<DIV>Prezados colegas,</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Metendo tb. o dedo nessa conversa, o que o Rodrigo aponta é que o compor não pode ser apenas mais um verbo a ser conjugado, diluído dentre os possíveis afazeres de um docente universitário. Não, não queremos um compositor encastelado, alienado à universidade e a seu contexto. Queremos um compositor/docente que seja reconhecido por sua capacidade como compositor e que a partir dela, possa ensinar e exercer as demais funções possíveis de um prof univ. Penso que um concurso para docente em composição deva avaliar basicamente a trajetória do candidato enquanto compositor e sua capacidade de ensinar (é claro que aí abre-se um chave de competências que dependerá do tipo de disciplina, orientação em PG, etc). Por sorte, contamos com alguns exemplos polivalentes e policompetentes, em nossas IES; o Sílvio F. e o Rodrigo Cichelli são dois desses exemplos. Meu receio é que a partir de um instrumento de avaliação que queira triar com peso igual todos esses "verbos" acabe-se com um compositor mediano ou mesmo medíocre que na média de seus atributos acaba sendo incorporado à univ onde trabalhrá possivelmente sozinho, por 30 anos, ensinando a compor. </DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Saudações sulinas,</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV>Ney Fialkow</DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>De:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>anppom-l-bounces@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Para:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>"Rodrigo Cicchelli Velloso" rodcv@acd.ufrj.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Cópia:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>anppom-l@iar.unicamp.br</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Data:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Sun, 6 Apr 2008 17:13:19 -0300</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>
<DIV>
<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=4 width="100%" bgColor=#f0f0f0 border=0>
<TBODY>
<TR>
<TD width=70 bgColor=#bde9fd><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2><B>Assunto:</B></FONT></TD>
<TD><FONT face="Verdana,Arial,'Trebuchet MS'" size=2>Re: [ANPPOM-L] composição</FONT></TD></TR></TBODY></TABLE></DIV>Caro Rodrigo e demais colegas,<BR><BR>Como você bem sabe, Rodrigo, eu não sou da área da Composição, mas não resisto a meter o bedelho nesta conversa porque acho que ela é importante para pensar a maneira como a Música, de maneira geral, se relaciona com a Universidade.<BR><BR>Confesso que gostei muito do email do Sílvio. Acho que ele expressa uma visão ampla, engajada e aberta do papel do Músico quando ele é um professor-doutor dentro de uma Universidade. E gostei também de que tal visão fosse expressa por um compositor, em vez de por um musicólogo como eu e outros colegas.<BR><BR>Já o que achei importante no teu email, foi expressar uma outra visão, que talvez não seja só sua, destas relações um pouco complicadas entre "ser músico" e "ser universitário". Na verdade eu li o email do Silvio e imaginei com meus botoes que ela ia desencadear uma torrente de reações negativas.  Ela foi seguida, em vez disso, de alguns dias de silêncio, até que veio a sua resposta. Talvez eu estivesse errado.<BR><BR>Mas eu acho que na sua resposta ficou faltando explicar um pouco melhor. Quero dizer, quando não se tem uma visão como a que foi expressa por Sílvio, como é que se vê o papel do compositor na universidade? (Eu acho que seria possivel, e talvez até mais facilmente, extrapolar esta suposta visão "não-Sílvio" para o caso do instrumentista, cantor ou regente.) <BR><BR>Afinal, SIlvio não disse que os compositores tinham que ser musicologos, Mas será que você discorda realmente da idéia de que o músico, quando está na universidade, tem que ser também um bom "preparador de aula", um bom orientador? Quanto a ser um bom "interlocutor", não é só na universidade que a gente precisa disso, sendo músico ou não... E se a gente pensa em alguns exemplos de compositores - gostando deles ou não - como não ver em Machaut, Palestrina, Bach, Haydn, Schoenberg, Villa-Lobos, Edino Krieger e Boulez, por exemplo, aquelas qualidades de "nucleadores", "interlocutores" e à maneira deles, administradores também? (Administradores de capelas, de orquestras, de príncipes, de presidentes, de Funartes, cantos orfeônicos e outros "domaines musicales" e Ircams...) Afinal o que se espera de um compositor universitário talvez não seja tão diferente de tudo que espera um compositor na interface dele com qualquer sociedade...<BR><BR>Bem, ficam estas perguntas a título de provocação de um não-compositor, mas afinal um músico e um universitário, que acha que entre Sílvio e Rodrigo alguns dilemas importantes da nossa vida profissional foram abordados. Escrevi porque gostaria de ouvir mais sobre isso...<BR><BR>Abraços<BR>Carlos<BR><BR><BR><BR>
