Caro Rodrigo e demais colegas,<br><br>Como você bem sabe, Rodrigo, eu não sou da área da Composição, mas não resisto a meter o bedelho nesta conversa porque acho que ela é importante para pensar a maneira como a Música, de maneira geral, se relaciona com a Universidade.<br>
<br>
Confesso que gostei muito do email do Sílvio. Acho que ele expressa uma visão ampla, engajada e aberta do papel do Músico quando ele é um professor-doutor dentro de uma Universidade. E gostei também de que tal visão fosse expressa por um compositor, em vez de por um musicólogo como eu e outros colegas.<br>
<br>Já o que achei importante no teu email, foi expressar uma outra visão, que talvez não seja só sua, destas relações um pouco complicadas entre "ser músico" e "ser universitário". Na verdade eu li o email do Silvio e imaginei com meus botoes que ela ia desencadear uma torrente de reações negativas.  Ela foi seguida, em vez disso, de alguns dias de silêncio, até que veio a sua resposta. Talvez eu estivesse errado.<br>
<br>Mas eu acho que na sua resposta ficou faltando explicar um pouco melhor. Quero dizer, quando não se tem uma visão como a que foi expressa por Sílvio, como é que se vê o papel do compositor na universidade? (Eu acho que seria possivel, e talvez até mais facilmente, extrapolar esta suposta visão "não-Sílvio" para o caso do instrumentista, cantor ou regente.) <br>
<br> Afinal, SIlvio não disse que os compositores tinham que ser musicologos, Mas será que você discorda realmente da idéia de que o músico, quando está na universidade, tem que ser também um bom "preparador de aula", um bom orientador? Quanto a ser um bom "interlocutor", não é só na universidade que a gente precisa disso, sendo músico ou não... E se a gente pensa em alguns exemplos de compositores - gostando deles ou não - como não ver em Machaut, Palestrina, Bach, Haydn, Schoenberg, Villa-Lobos, Edino Krieger e Boulez, por exemplo, aquelas qualidades de "nucleadores", "interlocutores" e à maneira deles, administradores também? (Administradores de capelas, de orquestras, de príncipes, de presidentes, de Funartes, cantos orfeônicos e outros "domaines musicales" e Ircams...) Afinal o que se espera de um compositor universitário talvez não seja tão diferente de tudo que espera um compositor na interface dele com qualquer sociedade...<br>
<br>Bem, ficam estas perguntas a título de provocação de um não-compositor, mas afinal um músico e um universitário, que acha que entre Sílvio e Rodrigo alguns dilemas importantes da nossa vida profissional foram abordados. Escrevi porque gostaria de ouvir mais sobre isso...<br>
<br>Abraços<br>Carlos<br><br><br><br><div class="gmail_quote">2008/4/4 Rodrigo Cicchelli Velloso <<a href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br" target="_blank">rodcv@acd.ufrj.br</a>>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">

Ih, Silvio...<br>
<br>
<br>
<br>
Pobre da composição, que não é mais defendida como um campo autônomo da<br>
expressão musical, digno de ser prestigiado por seus próprios méritos e por<br>
sua importância, nem por um professor da área! Isso que você apregoa gerará<br>
um punhado de compositores bissextos, travestidos de teóricos ou musicólogos<br>
irrelevantes, que tentarão aturar como<br>
"nucleadores"/gerentes/interlocutores/agregadores/preparadores de<br>
aula/orientadores/administradores/ produtivos em áreas tão díspares...<br>
Desconfio da qualidade dos eventos, gestões, publicações, composições, etc.<br>
de alguém satisfaça a esse perfil... Mas isso lá importa?<br>
<br>
<br>
<br>
Que mal haveria se essas qualidades estivessem não concentradas num só<br>
indivíduo, mas distribuídas entre os diferentes personagens de uma<br>
instituição? Alguns compõem melhor, outros são mais afeitos à administração,<br>
