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<p class=MsoNormal><b>INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP recebe o compositor RICARDO
MANDOLINI (Univeridade de Lille III) de 01 a 06 de setembro e conclui primeira
etapa de programa de intercâmbio musical entre França e países do Cone Sul.</b><o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>O Compositor Ricardo Mandolini (Universidade de Lille III)
estará visitando o Instituto de Artes da Unicamp participando de encontros e
seminários com pesquisadores, docentes e alunos, em torno do tema HEURISTICA
MUSICAL, abordando processos criativos em música com aplicações em composição e
interpretação musical, mas igualmente de grande interesse para pesquisadores em
fundamentos teóricos.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Mandolini (Depto. de Estudos Musicais - Univ. de Lille III)
já esteve na Unicamp em 2006 ministrando oficina de criação musical, igualmente
no âmbito de atividades da rede RICMA (<i>Red de Investigación y Creación
Musical de America</i> – Unicamp (Brasil), UNTREF (Argentina),
Universidade do Chile) , e nesta visita conta com apoio da FAPESP, do programa
PREFALC (Programme Regional France-Amerique Latine-Caribe) mantido pelo governo
francês envolvendo o <i>Ministère des affaires étrangères (</i>MAE),  <i>Ministère
de l’éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la
recherche</i> (MEN-ESR), e a <i>Fondation Maison des Sciences de l’Homme</i>,
e da Comissão de Pos-Graduação (Sub-CPG-Música) do Instituto de Artes da
Unicamp. <o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Desde o inicio de agosto foram recebidos dois visitantes do
Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSMDP) Alexandros
Markeas (Improvisação Generativa ) (04 a 08/Ago) e Claude Ledoux (Analise
Musical) (11 a 22/Ago) atingindo um publico de mais de 120 pesquisadores,
docentes e alunos em duas sessões diárias com média de 43 participantes cada
uma.  Ambos os visitantes foram compartilhados com o Depto. de Música da
ECA/USP onde realizaram sessões de trabalho e seminários às sextas-feiras. O
programa de cooperação continua em 2009 com novas atividades previstas para o
mês de julho em Campinas.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><b>Atividades na Unicamp:<o:p></o:p></b></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpFirst style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>SEG 01/Set         10:00-12:00        Sala 41
DM/IA<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>SEG 01/Set         14:00-17:00        Sala à
definir  DM/IA<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>TER 02/Set         10:00-12:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>TER 02/Set         14:00-17:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>QUA 03/Set       10:00-12:00        Auditório do
Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>QUA 03/Set       14:00-17:00        Auditório do
Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>QUI 04/Set         10:00-12:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>QUI 04/Set         14:00-17:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpMiddle style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>SEX 05/Set         10:00-12:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpLast style='margin-left:71.4pt;text-indent:-18.0pt;
mso-list:l1 level1 lfo1'><![if !supportLists]><span style='font-family:Symbol'><span
style='mso-list:Ignore'>·<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>        
</span></span></span><![endif]>SEX 05/Set         14:00-17:00        Auditório
do Instituto de Artes<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><o:p> </o:p></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:16.0pt;line-height:115%'>A
HEURÍSTICA MUSICAL<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal>Por Ricardo Mandolini  <o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><i><span style='font-size:9.0pt;line-height:115%'>(trad. J.
A. Mannis)<o:p></o:p></span></i></p>

<p class=MsoNormal>Sob o titulo genérico de Criação Musical, a Heurística
Musical foi implantada em 1985 no Departamento de Estudos Musicais da
Universidade de Lille III (Charles de Gaulle) e declarada matéria obrigatória
logo em 1987. Em suas origens esta disciplina se apresentou como uma
continuação de escritura musical e solfejo, servindo de transição e preparação
para o aprendizado da composição e matérias afins que seguiam sendo ensinadas
em conservatórios.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><i>De que se trata exatamente a Heurística Musical?<o:p></o:p></i></p>