<DIV class=gmail_quote>2008/4/4 Rodrigo Cicchelli Velloso <<A href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br" target=_blank>rodcv@acd.ufrj.br</A>>:<BR>
<BLOCKQUOTE class=gmail_quote>Ih, Silvio...<BR><BR><BR><BR>Pobre da composição, que não é mais defendida como um campo autônomo da<BR>expressão musical, digno de ser prestigiado por seus próprios méritos e por<BR>sua importância, nem por um professor da área! Isso que você apregoa gerará<BR>um punhado de compositores bissextos, travestidos de teóricos ou musicólogos<BR>irrelevantes, que tentarão aturar como<BR>"nucleadores"/gerentes/interlocutores/agregadores/preparadores de<BR>aula/orientadores/administradores/ produtivos em áreas tão díspares...<BR>Desconfio da qualidade dos eventos, gestões, publicações, composições, etc.<BR>de alguém satisfaça a esse perfil... Mas isso lá importa?<BR><BR><BR><BR>Que mal haveria se essas qualidades estivessem não concentradas num só<BR>indivíduo, mas distribuídas entre os diferentes personagens de uma<BR>instituição? Alguns compõem melhor, outros são mais afeitos à administração,<BR>uns são excelentes professores, outros escrevem brilhantemente... Haveria<BR>espaço até para os polivalentes!<BR><BR><BR><BR>Abraço,<BR><FONT color=#888888><BR><BR><BR>Rodrigo<BR></FONT>
<DIV>> 
<DIV>> </DIV>
<DIV>> <BR><BR><BR>----- Original Message -----<BR>From: "silvio" <<A href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>><BR>To: <<A href="mailto:rrrr@usp.br" target=_blank>rrrr@usp.br</A>>; <<A href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A>><BR>Sent: Monday, March 31, 2008 11:55 AM<BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] composição<BR><BR><BR>vc resumiu bem<BR>valendo acrescentar talvez q este prof.<BR>claramente deverá ter parte de sua vida dedicada<BR>a escrever música também, e q tais músicas<BR>reflitam um tanto do q é a vida musical de sua<BR>época (sem restrições estilísticas).<BR>ensinar a própria poética é patético, istoa<BR>gente até pode colocar num livro, mas passar<BR>horas da aula dizendo "veja como sou o<BR>bom"....blerg.<BR>abs<BR>silvio<BR><BR>>caro Silvio,<BR>>muito bom, vc formulou bem melhor, estou<BR>>plenamente de acordo, afinal, o pior professor<BR>>de composição (se é que se deva ter algum<BR>>"professor de composição" para se tornar<BR>>compositor) é aquele que ensina a própria<BR>>poética,<BR>>abraços do Rubens<BR>><BR>>Citando silvio <<A href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>>:<BR>><BR>>>parece-me o debate interessante e a resposta do damián elucída<BR>>>algumas coisas:<BR>>>é um concruso para prof. e não para compositor.<BR>>>o contratado vai dar aulas, fazer projetos,<BR>>>trabalhar com colegas e não simplesmente ser o<BR>>>escrevedor de música da reitoria.<BR>>><BR>>>nas suas entrelinhas e com hábito na prática<BR>>>unviersitária as ponderações do edital deixam<BR>>>claro que são importantes critérios:<BR>>>1. a capacidade de nucleação de projetos e pesquisadores jovens e senior;<BR>>>2. a capacidade de gerenciamento de projetos e de pessoal;<BR>>>3. a capacidade de diálogo com colegas da instituição e de outras<BR>>>instituições;<BR>>>4. a capacidade de agregar valores, ou seja, de<BR>>>aprender com pessoas q pensam diferente dele em<BR>>>prol do desenvolvimento do seu departamento;<BR>>>5. a capacidade de preparar uma aula sobre o tema<BR>>>com atualização bibliográfica e que consiga<BR>>>também relacionar temas a pesquisas recentes na<BR>>>área;<BR>>>6. a capacidade de orientação, ou seja saber<BR>>>preparar estudantes, conduzir trabalhos de<BR>>>estudantes;<BR>>>7. a produtividade em setores dispares, como<BR>>>orientar, escrever, compor, preparar aulas,<BR>>>participar de bancas, articular pessoas...