<DIV>Miriam Dauelsberg doutorou-se em Paris (Sorbonne) em 1961.</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Saudações sulinas,</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Ney Fialkow</DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>De:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
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<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>reduprat@usp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
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<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
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<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Wed, 12 Dec 2007 15:12:04 -0200</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>[Spam] Re: [ANPPOM-L] Plágio</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>Querido amigo Regis: 
<P>Obrigado por sua mensagem. <BR>Gostei de receber essas informações importantíssimas, com relação aos doutoramentos de 1966 na UnB. <BR>Em meu e-mail anterior, quando falei dos doutoramentos de 1976 e 1977, tive o cuidado de iniciar minha frase com a expressão "salvo engano".  Assim, sinto-me salvo em meu engano. Foi no final dos anos 70, dez anos depois de seu doutorado, que eu e Zé Maria concluimos o doutorado em Paris. Meu orientador foi Daniel Charles e o orientador do Zé Maria foi o Jacques Chailley. 
<P>Com relação ao plágio de que foi vítima a Márcia Taborda, creio que essas nossas manifestações estejam dando boas contribuições para a comissão da Anppom que vai discutir e elaborar uma proposta de códígo de ética. 
<P>O plágio nos artigos científicos, nas teses e nas monografias é questão que está melhor equacionada e discutida, do que o plágio nas obras musicais. Recentemente um jovem compositor me plagiou em uma obra eletroacústica. Ele copiou um semantema (uma cascata vertiginosa de 6 segundos) de minha obra <I>Interlude Nº 1 pour Olga</I>. Usou o trecho como material de base. Divertiu-se com ele com retrogradações, acelerações, filtragens, reverberações e superposições. O jovem compositor, anonimamente, inscreveu a peça em um concurso em que fui membro do júri. Veja só que coincidência e que azar do jovem plagiador! 
<P>Eu denunciei o fato aos outros membros do júri e ao organizador do concurso. Ao fazer isso, salientei minha dúvidas com relação à questão muito atual em que se pratica muito o chamado "remix", a cópia, o processameto, a citação, a mixagem de obras, tudo isso anunciado como sendo nova vertente estética. Os DJs estão fazendo isso. 
<P>Abraço fraterno, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  
<P>            "Regis Duprat" <reduprat@usp.br> <BR>        To: <BR>  
<P>Regis Duprat wrote: 
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
<DIV class=MsoNormal><FONT face=Arial>Caros Jorge Antunes e prezada Márcia Taborda</FONT></DIV>
<P class=MsoNormal><?xml:namespace prefix = o ns = "<A href="urn:schemas-microsoft-com:office:office">urn:schemas-microsoft-com:office:office</A>" /><o:p></o:p> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Plágios e doutorados</FONT> 
<P class=MsoNormal><o:p></o:p>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial>Doutorado</FONT></B><o:p></o:p> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Meu prezadíssimo amigo, colega e confrade Jorge Antunes. Nutro por você uma imensa admiração e respeito como compositor, acadêmico, docente e pensador. Acompanho com interesse os seus e-mails na lista porque neles sempre se encontra a voz da experiência. Sempre nos demos bem e jamais qualquer estremecimento perturbará nossas sólidas relações de amizade e respeito mútuo.</FONT> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>É com essa certeza que me constrange ter que lhe revelar que fui o primeiro brasileiro a receber um título de doutor em música por uma Universidade brasileira...