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<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Caro Professor e
Maestro,</span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='text-align:justify'><font size=3 color=blue
face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>Gostei
de ler sua sábia argumentação, bastante esclarecedora. No entanto, se me
permite, gostaria de colocar alguns ‘adendos’ que, espero, não tome
como reprovação ou provocação...  É que fiquei bastante incomodada com a falta
da menção, por sua parte, de algumas exceções que considero importantes.</span></font></p>

<p class=MsoNormal><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=2 face=Tahoma><span
style='font-size:10.0pt;font-family:Tahoma'>-----Mensagem original-----<br>
<b><span style='font-weight:bold'>De:</span></b>
anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br] <b><span
style='font-weight:bold'>Em nome de </span></b>Jorge Antunes<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Enviada em:</span></b> terça-feira, 11 de
dezembro de 2007 12:52<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Para:</span></b> Marcia Taborda;
anppom-l@iar.unicamp.br<br>
<b><span style='font-weight:bold'>Assunto:</span></b> Re: [ANPPOM-L] Plágio</span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'> </span></font></p>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>Cara Márcia: </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Sou do tempo em que as titulações (mestrado e doutorado)
não resultavam em aumentos salariais ou outras vantagens.</span></font></p>

<p style='text-align:justify'><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Primeiramente,
lamento muito em lembrar que, em grande medida, muitos profissionais altamente
qualificados vêm sendo dispensados no emprego, em estabelecimentos públicos,
justamente em virtude da sua titulação, na verdade uma situação “privilegiada”...
em termos!  Tornam-se ‘onerosos’ financeiramente e acabam sendo substituídos
por outros ‘de custo inferior’, de acordo com os critérios empresariais
(e não acadêmicos).</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'> <br>
Fiz meu doutorado em 1976. Salvo engano, foi o primeiro doutoramento em música
de brasileiro. Logo em seguida o José Maria Neves terminou o dele. Na época nem
existiam bolsas do CNPq. Ambos fizemos tudo com bolsas do governo francês.
Quando voltei à UnB e mostrei minha tese de 664 páginas (<i><span
style='font-style:italic'>Son nouveau, nouvelle notation</span></i>) ao chefe
do departamento (Moisés Mandel), ele me disse: -Pra que serve isso? Tem gente
pra tudo! <br>
<br>
</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'> </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Naquela época os jovens pesquisadores tinham um
projeto de pesquisa, uma tese a ser demonstrada, e então buscavam, como saída
para a ansiedade de desenvolver o trabalho, o mestrado e o doutorado. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Acredito que isso ainda ocorra e,
modestamente, incluo-me nesse grupo.</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
Depois que surgiram os aumentos salariais para os que têm titulações, e a
obrigatoriedade destas para o ingresso na carreira acadêmica, começou a busca
desenfreada, às vezes cega e irresponsável, de se fazer um mestrado e um
doutorado a todo custo.</span></font></p>

<p style='text-align:justify'><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Reitero o que
menciono no início e acrescento: cada vez se exigem mais títulos porque a escolarização
básica não vem sendo suficiente, assim como a graduação. A má formação profissional
exige a contrapartida das pencas de cursos complementares. (Será que, em
virtude disso, teremos um dia algo semelhante à prova da OAB, em todos os níveis?)</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'> <br>
Começou então uma nova fase, bem surrealista. O graduado mete na cabeça que tem
que fazer o mestrado e o doutorado de qualquer maneira. Não importa em qual
área. Não importa em qual tema. <br>
Resumindo, antigamente tinha-se uma idéia, um tema, um projeto de tese, e
buscava-se o curso pós-graduado na área do tema, com o orientador especialista.
</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Somente lhe pediria a bondade de não
ser extremo. Essa não é a regra geral. Hoje também há muitas pessoas nessa
mesma situação...</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
Hoje, começa-se com a peculiaridade de não se ter idéia alguma, projeto nenhum.
Busca-se um orientador. Alinhava-se um projeto, com conteúdo que se encaixe no
curso, que se encaixe no perfil do orientador desejado. </span></font></p>

<p style='text-align:justify'><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Uma grande
parte das instituições exige a apresentação de um pré-projeto como condição
para candidatar-s a uma vaga. Outra coisa a se acrescentar é que muitas das
disciplinas oferecidas não atendem às necessidades do projeto. Não são poucos
os pós-graduandos que não têm outra alternativa senão optar pelas disciplinas
que têm à disposição. Assim, o estudante tem de cursá-las, apenas para dar
conta do programa essencial exigido. Sobretudo no mestrado, que deve ser concluído
em dois anos, não há tempo para esperar o oferecimento de uma disciplina que
venha contribuir para o desenvolvimento do trabalho final .</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Ao se entrar no curso, muda-se o projeto.</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Mudar o projeto também pode ser
resultado de uma reflexão mais apurada, de um amadurecimento no trabalho, no
qual o orientador pode estar colaborando lucidamente.</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'> <br>
A busca desesperada da titulação faz com que, por exemplo, ao invés de fazerem
doutorado em Música, músicos façam doutorado em Sociologia, Antropologia,
Arquitetura e outras áreas. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa]  O fato de buscar outras áreas do
conhecimento ou especialidades também pode se dever ao fato de que os cursos de
música não contemplem o projeto de pesquisa do pós-graduando.</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>ESTAS SÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS –E NÃO SE
APLICAM AO PLAGIADOR DO TRABALHO DA MÁRCIA.</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>*****</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
Enfim, para mim, esse jovem que te plagiou, e que alega ter vivido, no momento
da feitura da tese, uma "instabilidade emocional", é mais uma vítima
da conjuntura cruel que promete emprego somente a quem tem titulação. </span></font></p>

