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<BODY bgColor=#ffffff>
<DIV><FONT face=Arial size=2>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Caro Carlos,</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><?xml:namespace prefix = o ns = 
"urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Respondo também aqui na lista, para não cometer a indelicadeza de parecer 
deixar suas perguntas em suspenso.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Não será aqui que discutiremos em profundidade a inserção do compositor 
na universidade. De forma rápida, o que posso dizer é que ela tem sido tão 
complexa e atribulada quanto nossa inserção na sociedade contemporânea. O que 
tenho percebido, no entanto, é que muitos colegas compositores com quem mantenho 
contato, professores de instituições estrangeiras - falo do Reino Unido e dos 
EUA, não parecem passar pelas mesmas angústias e dilemas que nós. Encontram-se 
mais apoiados no desenvolvimento daquilo no que foram formados e para o que 
foram contratados.</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Os sete pontos elencados pelo Sílvio, se cotejados com o mote da 
universidade pública brasileira, que é a excelência, me parecem excessivos. 
Excelência em duas ou três daquelas qualidades já seria excepcional. Os pontos 
pecam ainda por não ponderar que alguns aspectos são definitivamente mais 
importantes que outros. Estamos falando, afinal, de um professor de <I 
style="mso-bidi-font-style: normal">composição</I>. É verdade: ele não mencionou 
a musicologia (ou a teoria, como eu), mas nem precisava. Nesse sentido, Ney fez 
a exegese correta, e faço minhas suas palavras. (Discordo apenas dos elogios 
endereçados a mim.) Como disse anteriormente, essas qualidades poderiam estar 
distribuídas entre os diferentes personagens de uma instituição. Conheci 
compositores excepcionais que não se enquadram nos sete itens. Daria um braço 
para tê-los como colegas. Mas se você me permite a reprodução do gracejo que fiz 
no email particular, a julgar pela maior parte dos nomes que você cita, acho que 
a expectativa está um pouco alta em relação ao colega a ser 
selecionado!</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Termino devolvendo a bola, convidando alguém da etnomusicologia a olhar 
para nossos departamentos de música e a fazer deles seu objeto de pesquisa. 
(Compositores não, por favor! Não fomos formados para isso...) Precisamos de uma 
Georgina Born analisando nossas instituições. Quem sabe o Samuel se 
anima?</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Abraço,</FONT></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><o:p><FONT face="Times New Roman" 
size=3> </FONT></o:p></P>
<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman" 
size=3>Rodrigo</FONT></P></FONT></DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=carlos.sandroni@gmail.com 
  href="mailto:carlos.sandroni@gmail.com">Carlos Sandroni</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=rodcv@acd.ufrj.br 
  href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br">Rodrigo Cicchelli Velloso</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Cc:</B> <A title=rrrr@usp.br 
  href="mailto:rrrr@usp.br">rrrr@usp.br</A> ; <A title=anppom-l@iar.unicamp.br 
  href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br">anppom-l@iar.unicamp.br</A> ; <A 
  title=silvio.ferraz@terra.com.br 
  href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br">silvio</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Sunday, April 06, 2008 5:13 
PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [ANPPOM-L] composição</DIV>
  <DIV><BR></DIV>Caro Rodrigo e demais colegas,<BR><BR>Como você bem sabe, 
  Rodrigo, eu não sou da área da Composição, mas não resisto a meter o bedelho 
  nesta conversa porque acho que ela é importante para pensar a maneira como a 
  Música, de maneira geral, se relaciona com a Universidade.<BR><BR>Confesso que 
  gostei muito do email do Sílvio. Acho que ele expressa uma visão ampla, 
  engajada e aberta do papel do Músico quando ele é um professor-doutor dentro 
  de uma Universidade. E gostei também de que tal visão fosse expressa por um 
  compositor, em vez de por um musicólogo como eu e outros colegas.<BR><BR>Já o 
  que achei importante no teu email, foi expressar uma outra visão, que talvez 