<SPAN></SPAN>Isso ocorreu em junho de 1966. Na minha carreira acadêmica, que iniciei na Universidade de Brasília, onde lecionei durante quatro anos, até a rebordosa de 1968, utilizei sempre o Diploma de doutorado da UnB, registrado no MEC, e que traz a data de 20 de junho de 1966. Na Universidade de Brasília concebida por Darcy Ribeiro não havia defesa de tese com encenação. Meu orientador foi Sérgio Buarque de Holanda e a Banca Examinadora era composta pelo orientador e mais Gilbert Chase, da Universidade de Tulane, New Orleans, e Cláudio Santoro, então coordenador do Dep de Música da UnB. Possuo em meu arquivo cópia dos pareceres dos três membros da Banca Examinadora. Minha tese foi “A música na matriz e sé de São Paulo colonial”. Esse texto foi publicado no Brasil em 1968, 1970 e 1995 e nos Estados Unidos em 1975.</FONT> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>O segundo doutorado em música também foi outorgado pela UnB dois anos depois, antes da demolição de 1968, para a Professora Nise Poggi Obino, também do Dep de Música; <SPAN></SPAN>grande pianista, docente competentíssima e mestra de Nelson Freire, e que depois de Brasília lecionou na Royal University de Londres, e falecida em 1995.</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Agora vejo que tendo você defendido sua tese em 1976, os títulos outorgados pela UnB em 66 e 68 permaneceram durante dez anos os únicos títulos de doutor em música no Brasil. As vicissitudes por que passou a UnB nos tempos amargos foram responsáveis, também, pela fragmentação das tradições da instituição, com conseqüências no fluxo das informações sobre a história dela. Mas isso tudo não lhe arrebata ser detentor de um dos primeiros títulos de doutor em música, outorgados em nosso país. <SPAN></SPAN>Meu caro Jorge, você e eu somos, dentre os vivos, os primeiros a receber o título de doutor em música neste país... Eta nós! Como diziam os modernistas de 22... não é?</FONT> 
<P class=MsoNormal><o:p></o:p>
<P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial>Plágios</FONT></B><o:p></o:p> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Mas o principal do meu mail, como para o seu, é a história do plágio contra Márcia Taborda. Vc está muito certo nas considerações gerais que tece quanto à escalada da doentia febre de titulação para o acesso aos empregos nas universidades e as conseqüências disso para a nossa vida acadêmica. É exatamente isso que vc descreveu. E tem razão quando diz que o orientador da tal figura que plagiou é mais responsável que o próprio pivete, porque devia orientar e não o fez. Mas também não falta razão à Márcia quando exige reconhecimento institucional do plágio. No Brasil de hoje não podemos mais conviver com tais canalhices, por mais que reconheçamos a fragilidade da formação da nossa área de música. Urge que os brios sejam incorporados em toda a sua extensão em nossas práticas acadêmicas.</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Nos Estados Unidos eu soube que um professor titular de Yale teria sido dispensado da sua universidade pelo fato de ter utilizado texto de outro autor sem a devida citação convencional. Naquele país é comum nos cursos de pós- graduação nas universidades, o uso e o estudo de manuais como o de John M Swales & Christine B Feak (Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor. The Univ of Michigan Press, 1994) que analisam com a maior seriedade os problemas do plágio e das transgressões aos direitos intelectuais de autor, já nos bancos da graduação.</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Mas o plágio não consiste apenas na cópia e reprodução de palavras e frases sem citação de autoria. O plágio é também, principalmente a cópia e apropriação indébita de idéias, a omissão proposital de trabalhos e idéias alheias anteriores devidamente registradas em bibliografia da área; é a falta de ética de toda sorte. Aliás, o plágio se identifica, grosso modo, com a falta de ética, com a desonestidade intelectual e acadêmica. Nos países evoluídos é muito comum que um acadêmico se poupe de enveredar sequer por um tema que esteja sendo estudado por outro colega. Espera-se-lhe a publicação para um revide civilizado. Isso é ética. Nós, brasileiros temos às vezes certa informalidade perniciosa nesse terreno, sobre um assunto que devia fazer parte de nossa cultura acadêmica. Plágio, enfim, como dizem os autores acima citados, é a atitude deliberada e consciente de copiar obra de outro, na parte ou no todo; sua caracterização deve se basear em que idéias e expressões originais são propriedade intelectual de seus criadores, como uma patente nas invenções.