<table cellspacing='0' cellpadding='0' border='0' ><tr><td valign='top' style='font: inherit;'>Carlos e Carlos, e demais colegas,<br><br>O principal problema do Qualis, a meu ver, é seu uso fora da CAPES. Como instrumento intrerno da CAPES, para a avaliação dos PPGS de Música, ele até funciona e pode melhorar, pois, idealmente falando, a não existência de alguns periódicos importantes reflete apenas o fato de que nenhum pesquisador ligado a um  PPG brasileiro publicou naquele periódico durante o último período de avaliação, e, quando publicar, o periódico será imediatamente avaliado e incluído (pelo menos assim esperamos), sendo retirado quando passar o período da avaliação (os casos apontados pelo Palombini). Existe de fato uma defasagem, acho que a tabela que está no site não é a mais atual, pois periódicos europeus nos quais publiquei em 2006 e 2007 ainda não aparecem ali (Music & Letters, Early Music e Studi
 Musicali), mas apareceram com conceito A na última avaliação feita pela CAPES do nosso PPG.<br><br>Entretanto, acho errado o uso da tabela em outras situações, por outros órgãos que não a CAPES, e em situações outras que não a avaliação da produção dos PPGS. Em situações como a avaliação de currículos pelas universidades, em concursos públicos, por exemplo (o que não é recomendado pela CAPES), fatalmente aparecerão periódicos que ainda não foram incluídos no Qualis ou outros que já foram retirados, prejudicando o candidato. Neste caso, se você estiver prestando um concurso público e não estiver ainda vinculado a um PPG brasileiro, não adianta ser o primeiro ou o único brasileiro naquele ano a publicar eu um periódico importante como o JAMS, por exemplo, pois ele não vai entrar no Qualis.  E incluir o JAMS mesmo se não houver nenhum brasileiro publicando naquele ano (ou dois ou três anos, ou nunca) abre o precedente
 do qual eu falava na primeira mensagem, de querermos incluir todos os periódicos do planeta, o que não é o caso da tabela da EU apresentada pelo Sandroni.<br><br>é isso...<br>Rogério<br><br><br><br><br>--- On <b>Mon, 6/23/08, Carlos Sandroni <i><carlos.sandroni@gmail.com></i></b> wrote:<br><blockquote style="border-left: 2px solid rgb(16, 16, 255); margin-left: 5px; padding-left: 5px;"><div id="yiv1208738068"><br>Certamente a lista europeia tem defeitos.<br>Minha ideia ao envia-la foi mostrar que nao estamos sozinhos com nossas listas, sempre perfectiveis.<br>O Qualis pode melhorar muito, mas a ideia de dispensa-lo, que, creio, chegou a ser ventilada aqui, seria contraprodutiva. Estaria a Musica certa contra todas as outras areas? Talvez em algumas coisas, mas nao neste ponto, acho. Ao contrario, creio que estamos certos em criar o Quais de Artes, que é outro tipo de lista, cujo conteudo talvez venha ser ainda mais controverso.<br>
Carlos<br><br><br><div class="gmail_quote">2008/6/22 carlos palombini <<a rel="nofollow" target="_blank" href="mailto:palombini@terra.com.br">palombini@terra.com.br</a>>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">



  
  

<div>
<br>
Também me pareceu que, a despeito de restrições que se possam ter em
relação ao Computer Music Journal (MIT Press), a Organised Sound
(Cambridge University Press), às publicações do grupo Leonardo (MIT
Press) e ao Journal of New Music Research (Swets), o fato de que todos
tenham recebido B revele um certo anti-cientificismo.<br>
<br>
Do mesmo modo, os fatos de que o JASA, uma publicação da qual um físico
que trabalha no departamento de Engenharia Elétrica da UFMG fala com
reverência quase religiosa, receba B, e Ethnomusicology também receba B
na lista de Antropologia Social, parecem refletir mais as visões de que
a Etnomusicologia seja uma província secundária da Antropologia e de
que a Acústica seja um domínio da periferia da música do que uma
avaliação da qualidade (seletividade e relevância) destas publicações
enquanto veículos das pesquisas que elas se propõem divulgar.<br>
<br>
Carlos<br>
<br>
Leonardo Fuks escreveu:
<blockquote type="cite">
  
