<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
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<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caro Prof. Fialkow,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>em relação ainda ao Prof. Régis Duprat, só 
lembraria aqui ainda que ele foi</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial>"o primeiro brasileiro a receber um título de doutor em 
música por uma Universidade brasileira"...</FONT><FONT face=Arial></DIV>
<DIV>
<DIV><FONT size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2>atenciosamente,</FONT></DIV>
<DIV><FONT size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT size=2>Prof. Rubens Ricciardi / USP-Ribeirão 
Preto</FONT></DIV></FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=fialkow@terra.com.br href="mailto:fialkow@terra.com.br">fialkow</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=antunes@unb.br 
  href="mailto:antunes@unb.br">antunes</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Wednesday, December 12, 2007 11:50 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Plágio</DIV>
  <DIV><BR></DIV>
  <DIV>Miriam Dauelsberg doutorou-se em Paris (Sorbonne) em 1961.</DIV>
  <DIV> </DIV>
  <DIV>Saudações sulinas,</DIV>
  <DIV> </DIV>
  <DIV>Ney Fialkow</DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>De:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><A 
        href="mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br">anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><A 
        href="mailto:reduprat@usp.br">reduprat@usp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><A 
        href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Wed, 12 Dec 2007 
        15:12:04 -0200</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>[Spam] Re: 
        [ANPPOM-L] Plágio</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>Querido amigo Regis: 
  <P>Obrigado por sua mensagem. <BR>Gostei de receber essas informações 
  importantíssimas, com relação aos doutoramentos de 1966 na UnB. <BR>Em meu 
  e-mail anterior, quando falei dos doutoramentos de 1976 e 1977, tive o cuidado 
  de iniciar minha frase com a expressão "salvo engano".  Assim, sinto-me 
  salvo em meu engano. Foi no final dos anos 70, dez anos depois de seu 
  doutorado, que eu e Zé Maria concluimos o doutorado em Paris. Meu orientador 
  foi Daniel Charles e o orientador do Zé Maria foi o Jacques Chailley. 
  <P>Com relação ao plágio de que foi vítima a Márcia Taborda, creio que essas 
  nossas manifestações estejam dando boas contribuições para a comissão da 
  Anppom que vai discutir e elaborar uma proposta de códígo de ética. 
  <P>O plágio nos artigos científicos, nas teses e nas monografias é questão que 
  está melhor equacionada e discutida, do que o plágio nas obras musicais. 
  Recentemente um jovem compositor me plagiou em uma obra eletroacústica. Ele 
  copiou um semantema (uma cascata vertiginosa de 6 segundos) de minha obra 
  <I>Interlude Nº 1 pour Olga</I>. Usou o trecho como material de base. 
  Divertiu-se com ele com retrogradações, acelerações, filtragens, reverberações 
  e superposições. O jovem compositor, anonimamente, inscreveu a peça em um 
  concurso em que fui membro do júri. Veja só que coincidência e que azar do 
  jovem plagiador! 
  <P>Eu denunciei o fato aos outros membros do júri e ao organizador do 
  concurso. Ao fazer isso, salientei minha dúvidas com relação à questão muito 
  atual em que se pratica muito o chamado "remix", a cópia, o processameto, a 
  citação, a mixagem de obras, tudo isso anunciado como sendo nova vertente 
  estética. Os DJs estão fazendo isso. 
  <P>Abraço fraterno, <BR>Jorge Antunes <BR>  <BR>  <BR>  
  <BR>  <BR>  <BR>  
  <P>            "Regis 
  Duprat" <reduprat@usp.br> <BR>        
  To: <BR>  
  <P>Regis Duprat wrote: 
  <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">
    <DIV class=MsoNormal><FONT face=Arial>Caros Jorge Antunes e prezada Márcia 
    Taborda</FONT></DIV>
    <P class=MsoNormal><?xml:namespace prefix = o ns = "<A 
    href="urn:schemas-microsoft-com:office:office">urn:schemas-microsoft-com:office:office</A>" 
    /><O:P></O:P> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Plágios e doutorados</FONT> 
    <P class=MsoNormal><O:P></O:P>
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial>Doutorado</FONT></B><O:P></O:P> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Meu prezadíssimo amigo, colega e 
    confrade Jorge Antunes. Nutro por você uma imensa admiração e respeito como 
    compositor, acadêmico, docente e pensador. Acompanho com interesse os seus 
    e-mails na lista porque neles sempre se encontra a voz da experiência. 