  não seja só sua, destas relações um pouco complicadas entre "ser músico" e 
  "ser universitário". Na verdade eu li o email do Silvio e imaginei com meus 
  botoes que ela ia desencadear uma torrente de reações negativas.  Ela foi 
  seguida, em vez disso, de alguns dias de silêncio, até que veio a sua 
  resposta. Talvez eu estivesse errado.<BR><BR>Mas eu acho que na sua resposta 
  ficou faltando explicar um pouco melhor. Quero dizer, quando não se tem uma 
  visão como a que foi expressa por Sílvio, como é que se vê o papel do 
  compositor na universidade? (Eu acho que seria possivel, e talvez até mais 
  facilmente, extrapolar esta suposta visão "não-Sílvio" para o caso do 
  instrumentista, cantor ou regente.) <BR><BR>Afinal, SIlvio não disse que os 
  compositores tinham que ser musicologos, Mas será que você discorda realmente 
  da idéia de que o músico, quando está na universidade, tem que ser também um 
  bom "preparador de aula", um bom orientador? Quanto a ser um bom 
  "interlocutor", não é só na universidade que a gente precisa disso, sendo 
  músico ou não... E se a gente pensa em alguns exemplos de compositores - 
  gostando deles ou não - como não ver em Machaut, Palestrina, Bach, Haydn, 
  Schoenberg, Villa-Lobos, Edino Krieger e Boulez, por exemplo, aquelas 
  qualidades de "nucleadores", "interlocutores" e à maneira deles, 
  administradores também? (Administradores de capelas, de orquestras, de 
  príncipes, de presidentes, de Funartes, cantos orfeônicos e outros "domaines 
  musicales" e Ircams...) Afinal o que se espera de um compositor universitário 
  talvez não seja tão diferente de tudo que espera um compositor na interface 
  dele com qualquer sociedade...<BR><BR>Bem, ficam estas perguntas a título de 
  provocação de um não-compositor, mas afinal um músico e um universitário, que 
  acha que entre Sílvio e Rodrigo alguns dilemas importantes da nossa vida 
  profissional foram abordados. Escrevi porque gostaria de ouvir mais sobre 
  isso...<BR><BR>Abraços<BR>Carlos<BR><BR><BR><BR>
  <DIV class=gmail_quote>2008/4/4 Rodrigo Cicchelli Velloso <<A 
  href="mailto:rodcv@acd.ufrj.br" target=_blank>rodcv@acd.ufrj.br</A>>:<BR>
  <BLOCKQUOTE class=gmail_quote 
  style="PADDING-LEFT: 1ex; MARGIN: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; BORDER-LEFT: rgb(204,204,204) 1px solid">Ih, 
    Silvio...<BR><BR><BR><BR>Pobre da composição, que não é mais defendida como 
    um campo autônomo da<BR>expressão musical, digno de ser prestigiado por seus 
    próprios méritos e por<BR>sua importância, nem por um professor da área! 
    Isso que você apregoa gerará<BR>um punhado de compositores bissextos, 
    travestidos de teóricos ou musicólogos<BR>irrelevantes, que tentarão aturar 
    como<BR>"nucleadores"/gerentes/interlocutores/agregadores/preparadores 
    de<BR>aula/orientadores/administradores/ produtivos em áreas tão 
    díspares...<BR>Desconfio da qualidade dos eventos, gestões, publicações, 
    composições, etc.<BR>de alguém satisfaça a esse perfil... Mas isso lá 
    importa?<BR><BR><BR><BR>Que mal haveria se essas qualidades estivessem não 
    concentradas num só<BR>indivíduo, mas distribuídas entre os diferentes 
    personagens de uma<BR>instituição? Alguns compõem melhor, outros são mais 
    afeitos à administração,<BR>uns são excelentes professores, outros escrevem 
    brilhantemente... Haveria<BR>espaço até para os 
    polivalentes!<BR><BR><BR><BR>Abraço,<BR><FONT 
    color=#888888><BR><BR><BR>Rodrigo<BR></FONT>
    <DIV>
    <DIV></DIV>
    <DIV><BR><BR><BR>----- Original Message -----<BR>From: "silvio" <<A 
    href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" 
    target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>><BR>To: <<A 
    href="mailto:rrrr@usp.br" target=_blank>rrrr@usp.br</A>>; <<A 
    href="mailto:anppom-l@iar.unicamp.br" 
    target=_blank>anppom-l@iar.unicamp.br</A>><BR>Sent: Monday, March 31, 
    2008 11:55 AM<BR>Subject: Re: [ANPPOM-L] composição<BR><BR><BR>vc resumiu 
    bem<BR>valendo acrescentar talvez q este prof.<BR>claramente deverá ter 
    parte de sua vida dedicada<BR>a escrever música também, e q tais 
    músicas<BR>reflitam um tanto do q é a vida musical de sua<BR>época (sem 
    restrições estilísticas).<BR>ensinar a própria poética é patético, 
    istoa<BR>gente até pode colocar num livro, mas passar<BR>horas da aula 
