universidades. <BR>Já tentaram fazer mpb com 
  sistema dodecafônico. Não pegou. Foi difícil vender. <BR>É necessário 
  existirem lugares cujos formandos instrumentistas tenham condições de sair 
  podendo tocar música de Alois Haba, Boulez ou Ligeti. <BR>Agora, mais uma 
  coisa: essa formação precisa acontecer em quatro anos. <BR>Acho que o bom 
  lugar para isso é a Universidade. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes <BR>  
  <BR>  <BR>  <BR>  
  <P>Farlley Jorge Derze wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Mas afinal: uma Universidade tem ou não tem 
    autonomia para decidir como <BR>selecionar aquele indivíduo que nela procura 
    ingressar? 
    <P>Tenho receio de haver compreendido pelo avesso o que diz a 
    LDB/MEC/BRASIL. 
    <P>Creio que o cerne da questão é na nomenclatura que se perpetua no âmbito 
    de <BR>nossas Universidades: "Curso de Música". 
    <P>A sociedade, ou, imagino eu, os adeptos de tantas outras práticas 
    musicais, <BR>findam por se iludir com a nomenclatura tão abrangente. Para o 
    modelo ainda <BR>vigente e operante em muitas Universidades e mentes, talvez 
    fosse o caso de <BR>elucidar ao candidato, a quem se lhe aplica um teste de 
    habilidade específica, <BR>que ele está prestes a ingressar num Curso de 
    Música Erudita, em que se <BR>encontram agregadas inúmeras correntes 
    estéticas e suas respectivas expressões <BR>sonoras, teóricas e práticas. 
    Obviamente, músicos (compositores) como Caymmi, <BR>Djavan e o Pedro 
    (regente do Coral 16, aqui na Asa Norte de Brasília - músico <BR>fenomenal), 
    ficariam de fora deste sistema, cuja validade é inquestionável <BR>(sou 
    fruto dele), mas incapaz de atender o Pedro, que foi reprovado no teste 
    <BR>de habilidade específica da UnB. Lamentei por isso. Ele leu a 
    nomenclatura: <BR>Curso de Música (tal, desprovida de suas especificidades 
    vigentes). 
    <P>Se no Edital ou noutra Universidade constasse um alternativa àquela, algo 
    <BR>como "Curso de Música Popular Brasileira", (com outro modelo de admissão 
    para <BR>os candidatos que por esta vertente se interesse), possivelmente o 
    Pedro <BR>pudesse ter contemplado, pela Universidade em questão (utópica), o 
    seu <BR>talento, igualmente inquestionável, haja vista a lisura com a qual 
    se <BR>apresenta seu grupo Vocal 16, muitos dos componentes, com formação 
    musical <BR>idêntica à minha - padrão erudito, acadêmico, sistemas de 
    notação específicos <BR>caso-a-caso. 
    <P>Vejo que Antunes tem razão, se olho para o letreiro onde se intitula 
    <BR>determinado Curso de Música ...; vejo que outros colegas possuem razão, 
    <BR>igualmente, olhando para o outro lado da rua, para o outro Outdoor. 
    <P>Finalizando, penso que seria o caso de especificar  a nomenclatura, 
    tão <BR>abrangente quanto o período de tempo que jaz desde seu surgimento. 
    <P>Longe encontro-me da intenção de levantar meu dedo para oferecer "A" 
    solução. 
    <P>Abraços cordiais. 
    <P>Farlley Derze <BR>Brasília - DF 
    <P>Caro Eduardo Luedy: <BR>> <BR>>Não existem saberes mais legítimos 
    que outros. <BR>>Acho que começamos a nos repetir. O que você diz no 
    email, já disse em outros <BR>anteriores. <BR>>Eu também começo a me 
    repetir. <BR>>Não existe colonização nos currículos. Eles são amplos, 
    abertos. <BR>>A colonização, quando se revela, é na sala de aula e não no 
    currículo. <BR>>Olhe as ementas das disciplinas. Elas são amplas, 
    abrangentes. <BR>>Mas quando o professor começa a ministrá-las, ele puxa 
    o conteúdo para a sua <BR>sardinha. <BR>>Sempre digo que os currículos 
    não precisam de reforma. Quem precisa de <BR>reforma é o professor. 