uns são excelentes professores, outros escrevem brilhantemente... Haveria<br>
espaço até para os polivalentes!<br>
<br>
<br>
<br>
Abraço,<br>
<font color="#888888"><br>
<br>
<br>
Rodrigo<br>
</font><div><div></div><div><br>
<br>
<br>
----- Original Message -----<br>
From: "silvio" <<a href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" target="_blank">silvio.ferraz@terra.com.br</a>><br>
To: <<a href="mailto:rrrr@usp.br" target="_blank">rrrr@usp.br</a>>; <<a href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target="_blank">anppom-l@iar.unicamp.br</a>><br>
Sent: Monday, March 31, 2008 11:55 AM<br>
Subject: Re: [ANPPOM-L] composição<br>
<br>
<br>
vc resumiu bem<br>
valendo acrescentar talvez q este prof.<br>
claramente deverá ter parte de sua vida dedicada<br>
a escrever música também, e q tais músicas<br>
reflitam um tanto do q é a vida musical de sua<br>
época (sem restrições estilísticas).<br>
ensinar a própria poética é patético, istoa<br>
gente até pode colocar num livro, mas passar<br>
horas da aula dizendo "veja como sou o<br>
bom"....blerg.<br>
abs<br>
silvio<br>
<br>
>caro Silvio,<br>
>muito bom, vc formulou bem melhor, estou<br>
>plenamente de acordo, afinal, o pior professor<br>
>de composição (se é que se deva ter algum<br>
>"professor de composição" para se tornar<br>
>compositor) é aquele que ensina a própria<br>
>poética,<br>
>abraços do Rubens<br>
><br>
>Citando silvio <<a href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" target="_blank">silvio.ferraz@terra.com.br</a>>:<br>
><br>
>>parece-me o debate interessante e a resposta do damián elucída<br>
>>algumas coisas:<br>
>>é um concruso para prof. e não para compositor.<br>
>>o contratado vai dar aulas, fazer projetos,<br>
>>trabalhar com colegas e não simplesmente ser o<br>
>>escrevedor de música da reitoria.<br>
>><br>
>>nas suas entrelinhas e com hábito na prática<br>
>>unviersitária as ponderações do edital deixam<br>
>>claro que são importantes critérios:<br>
>>1. a capacidade de nucleação de projetos e pesquisadores jovens e senior;<br>
>>2. a capacidade de gerenciamento de projetos e de pessoal;<br>
>>3. a capacidade de diálogo com colegas da instituição e de outras<br>
>>instituições;<br>
>>4. a capacidade de agregar valores, ou seja, de<br>
>>aprender com pessoas q pensam diferente dele em<br>
>>prol do desenvolvimento do seu departamento;<br>
>>5. a capacidade de preparar uma aula sobre o tema<br>
>>com atualização bibliográfica e que consiga<br>
>>também relacionar temas a pesquisas recentes na<br>
>>área;<br>
>>6. a capacidade de orientação, ou seja saber<br>
>>preparar estudantes, conduzir trabalhos de<br>
>>estudantes;<br>
>>7. a produtividade em setores dispares, como<br>
>>orientar, escrever, compor, preparar aulas,<br>
>>participar de bancas, articular pessoas...<br>
>><br>
>>são todas estas habilidades q dizem respeito ao<br>
>>projeto maior que é a universidade púlbica e não<br>
>>a projetos individuais como o de escrever música<br>
>>em casa, distinguindo aquele que escreve música<br>
>>por exercício matinal quase diletante, daquele<br>
>>que produz face a projetos maiores que envolvem<br>
>>equipe de colegas, estudantes e temática atual e<br>
>>relevante.<br>
>><br>
>>a universidade em questão é um espaço público<br>
>>voltado à docência, pesquisa e produção artística<br>
>>vinculada à pesquisa e produção de conhecimento e<br>
>>não o lugar de manifestar realizações de cunho<br>
>>privado. isto a distingue da prática doméstica de<br>
>>escritura musical que por vezes gera confusão em<br>
>>concursos públicos na nossa área.<br>
>><br>
>>talvez o debate vá não no rumo do que está<br>
>>correto no edital, mas para o que o edital se<br>
>>destina: concurso para vaga de PROFESSOR DOUTOR,<br>
>>categoria que diz respeito aos 7 itens que<br>