    Sempre nos demos bem e jamais qualquer estremecimento perturbará nossas 
    sólidas relações de amizade e respeito mútuo.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>É com essa certeza que me constrange ter 
    que lhe revelar que fui o primeiro brasileiro a receber um título de doutor 
    em música por uma Universidade brasileira...<SPAN></SPAN>Isso ocorreu em 
    junho de 1966. Na minha carreira acadêmica, que iniciei na Universidade de 
    Brasília, onde lecionei durante quatro anos, até a rebordosa de 1968, 
    utilizei sempre o Diploma de doutorado da UnB, registrado no MEC, e que traz 
    a data de 20 de junho de 1966. Na Universidade de Brasília concebida por 
    Darcy Ribeiro não havia defesa de tese com encenação. Meu orientador foi 
    Sérgio Buarque de Holanda e a Banca Examinadora era composta pelo orientador 
    e mais Gilbert Chase, da Universidade de Tulane, New Orleans, e Cláudio 
    Santoro, então coordenador do Dep de Música da UnB. Possuo em meu arquivo 
    cópia dos pareceres dos três membros da Banca Examinadora. Minha tese foi “A 
    música na matriz e sé de São Paulo colonial”. Esse texto foi publicado no 
    Brasil em 1968, 1970 e 1995 e nos Estados Unidos em 1975.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>O segundo doutorado em música também foi 
    outorgado pela UnB dois anos depois, antes da demolição de 1968, para a 
    Professora Nise Poggi Obino, também do Dep de 
    Música; <SPAN></SPAN>grande pianista, docente competentíssima e mestra 
    de Nelson Freire, e que depois de Brasília lecionou na Royal University de 
    Londres, e falecida em 1995.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Agora vejo que tendo você 
    defendido sua tese em 1976, os títulos outorgados pela UnB em 66 e 68 
    permaneceram durante dez anos os únicos títulos de doutor em música no 
    Brasil. As vicissitudes por que passou a UnB nos tempos amargos foram 
    responsáveis, também, pela fragmentação das tradições da instituição, com 
    conseqüências no fluxo das informações sobre a história dela. Mas isso tudo 
    não lhe arrebata ser detentor de um dos primeiros títulos de doutor em 
    música, outorgados em nosso país. <SPAN></SPAN>Meu caro Jorge, você e 
    eu somos, dentre os vivos, os primeiros a receber o título de doutor em 
    música neste país... Eta nós! Como diziam os modernistas de 22... não 
    é?</FONT> 
    <P class=MsoNormal><O:P></O:P>
    <P class=MsoNormal><B><FONT face=Arial>Plágios</FONT></B><O:P></O:P> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>Mas o principal do meu mail, como para o 
    seu, é a história do plágio contra Márcia Taborda. Vc está muito certo nas 
    considerações gerais que tece quanto à escalada da doentia febre de 
    titulação para o acesso aos empregos nas universidades e as conseqüências 
    disso para a nossa vida acadêmica. É exatamente isso que vc descreveu. E tem 
    razão quando diz que o orientador da tal figura que plagiou é mais 
    responsável que o próprio pivete, porque devia orientar e não o fez. Mas 
    também não falta razão à Márcia quando exige reconhecimento institucional do 
    plágio. No Brasil de hoje não podemos mais conviver com tais canalhices, por 
    mais que reconheçamos a fragilidade da formação da nossa área de música. 
    Urge que os brios sejam incorporados em toda a sua extensão em nossas 
    práticas acadêmicas.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Nos Estados Unidos eu soube 
    que um professor titular de Yale teria sido dispensado da sua universidade 
    pelo fato de ter utilizado texto de outro autor sem a devida citação 
    convencional. Naquele país é comum nos cursos de pós- graduação nas 
    universidades, o uso e o estudo de manuais como o de John M Swales & 
    Christine B Feak (Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor. The 
    Univ of Michigan Press, 1994) que analisam com a maior seriedade os 
    problemas do plágio e das transgressões aos direitos intelectuais de autor, 
    já nos bancos da graduação.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Mas o plágio não consiste 
    apenas na cópia e reprodução de palavras e frases sem citação de autoria. O 
    plágio é também, principalmente a cópia e apropriação indébita de idéias, a 
    omissão proposital de trabalhos e idéias alheias anteriores devidamente 
    registradas em bibliografia da área; é a falta de ética de toda sorte. 