</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Eu sei o que é ser plagiado, pois sofri plágio praticado por duas pessoas diferentes; se é que podemos chamar de pessoas às cobras venenosas. Foi nos tempos em que não havia lista de Anppom pra gente botar a boca no mundo como fez agora Márcia Taborda com toda propriedade. Um dos moleques safados já foi pro beleléu, mas o segundo ainda canta de galo por aí, fantasiado de professor universitário e até de coordenador de “festivais”, apesar de não passar de um impostor e falsário que não merece sequer que se gaste 1 tostão furado com advogados para que um juiz lhe mande dar 50 chibatadas nos fundilhos. Mesmo após essas constatações vi muita gente que eu julgava adulta dando a mão à cobra pra reiterar os plágios. O pior é que eu pensava estar formando um discípulo, orientando-o e até lhe arranjando um emprego que mantém até hoje, quando na verdade acoitava uma cobra venenosa...</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Num país como o nosso, em que a justiça tarda e não se impõe, dada a fragilidade das leis dos direitos autorais, vc está arriscado a gastar uma fortuna para instituir advogado, lutar na justiça por seus direitos autorais e nunca ver os resultados; precisamos cerrar fileiras em nossa área para tornar inviável qualquer deslize que se cometa em nosso meio. Só o nosso próprio controle e vigilância poderão minimizar a ação antiética dessas pessoas sem caráter, despreparadas e sem formação adequada para atuar no nosso meio acadêmico.</FONT> 
<P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Um imenso abraço para Jorge Antunes e toda a minha solidariedade para Márcia Taborda. </FONT><SPAN></SPAN> 
<P class=MsoNormal><FONT face=Arial>régis duprat</FONT> 
<P class=MsoNormal><o:p></o:p>
<BLOCKQUOTE>
<DIV>----- Original Message -----</DIV>
<DIV><B>From:</B> <A title=antunes@unb.br href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A></DIV>
<DIV><B>To:</B> <A title=marciataborda@globo.com href="mailto:marciataborda@globo.com">Marcia Taborda</A> ; <A title=anppom-l@iar.unicamp.br href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></DIV>
<DIV><B>Sent:</B> Tuesday, December 11, 2007 12:51 PM</DIV>
<DIV><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Plágio</DIV> Cara Márcia: 
<P>Sou do tempo em que as titulações (mestrado e doutorado) não resultavam em aumentos salariais ou outras vantagens. <BR>Fiz meu doutorado em 1976. Salvo engano, foi o primeiro doutoramento em música de brasileiro. Logo em seguida o José Maria Neves terminou o dele. Na época nem existiam bolsas do CNPq. Ambos fizemos tudo com bolsas do governo francês. Quando voltei à UnB e mostrei minha tese de 664 páginas (<I>Son nouveau, nouvelle notation</I>) ao chefe do departamento (Moisés Mandel), ele me disse: -Pra que serve isso? Tem gente pra tudo! <BR>Naquela época os jovens pesquisadores tinham um projeto de pesquisa, uma tese a ser demonstrada, e então buscavam, como saída para a ansiedade de desenvolver o trabalho, o mestrado e o doutorado. <BR>Depois que surgiram os aumentos salariais para os que têm titulações, e a obrigatoriedade destas para o ingresso na carreira acadêmica, começou a busca desenfreada, às vezes cega e irresponsável, de se fazer um mestrado e um doutorado a todo custo. <BR>Começou então uma nova fase, bem surrealista. O graduado mete na cabeça que tem que fazer o mestrado e o doutorado de qualquer maneira. Não importa em qual área. Não importa em qual tema. <BR>Resumindo, antigamente tinha-se uma idéia, um tema, um projeto de