  <div style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14pt;">
  <div style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14pt;">
  <div style="font-family: times new roman,new york,times,serif; font-size: 12pt;">Os
dois principais periódicos mundiais de acústica como um todo, e em
particular de acústica musical, receberam também conceito B. <br>
  <br>
  <table style="border: medium none ; border-collapse: collapse;" border="1" cellpadding="0" cellspacing="0">
    <tbody>
      <tr style="height: 9.35pt;">
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;" lang="EN-US">Journal
of the Acoustic Society of America </span></p>
        </td>
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;">B </span></p>
        </td>
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;">0001-4966 </span></p>
        </td>
      </tr>
    </tbody>
  </table>
  <table style="border: medium none ; border-collapse: collapse;" border="1" cellpadding="0" cellspacing="0">
    <tbody>
      <tr style="height: 9.35pt;">
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;">Acta Acustica
united with Acustica </span></p>
        </td>
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;">B </span></p>
        </td>
        <td style="border: medium none ; padding: 0cm 5.4pt; height: 9.35pt;" valign="top">
        <p><span style="font-size: 10pt;">1610-1928 </span></p>
        </td>
      </tr>
    </tbody>
  </table>
  <br>
O nome correto do primeiro é <br>
  <span style="font-size: 10pt;" lang="EN-US">Journal of the Acoustical
Society of America</span><br>
  <br>
O referido índice europeu
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.esf.org/index.php?eID=tx_nawsecuredl&u=0&file=fileadmin/be_user/research_areas/HUM/Documents/ERIH/IL-Scope_notes_Merged/Musico%20M.pdf&t=1214176227&hash=35a6310e08b958941bd61be30a4bb6bd">http://www.esf.org/index.php?eID=tx_nawsecuredl&u=0&file=fileadmin/be_user/research_areas/HUM/Documents/ERIH/IL-Scope_notes_Merged/Musico%20M.pdf&t=1214176227&hash=35a6310e08b958941bd61be30a4bb6bd</a><br>

  <br>
se propõe, conforme texto abaixo, a  identificar  níveis de excelência
nas áreas das HUMANIDADES. Se a acústica musical e sonologia são
multidsciplinares/interdisciplinares, não caberia mesmo utilizar apenas
um índice puramente humanístico para seu mapeamento. <br>
  <br>
Leonardo Fuks<br>
Professor Adjunto da UFRJ- Acústica Musical<br>
  <br>
  </div>
  </div>
  </div>
  <pre>4 / Virus Database: 270.4.1 - Release Date: 19/6/2008 00:00<br>  </pre>
</blockquote>
<br>
<pre>-- <br>carlos palombini<br>professor adjunto de musicologia, ufmg<br><<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.myspace.com/intimatejournals">www.myspace.com/intimatejournals</a>><br><br></pre>
</div>

<br>________________________________________________<br>
Lista de discussões ANPPOM<br>
<a rel="nofollow" target="_blank" href="http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l">http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l</a><br>
________________________________________________<br></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Carlos Sandroni<br>Departamento de Música, UFPE<br>Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB<br>Setembro 2007/Fevereiro 2008:<br>
Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie<br>CNRS - LESC UMR 7186 - Paris<br>Endereço pessoal na França:<br>Chez Duflo-Moreau<br>199, rue de Vaugirard<br>75015 - Paris<br>Telefone profissional no Brasil<br>
(81) 2126 8596 (telefone e fax)<br>(Recados com Anita)<br>Endereço pessoal no Brasil:<br>Rua das Pernambucanas, 264/501<br>Graças - 52011-010<br>Recife - PE
</div>(Com pedidos de desculpas pela falta de acentos)<br><pre>________________________________________________<br>Lista de discussões ANPPOM <br>http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l<br>________________________________________________</pre></blockquote></td></tr></table><br>