<html xmlns:v="urn:schemas-microsoft-com:vml" xmlns:o="urn:schemas-microsoft-com:office:office" xmlns:w="urn:schemas-microsoft-com:office:word" xmlns:m="http://schemas.microsoft.com/office/2004/12/omml" xmlns="http://www.w3.org/TR/REC-html40">

<head>
<meta http-equiv=Content-Type content="text/html; charset=iso-8859-1">
<meta name=Generator content="Microsoft Word 12 (filtered medium)">
<style>
<!--
 /* Font Definitions */
 @font-face
        {font-family:"Cambria Math";
        panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;}
@font-face
        {font-family:Verdana;
        panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;}
@font-face
        {font-family:"Arial\,Bold";
        panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0;}
@font-face
        {font-family:"Arial\,Italic";
        panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0;}
 /* Style Definitions */
 p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal
        {margin:0cm;
        margin-bottom:.0001pt;
        font-size:12.0pt;
        font-family:"Times New Roman","serif";}
a:link, span.MsoHyperlink
        {mso-style-priority:99;
        color:blue;
        text-decoration:underline;}
a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed
        {mso-style-priority:99;
        color:purple;
        text-decoration:underline;}
span.EstiloDeEmail17
        {mso-style-type:personal-reply;
        font-family:"Calibri","sans-serif";
        color:#1F497D;}
.MsoChpDefault
        {mso-style-type:export-only;
        font-size:10.0pt;}
@page Section1
        {size:612.0pt 792.0pt;
        margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}
div.Section1
        {page:Section1;}
-->
</style>
<!--[if gte mso 9]><xml>
 <o:shapedefaults v:ext="edit" spidmax="1026" />
</xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml>
 <o:shapelayout v:ext="edit">
  <o:idmap v:ext="edit" data="1" />
 </o:shapelayout></xml><![endif]-->
</head>