<BR>>><BR>>>são todas estas habilidades q dizem respeito ao<BR>>>projeto maior que é a universidade púlbica e não<BR>>>a projetos individuais como o de escrever música<BR>>>em casa, distinguindo aquele que escreve música<BR>>>por exercício matinal quase diletante, daquele<BR>>>que produz face a projetos maiores que envolvem<BR>>>equipe de colegas, estudantes e temática atual e<BR>>>relevante.<BR>>><BR>>>a universidade em questão é um espaço público<BR>>>voltado à docência, pesquisa e produção artística<BR>>>vinculada à pesquisa e produção de conhecimento e<BR>>>não o lugar de manifestar realizações de cunho<BR>>>privado. isto a distingue da prática doméstica de<BR>>>escritura musical que por vezes gera confusão em<BR>>>concursos públicos na nossa área.<BR>>><BR>>>talvez o debate vá não no rumo do que está<BR>>>correto no edital, mas para o que o edital se<BR>>>destina: concurso para vaga de PROFESSOR DOUTOR,<BR>>>categoria que diz respeito aos 7 itens que<BR>>>escrevi acima e não apenas a escrever música boa<BR>>>e vasta.<BR>>><BR>>>claro que um compositor com produção relevante<BR>>>atrairá estudantes, formará em torno de si<BR>>>projetos e catalizará a vontade de seguir adiante<BR>>>(sobretudo para estudantes jovens que vivem<BR>>>cotidianamente estas urgências da vida).<BR>>>mas isto não está relacionado ao catálogo numério<BR>>>de obras, mas à importância de seu trabalho para<BR>>>sua época e seus contemporâneos.<BR>>><BR>>>abs<BR>>>silvio<BR>>><BR>>>>Caro Rubens,<BR>>>><BR>>>>Concordo plenamente com a tua colocação. No<BR>>>>entanto, temos que observar o conteúdo das<BR>>>>provas.<BR>>>><BR>>>><A href="http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf" target=_blank>http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf</A><BR>>>><BR>>>>Os seguintes itens são exclusivos da área de<BR>>>>análise e teoria da música instrumental:<BR>>>><BR>>>>>  d) Composição, Linguagem e Estruturação Musicais<BR>>>><BR>>>>>  Prova Teórico-Prática:<BR>>>>>  3. O candidato deverá realizar Análise harmônica e redução para<BR>>>>>piano de um<BR>>>>curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, em prazo máximo<BR>>>>de duas horas.<BR>>>><BR>>>>>  Prova Didática:<BR>>>>>  2. Harmonia e Análise: das cadências simples aos limites da<BR>>>>> tonalidade.<BR>>>>3. Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.<BR>>>>4. Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.<BR>>>>5. Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.<BR>>>>6. Exposição crítica das principais teorias do tonalismo.<BR>>>>8. Tonalismos e modalismos durante o século XX.<BR>>>>10. Descrição e comparação dos princípios composicionais de, no mínimo,<BR>>>>três entre os compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,<BR>>>>Stravinsky, Messiaen.<BR>>>><BR>>>>Em relação à prova de títulos, o peso total da produção intelectual é<BR>>>>30%.<BR>>>><BR>>>>>  Prova de títulos:<BR>>>>>  Os pesos para o cálculo da Nota de Títulos,<BR>>>>>atendendo o inciso VI do artigo 25 da<BR>>>>resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os seguintes:<BR>>>><BR>>>>>  Atividade  / Peso<BR>>>>I - Atividades de Ensino 2<BR>>>>II- Produção Intelectual 3<BR>>>>III - Atividades de Pesquisa e Extensão 2<BR>>>>IV - Atividade de Qualificação 2<BR>>>>V - Atividades Administrativas e de Representação 1<BR>>>><BR>>>>Complementando com a resolução mencionada:<BR>>>><BR>>>>>  RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV<BR>>>>>  Da Prova de Títulos<BR>>>>>  Art. 24. A pontuação da prova de títulos deve ser estabelecida<BR>>>>> conforme<BR>>>>a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de<BR>>>>Títulos, anexa a esta resolução, observando-se o<BR>>>>disposto no artigo terceiro, parágrafo único,<BR>>>>inciso V, desta resolução.<BR>>>><BR>>>>E observando a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos:<BR>>>><BR>>>>II - 1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos<BR>>>>21. Tese de doutorado defendida e aprovada 25<BR>>>><BR>>>>II - 2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA / Pontos<BR>>>>12. Peças e musicais (autoria) 30<BR>>>><BR>>>>III - 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA / Pontos<BR>>>>3. Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento (*) 4<BR>>>><BR>>>>Neste ponto é interessante observar que um<BR>>>>candidato precisaria coordenar 7 projetos de<BR>>>>pesquisa com financiamento para ter quase a<BR>>>>mesma pontuação que outro candidato que tivesse<BR>>>>a autoria de uma peça (musical).