    Aliás, o plágio se identifica, grosso modo, com a falta de ética, com a 
    desonestidade intelectual e acadêmica. Nos países evoluídos é muito comum 
    que um acadêmico se poupe de enveredar sequer por um tema que esteja sendo 
    estudado por outro colega. Espera-se-lhe a publicação para um revide 
    civilizado. Isso é ética. Nós, brasileiros temos às vezes certa 
    informalidade perniciosa nesse terreno, sobre um assunto que devia fazer 
    parte de nossa cultura acadêmica. Plágio, enfim, como dizem os autores acima 
    citados, é a atitude deliberada e consciente de copiar obra de outro, na 
    parte ou no todo; sua caracterização deve se basear em que idéias e 
    expressões originais são propriedade intelectual de seus criadores, como uma 
    patente nas invenções.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Eu sei o que é ser 
    plagiado, pois sofri plágio praticado por duas pessoas diferentes; se é que 
    podemos chamar de pessoas às cobras venenosas. Foi nos tempos em que não 
    havia lista de Anppom pra gente botar a boca no mundo como fez agora Márcia 
    Taborda com toda propriedade. Um dos moleques safados já foi pro beleléu, 
    mas o segundo ainda canta de galo por aí, fantasiado de professor 
    universitário e até de coordenador de “festivais”, apesar de não passar de 
    um impostor e falsário que não merece sequer que se gaste 1 tostão furado 
    com advogados para que um juiz lhe mande dar 50 chibatadas nos fundilhos. 
    Mesmo após essas constatações vi muita gente que eu julgava adulta dando a 
    mão à cobra pra reiterar os plágios. O pior é que eu pensava estar formando 
    um discípulo, orientando-o e até lhe arranjando um emprego que mantém até 
    hoje, quando na verdade acoitava uma cobra venenosa...</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Num país como o nosso, em 
    que a justiça tarda e não se impõe, dada a fragilidade das leis dos direitos 
    autorais, vc está arriscado a gastar uma fortuna para instituir advogado, 
    lutar na justiça por seus direitos autorais e nunca ver os resultados; 
    precisamos cerrar fileiras em nossa área para tornar inviável qualquer 
    deslize que se cometa em nosso meio. Só o nosso próprio controle e 
    vigilância poderão minimizar a ação antiética dessas pessoas sem caráter, 
    despreparadas e sem formação adequada para atuar no nosso meio 
    acadêmico.</FONT> 
    <P class=MsoNormal><SPAN></SPAN><FONT face=Arial>Um imenso abraço para Jorge 
    Antunes e toda a minha solidariedade para Márcia 
    Taborda. </FONT><SPAN></SPAN> 
    <P class=MsoNormal><FONT face=Arial>régis duprat</FONT> 
    <P class=MsoNormal><O:P></O:P>
    <BLOCKQUOTE>
      <DIV>----- Original Message -----</DIV>
      <DIV><B>From:</B> <A title=antunes@unb.br 
      href="mailto:antunes@unb.br">Jorge Antunes</A></DIV>
      <DIV><B>To:</B> <A title=marciataborda@globo.com 
      href="mailto:marciataborda@globo.com">Marcia Taborda</A> ; <A 
      title=anppom-l@iar.unicamp.br 
      href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A></DIV>
      <DIV><B>Sent:</B> Tuesday, December 11, 2007 12:51 PM</DIV>
      <DIV><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] Plágio</DIV> Cara Márcia: 
      <P>Sou do tempo em que as titulações (mestrado e doutorado) não resultavam 
      em aumentos salariais ou outras vantagens. <BR>Fiz meu doutorado em 1976. 
      Salvo engano, foi o primeiro doutoramento em música de brasileiro. Logo em 
      seguida o José Maria Neves terminou o dele. Na época nem existiam bolsas 
      do CNPq. Ambos fizemos tudo com bolsas do governo francês. Quando voltei à 
      UnB e mostrei minha tese de 664 páginas (<I>Son nouveau, nouvelle 
      notation</I>) ao chefe do departamento (Moisés Mandel), ele me disse: -Pra 
      que serve isso? Tem gente pra tudo! <BR>Naquela época os jovens 
      pesquisadores tinham um projeto de pesquisa, uma tese a ser demonstrada, e 
      então buscavam, como saída para a ansiedade de desenvolver o trabalho, o 
      mestrado e o doutorado. <BR>Depois que surgiram os aumentos salariais para 
      os que têm titulações, e a obrigatoriedade destas para o ingresso na 
      carreira acadêmica, começou a busca desenfreada, às vezes cega e 
      irresponsável, de se fazer um mestrado e um doutorado a todo custo. 