    dizendo "veja como sou o<BR>bom"....blerg.<BR>abs<BR>silvio<BR><BR>>caro 
    Silvio,<BR>>muito bom, vc formulou bem melhor, estou<BR>>plenamente de 
    acordo, afinal, o pior professor<BR>>de composição (se é que se deva ter 
    algum<BR>>"professor de composição" para se tornar<BR>>compositor) é 
    aquele que ensina a própria<BR>>poética,<BR>>abraços do 
    Rubens<BR>><BR>>Citando silvio <<A 
    href="mailto:silvio.ferraz@terra.com.br" 
    target=_blank>silvio.ferraz@terra.com.br</A>>:<BR>><BR>>>parece-me 
    o debate interessante e a resposta do damián elucída<BR>>>algumas 
    coisas:<BR>>>é um concruso para prof. e não para 
    compositor.<BR>>>o contratado vai dar aulas, fazer 
    projetos,<BR>>>trabalhar com colegas e não simplesmente ser 
    o<BR>>>escrevedor de música da reitoria.<BR>>><BR>>>nas 
    suas entrelinhas e com hábito na prática<BR>>>unviersitária as 
    ponderações do edital deixam<BR>>>claro que são importantes 
    critérios:<BR>>>1. a capacidade de nucleação de projetos e 
    pesquisadores jovens e senior;<BR>>>2. a capacidade de gerenciamento 
    de projetos e de pessoal;<BR>>>3. a capacidade de diálogo com colegas 
    da instituição e de outras<BR>>>instituições;<BR>>>4. a 
    capacidade de agregar valores, ou seja, de<BR>>>aprender com pessoas q 
    pensam diferente dele em<BR>>>prol do desenvolvimento do seu 
    departamento;<BR>>>5. a capacidade de preparar uma aula sobre o 
    tema<BR>>>com atualização bibliográfica e que 
    consiga<BR>>>também relacionar temas a pesquisas recentes 
    na<BR>>>área;<BR>>>6. a capacidade de orientação, ou seja 
    saber<BR>>>preparar estudantes, conduzir trabalhos 
    de<BR>>>estudantes;<BR>>>7. a produtividade em setores dispares, 
    como<BR>>>orientar, escrever, compor, preparar 
    aulas,<BR>>>participar de bancas, articular 
    pessoas...<BR>>><BR>>>são todas estas habilidades q dizem 
    respeito ao<BR>>>projeto maior que é a universidade púlbica e 
    não<BR>>>a projetos individuais como o de escrever 
    música<BR>>>em casa, distinguindo aquele que escreve 
    música<BR>>>por exercício matinal quase diletante, 
    daquele<BR>>>que produz face a projetos maiores que 
    envolvem<BR>>>equipe de colegas, estudantes e temática atual 
    e<BR>>>relevante.<BR>>><BR>>>a universidade em questão é 
    um espaço público<BR>>>voltado à docência, pesquisa e produção 
    artística<BR>>>vinculada à pesquisa e produção de conhecimento 
    e<BR>>>não o lugar de manifestar realizações de 
    cunho<BR>>>privado. isto a distingue da prática doméstica 
    de<BR>>>escritura musical que por vezes gera confusão 
    em<BR>>>concursos públicos na nossa 
    área.<BR>>><BR>>>talvez o debate vá não no rumo do que 
    está<BR>>>correto no edital, mas para o que o edital 
    se<BR>>>destina: concurso para vaga de PROFESSOR 
    DOUTOR,<BR>>>categoria que diz respeito aos 7 itens 
    que<BR>>>escrevi acima e não apenas a escrever música boa<BR>>>e 
    vasta.<BR>>><BR>>>claro que um compositor com produção 
    relevante<BR>>>atrairá estudantes, formará em torno de 
    si<BR>>>projetos e catalizará a vontade de seguir 
    adiante<BR>>>(sobretudo para estudantes jovens que 
    vivem<BR>>>cotidianamente estas urgências da vida).<BR>>>mas 
    isto não está relacionado ao catálogo numério<BR>>>de obras, mas à 
    importância de seu trabalho para<BR>>>sua época e seus 
    contemporâneos.<BR>>><BR>>>abs<BR>>>silvio<BR>>><BR>>>>Caro 
    Rubens,<BR>>>><BR>>>>Concordo plenamente com a tua 
    colocação. No<BR>>>>entanto, temos que observar o conteúdo 
    das<BR>>>>provas.<BR>>>><BR>>>><A 
    href="http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf" 
    target=_blank>http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf</A><BR>>>><BR>>>>Os 
    seguintes itens são exclusivos da área de<BR>>>>análise e teoria da 
    música instrumental:<BR>>>><BR>>>>>  d) 
    Composição, Linguagem e Estruturação 
    Musicais<BR>>>><BR>>>>>  Prova 
    Teórico-Prática:<BR>>>>>  3. O candidato deverá realizar 
    Análise harmônica e redução para<BR>>>>>piano de 
    um<BR>>>>curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, 
    em prazo máximo<BR>>>>de duas 
    horas.<BR>>>><BR>>>>>  Prova 
    Didática:<BR>>>>>  2. Harmonia e Análise: das cadências 
    simples aos limites da<BR>>>>> tonalidade.<BR>>>>3. 
    Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.<BR>>>>4. 
    Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.<BR>>>>5. 
    Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.<BR>>>>6. Exposição 
    crítica das principais teorias do tonalismo.<BR>>>>8. Tonalismos e 
    modalismos durante o século XX.<BR>>>>10. Descrição e comparação 
    dos princípios composicionais de, no mínimo,<BR>>>>três entre os 
    compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,<BR>>>>Stravinsky, 
    Messiaen.<BR>>>><BR>>>>Em relação à prova de títulos, o 
    peso total da produção intelectual 
    é<BR>>>>30%.<BR>>>><BR>>>>>  Prova de 
    títulos:<BR>>>>>  Os pesos para o cálculo da Nota de 
    Títulos,<BR>>>>>atendendo o inciso VI do artigo 25 
    da<BR>>>>resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os 
    seguintes:<BR>>>><BR>>>>>  Atividade  / 
    Peso<BR>>>>I - Atividades de Ensino 2<BR>>>>II- Produção 
    Intelectual 3<BR>>>>III - Atividades de Pesquisa e Extensão 
    2<BR>>>>IV - Atividade de Qualificação 2<BR>>>>V - 
    Atividades Administrativas e de Representação 
    1<BR>>>><BR>>>>Complementando com a resolução 
    mencionada:<BR>>>><BR>>>>>  RESOLUÇÃO CONJUNTA 
    CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV<BR>>>>>  Da Prova de 
    Títulos<BR>>>>>  Art. 24. A pontuação da prova de títulos 
    deve ser estabelecida<BR>>>>> conforme<BR>>>>a Tabela 
    de Pontuações Máximas na Prova de<BR>>>>Títulos, anexa a esta 
    resolução, observando-se o<BR>>>>disposto no artigo terceiro, 
    parágrafo único,<BR>>>>inciso V, desta 
    resolução.<BR>>>><BR>>>>E observando a Tabela de 
    Pontuações Máximas na Prova de Títulos:<BR>>>><BR>>>>II - 
    1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos<BR>>>>21. Tese de doutorado 
    defendida e aprovada 25<BR>>>><BR>>>>II - 2 PRODUÇÃO 
    ARTÍSTICA / Pontos<BR>>>>12. Peças e musicais (autoria) 
    30<BR>>>><BR>>>>III - 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA 
    / Pontos<BR>>>>3. Coordenador de projeto de pesquisa com 
    financiamento (*) 4<BR>>>><BR>>>>Neste ponto é 
    interessante observar que um<BR>>>>candidato precisaria coordenar 7 
    projetos de<BR>>>>pesquisa com financiamento para ter quase 
    a<BR>>>>mesma pontuação que outro candidato que 
    tivesse<BR>>>>a autoria de uma peça 
    (musical).<BR>>>><BR>>>>Então, voltando ao 
    assunto...<BR>>>><BR>>>>>  caso este mesmo 
    candidato não tenha ele mesmo um<BR>>>>catálogo próprio de obras 
    musicais, ou seja, caso ele não seja<BR>>>>compositor de fato, e 
    tal trabalho já realizado e comprovado em seu<BR>>>>currículo (um 
    conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por<BR>>>>bem 
    mais importante como critério de 
    avaliação,<BR>>>><BR>>>>Concordo que a produção é o item 
    mais importante<BR>>>>na avaliação do currículo do compositor. Mas 
    a<BR>>>>realidade neste concurso é a seguinte:<BR>>>>1. O 
    peso total da produção intelectual é<BR>>>>30%. A produção 
    artística é somente 1 ponto dos<BR>>>>11 avaliados pela Tabela da 
    prova de títulos.<BR>>>>2. Em relação a tabela, por exemplo, na 
    UFAC<BR>>>>criar e produzir uma obra dá 7 pontos 
    (total).<BR>>>>Enquanto que publicar um artigo dá 25 
    pontos.<BR>>>><BR>>>>>  enfim, a questão é: o que 
    vale mais, um diploma de composição ou o<BR>>>>conjunto da obra do 