tese, e buscava-se o curso pós-graduado na área do tema, com o orientador especialista. <BR>Hoje, começa-se com a peculiaridade de não se ter idéia alguma, projeto nenhum. Busca-se um orientador. Alinhava-se um projeto, com conteúdo que se encaixe no curso, que se encaixe no perfil do orientador desejado. Ao se entrar no curso, muda-se o projeto. <BR>A busca desesperada da titulação faz com que, por exemplo, ao invés de fazerem doutorado em Música, músicos façam doutorado em Sociologia, Antropologia, Arquitetura e outras áreas. <BR>Enfim, para mim, esse jovem que te plagiou, e que alega ter vivido, no momento da feitura da tese, uma "instabilidade emocional", é mais uma vítima da conjuntura cruel que promete emprego somente a quem tem titulação. Pior, abre a possibilidade a carreira acadêmica a qualquer um que tenha a titulação, pouco se importanto sobre como e onde ela foi alcançada. Basta ter o diploma. <BR>Códigos de ética profissional existem para serem cumpridos pelos profissionais. Muitos jovens mestrandos e doutorandos ainda não são profissionais. Muitos ainda são apenas estudantes recém-graduados que começam a, desesperadamente, buscar titulação pós-graduada. E aí, vale tudo para o pobre desorientado. Para ele vale copiar, vale plagiar, vale fazer o já feito com outro discurso, vale repetir idéias já reveladas mas pouco ou nada conhecidas pela comunidade. Para disfarçar essas estratégias, basta fazer um monte de citações de autores famosos. <BR>Enfim, acima eu usei a expressão "pobre desorientado", porque eu penso que o grande culpado do plágio que você relata não é o plagiador. Este já reconheceu o erro, alegou problemas psicológicos, se desculpou e, parece, vai refazer o trabalho, dessa vez citando a fonte do texto surrupiado. <BR>Para mim o grande vilão dessa história é o "Orientador" do rapaz. Este sim é o profissional que deve respeitar, e fazer ser respeitado, o código de ética. É ele quem deveria ser punido. Está evidente que o "orientador" não orientou coisíssima nenhuma. Não quero afirmar que o orientador devesse conhecer o teu texto e, assim, identificar o plágio durante a orientação. Quero apenas dizer que um "orientador" deve acompanhar passo a passo a pesquisa, a bibliografia, e até mesmo a redação de cada parágrafo e capítulo. Quando esse trabalho é desenvolvido criteriosamente pelo orientador, ele é capaz de reconhecer estilos de escrita e, assim, pelo menos, desconfiar de textos escritos por autores diferentes que, é óbvio, terão sempre estilos diferentes. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes 
<P>PS. Talvez essas minhas colocações acima sejam bem polêmicas, podendo encontrar, na Anppom, opositores radicais. Mas abro-me em reflexões próprias, sinceras, de experiência de vida acadêmica, para tentar contribuir com o debate, desde já dizendo que não me considero dono da verdade e que estou aberto a revisões de minhas convicções. <BR>  <BR>  <BR>  <BR>  
<P>Marcia Taborda wrote: 
<BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Agradeço a todos pelas mensagens. 
<P>Acho que o mais importante no momento <BR>será a revitalização dessa comissão e o desenvolvimento  junto à ANPPOM de <BR>um código de ética, <BR>que possa nos amparar em casos semelhantes; uma tomada de atitude <BR>institucional; <BR>Abraço, 
<P>Marcia Taborda 
<P>________________________________________________ <BR>Lista de discussões ANPPOM <BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> <BR>________________________________________________</P></BLOCKQUOTE>
<HR>
<BR>________________________________________________ <BR>Lista de discussões ANPPOM <BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> <BR>________________________________________________</BLOCKQUOTE></BLOCKQUOTE>
<P>
<HR align=left width=400 SIZE=2>
<FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o <A href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=fialkow&_l=1,1197480204.327271.8856.fomboni.hst.terra.com.br,46549,20031127114101,20031127114101">Terra Mail</A> </FONT>
<P></P>