<p class=MsoNormal>É o descobrimento da criatividade aplicada à música.
Trata-se do aprendizado através da própria experiência, realizada a partir de
propostas oferecidas aos participantes, suscitando desenvolvimento de processos
criativos acompanhados e orientados a todo momento, seguindo a forma de uma
pirâmide invertida (processo em expansão) quanto à definição crescente dos
projetos e do grau de compenetração e de compromisso dos estudantes.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>A fundamentação epistemológica desta disciplina é dada pelo
fato de que a música não pode ser aprendida como uma matéria exclusivamente
conceitual, mas, ao contrário, deve sempre ser estudada “em
situação”. Todo músico, seja intérprete ou compositor, mantém com a obra
(que vai executar ou compor) uma relação particular modificando-se na medida em
que se aprofunda no trabalho de realização.  Ignorar esta dinâmica seria
reduzir a análise musical a um simples balanço entre repetições e contrastes,
sem compreender que o mais importante é justamente o que se passa <u>entre as
repetições</u> e <u>entre os contrastes</u> , ou seja, a energia que anima todo
o processo e lhe dá sentido.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Do ponto de vista filosófico, temos em Kant (Crítica da
Razão Pura) a diferença entre conhecimento conceitual e experiência vivida. O
primeiro é transmissível e, como tal, objeto de conhecimento universal. O
sujeito que aprende e a matéria ensinada constituem duas entidades totalmente
separadas e diferentes. A esta primeira categoria correspondem as matérias do
saber, universitárias por excelência. Quanto à experiência vivida, esta não é
transmissível e impede a separação entre sujeito e matéria; ambas reenviam à
pessoa que se encontra em situação de experimentação.  Por isso a heurística
não constitui um conhecimento propriamente dito, mas sim a motivação que origina
e dá sentido ao conhecimento. Pode-se dizer que ela seria o “caminho do
descobrimento”, realçando assim sua dinâmica hermenêutica sempre em
mutação. <o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Desde o inicio, a representação da obra a interpretar ou à
criar parece exterior ao artista; na medida em que este se identifica e se
apropria da atividade, aparecerão elementos de linguagem se transformando
rapidamente num repertório de idéias, de ações e de imagens, que passarão de
fluidos a sólidos, de evanescentes  reais, se projetando totalmente na obra
terminada.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Adorno é o pensador que talvez mais se aproximou do processo
heurístico a partir de sua definição de “música informal”. Sua
valiosa concepção da dialética do processo de criação pode ser adaptada à
descrição do processo criativo, definido como confrontação do compositor com
seus materiais.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>Do ponto de vista psicológico, a espiral hermenêutica
implicada no processo de criação pode ser explicada através:<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpFirst style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo2'><![if !supportLists]><span
style='mso-list:Ignore'>1)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span><![endif]>Da Teoria dos objetos transacionais de Dinald
Winnicotty;<o:p></o:p></p>

<p class=MsoListParagraphCxSpLast style='text-indent:-18.0pt;mso-list:l0 level1 lfo2'><![if !supportLists]><span
style='mso-list:Ignore'>2)<span style='font:7.0pt "Times New Roman"'>     
</span></span><![endif]>Da Teoria da ordenação sincrética de Anton Ehrenzweig.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>A primeira compara a arte a um jogo infantil, na base da
existência de uma área que para o sujeito não é nem interior, nem exterior e na
qual ele se manifesta e se expressa. Tal qual a criança, o artista realiza uma atividade
onde não é possível determinar as fronteiras entre o mundo das representações
interiores e o mundo real. É por essa razão que para não reduzir o ato criador
a uma série de momentos estáticos, uma pedagogia da arte deveria assumir a
fusão entre o sujeito e a matéria que realiza. Como se pode ensinar arte em
geral e, mais particularmente, música, sem levar em conta esse efeito de
fusão?  Esta é a primeira pergunta colocada pela heurística, assumindo um papel
de aprendizagem complementar das demais disciplinas.  Uma vez adquirida a
motivação do processo criativo, a aquisição de conhecimentos torna-se uma
evidencia que corrobora o bem fundado desta motivação. Assim, para quem estuda
composição musical a heurística serve como preparação necessária. Para quem não
segue essa formação a heurística permite compreender a dinâmica do processo
criativo pelo qual passa todo compositor, abrindo assim uma porta real para a
compreensão estética das músicas de seu tempo.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal>A segunda teoria psicológica que fundamenta a Heurística
Musical está exposta na obra póstuma de Ehrenzweig “A ordem oculta da
arte”. Segundo esse ilustre pensador austríaco, o processo artístico é
gerado por um conflito entre o pensamento analítico e a visão sincrética da
obra, o que leva o criador a um momento de introjeção bem como a um momento de
repúdio dos materiais envolvidos em seu trabalho bem como das suas
combinatórias e arranjos. Se há identificação seguida de repúdio dos materiais,
este movimento em si pode explicar a espiral hermenêutica (perda e recuperação
do sentido) que se encontra na base do processo de criação e que obriga a uma
redefinição perpétua das idéias, das ações e das imagens.<o:p></o:p></p>

<p class=MsoNormal><b><span style='font-size:16.0pt;line-height:115%'>VISITA DE
RICARDO MANDOLINI À UNICAMP<o:p></o:p></span></b></p>