>>escrevi acima e não apenas a escrever música boa<br>
>>e vasta.<br>
>><br>
>>claro que um compositor com produção relevante<br>
>>atrairá estudantes, formará em torno de si<br>
>>projetos e catalizará a vontade de seguir adiante<br>
>>(sobretudo para estudantes jovens que vivem<br>
>>cotidianamente estas urgências da vida).<br>
>>mas isto não está relacionado ao catálogo numério<br>
>>de obras, mas à importância de seu trabalho para<br>
>>sua época e seus contemporâneos.<br>
>><br>
>>abs<br>
>>silvio<br>
>><br>
>>>Caro Rubens,<br>
>>><br>
>>>Concordo plenamente com a tua colocação. No<br>
>>>entanto, temos que observar o conteúdo das<br>
>>>provas.<br>
>>><br>
>>><a href="http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf" target="_blank">http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf</a><br>
>>><br>
>>>Os seguintes itens são exclusivos da área de<br>
>>>análise e teoria da música instrumental:<br>
>>><br>
>>>>  d) Composição, Linguagem e Estruturação Musicais<br>
>>><br>
>>>>  Prova Teórico-Prática:<br>
>>>>  3. O candidato deverá realizar Análise harmônica e redução para<br>
>>>>piano de um<br>
>>>curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, em prazo máximo<br>
>>>de duas horas.<br>
>>><br>
>>>>  Prova Didática:<br>
>>>>  2. Harmonia e Análise: das cadências simples aos limites da<br>
>>>> tonalidade.<br>
>>>3. Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.<br>
>>>4. Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.<br>
>>>5. Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.<br>
>>>6. Exposição crítica das principais teorias do tonalismo.<br>
>>>8. Tonalismos e modalismos durante o século XX.<br>
>>>10. Descrição e comparação dos princípios composicionais de, no mínimo,<br>
>>>três entre os compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,<br>
>>>Stravinsky, Messiaen.<br>
>>><br>
>>>Em relação à prova de títulos, o peso total da produção intelectual é<br>
>>>30%.<br>
>>><br>
>>>>  Prova de títulos:<br>
>>>>  Os pesos para o cálculo da Nota de Títulos,<br>
>>>>atendendo o inciso VI do artigo 25 da<br>
>>>resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os seguintes:<br>
>>><br>
>>>>  Atividade  / Peso<br>
>>>I - Atividades de Ensino 2<br>
>>>II- Produção Intelectual 3<br>
>>>III - Atividades de Pesquisa e Extensão 2<br>
>>>IV - Atividade de Qualificação 2<br>
>>>V - Atividades Administrativas e de Representação 1<br>
>>><br>
>>>Complementando com a resolução mencionada:<br>
>>><br>
>>>>  RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV<br>
>>>>  Da Prova de Títulos<br>
>>>>  Art. 24. A pontuação da prova de títulos deve ser estabelecida<br>
>>>> conforme<br>
>>>a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de<br>
>>>Títulos, anexa a esta resolução, observando-se o<br>
>>>disposto no artigo terceiro, parágrafo único,<br>
>>>inciso V, desta resolução.<br>
>>><br>
>>>E observando a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos:<br>
>>><br>
>>>II - 1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos<br>
>>>21. Tese de doutorado defendida e aprovada 25<br>
>>><br>
>>>II - 2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA / Pontos<br>
>>>12. Peças e musicais (autoria) 30<br>
>>><br>
>>>III - 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA / Pontos<br>
>>>3. Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento (*) 4<br>
>>><br>
>>>Neste ponto é interessante observar que um<br>
>>>candidato precisaria coordenar 7 projetos de<br>
>>>pesquisa com financiamento para ter quase a<br>
>>>mesma pontuação que outro candidato que tivesse<br>
>>>a autoria de uma peça (musical).<br>
>>><br>
>>>Então, voltando ao assunto...<br>
>>><br>
>>>>  caso este mesmo candidato não tenha ele mesmo um<br>
>>>catálogo próprio de obras musicais, ou seja, caso ele não seja<br>