    <BR>>A melhor maneira de se considerar-valorizar aquilo que os alunos já 
    sabem, é <BR>a prática da prova de habilitação específica em música, para o 
    ingresso na <BR>Universidade. Na UnB, para ingresso no Curso de Composição 
    Musical, o <BR>candidato, além de demonstrar sua formação básica musical, 
    tem que apresentar <BR>composições suas, em partitura ou/e as tocando. A 
    criatividade e a "garra para <BR>o métier" do candidato, assim, são 
    facilmente avaliadas, podendo ele <BR>apresentar suas composições, 
    auto-didatas, tanto na área da música erudita <BR>quanto na de música 
    popular. <BR>>Abraço, <BR>>Jorge Antunes <BR>> <BR>> <BR>> 
    <BR>> <BR>> <BR>>eduardo luedy wrote: <BR>> <BR>>> Prezado 
    Jorge Antunes, <BR>>> <BR>>> A questão, pelo menos como a 
    entendo, seria: como e em <BR>>> que medida poderíamos atender à 
    diversidade? <BR>>> Neste sentido, poderíamos nos perguntar também 
    acerca <BR>>> de como descolonizar o currículo, de como atender à 
    <BR>>> demanda por ensino e formação em música sem <BR>>> 
    desconsiderar-menosprezar aquilo que os alunos já <BR>>> sabem? 
    <BR>>> Não problematizar os testes de ingresso é aceitar (e 
    <BR>>> defender) que há um saber mais legítimo que outros <BR>>> 
    saberes. Numa instituição pública que se pretenda <BR>>> democrática 
    estas não são questões irrelevantes. <BR>>> <BR>>> Abraços, 
    <BR>>> <BR>>> Eduardo Luedy <BR>>> <BR>>> --- Jorge 
    Antunes <antunes@unb.br> wrote: <BR>>> <BR>>> > Caro 
    Eduardo Luedy: <BR>>> > <BR>>> > Obrigado por suas 
    interessantes reflexões. <BR>>> > Concordo com você, no que se 
    refere à opinião de que <BR>>> > todos devem poder estudar música. 
    <BR>>> > Só gostaria de lembrar que existem diferentes <BR>>> 
    > lugares para se estudar música, cada local com <BR>>> > 
    processos, conteúdos e objetivos diferentes. <BR>>> > Alguns desses 
    lugares são: Conservatórios de Música, <BR>>> > Escolas de Música 
    de Nível Médio e/ou Técnico, <BR>>> > Universidades, Jornaleiros 
    que vendem Métodos de <BR>>> > Violão sem Mestre,  Escolas de 
    Samba, Cursos <BR>>> > Particulares de Música, etc. <BR>>> 
    > Abraço, <BR>>> > Jorge Antunes <BR>>> > <BR>>> 
    > <BR>>> > <BR>>> > <BR>>> > <BR>>> > 
    <BR>>> > eduardo luedy wrote: <BR>>> > <BR>>> > 
    > Prezados colegas associados, <BR>>> > > <BR>>> > 
    > No intuito de fazer valer a crença na liberdade de <BR>>> > 
    > expressão e de, por isso, fazer valer o direito à <BR>>> > 
    > polêmica - sempre que acredite que valha a pena <BR>>> > 
    testar <BR>>> > > nossos argumentos, aprofundar o debate, 
    clarificar <BR>>> > > nossos pressupostos -, gostaria de 
    externar minhas <BR>>> > > sinceras dúvidas acerca de quase tudo 
    o que se tem <BR>>> > > afirmado aqui contrariamente à decisão 
    da UFAC de <BR>>> > > abolir as provas específicas para ingresso 
    em seu <BR>>> > > curso superior de música. <BR>>> > 
    > <BR>>> > > Queria dizer logo que eu mesmo não manifesto 
    <BR>>> > > indignação. Antes, estou nutrindo curiosidade a 
    <BR>>> > > respeito de tal decisão e de seus efeitos. 
