<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<HTML><HEAD>
<META http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=windows-1252">
<META content="MSHTML 6.00.2900.3268" name=GENERATOR>
<STYLE></STYLE>
</HEAD>
<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>acabo de receber este e-mail do Prof. Mário Vieira
de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), que agora repasso cordialmente a
todos...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>atenciosamente,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Rubens Ricciardi / USP - Ribeirão
Preto</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message -----
<DIV style="BACKGROUND: #e4e4e4; font-color: black"><B>From:</B> <A
title=mvc@mail.telepac.pt href="mailto:mvc@mail.telepac.pt">Mário Vieira de
Carvalho</A> </DIV>
<DIV><B>To:</B> <A title=rrrr@usp.br href="mailto:rrrr@usp.br">Rubens
Ricciardi</A> </DIV>
<DIV><B>Sent:</B> Friday, March 14, 2008 12:26 PM</DIV>
<DIV><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN
PORTUGAL]</DIV></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><FONT face=Arial
size=2></FONT><BR></DIV>Caro Rubens<BR><BR>A situação não é bem assim. Estamos a
falar do ensino vocacional da música, dos 6 aos 9 anos, ensino que é muito
importante para a aquisição de certas competências na relação entre cérebro e
mão, que mais tarde não é possível adquirir em termos de máxima
"competitividade" virtuosística (caso do piano, do violino, etc,).<BR><BR>Ora o
que se pretende com a reforma não é acabar com esse ensino vocacional, nem
deixar de garantir o seu financiamento pelo Estado.<BR><BR>Trata-se sim
de:<BR><BR>1) assegurar que existam escolas de ensino público onde esse ensino
vocacional especializado coexista de uma forma integrada com as componentes
gerais de formação do ensino primário (de tal modo que o aluno não tem de se
deslocar a outra escola para receber somente a formação musical);<BR><BR>2)
assegurar que haja financiamento do Estado para escolas de música do sistema
particular e cooperativo que permita às famílias proporcional essa formação
vocacional às crianças que o desejem como formação "supletiva" (isto é, que
acresce à formação geral dos 6 aos 9 anos que as crianças recebem nas escolas
normais de ensino geral, sem ensino especializado vocacional de
música);<BR><BR>O sistema de ensino da música particular e cooperativo com apoio
do Estado está altamente desenvolvido em Portugal. Desde finais da década de 80
criaram-se numerosas Escolas Profissionais de Música que têm produzido muitas
centenas de músicos profissionais por ano. Mil jovens músicos participaram num
concerto a que assisti há uns dois meses: juntavam-se aí alunos dessas
diferentes escolas, e fizeram durante um dia inteiro programas muito variados,
incluindo orquestras sinfónicas com mais de 100 elementos, tocando
maravilhosamente.<BR><BR>O que se passa com o Conservatório Nacional de Lisboa é
que desde há uns quatro anos introduziu o ensino vocacional dos 6 aos 9 anos,
mas somente "supletivo", não tem professores de ensino de outras matérias, de
modo a que os alunos ali possam obter, além da música, todas as outras
competências do ensino básico.<BR><BR>O que está, pois, em discussão, mas ainda
não há decisão, é o seguinte:<BR><BR>- deve o conservatório, como escola do
ensino público, manter o ensino da música dos 6 aos 9 anos como "ensino
supletivo" ou deve passar a funcionar a esse nível como escola integrada, onde
também se ensinam as outras coisas do primeiro ciclo?<BR><BR>- ou deve o
conservatório concentrar-se no ensino da música mais avançado, a partir dos 10
anos, deixando que a formação vocacional especializada, dos 6 aos 9 anos, seja
dada, ou noutras escolas públicas de ensino integrado, ou em escolas do ensino
particular/cooperativo onde há ensino da música especializado
"supletivo"?<BR><BR>Os actuais professores do Conservatório podem deslocar-se a
uma escola pública de ensino integrado para dar a formação vocacional
especializada de música. É um solução diferente de o próprio Conservatório se
reorganizar como Escola integrada a esse nível de iniciação.<BR><BR>É só isto
que está em discussão, e não acabar com o ensino vocacional de músicadps 6 aos
9. Trata-se de encontrar a forma mais adequada de o fortalecer, e não de o
enfraquecer.<BR><BR>Abraço<BR><BR>Mário<BR><BR>(podes
circular)<BR><BR><BR><BR><BR>Em 14/03/2008, às 14:46, Rubens Ricciardi
escreveu:<BR><BR>
<BLOCKQUOTE><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>caríssimo Mário,<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>veja
aqui os comentários de alguns brasileiros sobre o fim (triste fim?) dos
conservatórios portugueses,<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>abraços
do Rubens<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>-----
