<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>caros colegas da ANPPOM,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>só pra concluir de minha parte, lembro que desde a 
Idade Média, três instituições já abrigaram compositores em seus quadros de 
maneira relevante:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>1) a igreja,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>2) as cortes aristocráticas,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>3) a universidade.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>portanto, a única instituição que restou como local 
de trabalho para compositores (excetuando os autônomos) foi a 
universidade...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>muito embora a 
universidade vem contemplando a presença de compositores em seus 
quadros desde os tempos do magister Perotinus, só no século XX 
assumiu a função de protagonista neste processo,</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>mas, em todos os três casos, houve sempre 
uma adaptação à instituição por parte dos compositores até que com alguns bons 
resultados (como nos tempos da igreja e da aristocracia)...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>assim, na universidade, hoje, o compositor é, antes 
de mais nada, também um professor universitário (incluindo-se naturalmente todas 
as implicações deste ofício)... será ruim? talvez não, talvez até as condições 
hoje sejam mais favoráveis que nos tempos da igreja e da 
aristocracia...</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>abraços do Rubens Ricciardi</FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=fialkow@terra.com.br href="mailto:fialkow@terra.com.br">fialkow</A> 
  </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=carlos.sandroni@gmail.com 
  href="mailto:carlos.sandroni@gmail.com">carlos.sandroni</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, April 06, 2008 11:30 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] composição</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT><BR></DIV>
  <DIV>Prezados colegas,</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
  <DIV>Metendo tb. o dedo nessa conversa, o que o Rodrigo aponta é que o compor 
  não pode ser apenas mais um verbo a ser conjugado, diluído dentre os possíveis 
  afazeres de um docente universitário. Não, não queremos um compositor 
  encastelado, alienado à universidade e a seu contexto. Queremos um 
  compositor/docente que seja reconhecido por sua capacidade como compositor e 
  que a partir dela, possa ensinar e exercer as demais funções possíveis de um 
  prof univ. Penso que um concurso para docente em composição deva avaliar 
  basicamente a trajetória do candidato enquanto compositor e sua 
  capacidade de ensinar (é claro que aí abre-se um chave de competências que 
  dependerá do tipo de disciplina, orientação em PG, etc). Por sorte, 
  contamos com alguns exemplos polivalentes e policompetentes, em 
  nossas IES; o Sílvio F. e o Rodrigo Cichelli são dois 
  desses exemplos. Meu receio é que a partir de um instrumento de avaliação 
  que queira triar com peso igual todos esses "verbos" acabe-se com um 
  compositor mediano ou mesmo medíocre que na média de seus atributos acaba 
  sendo incorporado à univ onde trabalhrá possivelmente sozinho, por 30 
  anos, ensinando a compor. </DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
  <DIV>Saudações sulinas,</DIV>
  <DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
  <DIV>Ney Fialkow</DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>De:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2>anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rodrigo Cicchelli 
        Velloso" rodcv@acd.ufrj.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Sun, 6 Apr 2008 
        17:13:19 -0300</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
  <DIV>
  <TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
    <TBODY>
    <TR>
      <TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" 
        size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
      <TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Re: [ANPPOM-L] 
        composição</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>Caro Rodrigo e demais 
  colegas,<BR><BR>Como você bem sabe, Rodrigo, eu não sou da área da Composição, 
  mas não resisto a meter o bedelho nesta conversa porque acho que ela é 
  importante para pensar a maneira como a Música, de maneira geral, se relaciona 
  com a Universidade.<BR><BR>Confesso que gostei muito do email do Sílvio. Acho 
