<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3199" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial>caros amigos e colegas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Recomendo a todos as récitas da ópera "Rigoletto", de 
Verdi, nos próximos dias 20 e 22 de dezembro, às 20h, aqui no Theatro Pedro II, 
em Ribeirão Preto.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>A super-produção é da Fundação D. Pedro II e da 
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>A direção artística, frente à Orquestra Sinfônica de 
Ribeirão Preto, está a cargo de seu regente titular, o maestro Cláudio 
Cruz.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Destaca-se o tenor Fernando Portari - que estará atuando 
não só como Duque de Mantua, mas também assina a direção cênica.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>E temos aí grande elenco com Rosana Lamosa, Sebastião 
Teixeira, José Galizza e Edinéia Oliveira, entre outros...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Para nós do Curso de Música pela USP de Ribeirão 
Preto, em especial, destacamos as participações da Profa. Yuka de Almeida Prado 
e de sua aluna Renata Ferrari (do 3º ano do curso de Canto e Ópera), que faz seu 
debut como cantora de ópera nesta montagem!</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>Segue abaixo meu texto sobre esta montagem de grande 
importância para nossa cidade!...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT 
face=Arial>------------------------------------------------</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: center" 
align=center><SPAN><FONT face=Arial><FONT size=3>"Rigoletto" – Ribeirão Preto, 
2007<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" 
/><o:p></o:p></FONT></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Por Rubens Russomano 
Ricciardi<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: right" 
align=right><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Compositor e professor 
titular em Música pela USP<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 54pt; TEXT-INDENT: -36pt; TEXT-ALIGN: center; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 54.0pt" 
align=center><SPAN><STRONG><FONT face=Arial><FONT size=3><SPAN 
style="mso-list: Ignore">I)<SPAN 
style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">                    
</SPAN></SPAN>A cidade, o teatro e a 
ópera<o:p></o:p></FONT></FONT></STRONG></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>As cidades também têm vocações 
específicas. Ribeirão Preto se encontra hoje entre as cidades brasileiras com 
maior potencial de desenvolvimento para a boa música e em especial para a ópera. 
Desde os primórdios de seus tempos, como por ocasião da inauguração do Theatro 
Carlos Gomes, em 1897, o gênero ópera consta sempre entre os principais 
acontecimentos históricos da cidade. Numa cidade espiritualmente construída em 
especial pelos imigrantes italianos, o mais italiano entre os gêneros musicais 
sempre impregnou os sonhos de seus filhos mais 
empreendedores.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Assim, em 1930, inaugura-se o Theatro 
Pedro II. Um teatro projetado para a ópera, uma acústica perfeita para o canto, 
uma verdadeira jóia arquitetônica de rara beleza e monumentalidade no coração da 
cidade, cunhando seu semblante cultural e artístico. Hoje, entre os que apreciam 
o gênero em qualquer parte do país, não há mais quem possa discordar: o Theatro 
Pedro II de Ribeirão Preto já se estabeleceu definitivamente como um dos 
melhores palcos para a ópera não só do Brasil, mas de toda a América Latina. 