<body bgcolor=white lang=PT-BR link=blue vlink=purple>

<div class=Section1>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'>Senhoras, Senhores,<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'>A pedido do Sr. Guilherme Goldberg <a
href="mailto:edgberg@terra.com.br">edgberg@terra.com.br</a>  divulgo</span><b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'> </span></b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Verdana","sans-serif"'>edital para
provimento de vagas de professor adjunto para as áreas de Piano e Correpetição,
Violão e Harmonia, Violino e Conjunto de Câmara da Universidade Federal de
Pelotas (RS).<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'>Anexo, em pdf, os documentos recebidos.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'>Atenciosamente<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Verdana","sans-serif"'>J A Mannis<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS / PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>EDITAL / PRG Nº 002, DE 25
DE ABRIL DE 2008<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL
DE PELOTAS, considerando a Lei n° 8.112/90, de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>11/12/1990, o Decreto n° 94.664,
de 23/07/1987, o Decreto Presidencial n° 4.175, de 27/03/2002, a Portaria<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Normativa Interministerial nº 22,
de 30 de abril de 2007, Portaria MEC/MPOG n° 224, de 23/07/2007, torna<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>pública a abertura de inscrições
para Concurso Público visando o provimento de cargo docente na classe de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>PROFESSOR ADJUNTO, NÍVEL 1, DA
CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, em conformidade com as<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>disposições contidas neste
Edital.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>1. DAS INSCRIÇÕES<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1. As inscrições para o
concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias para a classe de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Professor Adjunto, no nível 1, a
portadores do título de doutor, conforme especificado no </span><b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>Anexo
I</span></b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>, contado a<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>partir da data de publicação
deste Edital no Diário Oficial da União.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.1. Período das inscrições: de
</span><b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";
color:black'>29 de abril a 23 de maio de 2008.<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.2. As inscrições serão
recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Chaves, 3126, Pelotas - RS </span><b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>- </span></b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Fone: (53)
3222-4060, no horário das 8h30min às 11h30min, de segunda a sextafeira.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.3. A taxa de inscrição, no
valor de R$ 90,00 (noventa reais), deverá ser creditada a favor da UFPEL, na
conta<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>corrente nº 170.500-8, agência nº
4201-3, Banco do Brasil SA, finalidade 1540471526428883-7.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.3.1. Em caso de prorrogação,
nos termos do item 2 deste Edital, o valor da taxa de inscrição passará para R$<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>63,00 (sessenta e três reais)<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.4. No ato da inscrição, o
candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais,
estatutárias e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>regimentais, cópia autenticada
dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples, acompanhadas dos<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>respectivos originais:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>a) Titulação exigida conforme </span><b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>Anexo
I</span></b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida
ou por<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>instituição estrangeira, a qual
deverá estar revalidada na data da posse no cargo;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>b) Prova de quitação com o
serviço militar, para brasileiros;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>c) Título de eleitor e prova de
quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>d) Passaporte atualizado, com
visto para estrangeiros; no momento da posse o passaporte deverá ser<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>reapresentado, segundo as normas
do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>e) Uma (1) fotografia 3x4cm;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>f) Cédula de identidade;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>g) Recibo de pagamento da taxa de
inscrição;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>h) </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>Curriculum
Vitae </span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>atualizado</span><i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";
color:black'>, </span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>com Memorial Descritivo da carreira acadêmica e científica. Não
serão aceitos<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>volumes encadernados ou com
espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.5. Os documentos
comprobatórios do </span><i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";
color:black'>Curriculum Vitae </span></i><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>– cópias autenticadas ou
cópias simples<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>acompanhadas dos originais –
serão apresentados, obrigatoriamente, durante o ato de instalação do concurso<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>pela banca examinadora.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.6. A inscrição poderá ser
feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>(SEDEX), desde que a data de
postagem esteja dentro do período de inscrições, conforme subitem 1.1.1. deste<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Edital.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.6.1. A inscrição por via
postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO DA UFPEL
– Rua Gonçalves Chaves nº 3126 – Pelotas – RS – CEP
96015-<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>560.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.6.2. Além dos itens listados
no subitem 1.1.4., o candidato deverá encaminhar a Ficha de Inscrição (</span><b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>Anexo<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>III</span></b><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>),
preenchida e assinada.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.1.7. É vedada a inscrição
condicional, via fax e/ou extemporâneas.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.2. A inscrição implica no
conhecimento tácito, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>realização do concurso, fixadas
nas Normas de Concurso para Professor Adjunto (Regimento da UFPel e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Resoluções nº 14/2003 e 04/2004
do COCEPE) e para Professor Assistente (Regimento da UFPel e Resolução<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>nº 17/2003 do COCEPE) que passam
a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>site<o:p></o:p></span></i></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>http://ces.ufpel.edu.br, no </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>link
</span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>Concursos Docentes</span><i><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>.<o:p></o:p></span></i></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.3. O prazo para a realização
dos concursos públicos será, no máximo, de trinta (30) dias, a contar da<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>homologação das inscrições pelo
COCEPE.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.3.1. O candidato será
notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>registrada, enviada para o
endereço informado na ficha de inscrição.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>1.4. O programa de cada área em
concurso consta do </span><b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif";
color:black'>Anexo II </span></b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>deste Edital.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>2. DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO
DE INSCRIÇÕES<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>2.1. Caso não ocorram inscrições
no período previsto no item 1.1.1 deste Edital, o novo prazo será reaberto de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>29 de maio a 12 de junho de
2008</span></b><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>, passando da classe de Professor Adjunto para a de Professor
Assistente.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>2.2. O prazo para a realização
dos concursos públicos prorrogados conforme o item 2.1 será, no máximo, de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>quinze (15) dias, a contar da
homologação das inscrições pelo COCEPE.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS
INSCRIÇÕES<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>3.1. Os pedidos de inscrição
serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos,<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>deverão ser homologados pelo
COCEPE.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>3.2. A homologação das inscrições
será publicada no </span><i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";
color:black'>site </span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:blue'>http://ces.ufpel.edu.br</span><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>, no </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>link
</span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>concursos docentes.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>4. DA DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>A UFPEL divulgará, através do
Diário Oficial da União, em Edital, a relação dos candidatos classificados de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>acordo com a homologação dos
resultados pelo COCEPE.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>5. DO PROVIMENTO DAS VAGAS<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>5.1. A nomeação na classe de
Professor Adjunto, Nível 1, ou de Professor Assistente, Nível 1, ambos no
regime<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>de trabalho de quarenta (40)
horas semanais, com a remuneração de R$ 3.707,02 (três mil, setecentos e sete<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>reais e dois centavos) e de R$
2.552,54 (dois mil quinhentos e cinqüenta dois reais e cinqüenta e quatro<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>centavos), respectivamente, será
feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Diário Oficial da União.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>5.2. A posse no cargo, de acordo
com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>médica a ser realizada pelo
Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>e legais.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>6. DA VALIDADE DO CONCURSO<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>6.1. O concurso será válido por
um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de divulgação dos<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>resultados no Diário Oficial da
União, prorrogável por igual período.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>7.1. A Universidade enviará
correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, não se<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>responsabilizando pela troca de
endereço, sem comunicação prévia, por escrito, por parte do mesmo.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>7.2. Ao assumir o cargo, será
exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>programa e do regime de trabalho
para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>diurno e noturno.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>7.3. Maiores informações pelo
fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: </span><span style='font-size:9.0pt;font-family:
"Arial","sans-serif";color:blue'>ces@ufpel.edu.br</span><span style='font-size:
9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>7.4. O inteiro teor deste Edital
estará disponível no </span><i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";
color:black'>site </span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:blue'>http://ces.ufpel.edu.br</span><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>, no </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>link
</span></i><span style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial","sans-serif";
color:black'>Concursos Docentes.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Profª. Sandra Souza Franco Mauro
Joubert Goulart Cunha<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Pró-Reitora de Graduação em
exercício Pró-Reitor de Gestão de Recursos Humanos </span><i><span
style='font-size:9.0pt;font-family:"Arial,Italic","sans-serif";color:black'>pro
tempore<o:p></o:p></span></i></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Prof. Telmo Pagana Xavier<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'>Vice-Reitor no exercício da
Reitoria<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif";color:black'>ANEXO I (+... Anexo pdf)<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:9.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif";color:black'><o:p> </o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>ANEXO II – Edital / PRG Nº
002/2008 (+ ... Anexo pdf)<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROGRAMAS / CONSERVATÓRIO DE MÚSICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>ÁREA: VIOLÃO E HARMONIA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA DIDÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1) Pressupostos teóricos e pedagógicos que
embasam o ensino de Harmonia no curso<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>superior;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2) Pressupostos teóricos e pedagógicos que
embasam o ensino de Violão no curso superior;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>3) Técnicas e processos de harmonização vocal
e instrumental;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>4) Técnicas da mão direita: produção do som
(dinâmica, timbres, sonoridades) e articulação;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>5) Técnica da mão esquerda: identificação de
problemas e suas soluções;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>6) Técnicas e recursos exigidos no repertório
dos séc. XX e XXI;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>7) Relação entre análise musical e o
planejamento e execução de uma peça violonística:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>integração entre o saber analítico e o fazer
instrumental;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>8) As funções da Harmonia na compreensão da
linguagem do repertório tonal;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA PRÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>A prova prática constara de uma execução