Original Message -----<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>From:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily></B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>
<?/x-tad-bigger><?color><?param 0000,0000,EEEE><?x-tad-bigger>Sandra Reis<?/x-tad-bigger><?/color><?x-tad-bigger>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>To:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily></B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>
<?/x-tad-bigger><?color><?param 0000,0000,EEEE><?x-tad-bigger>Stela Brandao<?/x-tad-bigger><?/color><?x-tad-bigger> ; <?/x-tad-bigger><?color><?param 0000,0000,EEEE><?x-tad-bigger>'jamannis uol'<?/x-tad-bigger><?/color><?x-tad-bigger> ; <?/x-tad-bigger><?color><?param 0000,0000,EEEE><?x-tad-bigger>anppom-l@iar.unicamp.br<?/x-tad-bigger><?/color><?x-tad-bigger>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>Sent:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily></B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>
Wednesday, March 12, 2008 10:59 PM<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>Subject:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily></B><?fontfamily><?param Arial><?x-tad-bigger>
Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Como
disseram Baudelaire, Freud e Adorno, o "progresso" esconde uma <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><B><I><?x-tad-bigger>regressão<?/x-tad-bigger></I></B><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> e
tudo indica que ela está generalizada. E o pior é que muitos não têm
consciência dela. Estão focados no deslumbramento das luzes da
tecnologia, cuja reverberação esconde as atrocidades realizadas em nome
da "pseudo-evolução da sociedade" que é a da pura aparência em
detrimento do que é
essencial. <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Para
que a melhor ordem se estabeleça, o homem tem de
se lembrar constantemente que a ciência, a técnica e a
política estão a serviço da sociedade como um todo e não o
inverso.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Um
abraço da<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Sandra
Loureiro de Freitas Reis.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger> <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><BR><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
From: stelabrandao@brazilny.org<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
To: jamannis@uol.com.br;
anppom-l@iar.unicamp.br<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Date: Wed, 12 Mar 2008 12:36:52 -0400<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Subject: Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Isto é um passo gigante... PARA TRÁS!! Pobre Portugal. Pobres crianças
portuguesas que crescerão sem o alento insubstituível da música. Esta
mentalidade retrgradea e obscurantista está se manifestando não só lá, mas em
vários outros países. Aqui nos EUA também há uma luta para preservar a
Educação musical nas escolas públicas. No Brasil, há muito que nos tiraram
esta importanta ferramenta da Educação, tão corajosamente conquistada e
defendida por Villa-Lobos... Pobres crianças brasileiras também! Até quando,
gente?<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Um abraço triste como aquele Fado escorrendo pelas ruas da Baixa.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Stela Brandão<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Nova York <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
-----Original Message-----<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
From: anppom-l-bounces@iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces@iar.unicamp.br]
On Behalf Of jamannis uol<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Sent: Wednesday, March 12, 2008 6:25 AM<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
To: anppom-l@iar.unicamp.br<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Subject: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Extinção do ensino musical especializado no 1º ciclo <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Por decisão ministerial as escolas públicas de música (vulgo Conservatórios)
vão ser impedidas de dar aulas ao 1º ciclo (chamados cursos de iniciação).
Assim, os actuais e futuros alunos (dos 6 aos 9 anos de idade), se quiserem
continuar a estudar música, terão de frequentar aquilo que o estado passa a
oferecer gratuitamente, as actividades de enriquecimento curricular (AEC), o
que representa passar de um currículo de 6 horas semanais com estudo
individual de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão
dramática, para uma actividade de currículo ainda desconhecido, provavelmente
com a duração de apenas duas horas semanais.