Suas reais dimensões transcendem a importância meramente regional, 
consolidando-se já como insuperável referência 
nacional.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Somam-se ao Theatro Pedro II ainda 
outras entidades afins e de importância fundamental para a cidade, como a 
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto - fundada em 1938, a segunda orquestra 
profissional mais antiga do Brasil! -, e, desde 2004, o Curso de Graduação em 
Canto e Ópera no Campus da USP de Ribeirão Preto. Outros empreendimentos de 
igual importância vêm colaborar ainda mais para a consolidação desta vocação 
operística da cidade. Vivenciamos, portanto, bons tempos para ousar sempre mais 
em projetos que possam viabilizar com toda competência a execução de obras de 
arte de uma real singularidade, de uma maior profundidade em meio à criatividade 
humana e na revelação de suas condições existenciais, as mais reflexivas e 
derradeiras. A ópera, neste sentido, está entre os mais complexos e 
significativos gêneros em todas as artes.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>A Fundação D. Pedro II, capitaneando 
este belíssimo empreendimento de grande fôlego, numa parceria estreita e com 
forte apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, desenvolve uma concepção 
gestora de ampla visão e a mais acertada, justamente com o bom fomento às 
produções próprias da cidade. Não somos uma província tacanha que, incapaz de 
produzir ela mesma seus principais eventos, tão-somente importa as iniciativas 
dos grandes centros... Não! Já somos sim nós mesmos capazes de conceber e 
produzir aqui o que se realiza de melhor em matéria de produção operística em 
todo o Brasil!<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Observando-se numa rápida retrospectiva, 
as marcantes poéticas musicais do romantismo têm prevalecido nas principais 
montagens de ópera em Ribeirão Preto desde o final do século XIX. Compositores 
como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Carlos Gomes foram até aqui os preferidos 
no momento da escolha dos repertórios. A opção por "Rigoletto", de Verdi, nesta 
temporada 2007, confirma mais uma vez esta vocação inequívoca. Demonstra também 
o passo seguro e a maneira responsável com a qual se está dando prosseguimento a 
esta forte tradição. No entanto, estamos prontos também para ousar em projetos 
de montagens de óperas menos consagradas, tanto em direção aos repertórios do 
passado, como do barroco e classicismo, como também rumo às obras do século XX e 
mesmo contemporâneas - incluindo-se sempre, em meio a estas inúmeras 
possibilidades, óperas de compositores brasileiros. Há ainda muito por se 
realizar neste sentido.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>A ópera, gênero musical o mais completo 
e perfeito, é sempre capaz de transcender o tempo e o espaço delimitado das 
vivências humanas. Assim, em meio a este processo amplamente favorável de 
crescimento, abrem-se as portas também para empreendimentos futuros e não menos 
ousados.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>O ribeirãopretano, com sua boa 
sensibilidade – sempre já um apaixonado por ópera! -, exige cada vez mais 
políticas públicas como alternativas inteligentes, em matéria de arte, às 
redutivas propostas de consumo fácil praticadas pela Indústria Cultural. Esta 
deve ser uma entre as maiores tarefas dos empreendimentos artístico-culturais em 
nossa cidade, portanto sempre num desdobramento positivo de uma de suas 
principais vocações já historicamente reconhecidas e consolidadas: Aqui é cidade 
da música! Aqui é a cidade da ópera!<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 54pt; TEXT-INDENT: -36pt; TEXT-ALIGN: center; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 54.0pt" 
align=center><SPAN><STRONG><FONT face=Arial><FONT size=3><SPAN 
style="mso-list: Ignore">II)<SPAN 
style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">                  
</SPAN></SPAN>A orquestra, o maestro e os 
cantores<o:p></o:p></FONT></FONT></STRONG></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>A OSRP, desde sua fundação, sempre atuou 
no Theatro Pedro II e em produções operísticas. Por sorte, o momento atual é dos 
mais favoráveis, pois a juventude dinâmica e a genial competência do maestro 
Cláudio Cruz, seu regente titular, viabilizam agora saltos qualitativos sem 
igual em toda a história de nossa orquestra.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Todos conhecem a carreira de Arturo 
Toscanini, por exemplo. De bom violoncelista de orquestra, quase que por 
acidente passou a atuar como regente entre os mais consagrados de todos os 
tempos, tanto no repertório operístico como sinfônico. E aqui faço a comparação 
sem qualquer receio: Cláudio Cruz, violinista principal e spalla dos mais 
respeitáveis conjuntos paulistas, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São 
Paulo, o Quarteto Amazônia e a Orquestra Villa-Lobos, assim como violinista 
solista brasileiro entre os melhores de todos os tempos, já desenvolveu carreira 
muito mais consistente do que aquela de Toscanini enquanto mero instrumentista. 