    <BR>>> > > <BR>>> > > Quando eu era aluno, não só na 
    educação básica, <BR>>> > mas tb <BR>>> > > na 
    graduação, as decisões e tudo relacionado a <BR>>> > > reformas 
    educacionais e curriculares, sempre <BR>>> > parecem <BR>>> 
    > > muito distantes de nós, pobres mortais. O <BR>>> > 
    currículo, <BR>>> > > as disciplinas, suas ementas, tudo sempre 
    me <BR>>> > pareceu <BR>>> > > fazer parte de algo 
    muito mais antigo e, por isso, <BR>>> > > merecedor de uma 
    atitude de respeito, de <BR>>> > admiração, <BR>>> > > 
    mas principalmente de uma atitude eminentemente <BR>>> > > 
    conservadora. <BR>>> > > <BR>>> > > Pois eu fico me 
    perguntando: falamos tanto hoje, <BR>>> > pelo <BR>>> > 
    > menos na área de educação, em respeitar a <BR>>> > diversidade 
    <BR>>> > > cultural; e, para além de apenas "tolerar" a 
    <BR>>> > > diversidade, falamos em elaborar estratégias 
    <BR>>> > > pedagógicas que façam jus à diversidade. Então, 
    <BR>>> > por <BR>>> > > que não abolir as tais provas 
    específicas? Na <BR>>> > escola <BR>>> > > de música da 
    ufba, tais exames eram (são ainda?) <BR>>> > > chamados de 
    "teste de aptidão". O que, obviamente <BR>>> > > implicava a 
    noção de que aqueles que não <BR>>> > conseguiam <BR>>> > 
    > ser admitidos "não tinham aptidão". Os que tentam <BR>>> > 
    > ingressar e os que ingressam - os alunos e alunas <BR>>> > dos 
    <BR>>> > > cursos superiores de música - passam a aceitar 
    <BR>>> > isso <BR>>> > > pacificamente. Naturalizamos a 
    noção de que o <BR>>> > > conhecimento musical legítimo é aquele 
    que se <BR>>> > cobra <BR>>> > > nos tais testes de 
    aptidão. Por que deve ser <BR>>> > assim? <BR>>> > > 
    <BR>>> > > Por que um mestre de capoeira não poderia estudar 
    <BR>>> > > música se assim lhe desejasse? Por que um 
    <BR>>> > adolescente <BR>>> > > roqueiro ou ligado às 
    novas tecnologias de <BR>>> > produção e <BR>>> > > 
    circulação de música, por que não djs, rappers, <BR>>> > > 
    chorões, sambadores, por que não um ogã? Ou seja, <BR>>> > por 
    <BR>>> > > que todos os indivíduos tem que reduzir tudo o que 
    <BR>>> > > sabem a uma única modalidade de fazer-compreender 
    <BR>>> > > música? <BR>>> > > <BR>>> > > 
    O fato é que, apesar de todo o já bem desenvolvido <BR>>> > > 
    discurso na área de educação acerca da necessidade <BR>>> > de 
    <BR>>> > > descolonizar o currículo, o fato é que ainda 
    <BR>>> > > julgamos-afirmamos, tacitamente ou não, que apenas 
    <BR>>> > > aquele conhecimento em música (ou seja, o da 
    <BR>>> > tradição <BR>>> > > européia-erudita) é 
    merecedor de estabelecer os <BR>>> > > critérios e os parâmetros 
    para admissão de quem <BR>>> > quer <BR>>> > > que 
    deseje estudar música em nível superior. <BR>>> > > <BR>>> 
    > > Sei dos desafios que tudo isso representa para a <BR>>> > 
    > formação superior em música. Mas é justamente isso <BR>>> > 
    que <BR>>> > > me anima aqui. Seria possível admitir um dj, por 
    <BR>>> > > exemplo, com ampla e intensa experiência <BR>>> 
    > profissional <BR>>> > > e dialogar com ele? Seria possível 
    ensinar e <BR>>> > aprender <BR>>> > > algo com este 
    dj? Ou será que aquilo que vale para <BR>>> > a <BR>>> > 
    > formação de instrumentistas (no sentido <BR>>> > tradicional 
    do <BR>>> > > termo) e, portanto, como critério para admissão de 
    <BR>>> > > futuros estudantes de instrumento (ou das chamadas 
    <BR>>> > > práticas interpretaitivas - no sentido já 
    <BR>>> > estabelecido <BR>>> > > pela formação 
    acadêmica em música) deve valer para <BR>>> > > todo o campo do 
    conhecimento e formação em música? <BR>>> > > <BR>>> > 
    > Enfim, por que ensinamos o que ensinamos e como <BR>>> > > 
    poderemos justificar nossos estreitos critérios de <BR>>> > > 
    admissão numa sociedade já extremamente <BR>>> > excludente? 