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Se por acaso o aluno quiser continuar com a mesma formação que as actuais
iniciações oferecem, terá de se inscrever numa escola particular, deixando de
pagar a propina anual da escola pública (em Lisboa é de 45€) para passar a
desembolsar grandes quantias em dinheiro.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html [1]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html [2]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
--------------------------- Mensagem Original ----------------------------<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Assunto: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
De: Consejo de la Música en México <comus@comus-mexico.org><?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Data: Ter, Março 11, 2008 8:34 pm<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Para: comus@comus-mexico.org<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
--------------------------------------------------------------------------<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
----- Mensaje reenviado de joananascimento@tele2.pt -----<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Asunto: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Por razones estrictamente económicas, el gobierno portugués ha decidido poner
fin a la enseñanza de la música tal y como se enseña en los conservatorios
públicos, a partir de septiembre de 2008.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Únicamente podrán seguir recibiendo este tipo de enseñanza los alumnos que
hayan elegido una carrera musical a partir del 5º año de escolaridad.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
¡En Lisboa, sólo 45 de cada 900 alumnos han elegido esta opción!<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Las consecuencias de dicha decisión, tan arbitraria como desastrosa, serán:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
- el fin de las clases de iniciación (alumnos de la escuela primaria), a pesar
de que es fundamental comenzar a estudiar música lo antes posible.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
- el fin de las clases en el conservatorio para los alumnos con más de<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
18 años.¿ Qué sucederá, por ejemplo, con el estudio del canto, que no puede
comenzar antes de los 17 años?<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
- el fin de las clases en el conservatorio para todos los alumnos desde el 5º
año hasta el 12º, que no hayan elegido la vía profesional a partir del 5º año
de escolaridad. Lo que supone una aplastante mayoría.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Estas medidas son profundamente antidemocráticas porque constituyen una
discriminación socioeconómica, que obliga a los que desean una formación más
seria a inscribirse en escuelas particulares, solución onerosa para muchas
familias (el salario medio es de 426 euros mensuales).<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Además, dichas medidas destruyen en Portugal una red de educación esencial, en
un país en el que el panorama ya es especialmente pobre.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Estamos, pues, firmemente decididos a impedir que se lleve a cabo este ataque
al derecho de las jóvenes generaciones a elegir una formación completa en las
artes musicales, además de la enseñanza
general.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Estamos empeñados en proteger un rico patrimonio cultural, fruto de una
tradición bicentenaria.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Para salvar en nuestro país las escasas instituciones públicas (4 en el total,
una en Lisboa) que ofrecen una enseñanza especializada de música, rogamos a
los que nos apoyan por toda Europa, y más allá también, que firmen y envíen
esta petición, ya aprobada por miles de ciudadanos.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Esperamos así que el gobierno se vuelva atrás en las decisiones absurdas y
perjudiciales que pretende tomar.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
¡Gracias!<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Las asociaciones de profesores, padres y alumnos del Conservatorio de Lisboa.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html [1]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html [2]<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
(la misma, al presidente de la república y al primer ministro)<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
VÃnculos:<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
---------<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
[1] http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
[2] http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Lista de discussões ANPPOM <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
Lista de discussões ANPPOM <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>>
________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><BR><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Conheça
já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! <?/x-tad-bigger><?color><?param 0000,0000,EEEE><?x-tad-bigger>Crie já o seu!<?/x-tad-bigger><?/color><?x-tad-bigger>
<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Lista
de discussões ANPPOM <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>________________________________________________<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Internal
Virus Database is out-of-date.<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Checked
by AVG Free Edition. <?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><?fontfamily><?param Tahoma><?x-tad-bigger>Version:
7.5.516 / Virus Database: 269.21.1/1301 - Release Date: 27/2/2008 08:35<?/x-tad-bigger><?/fontfamily><BR><BR></BLOCKQUOTE>Mário Vieira de
Carvalho<BR>Professor of Sociology of Music<BR>Director of CESEM- Research
Centre <BR>of Aesthetics and Sociology of Music<BR>Faculty of Human and Social
Sciences<BR>Universidade Nova de Lisboa<BR>Av. Berna 26-C <BR>1069-061
Lisboa<BR>Tel. / Fax: +351217942043 <BR>Tel. : +351217933519<BR><BR><BR>
<P>
<HR>
<P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG Free Edition.
<BR>Version: 7.5.516 / Virus Database: 269.21.1/1301 - Release Date: 27/2/2008
08:35<BR></BODY></HTML>