As atuações de Cláudio Cruz como regente titular frente à Orquestra Sinfônica 
Municipal de Campinas (nas temporadas 2004 e 2005) e agora frente à OSRP, num 
caminho seguro trilhado até aqui desde o excelente músico de orquestra até a 
regência, provam que lhe estão garantidas todas as condições necessárias para 
uma carreira cada vez mais brilhante e de plena ascensão neste seu novo 
ofício.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Cláudio Cruz é realmente o intérprete 
ideal. Quer seja como violinista e, ainda mais agora como regente, analisa 
profundamente as partituras com as quais trabalha com afinco e respeito 
exclusivos de quem tem verdadeira paixão pelo que faz. Enquanto estudioso 
incansável na superação de si próprio, ele busca sempre novos desafios com toda 
dignidade profissional. E toda grande obra musical vibra intensamente em suas 
mãos e se expressa genuinamente em plenitude na condição própria da linguagem 
diferenciada de cada compositor, revelando-se por inteiro não só o estilo como o 
mundo exposto da obra, desde as concepções estruturais, passando pelo contexto 
histórico-musicológico, até o menor detalhe da 
execução.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Ribeirão Preto já conhece as atuações de 
Cláudio Cruz no repertório sinfônico. Agora terá oportunidade de conhecê-lo como 
regente de ópera, diretor artístico que é desta presente montagem de 
"Rigoletto". Eu tive a grata oportunidade de vê-lo e ouvi-lo em Campinas, 
dirigindo "Lo Schiavo" de Carlos Gomes e depois "Don Giovanni" de Mozart. Foram 
duas montagens inesquecíveis, num vigor musical raramente registrado em palcos 
brasileiros. Agora, em condições mais favoráveis, já em nosso Theatro Pedro II, 
ele poderá exercer plenamente sua arte de músico-intérprete, iniciando assim uma 
nova etapa ainda mais promissora nas produções de óperas significativas não só 
para a cidade e região de Ribeirão Preto, como para todo o 
país.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Em trabalho conjunto com o maestro 
Cláudio Cruz, outro gênio da música brasileira está aqui também em ação. Estamos 
falando do grande tenor carioca Fernando Portari, atuando não só como cantor 
(Duque de Mântua), como assinando também a direção cênica deste "Rigoletto" 
(Dino Bernardi, ator e diretor ribeirãopretano, será seu 
assistente).<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Portari, que iniciou sua carreira 
cantando no Campus da USP de Ribeirão Preto, tem relações as mais próximas com 
nossa cidade – não obstante sua incansável agenda internacional, em especial nos 
principais palcos europeus. Apresenta-se em Ribeirão Preto em concertos 
natalinos no HC (Campus da USP), em concertos e master-classes no Curso de 
Música pela USP desde sua fundação, em 2002, como já atuou inúmeras vezes como 
solista junto à OSRP, em especial desde a reinauguração do Theatro Pedro II, em 
1996. Assume agora também seu novo ofício de "regisseur" com todos os méritos e 
com o forte respaldo de quem desenvolveu anteriormente toda uma rica experiência 
como cantor e intérprete cênico. Poucos conhecem tão bem o difícil e enigmático 
métier deste gênero musical como Fernando Portari. <o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Outra atração de primeira grandeza é o 
soprano carioca Rosana Lamosa (Gilda, filha de Rigoletto). Tal como Fernando 
Portari, Rosana Lamosa também desenvolve intensa atividade como professora 
conferencista pela USP e de solista no Theatro Pedro II desde a reinauguração, 
com inúmeros concertos já realizados junto à OSRP.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Cantores de renome e que também já 
vieram cantar diversas vezes em Ribeirão Preto, como Sebastião Teixeira 
(Rigoletto, o bobo da corte), José Galizza (Sparafucile, um bandido assassino), 
Edinéia Oliveira (Maddalena, irmã de Sparafucile), Sávio Sperandio (Conde de 
Monterone), Homero Velho (Marullo, um cavalheiro) e Jordi Quelart (Borsa Matteo, 