      <BR>Começou então uma nova fase, bem surrealista. O graduado mete na 
      cabeça que tem que fazer o mestrado e o doutorado de qualquer maneira. Não 
      importa em qual área. Não importa em qual tema. <BR>Resumindo, antigamente 
      tinha-se uma idéia, um tema, um projeto de tese, e buscava-se o curso 
      pós-graduado na área do tema, com o orientador especialista. <BR>Hoje, 
      começa-se com a peculiaridade de não se ter idéia alguma, projeto nenhum. 
      Busca-se um orientador. Alinhava-se um projeto, com conteúdo que se 
      encaixe no curso, que se encaixe no perfil do orientador desejado. Ao se 
      entrar no curso, muda-se o projeto. <BR>A busca desesperada da titulação 
      faz com que, por exemplo, ao invés de fazerem doutorado em Música, músicos 
      façam doutorado em Sociologia, Antropologia, Arquitetura e outras áreas. 
      <BR>Enfim, para mim, esse jovem que te plagiou, e que alega ter vivido, no 
      momento da feitura da tese, uma "instabilidade emocional", é mais uma 
      vítima da conjuntura cruel que promete emprego somente a quem tem 
      titulação. Pior, abre a possibilidade a carreira acadêmica a qualquer um 
      que tenha a titulação, pouco se importanto sobre como e onde ela foi 
      alcançada. Basta ter o diploma. <BR>Códigos de ética profissional existem 
      para serem cumpridos pelos profissionais. Muitos jovens mestrandos e 
      doutorandos ainda não são profissionais. Muitos ainda são apenas 
      estudantes recém-graduados que começam a, desesperadamente, buscar 
      titulação pós-graduada. E aí, vale tudo para o pobre desorientado. Para 
      ele vale copiar, vale plagiar, vale fazer o já feito com outro discurso, 
      vale repetir idéias já reveladas mas pouco ou nada conhecidas pela 
      comunidade. Para disfarçar essas estratégias, basta fazer um monte de 
      citações de autores famosos. <BR>Enfim, acima eu usei a expressão "pobre 
      desorientado", porque eu penso que o grande culpado do plágio que você 
      relata não é o plagiador. Este já reconheceu o erro, alegou problemas 
      psicológicos, se desculpou e, parece, vai refazer o trabalho, dessa vez 
      citando a fonte do texto surrupiado. <BR>Para mim o grande vilão dessa 
      história é o "Orientador" do rapaz. Este sim é o profissional que deve 
      respeitar, e fazer ser respeitado, o código de ética. É ele quem deveria 
      ser punido. Está evidente que o "orientador" não orientou coisíssima 
      nenhuma. Não quero afirmar que o orientador devesse conhecer o teu texto 
      e, assim, identificar o plágio durante a orientação. Quero apenas dizer 
      que um "orientador" deve acompanhar passo a passo a pesquisa, a 
      bibliografia, e até mesmo a redação de cada parágrafo e capítulo. Quando 
      esse trabalho é desenvolvido criteriosamente pelo orientador, ele é capaz 
      de reconhecer estilos de escrita e, assim, pelo menos, desconfiar de 
      textos escritos por autores diferentes que, é óbvio, terão sempre estilos 
      diferentes. <BR>Abraço, <BR>Jorge Antunes 
      <P>PS. Talvez essas minhas colocações acima sejam bem polêmicas, podendo 
      encontrar, na Anppom, opositores radicais. Mas abro-me em reflexões 
      próprias, sinceras, de experiência de vida acadêmica, para tentar 
      contribuir com o debate, desde já dizendo que não me considero dono da 
      verdade e que estou aberto a revisões de minhas convicções. <BR>  
      <BR>  <BR>  <BR>  
      <P>Marcia Taborda wrote: 
      <BLOCKQUOTE TYPE="CITE">Agradeço a todos pelas mensagens. 
        <P>Acho que o mais importante no momento <BR>será a revitalização dessa 
        comissão e o desenvolvimento  junto à ANPPOM de <BR>um código de 
        ética, <BR>que possa nos amparar em casos semelhantes; uma tomada de 
        atitude <BR>institucional; <BR>Abraço, 
        <P>Marcia Taborda 
        <P>________________________________________________ <BR>Lista de 
        discussões ANPPOM <BR><A 
        href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A> 
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  <FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>E-mail classificado pelo Identificador 
  de Spam Inteligente.<BR>Para alterar a categoria classificada, visite o <A 
  href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=fialkow&_l=1,1197480204.327271.8856.fomboni.hst.terra.com.br,46549,20031127114101,20031127114101">Terra 
  Mail</A> </FONT>
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  <BR>Version: 7.5.503 / Virus Database: 269.16.13/1169 - Release Date: 
  3/12/2007 22:56<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>