<p class=MsoNormal><span lang=FR>A visita do Prof. Mandolini está diretamente
associada à primeira parte de um programa de cooperação entre a UNICAMP
(Brasil), UNTREF (Argentina), Centro Nacional da Musica (Chile) e o
Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSMDP) e a
Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 (França) no campo da pesquisa, criação
e patrimônio musical na América-Latina. Ao mesmo tempo, esta visita do Prof.
Mandolini sucede às visitas dos Profs. Alexandros Markeas e Claude Ledoux
durante o ultimo mês de agosto, todas se beneficiando de financiamento do
governo francês. A visita do  Prof. Ricardo Mandolini tem por objetivo
estabelecer um intercâmbio com docentes locais realizando seminários abertos à
comunidade acadêmica bem como uma aproximação com o Departamento de Estudos
Musicais da Universidade Charles de Gaulle Lille 3 com interesse especial na
área de composição e processos criativos, comparativamente ao que vem sendo
desenvolvido localmente na Unicamp como no PROJETO TEMÁTICO "COMPUTADOR
COMO AMBIENTE DE CRIAÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL", coordenado pelo Prof. Dr.
Silvio Ferraz, iniciado em 03/2004 finalizado em 03/2008. Os enfoques previstos
nesta visita abrangem:  Heurística musical; Improvisação musical; Música
eletroacústica; Adorno e a escritura musical; Gesto musical e Gesto acusmático.
<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span lang=FR>Atividades previstas: de 01 a 06/Set, seg a
sex, diarimente das 10:00 às 12:00 e das 14 :00 às 17 :00hs.
Segunda-feira as atividades ocorrerão no Departamento de Música (Sala 41 pela
manhã). De terça a sexta-feira as sessões serão todas realizadas no Auditório do
Instituto de Artes.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span lang=FR>Estas atividades têm anuência e apoio do
Departamento de Música (IA/Unicamp), Coordenadoria da Gradaçao em Música,
Coordenação da Sub-CPG Mùsica (Comissão de Pós-Graduação/IA/Unicamp);
Coordenação de Pós-Graduação do IA (Unicamp); Direção do Instituto de Artes da
Unicamp. <o:p></o:p></span></p>

<div style='mso-element:para-border-div;border:none;border-bottom:double windowtext 2.25pt;
padding:0cm 0cm 1.0pt 0cm'>

<p class=MsoNormal style='border:none;padding:0cm'><span lang=FR>Esta visita,
bem como as dos Profs. ALEXANDROS MARKEAS (Improvisação Generativa –
CNSMDP) e CLAUDE LEDOUX (Análise Muiscal – CNSMDP) contam com
contrapartida francesa coordenada pelo CNSMDP, Apoio da Univ. de Lille 3 e
financiamento do programa PREMER(PREFALC) da França, aprovado para viagens
internacionais de pesquisadores em 2008 e 2009 entre França (Conserv. Nac. Sup.
de Música e Dança de Paris e Univ. de Lille 3), Brasil(Unicamp), Argentina
(UNTREF) e Chile (Centro Nacional de la Musica - sede RICMA: Red de
Investigación y Creación Musical de América).  O projeto na França denomina-se
"Investigation, création et patrimoine musical musical en Amérique
Latine", sendo coordenado por Gretchen Amussen, Sous-Directrice des
Affaires Extérieures et de la Communication du CNSMDP.<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal style='border:none;padding:0cm'><span lang=FR><o:p> </o:p></span></p>

</div>

<p class=MsoNormal><b><span lang=FR>Informações :  </span></b><span
lang=FR>Prof. José Augusto Mannis (Depto. de Música/IA) <a
href="mailto:jamannis@uol.com.br">jamannis@uol.com.br</a> <o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span lang=FR>Localização no Campus : </span></b><span
lang=FR><a
href="http://www.prefeitura.unicamp.br/prefeitura/ca/mapa/unidade.html">http://www.prefeitura.unicamp.br/prefeitura/ca/mapa/unidade.html</a>
<br>
(Instituto de Artes = Numero 15)<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><b><span lang=FR>Como chegar à Unicamp : </span></b><span
lang=FR><a
href="http://www.inova.unicamp.br/site/06/paginas/visualiza_conteudo.php?conteudo=5">http://www.inova.unicamp.br/site/06/paginas/visualiza_conteudo.php?conteudo=5</a>
<o:p></o:p></span></p>

<p class=MsoNormal><span lang=FR><o:p> </o:p></span></p>

</div>

</body>

</html>