<BR>>>><BR>>>>Então, voltando ao assunto...<BR>>>><BR>>>>>  caso este mesmo candidato não tenha ele mesmo um<BR>>>>catálogo próprio de obras musicais, ou seja, caso ele não seja<BR>>>>compositor de fato, e tal trabalho já realizado e comprovado em seu<BR>>>>currículo (um conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por<BR>>>>bem mais importante como critério de avaliação,<BR>>>><BR>>>>Concordo que a produção é o item mais importante<BR>>>>na avaliação do currículo do compositor. Mas a<BR>>>>realidade neste concurso é a seguinte:<BR>>>>1. O peso total da produção intelectual é<BR>>>>30%. A produção artística é somente 1 ponto dos<BR>>>>11 avaliados pela Tabela da prova de títulos.<BR>>>>2. Em relação a tabela, por exemplo, na UFAC<BR>>>>criar e produzir uma obra dá 7 pontos (total).<BR>>>>Enquanto que publicar um artigo dá 25 pontos.<BR>>>><BR>>>>>  enfim, a questão é: o que vale mais, um diploma de composição ou o<BR>>>>conjunto da obra do candidato???<BR>>>><BR>>>>Este é o ponto! A obra do candidato neste<BR>>>>concurso tem um peso máximo de menos de 3% (ver<BR>>>>valores acima: 30% de peso total dividido pelos<BR>>>>11 itens avaliados).<BR>>>><BR>>>>>  quanto a critérios de provas, tudo pode ser levado em conta como<BR>>>>complemento<BR>>>><BR>>>>Mais uma vez concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso<BR>>>>deste concurso (e da maioria dos concursos que<BR>>>>tenho acompanhado), a obra do candidato não tem<BR>>>>peso suficiente.<BR>>>><BR>>>>Resumindo, para evitar este problema sugiro a<BR>>>>elaboração de uma Tabela de Avaliação unificada,<BR>>>>que leve em conta as especificidades de cada<BR>>>>área.<BR>>>><BR>>>>Saudações,<BR>>>><BR>>>>Damián<BR>>>><BR>>>><BR>>>><BR>>>>Dr. Damián Keller<BR>>>>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music<BR>>>>Universidade Federal do Acre - Federal University of Acre<BR>>>><A href="http://ccrma.stanford.edu/~dkeller" target=_blank>http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</A><BR>>>><BR>>>>_________________________________________________________________<BR>>>>Descargá GRATIS el poder del nuevo Internet Explorer 7.<BR>>>><A href="http://optimized.msn.com/Default.aspx?mkt=es-ar" target=_blank>http://optimized.msn.com/Default.aspx?mkt=es-ar</A><BR>>>>________________________________________________<BR>>>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>>><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>>________________________________________________<BR>>>><BR>>>>E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>>>Para classificar como spam, visite<BR>>>><A href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0" target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0</A><BR>>><BR>>><BR>>>________________________________________________<BR>>>Lista de discussões ANPPOM<BR>>><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>>>________________________________________________<BR>>><BR>><BR>><BR>><BR>><BR>>E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>Para classificar como spam, visite<BR>><A href="http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=" target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=</A><BR>><BR>>Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>>Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 28/03/2008 / Versão:<BR>>5.2.00/5262<BR>>Proteja o seu e-mail Terra: <A href="http://mail.terra.com.br/" target=_blank>http://mail.terra.com.br/</A><BR><BR><BR>________________________________________________<BR>Lista de discussões ANPPOM<BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR><BR><BR>________________________________________________<BR>Lista de discussões ANPPOM<BR><A href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR clear=all><BR>-- <BR>Carlos Sandroni<BR>Departamento de Música, UFPE<BR>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<BR>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<BR>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie<BR>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<BR>Endereço pessoal na França:<BR>Chez Duflo-Moreau<BR>199, rue de Vaugirard<BR>75015 - Paris<BR>Telefone profissional no Brasil<BR>(81) 2126 8596 (telefone e fax)<BR>(Recados com Anita)<BR>Endereço pessoal no Brasil:<BR>Rua das Pernambucanas, 264/501<BR>Graças - 52011-010<BR>Recife - PE 
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