    candidato???<BR>>>><BR>>>>Este é o ponto! A obra do 
    candidato neste<BR>>>>concurso tem um peso máximo de menos de 3% 
    (ver<BR>>>>valores acima: 30% de peso total dividido 
    pelos<BR>>>>11 itens 
    avaliados).<BR>>>><BR>>>>>  quanto a critérios de 
    provas, tudo pode ser levado em conta 
    como<BR>>>>complemento<BR>>>><BR>>>>Mais uma vez 
    concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso<BR>>>>deste concurso (e da 
    maioria dos concursos que<BR>>>>tenho acompanhado), a obra do 
    candidato não tem<BR>>>>peso 
    suficiente.<BR>>>><BR>>>>Resumindo, para evitar este 
    problema sugiro a<BR>>>>elaboração de uma Tabela de Avaliação 
    unificada,<BR>>>>que leve em conta as especificidades de 
    cada<BR>>>>área.<BR>>>><BR>>>>Saudações,<BR>>>><BR>>>>Damián<BR>>>><BR>>>><BR>>>><BR>>>>Dr. 
    Damián Keller<BR>>>>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division 
    of Music<BR>>>>Universidade Federal do Acre - Federal University of 
    Acre<BR>>>><A href="http://ccrma.stanford.edu/%7Edkeller" 
    target=_blank>http://ccrma.stanford.edu/~dkeller</A><BR>>>><BR>>>>_________________________________________________________________<BR>>>>Descargá 
    GRATIS el poder del nuevo Internet Explorer 7.<BR>>>><A 
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    de discussões ANPPOM<BR>>>><A 
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    verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>>>Para classificar como spam, 
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    target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2ODUyMzQ0Ljc3OTc4OS4xOTE5MC5idXJ1bWEuaHN0LnRlcnJhLmNvbS5iciw2NjM0</A><BR>>><BR>>><BR>>>________________________________________________<BR>>>Lista 
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    verificado pelo Terra Anti-Spam.<BR>>Para classificar como spam, 
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    target=_blank>http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=UyY1OTI4ODQxI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjA2OTc1MTMyLjQzODUzOC4zMDM2My5jYWRhcmdhLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMTAzMTM=</A><BR>><BR>>Esta 
    mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.<BR>>Scan engine: 
    McAfee VirusScan / Atualizado em 28/03/2008 / 
    Versão:<BR>>5.2.00/5262<BR>>Proteja o seu e-mail Terra: <A 
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    de discussões ANPPOM<BR><A 
    href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l" 
    target=_blank>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</A><BR>________________________________________________<BR></DIV></DIV></BLOCKQUOTE></DIV><BR><BR 
  clear=all><BR>-- <BR>Carlos Sandroni<BR>Departamento de Música, 
  UFPE<BR>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<BR>Setembro 2007/Fevereiro 
  2008:<BR>Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en 
  Ethnomusicologie<BR>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<BR>Endereço pessoal na 
  França:<BR>Chez Duflo-Moreau<BR>199, rue de Vaugirard<BR>75015 - 
  Paris<BR>Telefone profissional no Brasil<BR>(81) 2126 8596 (telefone e 
  fax)<BR>(Recados com Anita)<BR>Endereço pessoal no Brasil:<BR>Rua das 
  Pernambucanas, 264/501<BR>Graças - 52011-010<BR>Recife - PE 
</BLOCKQUOTE></BODY></HTML>