  que ele expressa uma visão ampla, engajada e aberta do papel do Músico quando 
  ele é um professor-doutor dentro de uma Universidade. E gostei também de que 
  tal visão fosse expressa por um compositor, em vez de por um musicólogo como 
  eu e outros colegas.<BR><BR>Já o que achei importante no teu email, foi 
  expressar uma outra visão, que talvez não seja só sua, destas relações um 
  pouco complicadas entre "ser músico" e "ser universitário". Na verdade eu li o 
  email do Silvio e imaginei com meus botoes que ela ia desencadear uma torrente 
  de reações negativas.  Ela foi seguida, em vez disso, de alguns dias de 
  silêncio, até que veio a sua resposta. Talvez eu estivesse errado.<BR><BR>Mas 
  eu acho que na sua resposta ficou faltando explicar um pouco melhor. Quero 
  dizer, quando não se tem uma visão como a que foi expressa por Sílvio, como é 
  que se vê o papel do compositor na universidade? (Eu acho que seria possivel, 
  e talvez até mais facilmente, extrapolar esta suposta visão "não-Sílvio" para 
  o caso do instrumentista, cantor ou regente.) <BR><BR>Afinal, SIlvio não disse 
  que os compositores tinham que ser musicologos, Mas será que você discorda 
  realmente da idéia de que o músico, quando está na universidade, tem que ser 
  também um bom "preparador de aula", um bom orientador? Quanto a ser um bom 
  "interlocutor", não é só na universidade que a gente precisa disso, sendo 
  músico ou não... E se a gente pensa em alguns exemplos de compositores - 
  gostando deles ou não - como não ver em Machaut, Palestrina, Bach, Haydn, 
  Schoenberg, Villa-Lobos, Edino Krieger e Boulez, por exemplo, aquelas 
  qualidades de "nucleadores", "interlocutores" e à maneira deles, 
  administradores também? (Administradores de capelas, de orquestras, de 
  príncipes, de presidentes, de Funartes, cantos orfeônicos e outros "domaines 
  musicales" e Ircams...) Afinal o que se espera de um compositor universitário 
  talvez não seja tão diferente de tudo que espera um compositor na interface 
  dele com qualquer sociedade...<BR><BR>Bem, ficam estas perguntas a título de 
  provocação de um não-compositor, mas afinal um músico e um universitário, que 
  acha que entre Sílvio e Rodrigo alguns dilemas importantes da nossa vida 
  profissional foram abordados. Escrevi porque gostaria de ouvir mais sobre 
  isso...<BR><BR>Abraços<BR>Carlos<BR><BR><BR><BR>
  <DIV class=gmail_quote>2008/4/4 Rodrigo Cicchelli Velloso <<A 
  href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br" target=_blank>rodcv@acd.ufrj.br</A>>:<BR>
  <BLOCKQUOTE class=gmail_quote>Ih, Silvio...<BR><BR><BR><BR>Pobre da 
    composição, que não é mais defendida como um campo autônomo da<BR>expressão 
    musical, digno de ser prestigiado por seus próprios méritos e por<BR>sua 
    importância, nem por um professor da área! Isso que você apregoa 
    gerará<BR>um punhado de compositores bissextos, travestidos de teóricos ou 
    musicólogos<BR>irrelevantes, que tentarão aturar 
    como<BR>"nucleadores"/gerentes/interlocutores/agregadores/preparadores 
    de<BR>aula/orientadores/administradores/ produtivos em áreas tão 
    díspares...<BR>Desconfio da qualidade dos eventos, gestões, publicações, 
    composições, etc.<BR>de alguém satisfaça a esse perfil... Mas isso lá 
    importa?<BR><BR><BR><BR>Que mal haveria se essas qualidades estivessem não 
    concentradas num só<BR>indivíduo, mas distribuídas entre os diferentes 
    personagens de uma<BR>instituição? Alguns compõem melhor, outros são mais 
    afeitos à administração,<BR>uns são excelentes professores, outros escrevem 
    brilhantemente... Haveria<BR>espaço até para os 
    polivalentes!<BR><BR><BR><BR>Abraço,<BR><FONT 
    color=#888888><BR><BR><BR>Rodrigo<BR></FONT>
    <DIV>> 
    <DIV>> </DIV>
    <DIV>> <BR><BR><BR>----- Original Message -----<BR>From: "silvio" <<A 
    href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" 
    target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>><BR>To: <<A 
    href="mailto:rrrr@usp.br" target=_blank>rrrr@usp.br</A>>; <<A 
    href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" 
    target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A>><BR>Sent: Monday, March 31, 
    2008 11:55 AM<BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] composição<BR><BR><BR>vc resumiu 
    bem<BR>valendo acrescentar talvez q este prof.<BR>claramente deverá ter 
    parte de sua vida dedicada<BR>a escrever música também, e q tais 
    músicas<BR>reflitam um tanto do q é a vida musical de sua<BR>época (sem 