homem da corte), entre outros, completam o rol de intérpretes especialmente 
convidados.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Destacam-se ainda as participações de 
valores residentes em nossa região, como Yuka de Almeida Prado (Giovanna, dama 
de companhia de Gilda e Pagem), professora de canto pela USP; sua aluna de 
graduação também pela USP, a jovem de raro talento Renata Ferrari (Condessa de 
Ceprano) - que aqui faz seu début como cantora de ópera -; e, completando o rol 
de cantores, Claudinei Alves de Oliveira (Conde de Ceprano), regente coral e 
professor de canto na vizinha cidade de Bebedouro.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 54pt; TEXT-INDENT: -36pt; TEXT-ALIGN: center; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 54.0pt" 
align=center><SPAN><STRONG><FONT face=Arial><FONT size=3><SPAN 
style="mso-list: Ignore">III)<SPAN 
style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">                
</SPAN></SPAN>Victor Hugo, Giuseppe Verdi e 
"Rigoletto"<o:p></o:p></FONT></FONT></STRONG></SPAN></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><o:p><FONT size=3> </FONT></o:p></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>As origens históricas da ópera 
"Rigoletto" remontam a personagens reais (que existiram de fato). Triboulet 
(1479-1536) era o apelido de um famoso bobo da corte nos tempos dos reis da 
França, Luís XII (1462-1515) e do filho deste, o Conde d’Angoulême (1494-1547), 
que em 1515 torna-se Francisco I – um monarca representativo da Renascença 
Francesa, tendo sido um importante mecenas das artes. Francisco I ficou mais 
conhecido, no entanto, por sua notória infidelidade conjugal. Citando aqui as 
próprias palavras deste rei numa de suas poucas frases que ficaram para 
história: “uma corte sem mulheres é como um jardim sem flores”. Já o bufão 
Triboulet com suas anedotas picantes difundidas naqueles tempos, torna-se ainda 
em vida já um personagem literário através da pena de François Rabelais 
(1483-1553), especificamente em sua obra "Pantagruel" (publicada em 
1532).<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"><FONT 
size=3>Três séculos mais tarde, outro grande escritor francês, Victor Hugo 
(1802-1885), revive ambas figuras históricas, o rei Francisco I e o bobo da 
corte Triboulet, agora personagens protagonistas de sua peça teatral "Le Roi 
s'amuse" (O Rei se diverte), estreada em 1832. O drama de Victor Hugo causa 
escândalo e é imediatamente proibido pela censura, uma vez que "representava a 
figura do Rei da França como mulherengo devasso e desprovido de pudor”. Nesta 
peça teatral, Francisco I seduz a jovem e bela Blanche (esta personagem porém é 
criada aqui por Victor Hugo), filha de Triboulet, justamente o já citado bobo da 
corte.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
size=3><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">É 
interessante notar as semelhanças na caracterização de Triboulet,</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> efetuada</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
<SPAN lang=PT>por Victor Hugo, com outro personagem seu igualmente célebre, o 
Corcunda de Notre-Dame. Ambas figuras bizarras que carregam sentimentos humanos 
os mais extremos. Portanto, trata-se de uma proposta literária de Victor Hugo 
original para seu tempo enquanto configuração de um novo herói trágico e com 
defeitos físicos evidentes, e, além disso, humano, demasiado humano, já bem 
distante dos antigos heróis mitológicos ou 
épicos.<o:p></o:p></SPAN></SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
size=3><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">Por 
volta de 1844, Giuseppe Verdi (1813-1901) toma conhecimento do drama francês de 
Victor Hugo. Desde então, o grande compositor italiano idealiza o</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> projeto</SPAN><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
de uma nova ópera, tendo em vista uma adaptação fiel de "O Rei se diverte". 
Poucos anos depois, "Rigoletto", a consagrada ópera italiana, numa parceria com 
o libretista veneziano Francesco Maria Piave (1810-1867), é finalmente composta 
em 1850, num único fôlego de um trabalho concentrado e realizado em poucas 
semanas, mas ainda constando o título provisório de "A 
Maldição".<o:p></o:p></SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
size=3><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">Tudo 
de mais essencial que há na concepção dramática de "Rigoletto" remonta a"O Rei 
se diverte". Do mesmo modo, as dificuldades com a censura ocorreram em ambas as 
versões. Tal qual a peça de teatro, o libreto da ópera também foi proibido. Para 
contornar estes problemas e viabilizar sua</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> estréia</SPAN><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
(a liberação ocorrerá em janeiro e a</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> estréia</SPAN><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
triunfal em março de 1851, em Veneza), Piave e Verdi tiveram que</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> efetuar</SPAN><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
algumas pequenas modificações de última hora no libreto da ópera. Foi assim que 
a Corte do Rei da França, Francisco I, da peça de Victor Hugo, transformou-se na 
Corte do Duque de</SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic"> Mântua</SPAN><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"> 
(figura sem qualquer relação com a realidade), no libreto de Piave. 
Respectivamente, Triboleut passa a se chamar Rigoletto e sua filha Blanche agora 
é Gilda.<o:p></o:p></SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"><FONT 
size=3>Contudo, tanto na peça "O Rei se diverte" como na ópera "Rigoletto" a 
ação se passa no segundo quartel do século XVI, mantendo-se o mesmo ambiente 
escuro de uma noite interminável em meio ao contexto das relações 
verdadeiramente medievais de poder.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"><FONT 
size=3>Nesta belíssima concepção dramatúrgica de Fernando Portari, toda a ação 
em "Rigoletto" leva à configuração de uma grande 
tragédia.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
face=Arial><FONT size=3><SPAN>Qualquer um conhece a famosa ária "La donna è 
móbile". </SPAN><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">Melodia 
alegre de uma canção até levemente irônica, quando aqui o Duque de Mântua fala 
da inconstância das mulheres, como se toda a culpa das relações amorosas 
volúveis e superficiais fosse sempre delas, pois “enganam tanto no choro como no 
riso” e “mudam de idéia a cada momento”.<o:p></o:p></SPAN></FONT></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"><FONT 
size=3>Mas, por trás desta suposta leveza aparente, no entanto, revela-se uma 
essência eminentemente trágica da condição humana. Ou seja, "La donna è mobile" 
não deixa de ser o canto mais célebre da ópera "Rigoletto", mas é um momento de 
distanciamento das reais relações da trama no libreto, saindo da condução 
central dos fatos. Aí há uma quase autonomia absoluta da famosa melodia em meio 
à ação dramática.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
size=3><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">Por 
outro lado, temos sim essencialmente na ópera uma trágica revelação da condição 
humana, pois o que está sendo narrado de fato, no libreto, é a maneira como um 
sistema de poder se mantém. Poder este opressor e absoluto do Rei (no caso do 
libreto da ópera, representado no personagem do Duque de Mântua) e que oprime 
qualquer opinião diferente, inviabilizando justamente qualquer mudança em meio a 
estas relações brutais da rígida hierarquia. O mundo aqui é estático, sem 
solução nem perspectiva. </SPAN><SPAN style="FONT-FAMILY: Arial">Na ópera não há 
esperança possível para quem quer que seja.<o:p></o:p></SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><FONT 
size=3><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT">Convertido 
à perversão, o Rei se corrompe dentro dele mesmo, pois não tem obrigações nem 
