<div dir="ltr"><br><i>Paulo Cesar Araújo se despede de Waldick Soriano com um texto cheio de clichês, onde não faltam "a voz dos excluídos", "os porões da ditadura" e a palavra final de Caetano Veloso. Num contexto em que falar de Waldick Soriano é cometer um</i> faux pas<i>, um texto interessante. <br clear="all">
</i>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;"><b>Waldick Soriano: a voz dos 
excluídos</b> <br></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Por 
um desses mistérios da criação, coube à Bahia oferecer ao Brasil os dois 
extremos da nossa música popular: o cultuado João Gilberto, o criador da bossa 
nova, e o criticado Waldick Soriano, a mais completa tradução da chamada música 
brega ou cafona. E por coincidência, no mesmo ano em que João é reverenciado pelos 50 
anos da bossa nova, o outro baiano saiu da vida para entrar na História. </p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Ao 
comentar a morte dele, Caetano Veloso disse que "se há uma elite para mim, é a 
elite dos que têm ou tiveram grande intuição artística. Waldick era um desses". 
De fato, o cantor e compositor Eurípedes Waldick Soriano foi um dos mais 
marcantes e singulares artistas da música brasileira. Ele começou a carreira em 
1959 com o single <i>Quem és tu </i>e, no 
ano seguinte, lançou o primeiro álbum com o mesmo título e orquestrações do 
maestro Guerra Peixe. A obra de Waldick é, portanto, contemporânea da bossa 
nova, do Cinema Novo, do concretismo e da arquitetura de Oscar Niemayer.<span>  </span></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">O 
projeto desenvolvimentista da era JK, apesar do clima de euforia que criava, 
tinha também o seu lado perverso. Havia um <span> </span>outro Brasil, abandonado,<span>  </span>desfavorecido, que não aparecia nas 
capas da revista Manchete. Um Brasil que, sem conhecer as maravilhas da 
indústria de consumo, sofria no carne os sacrifícios para implantá-la. A música 
de Waldick surgiu neste contexto expressando a tristeza dos marginalizados de 
bolso e de coração, como em <i><span style="color: black;">O moço pobre,</span></i><span style="color: black;"> que 
diz: "</span>Um moço pobre como eu não deve amar / E nem tão pouco alimentar 
sonhos de amor / O mundo é só de quem tem muito pra gastar / Um moço pobre como 
eu não tem valor..."</p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Partindo 
de experiências individuais, Waldick transformava suas músicas numa realidade 
que não era apenas dele e sim de um vasto público formado por empregadas 
domésticas, porteiros, garçons, operários de construção e imigrantes nordestinos 
que são freqüentemente humilhados e ofendidos no cotidiano brasileiro. Foi para 
eles que o artista baiano compôs temas como <i>Eu também sou gente, Nem cachorro é 
maltratado como eu </i>e a emblemática <i>Eu 
não sou cachorro não</i>.<span>  </span></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Inicialmente 
restrito ao Norte e Nordeste, o sucesso de Waldick foi num crescendo, até que no 
fim dos anos 60 explodiu em todo o Brasil. Aí já estávamos na ditadura militar e 
na grande repressão política que se seguiu à decretação do AI-5. O embate dele 
com a censura aconteceu em 1974 com a proibição de <i>Tortura de amor<span>  </span>– </i>uma das mais lindas e românticas 
canções já feitas no Brasil. Os militares ficaram perturbados com a referência a 
uma palavra que remetia aos porões da ditadura. Aqueles dias eram assim. Podia 
torturar, mas não podia falar em tortura, nem mesmo de amor.<span>    </span></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">A 
famosa máxima rodrigueana de que toda unanimidade é burra nunca ficou tão 
evidente como na opinião dos críticos sobre Waldick Soriano. Virou lugar-comum 
subestimar o talento deste cantor-compositor, mesmo entre aqueles que nunca 
ouviram um disco seu. N<span style="color: black;">o livro </span><i>Eu não sou cachorro, não</i> <span style="color: black;">defendo a idéia de que </span>existe determinado parâmetro 
de julgamento estético de uma obra musical no Brasil. Para ser bem qualificada 
pela crítica esta obra precisa estar identificada ao que se considera "tradição" 
(folclore, choro, samba de raiz) ou então ao que se considera "modernidade" 
(influências de vanguardas literárias ou musicais como o jazz, a bossa nova, o 
rock inglês). É por isso que tem valor cultural nomes como Nelson Sargento 
("tradição") ou Tom Zé ("modernidade"). Quem não se enquadra aí <span> </span>é desclassificado.<span>  </span></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Porém, 
indiferente a estas filigranas das elites culturais do país, o povo brasileiro 
consagrou Waldick Soriano como um gigante da nossa música popular. Ao longo se 
sua carreira ele gravou 83 discos, compôs cerca de 600 canções, muitas delas 
grandes sucessos. <i>Eu não sou cachorro 
não, </i>por exemplo, está na memória coletiva nacional assim como <i>Asa Branca, Mamãe eu quero </i>e<i> Luar do sertão</i>. <span style="color: black;">Sim, Waldick se expressava através de um ritmo alienígena 
como o bolero, mas como disse o poeta Augusto de Campos à propósito do 
tropicalismo. "E daí? Desde quando a arte tem carteira de identidade? Qual a 
nacionalidade de Stravinski: russo, francês, americano ou simplesmente humano?" 
</span></p>
<p style="text-indent: 35.4pt; text-align: justify;">Felizmente, 
Waldick viveu a tempo de ver realizado aquele desejo que compartilhava com 
Nelson Cavaquinho: "Se alguém quiser fazer por mim / que faça agora". E a atriz 
Patrícia Pillar fez dois belos trabalhos em sua homenagem: o CD e DVD <i>Waldick Soriano ao vivo</i>, lançados em 
2007<i>, </i>e o documentário <i><span style="color: black;">Waldick - sempre 
no meu coração</span></i><span style="color: black;">, exibido neste ano.</span> 
Eu próprio fiz uma análise da sua trajetória artística no livro ao qual dei o 
título <i>Eu não sou cachorro não</i>, 
publicado pela editora Record, em 2002. Entretanto, há ainda muito mais a ser 
revelado na obra deste grande artista brasileiro. De qualquer forma, acho que 
Waldick Soriano partiu sentindo o seu coração, a sua alma e a sua história 
lavados.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<div style="text-align: center;" align="center">
<hr align="center" color="#aca899" noshade width="100%">
</div>
<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt;">PAULO CESAR DE ARAÚJO é historiador e 
jornalista, autor de <i>Eu não sou cachorro, não</i> e <i>Roberto Carlos em detalhes</i>.<span>  </span></span></p>
<br>-- <br>carlos palombini<br><<a href="mailto:cpalombini@gmail.com">cpalombini@gmail.com</a>><br><br>maison suger<br>16-18 rue suger<br>paris 6<br><br>tél. 01.44.41.32.41<br>
</div>