    <BR>>> > > <BR>>> > > Eduardo Luedy <BR>>> 
    > > <BR>>> > > --- Jorge Antunes <antunes@unb.br> 
    wrote: <BR>>> > > <BR>>> > > > Caro Damián: 
    <BR>>> > > > <BR>>> > > > A SBME (Sociedade 
    Brasileira de Música <BR>>> > > > Eletroacústica) está 
    preparando um documento <BR>>> > para <BR>>> > > > 
    ser enviado ao Reitor da UFAC, Prof. Dr. Jonas <BR>>> > > > 
    Pereira de Souza Filho. <BR>>> > > > Manifestaremos nossa 
    indignação com o fato de a <BR>>> > > > Universidade Federal 
    do Acre ter abolido a prova <BR>>> > de <BR>>> > > > 
    habilitação em música. Comentaremos as <BR>>> > experiências 
    <BR>>> > > > bem sucedidas e as consequências boas de tal 
    <BR>>> > prova. <BR>>> > > > Chamaremos a atenção 
    para os resultados <BR>>> > desastrosos, <BR>>> > > 
    > em termos de qualidade da formação acadêmica, de <BR>>> > um 
    <BR>>> > > > curso superior de música que não pratique a 
    <BR>>> > seleção <BR>>> > > > de vestibulandos de 
    acordo com suas formações <BR>>> > > > musicais básicas. 
    <BR>>> > > > <BR>>> > > > Quero sugerir a você 
    que insista com a Diretoria <BR>>> > da <BR>>> > > > 
    Anppom, no sentido de que ela venha a fazer o <BR>>> > mesmo, 
    <BR>>> > > > enviando carta ao Reitor. <BR>>> > > 
    > A seguir destaco alguns itens do Estatuto da <BR>>> > Anppom 
    <BR>>> > > > de acordo com os quais a Diretoria, eleita 
    <BR>>> > > > democraticamente em Assembléia Geral, tem o 
    <BR>>> > direito <BR>>> > > > e o dever, sem 
    consultas aos associados, de agir <BR>>> > > > atendendo seu 
    pedido. <BR>>> > > > <BR>>> > > > Artigo 4º - 
    São finalidades e objetivos da <BR>>> > Anppom: <BR>>> > 
    > > j) Contribuir para a manutenção e <BR>>> > 
    desenvolvimento da <BR>>> > > > música, em âmbito acadêmico, 
    enquanto área de <BR>>> > > > pesquisa e criação científica e 
    artística. <BR>>> > > > <BR>>> > > > Parágrafo 
    2º - Cabe à Diretoria: <BR>>> > > > b) Dinamizar e promover 
    as atividades que visem <BR>>> > ao <BR>>> > > > 
    desempenho do papel social que este Estatuto <BR>>> > confere 
    <BR>>> > > > à Anppom. <BR>>> > > > 
    <BR>>> > > > Artigo 26 - Os casos omissos serão resolvidos 
    <BR>>> > pela <BR>>> > > > Diretoria. <BR>>> 
    > > > <BR>>> > > > Abraço, <BR>>> > > 
    > Jorge Antunes <BR>>> > > > > <BR>>> > 
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