compromissos. Tão-somente confere a si mesmo o direito de se divertir - não 
obstante os graves constrangimentos que possa causar. </SPAN><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial">Pesado e repugnante, pois já não se identifica com 
ele a figura simpática do sedutor charmoso, o Duque de Mântua, sem quaisquer 
escrúpulos, exerce seu poder quando se diverte através do sexo. Assim, sexo e 
poder se misturam, ambos instrumentos de corrupção. Por fim, o Duque de Mântua 
passa pelo drama completamente ileso, pois nada acontece com ele. E ele, 
indiferente, pouco se importa com o que acontece com os outros, sobrevivendo 
assim em seu poder ilimitado como se a tragédia nada tivesse a ver com 
ele.</SPAN><SPAN lang=PT 
style="FONT-FAMILY: Arial; mso-bidi-font-style: italic; mso-ansi-language: PT"><o:p></o:p></SPAN></FONT></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Num certo sentido, o Duque de Mântua e 
Rigoletto também são dois lados de uma mesma moeda, pois ambos corrompem a 
dignidade humana. Victor Hugo introduz a realidade na trama, realidade esta 
trágica representada no personagem Rigoletto - o mais humano entre os 
personagens. Rigoletto sente um ódio mortal, uma inveja mesquinha e vivencia a 
torpeza enquanto personagem grotesco, quase animalesco. Rigoletto, ele próprio, 
também é a encarnação do poder. Também vive às custas do escárnio dos outros e 
não se importa com a desgraça alheia. Daí também originam o ódio e a maldição de 
Monterone contra Rigoletto, rogando-lhe uma praga aterrorizadora e que perdurará 
por toda a trama. Desta forma, Rigoletto se eleva à categoria de um herói 
execrável em suas relações com a infelicidade.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Rigoletto e o Duque são também figuras 
que se confundem, num certo sentido. Daí a relação de amor e ódio de Rigoletto 
para com o Duque, sentimentos estes fortes e bem diferentes do mero desprezo que 
Rigoletto sente pelos demais nobres, aduladores e bajuladores medíocres da 
corte.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>A única comoção em Rigoletto, ou seja, 
tudo que o comove, reduz-se ao seu amor à filha Gilda, seu “único tesouro”. Mas 
quem não manifestará solidariedade com Rigoletto? Quem ousaria não inocentar sua 
atitude ao querer vingar o grave constrangimento de sua filha causado pelo Duque 
impiedoso? Gilda, por sua vez, é a possibilidade do que resta da dignidade 
humana, dos valores, da beleza. Mas, neste universo, não sobrevive algo de 
belo.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Quando planeja o assassinato do Duque de 
Mântua, Rigoletto procura anular também sua própria maldade, ao tentar em vão 
proteger sua filha do mundo, mesmo que com atitudes neuróticas - o que lhe 
transforma num dos maiores heróis de todos os tempos. Neste sentido, há em 
Rigoletto também o sentido de uma grande humanidade... É torpe, assume a 
torpeza, o auto-escárnio, mas busca o valor eterno da pureza e da 
castidade.<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>Do ponto de vista de sua importância 
enquanto obra de arte, a ópera "Rigoletto" de Verdi não apenas exercerá fortes 
influências apenas por seu sentido filosófico-literário. Basta lembrarmos de uma 
obra célebre que nasceu inspirada diretamente no "Rigoletto", como o romance 
"Crime e castigo" (publicado em 1866), do escritor russo Dostoievski - 
justamente quando o personagem se refere ao Duque e a ele próprio (e mais uma 
vez numa relação indissociável entre os dois personagens): "Egli è Delitto, 
Punizion son io" (Ele é o crime, eu sou o castigo).<o:p></o:p></FONT></SPAN></P>
<P class=MsoNormal 
style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-INDENT: 18pt; TEXT-ALIGN: justify"><SPAN 
style="FONT-FAMILY: Arial"><FONT size=3>A ópera marca também um ponto de ruptura 
não só na produção operística de Verdi, mas na história do gênero. Antes mesmo 
de Richard Wagner, Verdi inventa com seu genial "Rigoletto" a grande ópera 
romântica – um dos pontos culminantes do romantismo 
musical!<o:p></o:p></FONT></SPAN></P></FONT></DIV></BODY></HTML>