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  <meta content="text/html;charset=ISO-8859-1" http-equiv="Content-Type">
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<br>
<br>
<blockquote cite="mid:006901c8216d$346ba1c0$1001a8c0@FarlleyNotebook"
 type="cite">
  <div align="justify"><font color="#000080" face="Georgia">nossa
comunidade se encontra de acordo perante o fato da música popular
ocidental se utilizar do sitema tonal temperado. </font></div>
</blockquote>
<br>
No trabalho de um DJ techno como Anderson Noise, dificilmente se pode
dizer  que o sistema tonal, temperado ou não, seja utilizado. Ouça, por
exemplo _Anderson Noise
Live@SkolBeats:04_ (ST2 Records, 2004) e me diga qual o papel do
sistema
tonal ali. Ou olhe aqui:<br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated"
 href="http://www.youtube.com/watch?v=E29_X_k75Bg">www.youtube.com/watch?v=E29_X_k75Bg</a>>
(bem menos radical do que o álbum ou ele ao vivo).<br>
<br>
Muito mais relevante do que o que quer que possa ter sobrado
deste sistema é o próprio valor tátil do som e o estado de consciência
em que
se é colocado pela intensidade brutal (ao vivo) em toda a extensão do
campo das
alturas (complexas, não temperadas, cardinais), estado este cujo
resquício imediato é um zumbido e, menos
imediatamente, a surdez. Anderson Noise não é
um caso
isolado e chegou ao techno --- que pouco tem a ver com o da
Detroit dos anos 80 --- através do rock pesado.  <br>
<br>
Menos radical, em comparação com Noise, são alguns
álbuns produzidos por Trevor Horn, com canções que poderiam ser lindas
se interpretadas por uma voz e um piano, mas que existem como megahits
nos efeitos surpreendentes que Horn extrai dos estúdios da época (e que
hoje talvez
soem quase tão datados como o baixo de Alberti, os acordes quebrados
das baladas de Chopin, a
melodia em oitavas de Liszt, os sons da Escola de Colônia ou o piano
tocado diretamente nas cordas de Bruno Kiefer ou Eunice Katunda). Uma
analogia pode
ser feita com alguns minimalismos, nos quais
a repetição interminável de encadeamentos simples esvazia estes de
qualquer direcionalidade, como um mantra, abrindo as portas da
percepção para
outros valores sonoro-musicais. Algo que Darius Milhaud já intuía em
1919: "Il y a beaucoup à apprendre de ces rhythmes mouvementés de ces
mélodies que l'on recommence toute la nuit et dont la grandeur vient de
la monotonie." (Ele estava falando do carnaval carioca.) Ouça, por
exemplo, "Killer", do álbum _Seal_ de Seal (ZTT Records: 1991); há uma
versão meio parecida com a do álbum aqui:<br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated"
 href="http://www.youtube.com/watch?v=8_lvGfGwLNA">www.youtube.com/watch?v=8_lvGfGwLNA</a>>.<br>
<br>
(É verdade que muitos, inclusive eu, preferem a versão original do
ex-punk Adamski, ainda uma criança e já o primeiro superastro da house
ácida: <br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated" href="http://www.youtube.com/watch?v=7XBcT41ImSI">www.youtube.com/watch?v=7XBcT41ImSI</a>>.)<br>
<br>
Ouça
"No more 'I Love You's" do primeiro álbum solo de Annie Lennox, também
produzida por Horn:<br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated"
 href="http://www.youtube.com/watch?v=HRrDZTqdRJQ">www.youtube.com/watch?v=HRrDZTqdRJQ</a>>
(belo clip!).<br>
<br>
E me diga o que seriam estas canções sem os
recursos dos mega-estúdios dos anos 80/90 como explorados por Horn (ou,
no caso da versão original de Adamski, os recursos de síntese e
gravação doméstica da segunda metade dos anos 80). <br>
<br>
Ouça também a versão do
single de 12" de "Relax - New York Mix", de Frakie Goes to Hollywood
(1984), produzido por Horn, no qual você tem quatro minutos e
trinta e cinco segundos de
preparação --- i.e. quatro minutos e trinta e cinco segundos para Horn
exibir um encadeamento,
não
de acordes, mas de fórmulas de expectativa --- antes de entrar o
vocal. E é
"o vocal" mesmo, e não "a melodia". Este mix não está no youtube, mas
se vc quiser ter uma idéia do que vem depois dos quatro minutos e
trinta e cinco segundos, dê uma
olhada no vídeo proibido:<br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated"
 href="http://www.youtube.com/watch?v=FUMcGZTxMIc">www.youtube.com/watch?v=FUMcGZTxMIc</a>>.<br>
<br>
(Quem tiver objeções à zoofilia e ao nu frontal de indivíduos obesos,
calvos e de meia-idade, pode olhar a versão Top of the Pops:<br>
<br>
<<a class="moz-txt-link-abbreviated"
 href="http://www.youtube.com/watch?v=_5v9ZVoGC2I">www.youtube.com/watch?v=_5v9ZVoGC2I</a>>.)<br>
<br>
Carlos<br>
<pre class="moz-signature" cols="72">-- 
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<a class="moz-txt-link-rfc2396E" href="mailto:cpalombini@gmail.com"><cpalombini@gmail.com></a>

"Art is long, and time is fleeting,
And our hearts, though strong and brave,
As muffled drums are beating
Funeral marches to the grave."

(Longfellow, 1839)</pre>
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