musical de violão com duração mínima de 40<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>minutos e máxima de 60 minutos, com base no
seguinte programa:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1) Uma obra de livre escolha de Johann
Sebastian Bach;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2) Uma sonata do período Clássico;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>3) Uma obra de livre escolha do século XIX;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>4) Uma obra de livre escolha do século XX,
até 1950;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>5) Uma obra de livre escolha do século XX ou
XXI, a partir de 1951;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>6) Uma obra de livre escolha de compositor
brasileiro.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>OBSERVAÇÕES:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1. O candidato deverá providenciar o
instrumento que utilizará na prova;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2. Não é exigida a execução de memória, sendo
facultado ao candidato o uso de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>partituras;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>Á</span></b><b><span style='font-size:
8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>REA</span></b><b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>: P</span></b><b><span
style='font-size:8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>IANO E </span></b><b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>C</span></b><b><span
style='font-size:8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>ORREPETIÇÃO<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA DIDÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1) Estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento das habilidades de correpetição<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>ilustrados através de exemplos extraídos da
literatura;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2) A correpetição nos repertórios vocal e
instrumental: particularidades;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>3) O piano na Música de Câmara ilustrado
através de exemplos extraídos da literatura;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>4) Repertório de Música Brasileira para
piano;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>5) Abordagens técnico-interpretativas de
obras para piano dos séculos XVIII e XIX;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>6) Abordagens técnico-interpretativas de
obras para piano dos séculos XX e XXI;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>7) Pedagogia e Didática no ensino do piano:
justificativas teóricas e implicações didáticas;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>8) Fatores condicionantes para o planejamento
de um programa para o curso de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>bacharelado em piano.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA PRÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>A prova prática constará de uma execução
musical de piano com duração mínima de 40 e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>máxima de 60 minutos.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1) Uma obra de livre escolha de Johann
Sebastian Bach;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2) Uma sonata de W.Mozart, L. v. Beethoven ou
J. Haydn;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>3) Uma obra de livre escolha do século XIX;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>4) Uma obra de livre escolha do século XX ou
XXI;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>5) Uma obra de livre escolha de compositor
brasileiro.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>OBSERVAÇÕES:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1. Não é exigida a execução de memória, sendo
facultado ao candidato o uso de partituras;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>Á</span></b><b><span style='font-size:
8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>REA</span></b><b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>: V</span></b><b><span
style='font-size:8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>IOLINO E </span></b><b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>M</span></b><b><span
style='font-size:8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>ÚSICA DE </span></b><b><span
style='font-size:10.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>C</span></b><b><span
style='font-size:8.0pt;font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>ÂMARA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA DIDÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>9) Técnica da mão esquerda: identificação de
problemas mais comuns e sua solução,<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>ilustrados através de exemplos extraídos da
literatura para violino;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>10) Técnica da mão direita: produção de som
(dinâmica, timbres, sonoridades) e articulação;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>11) Determinação de critérios para a
interpretação de obras do repertório para violino e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>música de câmara de diferentes períodos da
História da Música, bem como de técnicas e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>recursos exigidos no repertório
contemporâneo;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>12) Pedagogia e didática no ensino do
violino: justificativas teóricas e implicações didáticas;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>13) A metodologia de ensino da música de
câmara: técnicas de ensaio, identificação de<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>problemas mais comuns e sua solução,
ilustrados através de exemplos extraídos da<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>literatura de câmara para cordas e conjuntos
heterogêneos.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'>PROVA PRÁTICA<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>A prova prática constará de uma execução
musical de violino com duração mínima de 40 e<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>máxima de 60 minutos.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>6) Dois movimentos contrastantes de uma das
três Sonatas para violino solo de Johann<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>Sebastian Bach (BWV 1001,1003 e 1005) ou de
Partita para violino solo;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>7) Uma sonata ou concerto, com cadências, do
período clássico;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>8) Uma obra de livre escolha do século XIX;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>9) Uma obra de livre escolha do século XX ou
XXI;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>10) Uma obra de livre escolha de compositor
brasileiro.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>OBSERVAÇÕES:<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>1. O candidato deverá providenciar o
instrumento que utilizará na prova;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>2. O candidato deverá providenciar seu
acompanhador;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial","sans-serif"'>3. Não é exigida a execução de memória, sendo
facultado ao candidato o uso de partituras;<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><b><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal style='text-autospace:none'><span style='font-size:10.0pt;
font-family:"Arial,Bold","sans-serif"'><o:p> </o:p></span></p>

<div>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

</div>

</div>

</body>

</html>