    restrições estilísticas).<BR>ensinar a própria poética é patético, 
    istoa<BR>gente até pode colocar num livro, mas passar<BR>horas da aula 
    dizendo "veja como sou o<BR>bom"....blerg.<BR>abs<BR>silvio<BR><BR>>caro 
    Silvio,<BR>>muito bom, vc formulou bem melhor, estou<BR>>plenamente de 
    acordo, afinal, o pior professor<BR>>de composição (se é que se deva ter 
    algum<BR>>"professor de composição" para se tornar<BR>>compositor) é 
    aquele que ensina a própria<BR>>poética,<BR>>abraços do 
    Rubens<BR>><BR>>Citando silvio <<A 
    href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" 
    target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>>:<BR>><BR>>>parece-me 
    o debate interessante e a resposta do damián elucída<BR>>>algumas 
    coisas:<BR>>>é um concruso para prof. e não para 
    compositor.<BR>>>o contratado vai dar aulas, fazer 
    projetos,<BR>>>trabalhar com colegas e não simplesmente ser 
    o<BR>>>escrevedor de música da reitoria.<BR>>><BR>>>nas 
    suas entrelinhas e com hábito na prática<BR>>>unviersitária as 
    ponderações do edital deixam<BR>>>claro que são importantes 
    critérios:<BR>>>1. a capacidade de nucleação de projetos e 
    pesquisadores jovens e senior;<BR>>>2. a capacidade de gerenciamento 
    de projetos e de pessoal;<BR>>>3. a capacidade de diálogo com colegas 
    da instituição e de outras<BR>>>instituições;<BR>>>4. a 
    capacidade de agregar valores, ou seja, de<BR>>>aprender com pessoas q 
    pensam diferente dele em<BR>>>prol do desenvolvimento do seu 
    departamento;<BR>>>5. a capacidade de preparar uma aula sobre o 
    tema<BR>>>com atualização bibliográfica e que 
    consiga<BR>>>também relacionar temas a pesquisas recentes 
    na<BR>>>área;<BR>>>6. a capacidade de orientação, ou seja 
    saber<BR>>>preparar estudantes, conduzir trabalhos 
    de<BR>>>estudantes;<BR>>>7. a produtividade em setores dispares, 
    como<BR>>>orientar, escrever, compor, preparar 
    aulas,<BR>>>participar de bancas, articular 
    pessoas...<BR>>><BR>>>são todas estas habilidades q dizem 
    respeito ao<BR>>>projeto maior que é a universidade púlbica e 
    não<BR>>>a projetos individuais como o de escrever 
    música<BR>>>em casa, distinguindo aquele que escreve 
    música<BR>>>por exercício matinal quase diletante, 
    daquele<BR>>>que produz face a projetos maiores que 
    envolvem<BR>>>equipe de colegas, estudantes e temática atual 
    e<BR>>>relevante.<BR>>><BR>>>a universidade em questão é 
    um espaço público<BR>>>voltado à docência, pesquisa e produção 
    artística<BR>>>vinculada à pesquisa e produção de conhecimento 
    e<BR>>>não o lugar de manifestar realizações de 
    cunho<BR>>>privado. isto a distingue da prática doméstica 
    de<BR>>>escritura musical que por vezes gera confusão 
    em<BR>>>concursos públicos na nossa 
    área.<BR>>><BR>>>talvez o debate vá não no rumo do que 
    está<BR>>>correto no edital, mas para o que o edital 
    se<BR>>>destina: concurso para vaga de PROFESSOR 
    DOUTOR,<BR>>>categoria que diz respeito aos 7 itens 
    que<BR>>>escrevi acima e não apenas a escrever música boa<BR>>>e 
    vasta.<BR>>><BR>>>claro que um compositor com produção 
    relevante<BR>>>atrairá estudantes, formará em torno de 
    si<BR>>>projetos e catalizará a vontade de seguir 
    adiante<BR>>>(sobretudo para estudantes jovens que 
    vivem<BR>>>cotidianamente estas urgências da vida).<BR>>>mas 
    isto não está relacionado ao catálogo numério<BR>>>de obras, mas à 
    importância de seu trabalho para<BR>>>sua época e seus 
    contemporâneos.<BR>>><BR>>>abs<BR>>>silvio<BR>>><BR>>>>Caro 
    Rubens,<BR>>>><BR>>>>Concordo plenamente com a tua 
    colocação. No<BR>>>>entanto, temos que observar o conteúdo 
    das<BR>>>>provas.<BR>>>><BR>>>><A 
    href="http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf" 
    target=_blank>http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf</A><BR>>>><BR>>>>Os 
    seguintes itens são exclusivos da área de<BR>>>>análise e teoria da 
    música instrumental:<BR>>>><BR>>>>>  d) 
    Composição, Linguagem e Estruturação 
    Musicais<BR>>>><BR>>>>>  Prova 
    Teórico-Prática:<BR>>>>>  3. O candidato deverá realizar 
    Análise harmônica e redução para<BR>>>>>piano de 
    um<BR>>>>curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, 
    em prazo máximo<BR>>>>de duas 
    horas.<BR>>>><BR>>>>>  Prova 
    Didática:<BR>>>>>  2. Harmonia e Análise: das cadências 
    simples aos limites da<BR>>>>> tonalidade.<BR>>>>3. 
    Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.<BR>>>>4. 
    Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.<BR>>>>5. 
    Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.<BR>>>>6. Exposição 
    crítica das principais teorias do tonalismo.<BR>>>>8. Tonalismos e 
    modalismos durante o século XX.<BR>>>>10. Descrição e comparação 
    dos princípios composicionais de, no mínimo,<BR>>>>três entre os 
    compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,<BR>>>>Stravinsky, 
    Messiaen.<BR>>>><BR>>>>Em relação à prova de títulos, o 
    peso total da produção intelectual 
    é<BR>>>>30%.<BR>>>><BR>>>>>  Prova de 
    títulos:<BR>>>>>  Os pesos para o cálculo da Nota de 
    Títulos,<BR>>>>>atendendo o inciso VI do artigo 25 
    da<BR>>>>resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os 
    seguintes:<BR>>>><BR>>>>>  Atividade  / 
    Peso<BR>>>>I - Atividades de Ensino 2<BR>>>>II- Produção 
    Intelectual 3<BR>>>>III - Atividades de Pesquisa e Extensão 
    2<BR>>>>IV - Atividade de Qualificação 2<BR>>>>V - 
    Atividades Administrativas e de Representação 
    1<BR>>>><BR>>>>Complementando com a resolução 
    mencionada:<BR>>>><BR>>>>>  RESOLUÇÃO CONJUNTA 
    CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV<BR>>>>>  Da Prova de 
    Títulos<BR>>>>>  Art. 24. A pontuação da prova de títulos 
    deve ser estabelecida<BR>>>>> conforme<BR>>>>a Tabela 
    de Pontuações Máximas na Prova de<BR>>>>Títulos, anexa a esta 
    resolução, observando-se o<BR>>>>disposto no artigo terceiro, 
    parágrafo único,<BR>>>>inciso V, desta 
    resolução.<BR>>>><BR>>>>E observando a Tabela de 
    Pontuações Máximas na Prova de Títulos:<BR>>>><BR>>>>II - 
    1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos<BR>>>>21. Tese de doutorado 
    defendida e aprovada 25<BR>>>><BR>>>>II - 2 PRODUÇÃO 
    ARTÍSTICA / Pontos<BR>>>>12. Peças e musicais (autoria) 
    30<BR>>>><BR>>>>III - 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA 
    / Pontos<BR>>>>3. Coordenador de projeto de pesquisa com 
    financiamento (*) 4<BR>>>><BR>>>>Neste ponto é 
    interessante observar que um<BR>>>>candidato precisaria coordenar 7 
    projetos de<BR>>>>pesquisa com financiamento para ter quase 
    a<BR>>>>mesma pontuação que outro candidato que 
    tivesse<BR>>>>a autoria de uma peça 
    (musical).<BR>>>><BR>>>>Então, voltando ao 
    assunto...<BR>>>><BR>>>>>  caso este mesmo 
    candidato não tenha ele mesmo um<BR>>>>catálogo próprio de obras 
    musicais, ou seja, caso ele não seja<BR>>>>compositor de fato, e 
    tal trabalho já realizado e comprovado em seu<BR>>>>currículo (um 
    conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por<BR>>>>bem 
    mais importante como critério de 
    avaliação,<BR>>>><BR>>>>Concordo que a produção é o item 
    mais importante<BR>>>>na avaliação do currículo do compositor. Mas 
    a<BR>>>>realidade neste concurso é a seguinte:<BR>>>>1. O 
    peso total da produção intelectual é<BR>>>>30%. A produção 
    artística é somente 1 ponto dos<BR>>>>11 avaliados pela Tabela da 
    prova de títulos.<BR>>>>2. Em relação a tabela, por exemplo, na 
    UFAC<BR>>>>criar e produzir uma obra dá 7 pontos 
    (total).<BR>>>>Enquanto que publicar um artigo dá 25 
    pontos.<BR>>>><BR>>>>>  enfim, a questão é: o que 
    vale mais, um diploma de composição ou o<BR>>>>conjunto da obra do 
    candidato???<BR>>>><BR>>>>Este é o ponto! A obra do 
    candidato neste<BR>>>>concurso tem um peso máximo de menos de 3% 
    (ver<BR>>>>valores acima: 30% de peso total dividido 
    pelos<BR>>>>11 itens 
    avaliados).<BR>>>><BR>>>>>  quanto a critérios de 
    provas, tudo pode ser levado em conta 
    como<BR>>>>complemento<BR>>>><BR>>>>Mais uma vez 
    concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso<BR>>>>deste concurso (e da 
    maioria dos concursos que<BR>>>>tenho acompanhado), a obra do 
    candidato não tem<BR>>>>peso 
    suficiente.<BR>>>><BR>>>>Resumindo, para evitar este 
    problema sugiro a<BR>>>>elaboração de uma Tabela de Avaliação 
    unificada,<BR>>>>que leve em conta as especificidades de 
    cada<BR>>>>área.<BR>>>><BR>>>>Saudações,<BR>>>><BR>>>>Damián<BR>>>><BR>>>><BR>>>><BR>>>>Dr. 
    Damián Keller<BR>>>>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division 
    of Music<BR>>>>Universidade Federal do Acre - Federal University of 
    Acre<BR>>>><A href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" 
    target=_blank>http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</A><BR>>>><BR>>>>_________________________________________________________________<BR>>>>Descargá 
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    de discussões ANPPOM<BR>>>><A 
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    verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>>>Para classificar como spam, 
    visite<BR>>>><A 
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    target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0</A><BR>>><BR>>><BR>>>________________________________________________<BR>>>Lista 
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    verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>Para classificar como spam, 
    visite<BR>><A 
    href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=" 
    target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=</A><BR>><BR>>Esta 
    mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>>Scan engine: 
    McAfee VirusScan / Atualizado em 28/03/2008 / 
    Versão:<BR>>5.2.00/5262<BR>>Proteja o seu e-mail Terra: <A 
    href="http://mail.terra.com.br/" 
    target=_blank>http://mail.terra.com.br/</A><BR><BR><BR>________________________________________________<BR>Lista 
    de discussões ANPPOM<BR><A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
    target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR><BR><BR>________________________________________________<BR>Lista 
    de discussões ANPPOM<BR><A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
    target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR 
  clear=all><BR>-- <BR>Carlos Sandroni<BR>Departamento de Música, 
  UFPE<BR>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<BR>Setembro 2007/Fevereiro 
  2008:<BR>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en 
  Ethnomusicologie<BR>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<BR>Endereço pessoal na 
  França:<BR>Chez Duflo-Moreau<BR>199, rue de Vaugirard<BR>75015 - 
  Paris<BR>Telefone profissional no Brasil<BR>(81) 2126 8596 (telefone e 
  fax)<BR>(Recados com Anita)<BR>Endereço pessoal no Brasil:<BR>Rua das 
  Pernambucanas, 264/501<BR>Graças - 52011-010<BR>Recife - PE 
  <P>
  <HR>
  E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>Para classificar como spam, <A 
  href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyYxODQzNzQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA3NTIyMzI4LjM3Mjk0Mi4yNzUwOC5jYW5kZWxvLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMzcyMzk=">clique 
  aqui</A>. 
  <P>
  <HR>

  <P></P>________________________________________________<BR>Lista de discussões 
  ANPPOM 
  <BR>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<BR>________________________________________________
  <P>
  <HR>

  <P></P>Internal Virus Database is out-of-date.<BR>Checked by AVG. <BR>Version: 
  7.5.519 / Virus Database: 269.21.7/1333 - Release Date: 18/3/2008 
08:10<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>