Obrigado a todos pelas ricas contribuições ao debate!<br>Boa Páscoa,<br>Sandroni<br><br><div class="gmail_quote">2008/3/23 Sonia Ray <<a href="mailto:soniaraybrasil@gmail.com">soniaraybrasil@gmail.com</a>>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">
Caros Sandroni, Palombini,  Kröger, Rogerio e membros da lista,<br><br>Como as
opiniões obviamente (e felizmente) divergem e não há uma posição da ANPPOM com relação
a questão central da discussão, gostaria de dividir com vocês algumas
considerações atendo-me esclusivamente a questão levantada pelo
Sandroni ("Seria legítimo submeter um mesmo artigo a varios periódicos
simultaneamente?"):<br>
<br>1. Como não há uma "lei" que regulamente a
submissão de artigos para todos os periódicos no Brasil nem em outro
país em área alguma, a resposta a questão não é são tão simples de se responder, como disse o Rogerio. Sabemos, entretanto, que há um entendimento de que cada periodico
estabelece suas normas, como disse o Pedro. Uns são mais flexiveis,
outros menos. Por esta razão disse que não há problemas em múltiplas
submissões. Nao imagino que alguém vá submeter artigos a vários periódicos simplesmente para ampliar as possibilidades de  publicação, mas sim por haver alguma razão em especial. Assim, aproveito a oportunidade para me corrijir: Deve-se usar de
bom senso. Nao há porque preparar textos (formato e conteúdo) atendendo
a deferentes exigências para simplesmente aumentar suas chances de
publicar. Na minha opinião, havendo a real necessidade de multipla submissão, esta pode
sim ser considerada pelo editor, a menos que esta proibição esteja
claramente colocada nas normas do periódico. A maior parte dos
periódicos importantes na área de música no Brasil nao menciona este
aspecto em suas orientações a autores. Nos EUA e Europa quase todos
mencionam o aspecto mas muitos abrem <span style="font-weight: bold;">a possibilidade de excessão</span>.
Então, tenho que discordar de voce Carlos, nao e "totalmente
inaceitável". No Brasil, a dificuldade que os editores encontram em
cumprir prazos (por varias razões que não cabe discutir aqui e que foram muito bem ilustradas pelo Rogério) pode
levar um autor a múltipla submissão. O ideal e que isto não aconteça,
concordo, pois esta prática deliberada fatalmente implicaria em perda de tempo e mal uso do potencial dos pareceristas,
revisores e editores.<br>
<br>2. Envio, em anexo, material que faz parte do levantamento que
venho fazendo para a 2a Reunião dos Editores de Periódicos dos PPG em
Música que será em Salvador durante a ANPPOM (a 1a reunião aconteceu
durante o FORUM de Editores em Goiânia).  Trata-se de alguns <span style="font-style: italic;">excerpts </span>das normas
editoriais Ilustram o que acabo de dizer no item 1)<br>
<br>3. Questões como a do aluno do Sandroni se destacaram como claras precupações
dos editores participantes do Forum. Pretendemos continuar a discussão envolvendo  todos que
atuam com edição e são ligados aos PPGs Música e;ou a ANPPOM. Espera-se
que a reunião de 2008 possa levantar resultados e propostas no campo
editorial para apreciação da Assembléia. Neste sentido, peço aos
interessados que fiquem atentos a esta discussão e ajudem a reunir
material para que a reunião seja proveitosa e que possamos, talvez,
sair dela com algumas respostas em nome da ANPPOM.<br><br>Com votos de Boa Páscoa a todos,<div class="Ih2E3d"><br>
Sonia<br><br>-- <br>SONIA RAY<br><font size="1">Presidente da ANPPOM<br><a href="http://www.soniaray.com/" target="_blank">www.soniaray.com</a></font><br><br><br></div><div>
<span class="gmail_quote">Em 22/03/08, <b class="gmail_sendername">Rogerio Budasz</b> <<a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank">rogeriobudasz@yahoo.com</a>> escreveu:</span><div><div></div><div class="Wj3C7c">
<blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">
<div>Carlos, e demais colegas,</div>  <div> </div>  <div>Sem querer enviei a resposta apenas ao Carlos, aqui vai a cópia para a lista...</div>  <div> </div>  <div>Essa pergunta é complicada. Na Europa e <span style="border-bottom: 1px dashed rgb(0, 102, 204);">EUA</span> não se faz isso, de enviar o mesmo artigo para vários periódicos, e os poucos autores que o fazem acabam ficando conhecidos no meio editorial: os editores conversam entre si, e esta é uma fama que é difícil de apagar. Nos cursos de pós-graduação nos EUA os alunos aprendem isso - submeter o artigo a apenas um periódico de cada vez (diferente de submeter artigos diferentes a periódicos diferentes), assim como aprendem outras coisas, como por exemplo a diferença entre plágio, paráfrase, "fair use", etc.</div>

  <div><br>Mas lá os cronogramas dos periódicos são seguidos à risca, os pareceristas são mais pontuais e o financiamento para os periódicos
 é mais constante. </div>  <div>No Brasil a coisa é complicada. Falando como autor, quantas vezes já aconteceu de a gente enviar um artigo a um periódico nacional e não saber nem mesmo se ele foi recebido, ou quando a revista atrasa ou para de circular... </div>

  <div> </div>  <div>Por outro lado, pensando como editor, depois que aceitamos os artigos, sempre há aquela apreensão de não saber quando e de onde vai aparecer o dinheiro prá financiar a publicação. E daí a revista atrasa... Como então exigir que o autor fique com o trabalho desatualizado enquanto corremos por meses atrás de dinheiro sem saber se a revista vai sair? <br>

<br>Eticamente falando, a resposta à sua pergunta é "não". Basta pensar quantos pareceristas serão envolvidos se eu submeter o meu artigo a quatro periódicos ao mesmo tempo. Para o autor é só mandar uma cópia da mensagem para quantos periódicos ele quiser, mas para os editores isso envolve muito trabalho. De qualquer forma,
 tendo em vista a realidade brasileira exposta acima, entendo também a postura da Sonia. O que eu posso dizer é: eu não faço isso, não vou condenar ou prejudicar ninguém por fazê-lo. Entretanto, não recomendo que essa prática seja adotada. No fim a gente que faz isso acaba ficando com má fama, uma mistura de ansiedade com volubilidade...<br>

</div>  <div>abraços a todos</div>  <div>Rogério</div><br><br>========================<br>Prof. Dr. Rogério Budasz<br>Departamento de Artes<br>Universidade Federal do Paraná<br><a href="mailto:rogeriobudasz@yahoo.com" target="_blank">rogeriobudasz@yahoo.com</a><br>

<a href="mailto:budasz@ufpr.br" target="_blank">budasz@ufpr.br</a><br><a href="http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm" target="_blank">http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm</a><p>

 
      </p><span></span></blockquote></div></div></div><br>
</blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie<br>
CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no Brasil:<br>
Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE