<DIV><FONT face=Arial size=3>MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO</DIV>
<DIV>
<DIV>
<P align=left>FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS</P>
<P align=left>PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>EDITAL / PRG Nº 001, DE 18 DE MARÇO DE 2008</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, considerando a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto Presidencial nº 4.175, de 27 de março de 2002, a Portaria MP nº 450 de 6 de novembro de 2002; a Portaria MP nº 450, de 27 de dezembro de 2007, e a Portaria MEC nº. 1262, de 27 de dezembro de 2007 (DOU 28/12/2007), torna pública a abertura de inscrições para Concurso Público visando o provimento de cargos docentes, nas classes de PROFESSOR ASSISTENTE e de ADJUNTO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, em conformidade com as disposições contidas neste Edital.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>1. DAS INSCRIÇÕES</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias para as classes de Professor Assistente e de Professor Adjunto, no nível 1, a portadores do título de mestre e doutor, respectivamente, conforme especificado no </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>Anexo I</B></FONT><FONT face=Arial size=3>, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União.</P>
<P align=left>1.1.1. Período das inscrições: de </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>20 de março </B></FONT><FONT face=Arial size=3>a </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>14 de abril de 2008.</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>1.1.2. As inscrições serão recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>- </B></FONT><FONT face=Arial size=3>Fone: (53) 3222-4060, no horário das 8h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira.</P>
<P align=left>1.1.3. A taxa de inscrição, especificada no </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>Anexo I</B></FONT><FONT face=Arial size=3>, deverá ser creditada a favor da UFPEL, na conta corrente nº 170.500-8, agência nº 4201-3, Banco do Brasil SA, finalidade 1540471526428883-7.</P>
<P align=left>1.1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples, acompanhadas dos respectivos originais:</P>
<P align=left>a) Titulação exigida conforme </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>Anexo I</B></FONT><FONT face=Arial size=3>, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;</P>
<P align=left>b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;</P>
<P align=left>c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;</P>
<P align=left>d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros; no momento da posse o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.</P>
<P align=left>e) Uma (1) fotografia 3x4cm;</P>
<P align=left>f) Cédula de identidade;</P>
<P align=left>g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição;</P>
<P align=left>h) </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>Curriculum Vitae </I></FONT><FONT face=Arial size=3>atualizado</FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>, </I></FONT><FONT face=Arial size=3>com Memorial Descritivo da carreira acadêmica e científica. Os documentos comprobatórios do </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>Curriculum Vitae </I></FONT><FONT face=Arial size=3>serão apresentados, obrigatoriamente, durante o ato de instalação do concurso pela banca examinadora.</P>
<P align=left>1.1.5. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal, desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições, conforme subitem 1.1.1. deste Edital.</P>
<P align=left>1.1.5.1. A inscrição por via postal deverá ser remetida, mediante registro com AR ou serviço similar, para o endereço: CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO DA UFPEL – Rua Gonçalves Chaves nº3126 – Pelotas – RS – CEP 96015-560.</P>
<P align=left>1.1.6. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporâneas.</P>
<P align=left>1.2. A inscrição implica no conhecimento tácito, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização do concurso, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto (Regimento da UFPEL) e nas Resoluções nº 14/2003 e nº 04/2004, do COCEPE, e para Professor Assistente (Regimento da UFPEL) e na Resolução/COCEPE nº 17/2003, que passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>site </I></FONT><FONT face=Arial color=#0000ff size=3>http://ces.ufpel.edu.br</FONT><FONT face=Arial size=3>, no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>link </I></FONT><FONT face=Arial size=3>Concursos Docentes.</P>
<P align=left>1.3. O prazo para a realização dos concursos públicos será, no máximo, de trinta (30) dias, a contar da homologação das inscrições pelo COCEPE.</P>
<P align=left>1.3.1. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.</P>
<P align=left>1.4. O programa de cada área em concurso consta do </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>Anexo II </B></FONT><FONT face=Arial size=3>deste Edital.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>2. DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>2.1. Caso não ocorram inscrições no período previsto no item 1.1.1 deste Edital, o novo prazo será reaberto de </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>16 </B></FONT><FONT face=Arial size=3>a </FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>30 de abril de 2008</B></FONT><FONT face=Arial size=3>, passando da classe de Professor Adjunto para a de Professor Assistente.</P>
<P align=left>2.2. O prazo para a realização dos concursos públicos prorrogados conforme o item 2.1 será, no máximo, de quinze (15) dias, a contar da homologação das inscrições pelo COCEPE.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, serão homologados pelo COCEPE.</P>
<P align=left>3.2. A homologação das inscrições será publicada no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>site </I></FONT><FONT face=Arial color=#0000ff size=3>http://ces.ufpel.edu.br</FONT><FONT face=Arial size=3>, no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>link </I></FONT><FONT face=Arial size=3>concursos docentes.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>A UFPEL divulgará, através do Diário Oficial da União, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>5. DO PROVIMENTO DAS VAGAS</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>5.1. A nomeação na classe de Professor Adjunto, Nível 1, ou de Professor Assistente, Nível 1, com a remuneração correspondente fixada em Lei, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.</P>
<P align=left>5.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>6. DA VALIDADE DO CONCURSO</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>6.1. O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de divulgação dos resultados no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>7.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, não se responsabilizando pela troca de endereço, sem comunicação prévia, por escrito, por parte do mesmo.</P>
<P align=left>7.2. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.</P>
<P align=left>7.3. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: </FONT><FONT face=Arial color=#0000ff size=3>ces@ufpel.edu.br</FONT><FONT face=Arial size=3>.</P>
<P align=left>7.4. O inteiro teor deste Edital estará disponível no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>site </I></FONT><FONT face=Arial color=#0000ff size=3>http://ces.ufpel.edu.br</FONT><FONT face=Arial size=3>, no </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=3>link </I></FONT><FONT face=Arial size=3>Concursos</P>
<P align=left>Docentes.</P></FONT><FONT face=Arial size=2>
<P align=left>Profª. Eliana Povoas Pereira Estrela Brito Mauro Joubert Goulart Cunha</P>
<P align=left>Pró-Reitora de Graduação Pró-Reitor de Gestão de Recursos Humanos </FONT><I><FONT face=Arial,Italic size=2>pro tempore</P></I></FONT><FONT face=Arial size=2>
<P align=left>Prof. Antonio Cesar Gonçalves Borges</P>
<P align=left>Reitor</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>Anexo I</P></B></FONT><FONT face=Arial size=1>
<P align=left>Conservatório de Música / Depto. de Canto e Instrumentos</P>
<P align=left>Proc. UFPel 23110.001235/2008-32</P>
<P align=left>Área: Composição Musical: 1 vaga</P>
<P align=left>Titulação exigida: Bacharel em Música e título de Doutor em Composição ou área afim.</P>
<P align=left>Tipos de Provas: </P>
<P align=left>Títulos (com anexação do portfólio de composições),</P>
<P align=left>Didática e Escrita.</P>
<P align=left>Dedicação Exclusiva</P>
<P align=left>Salario R$ 6.068,23/ </P>
<P align=left>Taxa de Inscrição R$ 125,00</P></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>Anexo II - PROGRAMAS</P></B></FONT><B><FONT face=Arial,Bold size=3>
<P align=left>2.3.Área de Composição Musical</P></B></FONT><FONT face=Arial size=3>
<P align=left>a) Historiografia da composição musical: Abordagem da trajetória dos “Tratados de Composição” no decorrer do desenvolvimento da história da música ocidental.</P>
<P align=left>b) Principais técnicas de estruturação do ritmo e da métrica nos séc. XX e XXI;</P>
<P align=left>c) Principais técnicas de organização de alturas nos séc. XX e XXI;</P>
<P align=left>d) Pressupostos teóricos e pedagógicos para o ensino de composição musical em um curso de graduação em música;</P>
<P align=left>e) Principais ferramentas técnicas e conceitos estéticos da música eletroacústica, abrangendo a música eletrônica e concreta;</P>
<P align=left>f) A importância da análise musical para a composição;</P>
<P align=left>g) Principais técnicas de orquestração utilizadas a partir da segunda metade do séc. XIX;</P>
<P align=left>h) Principais correntes estéticas da música de concerto nos séc. XX e XXI;</P>
<P align=left>i) O tratamento da forma na música dos séc XX e XXI;</P>
<P align=left>j) O tratamento de textura e timbre na música dos séc. XX e XXI;</P>
<P align=left>k) Principais métodos analíticos para o repertório musical dos séc. XVI a XIX;</P>
<P align=left>l) Principais métodos analíticos para o repertório musical dos séc. XX e XXI.</P></FONT></DIV></DIV>
<P>
<HR>
E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>Para classificar como spam, <A href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyYxNzcxMjIyI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA1OTQ3NzkzLjgxMjI4MC4yMzAwNC5jYW5kZWxvLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMjQzODk=">clique aqui</A>. 
<P>
<HR align=left width=400 SIZE=2>
<FONT face="trebuchet MS, arial" size=2>Esta mensagem foi verificada pelo <A href="http://mail.terra.com.br/">E-mail Protegido Terra</A>.<BR>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 18/03/2008 / Versão: 5.2.00/5254<BR>Proteja o seu e-mail Terra: <A href="http://mail.terra.com.br/">http://mail.terra.com.br/</A> </FONT>
<P></P>