<p style='text-align:justify'><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Aqui,
permito-me outras possibilidades: estar se dedicando a outras atividades,
problemas pessoais ou mesmo... preguiça! Se as razões apresentadas pelo comitê
são inconsistentes e inaceitáveis isso não significa, objetivamente, que o
candidato seja necessariamente uma “vítima do sistema”, não? </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Pior, abre a possibilidade a carreira acadêmica a
qualquer um que tenha a titulação, pouco se importanto sobre como e onde ela
foi alcançada. Basta ter o diploma. </span></font></p>

<p style='text-align:justify'><font size=3 color=blue face=Garamond><span
style='font-size:12.0pt;font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Se, a princípio,
a possibilidade é aberta, de outra parte, estamos nós, os pares, para avaliar a
qualidade do trabalho e, em alguma medida, o caráter do graduado. O diploma
pode levá-lo a altas esferas e, circunstancialmente, colocá-lo até como chefe em
agências de fomento. De outra parte, existem pessoas que produzem excelentes
trabalhos e tiveram uma formação escolar (independentemente do nível) bastante
deficiente e conturbada. Muitos dos que elevam seu ‘padrão de qualidade’
são auto-didatas...</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
Códigos de ética profissional existem para serem cumpridos pelos profissionais.
Muitos jovens mestrandos e doutorandos ainda não são profissionais. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Por que a faixa etária deve,
necessariamente, estar atada à idéia de responsabilidade e decência? Se
maturidade e conhecimento de códigos se adquirem com o tempo, a formação do caráter
já vem desde o berço...</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Muitos ainda são apenas estudantes recém-graduados que
começam a, desesperadamente, buscar titulação pós-graduada. E aí, vale tudo
para o pobre desorientado. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Aqui lembro, também, que os
orientadores têm, sob sua responsabilidade, um número elevado de pupilos... De
todo modo, isso não diminui sua responsabilidade.</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Para ele vale copiar, vale plagiar, vale fazer o já
feito com outro discurso, vale repetir idéias já reveladas mas pouco ou nada
conhecidas pela comunidade. Para disfarçar essas estratégias, basta fazer um
monte de citações de autores famosos. <br>
Enfim, acima eu usei a expressão "pobre desorientado", porque eu
penso que o grande culpado do plágio que você relata não é o plagiador.</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Este moço teria outra saída? Alegar
problemas mentais minimiza penas, a princípio, mais drásticas, como indenização
em dinheiro e impugnação do diploma.</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'> Este já reconheceu o erro, alegou problemas
psicológicos, se desculpou e, parece, vai refazer o trabalho, dessa vez citando
a fonte do texto surrupiado. <br>
Para mim o grande vilão dessa história é o "Orientador" do rapaz.
Este sim é o profissional que deve respeitar, e fazer ser respeitado, o código
de ética. É ele quem deveria ser punido. Está evidente que o
"orientador" não orientou coisíssima nenhuma. Não quero afirmar que o
orientador devesse conhecer o teu texto e, assim, identificar o plágio durante
a orientação. Quero apenas dizer que um "orientador" deve acompanhar
passo a passo a pesquisa, a bibliografia, e até mesmo a redação de cada
parágrafo e capítulo. Quando esse trabalho é desenvolvido criteriosamente pelo
orientador, ele é capaz de reconhecer estilos de escrita e, assim, pelo menos,
desconfiar de textos escritos por autores diferentes que, é óbvio, terão sempre
estilos diferentes. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Aqui, concordo.</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
Abraço, <br>
Jorge Antunes </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>PS. Talvez essas minhas colocações acima sejam bem
polêmicas, podendo encontrar, na Anppom, opositores radicais. Mas abro-me em
reflexões próprias, sinceras, de experiência de vida acadêmica, para tentar
contribuir com o debate, desde já dizendo que não me considero dono da verdade
e que estou aberto a revisões de minhas convicções. </span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>[Heloísa] Espero ter colocado em pauta outros
atenuantes que não foram mencionados na sua reflexão e não pretendo me estender
mais a este tema, no momento.</span></font></p>

<p><font size=3 color=blue face=Garamond><span style='font-size:12.0pt;
font-family:Garamond;color:blue'>Abraço a todos, Heloísa</span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'><br>
  <br>
  <br>
  <br>
  </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Marcia Taborda wrote: </span></font></p>

<blockquote style='margin-top:5.0pt;margin-bottom:5.0pt' TYPE=CITE>

<p class=MsoNormal style='margin-left:35.4pt'><font size=3
face="Times New Roman"><span style='font-size:12.0pt'>Agradeço a todos pelas
mensagens. </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Acho que o mais importante no momento <br>
será a revitalização dessa comissão e o desenvolvimento  junto à ANPPOM de
<br>
um código de ética, <br>
que possa nos amparar em casos semelhantes; uma tomada de atitude <br>
institucional; <br>
Abraço, </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>Marcia Taborda </span></font></p>

<p style='margin-left:35.4pt'><font size=3 face="Times New Roman"><span
style='font-size:12.0pt'>________________________________________________ <br>
Lista de discussões ANPPOM <br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a>
<br>
________________________________________________</span></font></p>

</blockquote>

</div>

</body>

</html>
<p style="clear:both">
<hr align="left" width="400" size="2">
<font face="trebuchet MS, arial" size="2">
E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.<br>
Para alterar a categoria classificada, visite o 
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</font>
</p>