>>>compositor de fato, e tal trabalho já realizado e comprovado em seu<br>
>>>currículo (um conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por<br>
>>>bem mais importante como critério de avaliação,<br>
>>><br>
>>>Concordo que a produção é o item mais importante<br>
>>>na avaliação do currículo do compositor. Mas a<br>
>>>realidade neste concurso é a seguinte:<br>
>>>1. O peso total da produção intelectual é<br>
>>>30%. A produção artística é somente 1 ponto dos<br>
>>>11 avaliados pela Tabela da prova de títulos.<br>
>>>2. Em relação a tabela, por exemplo, na UFAC<br>
>>>criar e produzir uma obra dá 7 pontos (total).<br>
>>>Enquanto que publicar um artigo dá 25 pontos.<br>
>>><br>
>>>>  enfim, a questão é: o que vale mais, um diploma de composição ou o<br>
>>>conjunto da obra do candidato???<br>
>>><br>
>>>Este é o ponto! A obra do candidato neste<br>
>>>concurso tem um peso máximo de menos de 3% (ver<br>
>>>valores acima: 30% de peso total dividido pelos<br>
>>>11 itens avaliados).<br>
>>><br>
>>>>  quanto a critérios de provas, tudo pode ser levado em conta como<br>
>>>complemento<br>
>>><br>
>>>Mais uma vez concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso<br>
>>>deste concurso (e da maioria dos concursos que<br>
>>>tenho acompanhado), a obra do candidato não tem<br>
>>>peso suficiente.<br>
>>><br>
>>>Resumindo, para evitar este problema sugiro a<br>
>>>elaboração de uma Tabela de Avaliação unificada,<br>
>>>que leve em conta as especificidades de cada<br>
>>>área.<br>
>>><br>
>>>Saudações,<br>
>>><br>
>>>Damián<br>
>>><br>
>>><br>
>>><br>
>>>Dr. Damián Keller<br>
>>>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music<br>
>>>Universidade Federal do Acre - Federal University of Acre<br>
>>><a href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller" target="_blank">http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</a><br>
>>><br>
>>>_________________________________________________________________<br>
>>>Descargá GRATIS el poder del nuevo Internet Explorer 7.<br>
>>><a href="http://optimized.msn.com/Default.aspx?mkt=es-ar" target="_blank">http://optimized.msn.com/Default.aspx?mkt=es-ar</a><br>
>>>________________________________________________<br>
>>>Lista de discussões ANPPOM<br>
>>><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>>>________________________________________________<br>
>>><br>
>>>E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<br>
>>>Para classificar como spam, visite<br>
>>><a href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0" target="_blank">http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0</a><br>


>><br>
>><br>
>>________________________________________________<br>
>>Lista de discussões ANPPOM<br>
>><a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
>>________________________________________________<br>
>><br>
><br>
><br>
><br>
><br>
>E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<br>
>Para classificar como spam, visite<br>
><a href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=" target="_blank">http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=</a><br>


><br>
>Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<br>
>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 28/03/2008 / Versão:<br>
>5.2.00/5262<br>
>Proteja o seu e-mail Terra: <a href="http://mail.terra.com.br/" target="_blank">http://mail.terra.com.br/</a><br>
<br>
<br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br>
<br>
<br>
________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target="_blank">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br>
</div></div></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie<br>

CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no Brasil:<br>

Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE